• Nenhum resultado encontrado

apresentação e dIscussão de resultados

bloco 2 as disciplinas do curso

As questões referentes às disciplinas do curso EVSA levavam em conta, dentre outros fatores, o material didático utilizado.

O material didático será responsável por desenvolver habilidades e competências específicas e, para isso, deve combinar diferentes recursos midiáticos, além de pos- suir linguagem simples, clara e acessível. (RIZZATTI JUNIOR, 2009)

Sabendo-se que o material didático é um dos pilares do referencial de qualidade, especialmente no que tange à forma, conteúdo e mediações, as afirmações propostas no questionário referentes às disciplinas do curso debruçaram-se sobre quatro aspec- tos: objetivo, linguagem, conteúdo e tempo para realização das atividades.

A Tabela 2 apresenta os resultados com relação às disciplinas do curso.

Tabela 2 – Avaliação dos alunos em relação às disciplinas do curso

Questões afirmativas 1 2 3 4 5

1. Os objetivos das Unidades foram alcançados 0,3% 1,9% 6,9% 32,0% 58,6%

2. A linguagem utilizada foi clara e objetiva 0,6% 2,9% 7,9% 30,5% 57,9%

3. O conteúdo da Disciplina foi motivador. 1,0% 2,9% 8,1% 33,1% 54,7%

4. O tempo proposto para a realização das atividades foi adequado. 2,2% 4,1% 9,5% 31,9% 52,1%

Legenda: 1 = discordo totalmente, 2 = discordo parcialmente, 3 = neutro, 4 = concordo parcialmente, 5 = concordo totalmente.

Fonte: elaborada pelos autores.

Lima e demais autores (2016), em estudo sobre avaliação de conteúdo em cursos de especialização, mostram que mais de 70% dos respondentes concordam fortemen- te que os objetivos e o conteúdo do material do curso ofertado foram adequados, claros e alcançados com boa crítica, corroborando com os resultados encontrados no presente estudo.

bloco 3 – o tutor

O tutor é o profissional que participa ativamente da prática pedagógica. Ele orien- ta os alunos, esclarece dúvidas, estimula a reflexão e a visão crítica e funciona como

Práticas inovadoras da rede Una-sUs

70

uma estrutura de apoio na realização das atividades. Considerando que sua função principal em um curso a distância é promover a aprendizagem por meio do diálogo e da interação, ele exerce função fundamental para assegurar que os objetivos sejam alcançados. (BRUNETTA et al., 2012)

Segundo Rizzatti Junior (2009), o domínio do conteúdo é imprescindível para que o tutor exerça suas funções em um curso a distância. Somado a isso, ele precisa ser dinâmico, ter visão holística e crítica do processo, capacidade de estimular a busca de conhecimento e a análise crítica e habilidade para utilizar as TICs.

A participação do tutor no processo ensino-aprendizagem é muito discutida na literatura e sua importância comprovada em inúmeras publicações sobre o tema. Somado a isso, os referenciais de qualidade do MEC definem a equipe multidiscipli- nar do curso, dentre eles o tutor, como parâmetro importante para a avaliação de um curso a distância.

A Tabela 3 apresenta a avaliação dos alunos do curso EVSA sobre o tutor.

Tabela 3 – Avaliação dos alunos em relação ao tutor do curso

Questões afirmativas 1 2 3 4 5

1. Esclareceu as minhas dúvidas e me incentivou a realizar leituras

complementares. 2,4% 6,5% 15,4% 27,5% 48,2%

2. Mostrou-se disponível para a facilitação do processo ensino-

aprendizagem. 2,8% 6,9% 9,7% 23,5% 57,1%

3. Eu me senti satisfeito com o feedback das demandas realizadas

(suporte técnico, gestão acadêmica). 4,9% 11% 11,3% 27,1% 45,7%

Legenda: 1 = discordo totalmente, 2 = discordo parcialmente, 3 = neutro, 4 = concordo parcialmente, 5 = concordo totalmente.

Fonte: elaborada pelos autores.

Os resultados apresentados mostram que os tutores do curso EVSA foram muito bem avaliados quanto ao incentivo, disponibilidade e participação nos cursos, o que vai ao encontro de textos como os de Karpinski e demais autores (2017) e demonstra que os alunos do curso se sentiram devidamente orientados e apoiados ao longo do processo de aprendizagem.

avaliação de curso sob a ótica discente e os referenciais de qualidade do mec 71

bloco 4 – o tcc

Em EaD, o processo de elaboração e orientação do TCC é permeado por novas relações de tempo e espaço, próprias da modalidade. Como visto anteriormente, as atividades de estudante e professor não são síncronas e a orientação pode envolver outros atores como orientadores de aprendizagem, coordenadores de TCC, dentre outros. (SOUZA, 2015)

Considerando esse cenário, o processo de elaboração do TCC em um curso a dis- tância envolve um alto grau de interação e comunicação entre alunos e orientadores no AVA, o que requer domínio das ferramentas e recursos tecnológicos disponíveis no curso. (SOUZA, 2015)

No curso EVSA do LABEAD/IESC/UFRJ, a apresentação e aprovação no TCC é pré -requisito fundamental para a obtenção do título de especialista em Vigilância em Saúde Ambiental. Ele é apresentado presencialmente e avaliado por banca examina- dora composta por professores da UFRJ.

Considerando o público-alvo dos cursos ofertados pelo LABEAD/IESC/UFRJ e sua concepção pedagógica construtivista, o conhecimento e experiência prévia dos alu- nos em suas rotinas de trabalho são valorizados e considerados no processo de de- senvolvimento do TCC, especialmente no que tange à escolha do tema do trabalho.

Diante desse contexto, as questões referentes ao TCC na avaliação do curso abar- cam itens como: tempo para realização da atividade, conteúdo da disciplina “x”, construção do TCC, experiência profissional, e comunicação com o tutor (Tabela 4).

Tabela 4 – Avaliação dos alunos em relação ao TCC

Questões afirmativas 1 2 3 4 5

1. O conteúdo aprendido nas Disciplinas do curso influenciou na

definição do tema do TCC 3,7% 5% 13,7% 32,3% 45,3%

2. O meu trabalho influenciou diretamente na definição do tema do TCC 2,5% 3,7% 5% 18,6% 70,2%

3. O tempo proposto para a realização das atividades referentes ao

TCC foi adequado (Módulo TCC 1 e Módulo TCC 2) 8% 9,3% 22,3% 34,2% 26,2%

4. A comunicação com o meu tutor contribuiu para a elaboração do

meu TCC 9,3% 13% 17,5% 16,1% 44,1%

5. A realização do TCC contribuiu para o meu aprendizado 2,5% 1,2% 1,2% 17,5% 77,6%

Legenda: 1 = discordo totalmente, 2 = discordo parcialmente, 3 = neutro, 4 = concordo parcialmente, 5 = concordo totalmente.

Práticas inovadoras da rede Una-sUs

72

A elaboração do TCC no curso EVSA é realizada ao longo do curso, tendo uma construção gradual que se inicia na disciplina 3 e vai ganhando forma ao longo do desenvolvimento das demais disciplinas do curso. Isso pode explicar o fato de, aproxi- madamente, 78% dos alunos respondentes concordarem parcial ou integralmente com a afirmação “o conteúdo aprendido nas disciplinas do curso influenciou na definição do tema do TCC”. Assim, segundo Poppe (2015), os conceitos, influenciam e auxiliam o processo de produção da pesquisa.

Sobre o TCC, o fator que influenciou a escolha do tema foi principalmente a relação entre este e as atividades de trabalho diário dos alunos. Cursos de especialização para educação continuada de profissionais do SUS devem levar em consideração o serviço do profissional na definição do tema do seu TCC, visto que a realidade do trabalhador é a do serviço e a produção de textos acadêmicos, condição para a obtenção do grau de especialista, está há algum tempo distante das funções diárias. Observa-se ainda que as leituras e estudos para produção do TCC contribuíram para o aprendizado do profissional com concordância de 77,6% dos participantes.

Uma queixa recorrente em cursos que exigem a apresentação do TCC é a escas- sez de tempo para a realização do trabalho. (BRUNETTA et al., 2012) No entanto, no presente estudo, aproximadamente 60% dos alunos do curso EVSA avaliaram o tempo disponibilizado para a realização das atividades referentes ao TCC como satisfatório. Isso pode ser justificado também pelo fato do processo de elaboração do TCC no curso ser gradual, ocorrendo ao longo das disciplinas ministradas e atividades propostas ao longo do processo de aprendizagem.

A avaliação discente do curso EVSA mostrou que mais de 60% dos alunos responden- tes tiveram uma boa comunicação com o tutor para a elaboração do TCC, um resultado positivo quando observa-se que a literatura aponta que o processo de orientação de TCC em EaD é um processo que requer uma nova experiência de comunicação mediada pelo AVA e pelas TICs, apontada como um grande desafio pelos tutores. (SOUZA, 2015)