• Nenhum resultado encontrado

Atrativos e recursos culturais

No documento Plano Estadual de Turismo Do Amazonas Abr08 (páginas 111-117)

4.1 A oferta de recursos e atrativos turísticos

4.1.2 Atrativos e recursos culturais

Caracterização

A oferta de atrativos e recursos culturais do Amazonas, apesar de numerosa, tem caráter complementar aos atrativos naturais do Estado. Essa oferta é composta tanto pelo patrimônio material, tais como edificações, como por manifestações culturais típicas do Estado e da região Amazônica.

As construções históricas são importante componente desta oferta, especialmente aquelas que compõem o centro histórico de Manaus. São construções que têm uso turístico ou papel no cotidiano das cidades e algumas delas reconhecidas nacionalmente, como é o caso do Teatro Amazonas, um dos ícones do patrimônio arquitetônico nacional.

Figura 63. Teatro Amazonas

Fonte: Indústrias Criativas, 2006.

Os maiores destaques da oferta cultural são o Teatro Amazonas e os museus de Manaus. O Teatro Amazonas, construção histórica de relevante interesse, está em ótimo Estado de conservação. Além disso, conta com programação cultural variada e oferece visitas guiadas às suas áreas. O Teatro está localizado na área do Largo de São Sebastião, área revitalizada do centro de Manaus onde podem ser observadas construções do início do século XX em bom estado de conservação. No Largo, também há bares e restaurantes que fazem da vida noturna da região atrativa aos visitantes da cidade e do Teatro.

Também têm destaque entre os atrativos turísticos culturais do Amazonas seus museus. O acervo destes museus está relacionado à história do Estado e às suas características regionais, tais como fauna e flora, tradições, presença de comunidades indígenas, entre outros. Considerando-se que grande parte do fluxo turístico do Amazonas passa por Manaus, o Teatro e os museus da cidade são importantes componentes de sua oferta cultural. Estes atrativos podem tanto entreter os visitantes de negócios da cidade como aumentar a permanência do turista que tem por objetivo visitar atrativos naturais fora da cidade de Manaus.

92 PLANO VICTORIA RÉGIA

A visitação a comunidades indígenas e ribeirinhas já é uma realidade no Estado e, conseqüentemente, importante componente da oferta de recursos e atrativos turísticos do Amazonas. Esses recursos e alguns atrativos podem ser trabalhados de modo a agregar valor aos atrativos naturais do Estado, com imagem mais fixada no Estado. Os municípios de São Gabriel da Cachoeira, Santa Isabel do Rio Negro e Careiro destacam-se neste sentido.

Outro importante componente da oferta cultural do Amazonas é a visitação de áreas produtivas, sejam elas propriedades em que há práticas agropecuárias rudimentares ou usinas hidrelétricas. O cunho desta visitação é a observação de diferentes técnicas produtivas e pode ter enfoque rural ou técnico - cientifico.

Os sítios arqueológicos identificados no Estado - 242 reconhecidos pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) – compõem recursos turísticos culturais que também se destacam no Amazonas. Esta oferta concentra-se no pólo Uatumã e pode ser estruturada de forma a receber visitação turística, o que atualmente não ocorre.

Faz-se necessário ainda destacar a importância das manifestações culturais típicas do Estado e da região na composição desta oferta cultural. Tais manifestações têm fortes raízes na cultura indígena e se apresentam na forma de artesanato, gastronomia regional, música, dança e lendas.

O artesanato da região amazônica, não apenas do Estado do Amazonas, tem na cultura indígena sua mais forte atração. As peças tradicionais do artesanato local têm origem indígena e variam de acordo com a etnia de influência da produção. Os artigos mais comuns são os artefatos de cerâmica, colares e pulseiras, utensílios domésticos e diversas peças decorativas. Outra característica marcante do artesanato da região é o uso de matérias primas locais na produção das peças.

Assim como o artesanato da Amazônia, sua culinária é extremamente influenciada pela cultura indígena. Elementos típicos da alimentação indígena, como o uso de farinhas, são constantes na gastronomia local. Outro traço característico é a disseminação de pescados diversos, influenciada pela presença de extensas bacias hidrográficas, entre eles se destacam o pirarucu (Arapaima gigas), surubim (Pseudoplatystoma fasciatum) e tucunaré (Cichla spp.). Finalmente, a diversidade da flora regional faz com que outro destaque da culinária amazônica seja o uso de frutos exóticos, característicos apenas da região.

As manifestações relacionadas à música e dança amazonense estão intimamente relacionadas aos principais eventos do Estado, citados adiante. São ritmos com raízes também indígenas acompanhados por danças que contam as lendas e o cotidiano amazônico. Outro traço marcante destas manifestações é a intima relação com a natureza, permeadas pelo imaginário da floresta e da água doce comuns na região.

Por fim, as lendas amazônicas são também componentes da oferta cultural amazonense que podem agregar valor a diversos empreendimentos turísticos e à visitação de outros

93 PLANO VICTORIA RÉGIA

atrativos. São lendas que abordam o cotidiano ribeirinho e abordam os mistérios da floresta e seus seres mágicos.

Localização

Assim como observado em relação à distribuição espacial dos atrativos naturais no Amazonas, os atrativos culturais do Estado se concentram no pólo Manaus Encontro das Águas. O mapa abaixo ilustra a distribuição dos atrativos culturais identificados em cada pólo do Estado, com base em consulta a guias turísticos previamente especificados.

Figura 64. Distribuição dos atrativos culturais por região turística

Fonte: Indústrias Criativas, 2006.

Dentre os municípios amazonenses, os seguintes se destacam por sua oferta cultural:  Manaus: Destino do pólo Manaus Encontro das Águas onde se localiza as construções históricas mais representativas do Estado, inclusive aquelas tombadas pelo IPHAN.

 São Gabriel da Cachoeira: Cidade pertencente ao pólo Alto Rio Negro que apresenta construções históricas e que se diferencia dos demais destinos pela presença de comunidades tradicionais e indígenas como componentes importantes de sua atratividade cultural.

94 PLANO VICTORIA RÉGIA

Atrativos culturais de destaque

Teatro Amazonas

Pólo: Manaus Encontro das Águas Município: Manaus

Fonte: Governo do Amazonas, 2006.

Descrição:

O famoso teatro é uma construção neoclássica de 1896. Sua construção corresponde ao período auge do Ciclo da Borracha no Estado do Amazonas. É um dos mais belos teatros do mundo e grande parte do material utilizado em sua construção não foi produzido no Brasil: piso de mármore português e italiano, lustres venezianos e de cristal de murano. Além do teatro, abriga museu com a história da edificação. No local, há apresentações de dança e da filarmônica estadual.

Museu de Ciências Naturais da Amazônia

Pólo: Manaus Encontro das Águas Município: Manaus

Fonte: Manaustur, 2006.

Descrição:

O museu foi inaugurado em 1988 e seu acervo é composto por peixes e insetos da região amazônica empalhados. No local há ainda um aquário com peixes pirarucu (Arapaima gigas) e loja de artesanato.

Museu do Seringal Vila Paraíso

Pólo: Manaus Encontro das Águas Município: Manaus

Descrição:

O museu é composto por réplica de seringal montado para a gravação de um filme. O cenário busca reproduzir a vida do seringueiro no início do século XX, auge do Ciclo da Borracha no Amazonas. Também fazem parte do acervo uma casa do seringalista e a trilha dos seringueiros. O acesso ao local é feito por barco, a partir da Praia de Ponta Negra.

95 PLANO VICTORIA RÉGIA

Palácio Rio Negro

Pólo: Manaus Encontro das Águas Município: Manaus

Fonte: Prefeitura de Manaus, 2005.

Descrição:

Construído no auge do Ciclo da Borracha, o Palácio foi sede do governo estadual. Na edificação estão abrigados móveis e pinturas da época. Desde o ano de 1995, o Palácio passou a compor o “Complexo Cultural Palácio do Rio Negro” que também abriga o Museu de Numismática, o Museu da Imagem e do Som, Sala de Cinema, réplicas de oca indígena e uma casa de ribeirinho caboclo.

Biblioteca Pública do Estado do Amazonas

Pólo: Manaus Encontro das Águas Município: Manaus

Descrição:

A biblioteca tem inauguração datada de 1871. Após incêndio em 1945, foi parcialmente destruída, incluindo na perda parte de seu acervo. Atualmente, é atrativa por sua arquitetura eclética e escadarias européias de ferro.

Largo São Sebastião

Pólo: Manaus Encontro das Águas Município: Manaus

Fonte: Manaustur, 2006.

Descrição:

No largo está localizada a Igreja de São Sebastião, de 1888, onde há diversas pinturas italianas. No Largo, ainda são realizados diariamente passeios em réplicas de carruagens do final do século XIX. É região revitalizada recentemente do centro histórico de Manaus.

96 PLANO VICTORIA RÉGIA

Mercado Municipal Adolfo Lisboa

Pólo: Manaus Encontro das Águas Município: Manaus

Fonte: Manaustur, 2006.

Descrição:

A construção data de 1883 e é uma réplica do “Mercado de Les Halles”, de Paris. Foi o segundo mercado construído no Brasil e apresenta estilo Art Nouveau em estrutura de ferro fundido e vitrais coloridos. No local, há a venda de artesanato, pescados, ervas e frutas da região.

Museu do Índio

Pólo: Manaus Encontro das Águas Município: Manaus

Fonte: Indústrias Criativas, 2006.

Descrição:

O museu tem fundação datada de 1952 pela irmandade salesiana. Seu acervo é composto por mais de 1.500 peças diversas – adornos, utensílios domésticos, etc. – produzidas por tribos indígenas da região amazônica.

Museu do Homem do Norte

Pólo: Manaus Encontro das Águas Município: Manaus

Fonte: Indústrias Criativas, 2006.

Descrição:

Foi construído na década de 1980 e seu acervo possui peças que retratam o cotidiano dos habitantes da região amazônica. Abriga exposição permanente sobre a cultura do guaraná, da borracha e da juta e sobre os hábitos alimentares e o cotidiano do caboclo.

97 PLANO VICTORIA RÉGIA

No documento Plano Estadual de Turismo Do Amazonas Abr08 (páginas 111-117)