• Nenhum resultado encontrado

AUTORES E AUTORAS JÚLIO CESAR STOBBE

No documento EDUCAÇÃO POPULAR, EQUIDADE E SAÚDE (páginas 151-155)

Doutor em em Clínica Médica (2011) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Mestre em Clínica Médica (2004). Graduação em Medicina pela Universidade de Passo Fundo (1999). Experiência na área de Gestão Hospitalar e Medicina, com ênfase em Medicina de Urgência, Geriatria e Medicina Interna. Médico, Preceptor da residência em clínica médica do HSVP, Tutor do Programa Mais Médico para o Brasil e Diretor do Campus Passo Fundo da Universidade Federal Fronteira Sul (UFFS). MARIA LUIZA JAEGER

Socióloga. Sanitarista. Secretária de Saúde de Porto Alegre (1989-1992) e do Estado do Rio Grande do Sul (1999-2003). Secretária de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde (2004-2006). Servidora aposentada da SES/RS.

SHANA GINAR DA SILVA

Doutora em Epidemiologia pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel/2017). Mestre em Atividade Física relacionada à Saúde pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC/2012). Docente do Curso de Medicina e da Residência Multiprofissional em Saúde na Universidade Federal da Fronteira Sul, campus de Passo Fundo, RS. Integrante do Projeto “Educação Popular, Equidade e Saúde:

capacitação e mobilização de Atores Sociais para Fortalecimento do SUS”

ZULEIDE MARIA IGNÁCIO

Doutora em Ciências da Saúde pela Universidade do Sul de Santa Catarina, Criciúma,, Santa Catarina, Brasil (2016). Mestre em Neurociências pela UFSC (1999). Docente da Universidade Federal de Fronteira Sul - UFFS, Campus Chapecó, SC, Brasil, atuando no curso de graduação em medicina e pós-graduação em Ciências Biomédicas. Integrante do Projeto “Educação

Popular, Equidade e Saúde: capacitação e mobilização de Atores Sociais para Fortalecimento do SUS”.

SOLANGE TODERO VON ONÇAY

Doutora em Ciências da Saúde pela Universidade do Sul de Santa Catarina, Criciúma,, Santa Catarina, Brasil (2016). Mestre em Neurociências pela UFSC (1999). Docente da Universidade Federal de Fronteira Sul - UFFS, Campus Chapecó, SC, Brasil, atuando no curso de graduação em medicina e pós-graduação em Ciências Biomédicas. Integrante do Projeto “Educação

Popular, Equidade e Saúde: capacitação e mobilização de Atores Sociais para Fortalecimento do SUS”.

JULIE ROSSATO FAGUNDES

Mestre em Administração (Universidade do Oeste de Santa Catarina). Especialista em Comunicação Estratégica e Branding (UCEFF Faculdades). Técnica-Administrativa em Educação na UFFS. Integrante do Projeto

“Educação Popular, Equidade e Saúde: capacitação e mobilização de Atores Sociais para Fortalecimento do SUS”.

ELISABETE CRISTINA HAMMES

Mestranda do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas, UFFS Campus Erechim. Técnica em Assunto Educacionais da UFFS. Integrante do Projeto “Educação Popular,

Equidade e Saúde: capacitação e mobilização de Atores Sociais para Fortalecimento do SUS”.

AUTORES E AUTORAS EDUCAÇÃO POPULAR, EQUIDADE E SAÚDE

ADRIANA REMIÃO LUZARDO

Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Colaboradora no Projeto “Educação Popular, Equidade e Saúde:

capacitação e mobilização de Atores Sociais para Fortalecimento do SUS”.

ANTÔNIO MARCOS DE ALMEIDA

Mestre em Medicina de Família e Comunidade pela UFCSPA. Especialista em Medicina de Família e Comunidade pelo TEMEC. Docente da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Passo Fundo com atuação no curso de medicina e na residência multiprofissional em saúde. Integrante do Projeto “Educação Popular,

Equidade e Saúde: capacitação e mobilização de Atores Sociais para Fortalecimento do SUS”.

OSCAR JARA HOLLIDAY

Educador Popular y Sociólogo. Doctor en Educación. Director del CEP Alforja en Costa Rica. Presidente del CEAAL (Consejo de Educación Popular de América Latina y el Caribe).

JOSÉ IVO DOS SANTOS PEDROSA

Doutor em Saúde Coletiva. Professor Titular da Universidade Federal do Delta do Parnaíba. Paraíba-PI. Coordenador do Curso de Medicina de 2014 a 2019. Vice Presidente da Abrasco.

FABIANA SCHNEIDER

Mestre em Avaliação e Produção de Tecnologias para o SUS. Especialista em Saúde da Família e Comunidade-Gestão, Atenção e Processos Educacionais. Especialista em Humanização da Atenção e Gestão do SUS. Psicóloga. Integrante da COREMU/UFFS. Preceptora do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da UFFS/SMS Marau.

FERNANDA MATTIONI

Doutoranda em Enfermagem. Mestre em Saúde Pública. Especialista em Gestão Pedagógica no SUS e em Cuidados de Enfermagem em Doenças Crônicas. Enfermeira. Atua no GHC e na Escola de Saúde Pública/RS nos Programas de Residência em Saúde e foi Coordenadora da RIS/GHC descentralizada em 2015/2016.

GISLEI KNIERIM SIQUEIRA

Psicóloga. Mestre em Saúde Pública. Doutoranda do Programa de Agroecologia e Desenvolvimento Territorial-UFRPE. Coordenação Pedagógica da RMSFSPC DA Fiocruz-BSB.

VIRGÍNIA DA SILVA CORREA

Mestre em Políticas Públicas em Saúde, Pós-graduada em Política e Representação Parlamentar, atua no Programa de Promoção da Saúde, Ambiente e Trabalho da Fiocruz Brasilia; integra a Comissão Político-Pedagógica do PRMSFSPC.

ISRAEL COUTINHO SAMPAIO LIMA

Enfermeiro, Doutorando em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual do Ceará - UECE. Mestre em Saúde da Família pela Universidade Estácio de Sá - UNESA. Pesquisador financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES. Membro do Grupo de Pesquisa Vida e Trabalho – UECE.

ANA SUELEN PEDROZA CAVALCANTE

Enfermeira, Doutoranda em Saúde Coletiva da Universidade Estadual do Ceará – UECE. Mestre em Saúde da Família pela Universidade Federal do Ceará – UFC. Bolsista financiada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES.

Membro do Grupo de Pesquisa Políticas, Saberes e Práticas em Enfermagem e Saúde Coletiva – UECE.

AUTORES E AUTORAS EDUCAÇÃO POPULAR, EQUIDADE E SAÚDE

SOFIA DIONIZIO SANTOS

Psicológa, Doutoranda em Saúde Coletiva da Universidade Estadual do Ceará – UECE.

Mestre em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista – UNESP. Professora Assistente II da Universidade Federal de Campina Grande – UFCG. Membro do Grupo de Pesquisa Redes Integradas de Saúde – UECE. DAYZE DJANIRA FURTADO DE GALIZA

Enfermeira, Doutoranda em Saúde Coletiva da Universidade Estadual do Ceará – UECE. Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade de Fortaleza – UNIFOR. Professora Adjunto II da Universidade Federal de Campina Grande - UFCG. Membro do Grupo de Pesquisa Nutrição e Doenças Crônico-Degenerativas – UECE.

DIÓGENES FARIAS GOMES

Enfermeiro, Doutorando em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual do Ceará - UECE. Mestre em Saúde da Família pela Universidade Federal do Ceará – UFC. Bolsista financiado pela Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico – FUNCAP. Membro do Grupo de Pesquisa Políticas de Seguridade Social, Movimentos Sociais e Trabalho do Serviço Social – UECE.

MARIA ROCINEIDE FERREIRA DA SILVA

Enfermeira, Doutora em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Ceará - UFC. Mestre em Saúde Pública pela Universidade Estadual do Ceará – UECE. Professora Adjunto do Curso de Enfermagem, da Pós-graduação nos Programas de Saúde Coletiva, Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde, e Mestrado Profissional em Saúde da Família da UECE. GT Edpop Saúde Abrasco. Coordenação Nordeste Rede Unida.

HELENA MARIA SCHERLOWSKI LEAL DAVID

Professora titular do Departamento de Enfermagem de Saúde Pública da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Membro do GT de Educação Popular e Saúde da ABRASCO. Desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão em Educação Popular e Saúde, formação e teoria crítica do trabalho.

VIVIAN TATIANA CAMACHO HINOJOSA

Médica. Doutora em Medicina e Cirurgia. Especialista em Interculturalidade e Saúde. Parteira Quechua. Mestre em Agroecologia e Cultura. Comunicadora indígena da Rede de Abya Yala.

MARIA DE FÁTIMA GUEDES ARAÚJO

Educadora popular e pesquisadora de conhecimentos tradicionais da Amazônia. Graduada em Letras pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Eespecialista em Estudos Latino-Americanos pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) em parceria com a Escola Nacional Florestan Fernandes (ENFF), Guararema (SP). Fundadora da Associação de Mulheres de Parintins, da Articulação Parintins Cidadã, da Teia de Educação Ambiental e Interação em Agrofloresta, e Militante da Marcha Mundial das Mulheres. Autora das obras literárias Ensaio de Rebeldia, Algemas Silenciadas.

RALF AMARAL SANTOS

Acadêmico de medicina da Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Passo Fundo/RS (UFFS/PF), bolsista do Projeto “Educação Popular, Equidade e Saúde: capacitação e mobilização de atores sociais para o fortalecimento do SUS”.

IURY DARON

Acadêmico de medicina da Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Passo Fundo/RS (UFFS/PF), voluntário do Projeto “Educação Popular, Equidade e Saúde: capacitação e mobilização de atores sociais para o fortalecimento do SUS”.

AUTORES E AUTORAS EDUCAÇÃO POPULAR, EQUIDADE E SAÚDE

LUANA DE BEM GIARETA

Acadêmica de medicina da Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Passo Fundo/RS (UFFS/PF), voluntária do Projeto “Educação Popular, Equidade e Saúde: capacitação e mobilização de atores sociais para o fortalecimento do SUS”.

RAQUEL BUFFON

Acadêmica de medicina da Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Passo Fundo/RS (UFFS/PF), voluntária do Projeto “Educação Popular, Equidade e Saúde: capacitação e mobilização de atores sociais para o fortalecimento do SUS”.

RITA TATIANE DA SILVA MIRANDA

Integrante da Comunidade Quilombola da Arvinha, Sertão/RS e estudante do Curso Técnico em Comércio - Proeja no Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS - Campus Sertão).

FERNANDA SOUZA DE OLIVEIRA

Integrante da Comunidade Quilombola da Mormaça, Sertão/RS. Tecnóloga em Gestão Ambiental pelo Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS – Campus Sertão/2015) e estudante do Curso de Formação Pedagógica de Docentes para a Educação Básica e Profissional (IFRS – Campus Sertão). SIMONE ZANETTI

Assistente Social e integrante da Cáritas Arquidiocesana de Passo Fundo/RS.

SANDRA ISABEL PAYÁN GÓMEZ

Médica, Especialista en Investigación en Ciencias Sociales, Jefa del Programa Salud Comunitaria del Ministerio de la Comunidad de la Provincia de Formosa, Argentina, e integrante del Movimiento de Salud Popular Laicrimpo y de la Internacional de la Esperanza.

JULIO ALBERTO MONSALVO

Médico Sanitarista, Magister Scientae. Ex Director del Departamento de Salud Pública, Federación Médica de Córdoba. Ex Director Hospital Zonal de J, J. Castelli, Chaco. Ex Director General de Atención Médica del Ministerio de Salud y Acción Social del Chaco. Ex Miembro del Comité de Salud Pública de la Sociedad Argentina de Pediatría. Ex Consultor del Instituto de Cultura Popular, Reconquista, Santa Fe. Ex Miembro de la Comisión Nacional Asesora en Epidemiología; Min. de Salud de la Nación. Ex Jefe del Programa Salud Comunitaria, Ministerio de la Comunidad, Formosa. Miembro Honorario de la Federación Argentina de Medicina General. Condecoración al “Mérito Institucional” por la Asociación de Facultades Ecuatoriana de Ciencias Médicas y de la Salud. “Premio N´Aitun”, otorgado por la Corporación Cultural Artistas Pro-Ecología, Isla Negra, Chile.

JOSÉ RIBAMAR FERNANDES SARAIVA JUNIOR

Médico de Família e Comunidade. Psiquiatra. Docente do ensino superior, Curso de Medicina da UFFS – Passo Fundo/RS – Brasil. Mestre em Envelhecimento Humano – UPF.

ALINE MAGNUS RITT SARAIVA

Nutricionista - Instituto Metodista de Porto Alegre – IPA. Acadêmica de Medicina da Faculdade Meridional – IMED.

LUIS WEINSTEIN

Chileno. 1931. Poeta y ensayista, educador comunitario, médico psiquiatra y de salud pública. Es parte del Directorio de Artistas pro Ecología y del Canelo de Nos, y co-fundador de “La Internacional de la Esperanza”, a la que ha aportado su visión de la “amistosofía”, como parte de su mirada al pensamiento existencial, complejo-humanista ecológico-integral. Autor de una metodología del desarrollo personal integrado al cambio sociocultural y de paradigma básico, con aportes al trabajo de desarrollo individual, al diálogo en profundidad, a una instancia grupal y a su proyección comunitaria. Ha escrito 89 libros personales de poesía, fabulas y ensayos. Editor General de la Revista Co.incidir.

No documento EDUCAÇÃO POPULAR, EQUIDADE E SAÚDE (páginas 151-155)