• Nenhum resultado encontrado

4.1 A oferta de recursos e atrativos turísticos

4.1.3 Eventos

Os eventos que acontecem no Amazonas são em sua grande maioria de alcance local e regional. Os eventos religiosos são aqueles que mais se destacam no Estado. São festas de padroeiros dos municípios e de santas e santos católicos, com destaque para as festas de Nossa Senhora da Conceição, São Pedro, São Sebastião, São Francisco e Santo Antônio de Borba. Estes eventos são majoritariamente de alcance local e regional.

Os eventos de entretenimento também são destaques no Estado e se concentram na cidade de Manaus. São em sua maioria eventos cívicos e gastronômicos, os famosos festivais de frutas típicas do Estado, e que têm o objetivo central de propiciar alternativa de lazer à população local, principalmente.

Os eventos artísticos e culturais também têm na cidade de Manaus a sua principal sede. São principalmente eventos folclóricos, cujo objetivo é a celebração de tradições e traços do folclore amazonense. Também têm destaque os eventos musicais, festivais da canção em sua maioria. Estes eventos atingem público mais amplo que os citados anteriormente, especialmente o Festival Folclórico de Parintins, já de alcance internacional.

Figura 65. Alegorias do Festival de Parintins

Fonte: Governo do Amazonas, 2006.

Os eventos de negócios, também concentrados na capital do Estado, estão relacionados principalmente aos setores produtivos do Amazonas, especialmente a agropecuária e a indústria. São em sua maioria eventos de alcance local e regional.

Localização

Diferentemente do observado com atrativos naturais e culturais, a concentração de eventos entre os pólos turísticos da região não é tão forte no pólo Rio Negro e Solimões, embora esta seja a região onde a maior parcela dos eventos é realizada.

98 PLANO VICTORIA RÉGIA

Figura 66. Distribuição dos eventos por região turística

Fonte: Indústrias Criativas, 2006.

No pólo Rio Negro e Solimões predominam os eventos artísticos e culturais, seguidos pelos eventos religiosos. O pólo é também sede de congressos e encontros e eventos de negócios. Já no pólo Madeira, os eventos são religiosos e de entretenimento. Panorama similar é observado nas áreas que não compõem regiões turísticas do Estado. No pólo Sateré / Tucandeira o maior destaque são os eventos de entretenimento, seguido pelos religiosos. No pólo Alto Solimões, observa-se que os eventos religiosos e os artísticos e culturais são majoritários.

A cidade de Manaus é a que concentra maior parcela dos eventos do Estado. A maior parte desta oferta são eventos artísticos e culturais, de entretenimento e negócios. O município de Parintins também se destaca, especialmente por sediar a famosa Festa do Boi.

99 PLANO VICTORIA RÉGIA

Eventos de destaque

Festival Folclórico de Parintins

Pólo: Sateré / Tucandeira Município: Parintins

Subtipo: Folclórico

Fonte: Governo do Amazonas, 2006.

Descrição:

Realizado no mês de junho. Um dos principais eventos folclóricos do Brasil e com alcance internacional.

Durante o festival, foliões de duas agremiações rivais, Garantido e Caprichoso, se enfrentam no “Bumbódromo”. Há um desfile das agremiações rivais com duração de três horas em cada noite da festa. Os desfiles são acompanhados por danças de influência indígenas, toadas e alegorias gigantescas que contam a história e as tradições da região amazônica.

Recomenda-se reservar ingressos, hospedagem e transporte a partir de abril.

Festival Amazonas de Ópera

Pólo: Manaus Encontro das Águas Município: Manaus

Subtipo: Música

Descrição:

Realizado em mês variável.

O festival acontece desde 1997 e é realizado em comemoração aos 30 anos da Zona Franca de Manaus. Já é tradição na cidade de Manaus e toma o Teatro Amazonas com apresentações de óperas encenadas por artistas de todo o país.

100 PLANO VICTORIA RÉGIA

Festival da Canção de Itacoatiara

Pólo: Uatumã

Município: Itacoatiara Subtipo: Música

Descrição:

Realizado no mês de setembro.

O festival acontece no centro de eventos municipal e é o maior evento de Itacoatiara. Em sua programação, conta com apresentações de etapas classificatórias do concurso para músicas, letras, intérpretes e revelação.

Os participantes do evento vêm de diversos Estados do Brasil. Ele também conta com apresentações de artistas de renome em âmbito nacional.

Festival de Cirandas

Pólo: Rio Negro e Solimões Município: Manacapuru

Subtipo: Folclórico

Descrição:

Realizado no mês de agosto.

Um dos maiores destaques do Estado. O festival ocorre com a competição entre três cirandas oficiais: Tradicional, Flor Matizada e Guerreiros Mura, que desfilam ao som de música e com a apresentação de alegorias. É realizado no “Cirandódromo”, no Parque Municipal do Ingá.

Festival Folclórico do Amazonas

Pólo: Manaus Encontro das Águas Município: Manaus

Subtipo: Folclórico

Descrição:

Realizado no mês de junho.

O festival tem como principal objetivo a valorização das tradições e cultura amazônica. É um dos principais eventos populares de Manaus, realizado desde 1957. Durante o festival há apresentações de grupos folclóricos da cidade, inclusive dos conhecidos “bois”.

101 PLANO VICTORIA RÉGIA

Feira Internacional da Amazônia (FIAM)

Pólo: Manaus Encontro das Águas Município: Manaus

Subtipo: Negócios

Descrição:

Realizada em mês variável.

A feira é organizada pela SUFRAMA (Superintendência da Zona Franca de Manaus). Em seu curso, são realizadas exposições de mais de 200 empresas, ciclo de palestras, seminários, entre outros.

Festa de Santo Antônio de Borba

Pólo: Madeira

Município: Borba Subtipo: Religioso

Descrição:

Realizada em mês variável.

A cidade foi a primeira da América Latina a receber restos de Santo Antônio. Em sua homenagem, os devotos realizam evento anual, que culmina em procissão pelo rio.

Procissão Fluvial de São Pedro

Pólo: Manaus Encontro das Águas Município: Manaus

Subtipo: Religioso

Descrição:

Realizada no mês de junho.

A procissão percorre o Rio Negro em homenagem a São Pedro, patrono dos pescadores. Ao longo da procissão há ainda competição de decoração dos barcos.

102 PLANO VICTORIA RÉGIA

No documento Plano Estadual de Turismo Do Amazonas Abr08 (páginas 117-122)