• Nenhum resultado encontrado

tecnologias educacionais para a saúde nas plataformas mobile e desktop, com o ob- jetivo de possibilitar o acesso à informação dos estudantes e profissionais de saúde, bem como auxiliar no exercer da profissão, principalmente, em regiões remotas. Sua atuação está direcionada em três pilares: a pesquisa, com o intuito de fundamentar a produção das tecnologias; o desenvolvimento, não só dos produtos que são gera- dos, mas também nas produções técnico-científicas; e da capacitação interna para os estudantes e profissionais de saúde quanto ao uso dos produtos desenvolvidos, além da capacitação externa da equipe, que se refere à participação em eventos, re- uniões, dentre outros.

Dessa forma, esta pesquisa tem como objetivo apresentar as pesquisas e as tecnologias desenvolvidas na UNA-SUS Amazônia, evidenciando a importância da pesquisa científica como base para o desenvolvimento da pesquisa aplicada, contri- buindo positivamente para a prática em saúde e, consequentemente, o aumento do ensino-aprendizagem.

o Centro de PesquIsa e desenvolvImento una-sus amazônIa

Com a proposta de pesquisar, desenvolver e testar tecnologias educacionais para a área da saúde, que facilitem e/ou resolvam os problemas enfrentados por regiões remotas, vulneráveis e de difícil acesso à internet, o Centro já alcançou resultados

pesquisa e desenvolvimento de tecnologias para a saúde na una-sus amazônia 183

proeminentes no âmbito nacional e no contexto UNA-SUS de ensino. Tornando-se re- ferência por ser o primeiro Centro de P&D dedicado totalmente a tecnologias para a saúde da região Amazônica. (BRASIL, 2010)

Durante seus três anos de existência, ofereceu aos profissionais e estudantes de saúde produtos, pesquisas e serviços que vão desde a educação até o auxílio ao diag- nóstico clínico. O primeiro produto criado pelo Centro foi o aplicativo UNA-SUS em versões para smartphone e tablet, que é uma aplicação de bolso para todo o profis- sional da saúde, pois sintetiza todos os conteúdos disponíveis no Acervo de Recursos Educacionais em Saúde (Ares) e na Plataforma Arouca – plataformas que compõem a UNA-SUS e disponibilizam, de forma gratuita, recursos educacionais desenvolvidos para capacitação dos trabalhadores do SUS –, além de funcionalidades a mais. Seu maior objetivo é permitir ao usuário realizar um curso ou explorar um recurso por meio do serviço off-line, serviço de sincronização e serviço pós-curso, em qualquer lugar, e a qualquer hora.

Como serviço complementar ao aplicativo, criou-se também o UNA-SUS Recomenda, um sistema de recomendações de cursos e recursos educacionais da rede UNA-SUS, que objetiva aumentar a divulgação dos recursos educacionais produzidos pelas universi- dades parceiras do sistema, visando um aumento no número de adesões dos mesmos e consequentemente o aumento da qualificação dos profissionais de saúde no Brasil, atualmente o sistema gera mais de 1 milhão de recomendações diariamente.

A fim de aumentar a produção de recursos educacionais na plataforma UNA-SUS e em outras plataformas, também se criou a ferramenta (re)Cursos UEA para desk-

top, tablet e smartphone. Com essa ferramenta é possível criar recursos educacionais

multimídias, contendo vários formatos interativos de mídia – texto, áudio, imagem, vídeo – que podem ser acessados de maneira off-line, interagindo com o usuário por meio da troca de informações e de dados, sem uso da internet durante esse processo de interação; e avaliativos, verificando objetivamente o progresso do usuário e utili- zando internet apenas para fim de sincronização do progresso do usuário com demais dispositivos, bem como envio dos dados para o professor/criador do recurso/institui- ção; digital otimizado, compactando todo o conteúdo presente no recurso para que seu tamanho de armazenamento não fosse excessivo.

Práticas inovadoras da rede Una-sUs

184

Outra ferramenta desenvolvida pelo Centro foi o “Imagens Clínicas”, aplicativos disponíveis para smartphones, tablets e web que auxiliam o diagnóstico clínico por meio de um acervo científico de imagens patológicas da região Norte. A ferramenta Imagens Clínicas - UEA expõe fotografias referentes às doenças, órgãos, corpo hu- mano em geral, elementos biológicos e ambientes clínicos, todas com prévia des- crição sendo estáticas, dinâmicas, bem como imagens 3D interativas de elementos biológicos. Essa abordagem facilita e auxilia o estudo clínico real de profissionais e estudantes da área de saúde em relação às doenças pertinentes da região e, con- sequentemente, aumentam as discussões sobre os mesmos, assim como a busca de soluções para este fim.

Além de expor conteúdo visual, a ferramenta também atua no mapeamento de casos clínicos no estado do Amazonas, visto que as imagens possuem uma tag de geolocalização que fornece, inclusive, dados para ações mais efetivas quanto às epi- demias em áreas específicas da região.

Também atuando com realidade aumentada, o Centro criou o aplicativo A.R. UNA- SUS Amazônia, desenvolvido especialmente para o evento Tech & Health; o mesmo alcançou tamanha popularidade que passou a ser utilizado pela própria Universidade do Estado do Amazonas em eventos oficiais. Em eventos, o aplicativo possibilita a interação das pessoas com banners, cartazes e materiais diversos dispostos no espaço. O objetivo é proporcionar atividades gamificadas relacionadas aos nossos resultados de P&D, bem como mostrar a saúde além do que os olhos podem ver.

Figura 1 – Softwares desenvolvidos

pesquisa e desenvolvimento de tecnologias para a saúde na una-sus amazônia 185

Além disso, de todos os produtos o Centro fez mais de 20 produções científicas, entre artigos em eventos nacionais e internacionais, artigos em revistas e livros, bem como realizou dois eventos sobre tecnologia e saúde, sendo o principal o Tech & Health.

A proposta do Tech & Health foi mostrar aos ambientes acadêmico e profissional os resultados alcançados durante os anos de atuação, além das novas tendências do mercado tecnológico associadas ao ensino e à prática da saúde. A programação era totalmente gratuita e aconteceu nas instalações do próprio Centro.

Figura 2 – Evento Tech & Health

Fonte: Brasil (2010) e UNA-SUS Amazônia (2018).

No leque de atividades, destacaram-se as palestras de Chao Lung Weng, Professor Dr. da Universidade de São Paulo (USP), especialista em Informática Médica; e tam- bém de Joel Rodrigues, especialista em Internet das Coisas (IOT) pela Universidade do Porto (UP) em Portugal. A programação ainda incluiu oficinas e dinâmicas gami- ficadas que ofereceram interação tecnológica ao público presente, por meio do uso de realidade virtual e realidade aumentada, alcançando um público de 630 pessoas e sendo transmitido ao vivo para todo o Brasil e Portugal.

Práticas inovadoras da rede Una-sUs

186