• Nenhum resultado encontrado

6.2 Os processos

6.2.1 Processos Mapeados na Coordenação de Curso foco

6.2.1.13 Execução do Estágio Supervisionado

A Lei Nº 11.788, de 25 de setembro de 2008 e a Resolução N. 025/2010 - CEPE/UFSM, de 6 de setembro de 2010, que regulamentam a concessão de estágios supervisionados obrigatórios e não obrigatórios, representam uma evolução na política pública de emprego para jovens no Brasil, ao reconhecer o estágio como um vínculo educativo-profissionalizante, supervisionado e desenvolvido como parte do projeto pedagógico e do itinerário formativo do estudante.

A publicação da nova Lei de Estágio (em substituição à Lei nº. 6.494, de 7 de dezembro de 1977) provocou mudanças substanciais no papel da Universidade, das empresas e das integradoras (empresas intermediárias na contratação de estagiários).

Esta Lei veio contribuir para a melhoria da formação dos estudantes, evitando que sejam utilizados como mão de obra de baixo custo, assegurando ao aluno direito no exercício da cidadania e da democracia no ambiente de trabalho.

O Estágio é ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de estudantes em instituições de educação superior. É o componente acadêmico determinante da formação profissional e da cidadania dos estudantes universitários.

O Estágio Supervisionado faz parte do projeto político-pedagógico de cada curso, sendo atividade de responsabilidade da Instituição de Ensino, à qual compete a decisão sobre a matéria. Pode ser obrigatório, oferecido como disciplina para integralização dos créditos necessários para obtenção do diploma; ou não-obrigatório, envolvendo um Termo de Compromisso entre o aluno, a instituição de trabalho e a instituição de ensino. Além disso, pode assumir características de ensino, pesquisa e extensão, integrando estas funções à Universidade.

Cabe ao curso zelar para que o estágio represente autêntica atividade pedagógica integrada, e não forma oblíqua de contratação de mão-de-obra. O estágio não cria vínculo empregatício de qualquer natureza. O auxílio transporte, seguro saúde, recesso remunerado e bolsa são compulsórios nos casos de estágio não-obrigatório. Devem proporcionar o exercício da competência técnica e o compromisso profissional com a realidade do país e propiciar a complementação do ensino e da aprendizagem, devendo ser planejado, executado,

acompanhado e avaliado segundo os currículos, os programas e os calendários escolares, a fim de se constituir em instrumento de integração, em termos de treinamento prático, aperfeiçoamento técnico cultural, científico e de relacionamento humano.

Além disso, há obrigatoriedade de se firmar convênio com a UFSM para constituição de campo de estágio, cuja responsabilidade cabe à PROPLAN. Este convênio é uma forma de interação da Universidade com a convenente (empresa), para a concessão de vagas para estágio. O convênio é celebrado pelo representante legal da UFSM (Reitor) e o representante legal da convenente.

As atividades que envolvem este processo são apresentadas no fluxograma apresentado na figura 19.

INÍCIO

ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Fazer a Lista de prováveis formandos -Alunos que farão novamente o

estágio supervisionado -Alunos das cadeiras de Planejamento Estratégico e

Sistemas de Informação LISTA

Elaboração do calendário de estágios e a sua aprovação no Departamento de Ciências

Administrativas

Promover uma reunião de orientação inicial dos estágios ao

final do semestre anterior ao estágio

Lançar no SIE (modalidade Bolsas) o seguro dos alunos em Estágio Obrigatório

Receber os documentos dos alunos (Cópia do RG, Título de

Eleitor e Certificado Militar)

Deixar uma das vias do Termo de Compromisso na secretaria Monitoramento das atividades Entregar o Plano de estágio

Entregar 3 vias do Relatório Final e demais documentos

na secretaria Montar as bancas avaliadores dos trabalhos Registrar as notas do Estágio no SIE Junho e Novembro Pró-Reitoria de Administração informa o secretário do curso o número da apólice do seguro dos estagiários (p/constar no Termo de Compromisso - Cláusula 7ª)

Estágio

FIM Calendário

Defesas dos trabalhos

Divulgar os resultados das defesas

Nota: as principais etapas do processo terão seus prazos definidos no calendário de estágios de cada semestre

Promover a 2ª reunião de orientação no início do semestre

de realização do Estágio Entregar cópia do trabalho em capa dura na Empresa Entregar cópia do trabalho em arquivo PDF na Secretaria

Observa-se que este fluxograma apresenta um processo linear simples, embora constituído de muitos eventos, envolvendo a atuação direta de quatro responsáveis nas etapas que constituem o fluxo de atividades. O processo apresenta uma periodicidade semestral e envolve a emissão de dois documentos (Listagem e Calendário). Este fluxograma apresenta também duas etapas de atividades concomitantes.

Em relação à validação/percepção deste processo pelos outros servidores da instituição, os dados quantitativos estão dispostos na Tabela e Gráfico 10.

Execução do Estágio Supervisionado Grau Média Menor (1) 2 3 4 Maior (5) Grau de Importância 4 0 1 6 31 4,43 Porcentagem 10% 0% 2% 14% 74% - Grau de Complexidade 4 1 4 18 15 3,93 Porcentagem 10% 2% 10% 43% 36% - Tempo de Execução 5 2 6 14 15 3,76 Porcentagem 12% 5% 14% 33% 36% -

Tabela/Gráfico 10 – Percepção quantitativa do processo Execução do Estágio Supervisionado

Conforme pode ser observado na tabela de dados e no gráfico, o processo descrito apresenta um alto grau de importância com relação ao trabalho realizado nas coordenações, com media 4,43. Este processo foi considerado de alto grau de complexidade, com media 3,93 e tempo de execução de intermediário a alto, com media 3,76. Esses dados encontrados se assemelham à percepção do pesquisador, considerando tratar-se de um processo complexo e com um tempo de execução também moderadamente significativo, além disso, constitui-se num processo fundamental para a etapa final da vida acadêmica dos alunos.