• Nenhum resultado encontrado

Avaliação das Informações de Caráter Básico dos Modelos de

4.3 COMPARAÇÃO DOS PRINCÍPIOS BÁSICOS DOS MODELOS DE

4.3.1 Avaliação das Informações de Caráter Básico dos Modelos de

consideradas básicas para um modelo de maturidade. Assim, as questões do checklist e as respostas para os três modelos analisados estão descritos na sequência.

a) Informações Básicas

Questões de caráter básico, relacionadas ao domínio de aplicação dos questionários, finalidade de uso, grupo alvo e definições.

i. Domínio da aplicabilidade e pré-requisito para aplicabilidade

Não são estabelecidos pré-requisitos para a aplicação tanto do BIM Assessment Profile quanto do VDC Scorecard. Já o BIM Maturity Matrix deve ser utilizado em empresas que já tenham passado do estágio de capacidade “pré-BIM”.

ii. Finalidade de uso

O BIM Assessment Profile permite avaliar a organização para determinar áreas de foco para futura implementação de novos processos e tecnologias do BIM (CIC, 2013).

O BIM Maturity Matrix é uma ferramenta de conhecimento para identificar a maturidade BIM de uma organização ou de uma equipe de projeto (SUCCAR, 2010).

Já o VDC Scorecard foi criado para fornecer aos profissionais de AEC uma abordagem holística, quantitativa, prática e adaptativa para avaliar e acompanhar o desempenho do BIM/VDC de um projeto (KAM, 2013).

iii. Grupo alvo

O BIM Assessment Profile é direcionado para as empresas incorporadoras, juntamente com projetistas, contratados, operadores e consultores (CIC, 2013).

O método BIM Maturity Matrix pode ser igualmente utilizado por todas as partes interessadas da AECO e em todas as fases do ciclo de vida do projeto (SUCCAR, 2010).

Por fim, o VDC Scorecard avalia as equipes de projeto do setor da AEC (KAM, 2013).

iv. Classe de entidades sob investigação

As ferramentas BIM Assessment Profile e BIM Maturity Matrix enfatizam a classe da indústria de Arquitetura, Engenharia, Construção e Operações (AECO), já o VDC Scorecard, define o setor de Arquitetura, Engenharia e Construção (AEC).

v. Diferenciação de modelos de maturidade relacionados

O BIM Assessment Profile é uma avaliação que faz parte do guia “BIM Planning Guide for Facility Owners”, o qual apresenta uma estrutura com três procedimentos de planejamento, sendo os quais planejamento estratégico, planejamento de implantação e planejamento de aquisições. O primeiro avalia as condições organizacionais existentes; o segundo desenvolve um plano detalhado de implantação BIM e o terceiro identifica os principais problemas a serem considerados ao criar os requisitos do contrato BIM. Assim, a avaliação engloba estes três aspectos, e em conjunto com o guia, fornece passos de implantação e desenvolvimento do BIM. Quanto ao diferencial do BIM Maturity Matrix, é que este é mais completo por apresentar quatro níveis de “granularidade”, além de possuir a versatilidade de ser aplicado tanto a partir de uma autoavaliação, onde se obtém uma análise simples, quanto de se aplicar via consultoria e garantir uma avaliação detalhada. Além disso, faz parte de uma série de pesquisas e documentos que embasam o método, como os estágios de capacidades, conjuntos de competências, níveis de maturidade e escalas organizacionais.

Por fim, o VDC Scorecard, comparado aos demais métodos, apresenta uma

estrutura de avaliação que inclui os componentes de planejamento e desempenho, que possibilita obter uma visão holística de todos os componentes organizacionais inter-relacionados. Além do mais, é o único método que avalia especificamente uma equipe de projeto.

vi. Processo de projeto e extensão da validação empírica

O método BIM Assessment Profile não apresenta uma explicação específica do processo de criação e de como foram criadas e validadas as perguntas ou níveis

de maturidade, assim como não existem publicações relacionadas a testes e validações da ferramenta.

Da mesma forma, o BIM Maturity Matrix não apresenta publicações de testes e validações da avaliação, porém são identificadas as estruturas e modelos que influenciaram a criação da ferramenta.

Já o VDC Scorecard foi validado ao avaliar 108 projetos e foi aplicado mais de 150 vezes até 2012. Assim, a ferramenta foi lançada oficialmente em 2013.

b) Definição de constructos centrais relacionados à maturidade e maturação.

Ainda no conjunto de questões relacionadas à informações básicas, as próximas perguntas e respostas estão relacionadas com a definição de constructos centrais relacionados à maturidade e maturação.

i. Maturidade e dimensões de maturidade

No método BIM Assessment Profile a maturidade BIM da organização é medida através de seis elementos de planejamento, os quais são processos, informação, estratégia, infraestrutura, uso do BIM e pessoal. Não há subníveis de dimensões de maturidade.

As áreas de maturidade medidas pelo BIM Maturity Matrix são tecnologias, processos e políticas, e o VDC Scorecard é dividido em quatro áreas, sendo planejamento, adoção, tecnologia e desempenho, de forma que estas quatro áreas possuem ainda dez divisões.

ii. Níveis de maturidade e caminhos de maturação

O BIM Assessment Profile apresenta seis níveis de maturidade os quais são, não existente (0), inicial (1), gerenciado (2), definido (3), gerenciado quantitativamente (4) e otimizado (5), baseado na escala de níveis do Capability Maturity Model (CMM). Já o BIM Maturity Matrix compreende cinco níveis de maturidade, e também se baseia na escala do modelo CMM. Os níveis são definidos como inicial, definido, gerenciado, integrado e otimizado e as pontuações vão do zero ao 50. Quanto ao VDC Scorecard, também são definidos cinco níveis de maturidade sendo os quais prática

convencional, prática típica, prática avançada, melhor prática e prática inovadora, com pontuações divididas em uma escala de 0% à 100%.

iii. Níveis disponíveis de granularidade de maturação

O método BIM Assessment Profile não apresenta níveis de granularidade. O BIM Maturity Matrix possui quatro tipos de avaliação, cada uma com diferentes níveis de granularidade (GL), sendo que as avaliações de GL 1 e 2 podem ser autoaplicadas, e as de GL 3 e 4 devem ser aplicadas através de consultores especializados.

Já o VDC Scorecard apresenta dois níveis de granularidade, representados por áreas e divisões.

iv. Apoiar os fundamentos teóricos em relação à evolução e mudança

O último documento do BIM Assessment Profile foi lançado em 2012, e até então não se tem registros de novas atualizações. Não foram encontradas descrições de que o método seja adaptado à evolução e mudanças, apenas que o documento BIM Planning Guide for Facility Owners (2013), como um todo, pode ser adaptado para empresas de projeto e de gestão da construção, além da principal aplicação para incorporadores.

O BIM Maturity Matrix, segundo Succar (2010), foi projetado em torno de tecnologias atuais e emergentes, porém a estrutura, as dependências e as terminologias foram selecionados para minimizar a necessidade de mudanças frequentes. Ainda, através da plataforma virtual do autor, onde se encontram publicações disponibilizadas gratuitamente, os documentos são constantemente corrigidos e traduzidos para novas línguas por intermédio de equipes que representam diversos países. Por fim, o autor alimenta constantemente a plataforma com novas publicações, como a avaliação de maturidade BIM de granularidade nível 2, que deve ser lançada no primeiro semestre de 2019.

Por fim, o VDC Scorecard, segundo Kam (2013), possui critérios de avaliação que são adaptáveis às normas industriais em constante evolução.

c) Definição de constructos centrais relacionadas ao domínio da aplicação

A terceira questão sobre informações básicas dos modelos de maturidade está relacionada com a definição de constructos centrais relacionadas ao domínio da aplicação, esclarecido pelo autor como a capacidade de compreensão dos modelos pelos usuários.

Neste caso, tanto o BIM Assessment Profile quanto o BIM Maturity Matrix possuem uma abordagem simples e visual, por se apresentarem em forma de matriz, o que favorece a compreensão dos níveis de maturidade. Além disso, problemas interpretativos podem ser sanado ao consultar os guias, documentos e artigos disponíveis de cada um destes métodos.

Já quanto ao VDC Scorecard, pelo fato de as questões e alternativas serem diretas, não há explicações sobre cada uma delas. Além disso, a maneira como é apresentada a sequência das questões, um questionário, dificulta a compreensão das áreas que estão sendo avaliadas, e a progressão da maturidade.

d) Documentações orientadas ao grupo alvo

A última questão que mede o nível de informações básicas dos métodos é sobre a disponibilidade de documentações orientadas ao grupo alvo. Neste caso, toda a orientação do BIM Assessment Profile encontra-se em um único documento, o BIM Planning Guide for Facility Owners (2013).

O BIM Maturity Matrix é apresentado em diversos artigos, como Succar (2010) e Succar et al. (2012), além de se encontrar disponível também na plataforma virtual do autor https://bimexcellence.org/.

Da mesma forma, o modelo de medição de maturidade VDC Scorecard também se encontra documentado em diversos artigos, como KAM et al. (2013), e KAM (2016), além de disponibilizar pesquisas e resultados no sítio da internet https://vdcscorecard.stanford.edu/.

4.3.2 Avaliação das Informações de Caráter Descritivo dos Modelos de Maturidade