• Nenhum resultado encontrado

As Três Principais Funções

No documento Actas I Jornadas de Jornalismo (páginas 162-165)

A representação dos telecentros na mídia jornalística: um olhar a partir da perspectiva triádica da comunicação

4. Algumas considerações

2.2 As Três Principais Funções

PRIMEIRA: AJUSTAR O JORNAL

As atividades começam às 7 horas da manhã com o ajuste do jornal. O jornal entre 3:30 e 4 horas da manhã entra na web por um sistema automático, os técnicos de informática introduzem todos os conteúdos do diário, mas essa transferência não é perfeita e o jornal entra com muitas falhas na web. Com o desenvolvimento das tecnologias estão diminuindo as falhas, ainda assim, um leitor espanhol que conecte LA VANGUARDIA.es entre 4 horas e 7 horas pela manhã terá dificuldades de entender seu conteúdo. Esse problema pode ser pior com leitores de outros países, que por diferença horária confira o ciberjornal durante o dia, numa hora em que as pessoas se conectam mais e que se entenda que as informações deveriam estar perfeitas.

A prioridade é arrumar o diário com a máxima exatidão possível para que os leitores espanhóis possam conferir bem nas horas pontuais, que são a partir das 9 horas da manhã. O ajuste do jornal é mecânico, no entanto precisa muita atenção para que todo o conteúdo entre bem na web, com o mínimo de falhas técnicas. Primeiro se ajusta a capa digital semelhante com a capa impressa, que apareça às primeiras horas toda a informação do diário papel; depois se ajustam as sessões. Importante é ajustar logo os artigos de opinião que são bastante lidos e conferidos pelos leitores, em muitos casos, antes mesmo que as notícias das sessões, pois se crê que a maioria dos leitores que acompanham o diário estão informados das notícias do dia-a-dia, assim, os artigos de opinião trazem valor adicionado às notícias.

O sistema de edição de informação que usam para ajustar as notícias a web é um programa criado para LA VANGUARDIA.es especialmente para gerir toda a informação, chama-se Editora. Com esse sistema se pode trabalhar com todos os componentes da web, modificá-los e adicionar novos, etc. Também nesse

programa se trabalham as fotos. Outra função que o jornalista faz junto ao de ajustar as notícias é de vinculá-la com seus monográficos, ou universos, como chamam internamente os profissionais. Organizam as notícias dos mesmos temas e relacionam com as sessões e com o que há sobre o mesmo tema no jornal. A importância das relações dos monográficos ou das notícias que aparecem em destaque é do critério do jornalista que está exercendo esta função.

SEGUNDA: ATUALIZAÇÃO DE NOTÍCIAS

A atualização de notícias começa às 8 horas ou a hora que tenha necessidade de introduzir na web uma notícia de grande importância. As notícias e as fotos vêm de um programa especial que se chama Aurora em que vai seguindo todo os teletipos vindos de agências internacionais de notícias, as agências que enviam fotos são AP e EFE, para notícias EFE e Europa Press. O jornalista acompanha através do programa as notícias que chegam e as que considerem importante publica, em matéria de cerca de 10 minutos se atualiza uma noticia. Não é um meio totalmente imediato, mas em minutos se pode publicar uma informação de algo que está sucedendo. Pelas 10 horas da manhã, máximo às 12 horas, a página principal já tem outro panorama, pois pode estar com mais notícias de atualizações do que notícias originárias da edição papel.

As notícias que se publicam só na web são assinadas com a sigla LVD (La Vanguardia Digital) que se diferenciam das notícias publicadas no diário impresso que são assinadas como LA VANGUARDIA. Para o tratamento gráfico há uma ferramenta no programa para procurar fotos e agregar às notícias que chegam. O critério para eleger as noticias e fotos que se devem publicar está a cargo do jornalista que desenvolve a função e se deve ter em conta os temas de interesse geral e de atualidade, também o segmento que pode ter uma notícia, pois pode interessar ou ensinar algo ao público.

TERCEIRA: FÓRUNS E ENQUETES

As enquetes e os fóruns se geram através do programa Editora. A criação de uma enquête pode ser sugestão dos jornalistas da LA VANGUARDIA.es, às vezes a edição impressa solicita alguma enquête e há casos onde o leitor propõe. Os resultados das enquetes saem destacados no diário quando é uma enquête solicitada pelo próprio jornal impresso, mas a maioria está em nível de consulta aos leitores. Cria-se a enquête e a vincula com as sessões e aos componentes que se considere interessante. A participação dos leitores é muito alta. As enquetes se mantêm sozinhas a través da participação dos usuários, o que se precisa é pensar em novas enquetes e fechar as que estão desatualizadas.

Os Fóruns são supervisionados pela jornalista Eva Rosado. Estes precisam de mais atendimento que as enquetes, cria-se a pergunta, vincula-se a todos os elementos relacionados ao tema, cuida-se que os temas das perguntas não estejam defasados e se faz a supervisão de cada participação. O programa já faz uma filtragem das opiniões, as que entram no programa qualificada como negras, são as que entram automaticamente e se publicam sem nenhum tipo de supervisão; as opiniões registradas como azuis são as que não foram publicadas, pois se detectou alguma palavra considerada insulto ou desqualificada, que não enriquece e não tem nenhuma relação com o fórum. Os fóruns das sessões Internacional, Política e Sociedade são os que têm mais participações. No entanto, os outros fóruns quando recebem destaque também recebem uma boa participação dos leitores, ou seja, há fóruns que o leitor vai direto e outros que não têm um público fiel, mas quando recebem destaque na página principal desperta o interesse do leitor em participar. Mais do que a sessão depende do tema para que se motive a participação.

As pessoas participam principalmente em espanhol, mas também em catalão, vasco, já tiveram até participação em latim, às vezes precisam da ajuda de um tradutor. Quando há problemas técnicos os fóruns são os que rapidamente deixam de funcionar na web, porque se requer muitas petições ao sistema. Os fóruns são o espaço para os leitores expressarem suas idéias, opiniões, bem como, pensarem e interagirem com os demais. Por tratar de temas tão variados e múltiplos se torna um espaço de manifestação política e social do cidadão usuário. Tanto nos fóruns como nas enquetes há leitores que não participam,

mas que entram para ler e alguns desses, que entram com o objetivo só de ler, acabam participando.

No documento Actas I Jornadas de Jornalismo (páginas 162-165)