• Nenhum resultado encontrado

Beber Para Viver

No documento 26 Dicas de Saude Da Medicina Oriental (páginas 109-115)

Beber Para Viver

Todos precisamos de líquidos para sobreviver. Somos compostos em mais de 70% por água, portanto é natural que precisemos repor o líquido que perdemos com o suor, urina e processo metabólicos. Esta reposição deve ser constante ou corremos o risco de uma desidrata- ção, que nada mais é do que a falta de água no organismo.

O ser humano, como criatura extremamente inventiva, não se con- tentou com a água e criou diversas outras bebidas alcoólicas e não- alcoólicas como cerveja, vinhos, bebidas destiladas, refrigerantes, sucos, café, chá, isotônicos. Como isto afeta sua saúde? Veja a seguir.

Água

A água é nosso meio de subsistência. Somos todos filhos da água e nos desenvolvemos no útero dentro de uma bolsa de água. Nossa afinidade é imensa como demonstra o antigo hábito humano de ba- nhar-se e o prazer de nadar. A água também deve ser consumida regularmente para repor nossas perdas e prevenir problemas no or- ganismo. Mas quanto devemos beber?

A resposta, como sempre, depende de cada pessoa e cada situação. Não existe uma regra única e universal como a que se difunde por aí: “beba sempre pelo menos dois litros de água por dia”. A coisa não é bem assim, pois consumimos água o tempo todo, sempre que ingeri- mos algo. O cafezinho do escritório, refrigerantes, sucos, frutas, sa- ladas, são ricas em água. Um bife acebolado tem 80% de água. Até farofa tem grande porcentagem de água! Então ingerimos água sem- pre que ingerimos qualquer tipo de alimento. Como a nossa necessi- dade diária de reposição está entre 2 e 3 litros, a alimentação já supre mais da metade das nossas necessidades. A regra de ouro é: beba quando tiver sede. Nada mais. Esqueça fórmulas e receitas mirabo-

lantes e apenas ouça seu corpo. Tire de sua cabeça a idéia de que “quanto mais água, melhor”.

Lembre-se também de que nossa necessidade de água depende de fatores climáticos, ambientais e de atividade. Qualquer exercício irá criar uma necessidade de água proporcional ao esforço dispendido. Se for verão ou inverno, também. O escritório tem ar condicionado? É outro tipo de ambiente. Quanto mais você der atenção a seu corpo, melhor ele irá funcionar.

Excesso de água pode ser extremamente danoso à saúde. Pessoas com problemas cardíacos podem ter edema. Pessoas com baixo peso corporal ou anorexia podem sofrer intoxicação pela água e causar danos cerebrais, coma e até morte. Realizou-se um estudo na Mara- tona de Boston em 2002 com 488 atletas. Eles fizeram um exame de sangue antes e depois da corrida. Dos que completaram a prova à beira de um desmaio, 65% tinham abaixado o nível de sódio por terem bebido água demais.

Também evite água muito gelada, principalmente nos dias mais quen- tes, pois causam choque térmico e bagunçam o equilíbrio da tempe- ratura corporal. Tomadas durante as refeições, bebidas muito gela- das atrapalham a digestão e causam sérios problemas.

Álcool

As bebidas alcoólicas são responsáveis por muitos problemas em nossa sociedade. A cidade de Diadema, em São Paulo, ordenou o fechamento de bares depois das 23h e reduziu os homicídios em 68%. O alcoolismo também é uma das grandes causas de problemas fami- liares e agressões domésticas e seu uso deve ser restrito, principal- mente para menores de idade. O alcoolismo juvenil cresce a taxas alarmantes e é um problema muito grave no Brasil. É fácil se acostu- mar com a bebida quando jovem e não poder mais viver sem ela depois.

benefícios à saúde, principalmente as bebidas fermentadas como vi- nhos e cervejas. O metabolismo e absorção de álcool pelo fígado é mais lenta nas bebidas fermentadas. O álcool também pode aumen- tar o colesterol bom no sangue. O vinho tinto consumido com mode- ração é reconhecido como protetor do coração, reduzindo os riscos de enfartes e derrames. Aliás, o vinho faz parte da chamada “Dieta Mediterrânea”, tão alardeada como uma alimentação saudável. A cerveja é rica em minerais e tem ação antioxidante, além de ser um bom diurético. O grande problema com a cerveja é a quantidade. Se tomar até dois copos por dia, é saudável. Um engradado ou mais, é problema. E é muito fácil para uma pessoa beber várias garrafas de cerveja, como pude constatar facilmente nos bares ao redor da facul- dade, em meus tempos de estudante. Se você beber 5 garrafas de cerveja convencionais, estará tomando quase 4 litros de líquido... As bebidas destiladas como vodka, uísque e cachaça devem ser consumidas com muito mais cuidado, pois são rapidamente metabolizadas no fígado, sobrecarregando-o. A maioria dos benefí- cios da ingestão do álcool desaparece nas bebidas destiladas, que são produzidas à base de destilação das bebidas fermentadas, au- mentando a concentração de álcool. Evite este tipo de bebida ou pelo menos não as misture com bebidas fermentadas numa mesma ocasião. Se beber cerveja, não beba uísque. Não existem provas cien- tíficas sobre os danos que isto causa, mas a tendência é que você consuma mais álcool ao beber os dois tipos. A sabedoria popular afirma que a mistura dá uma tremenda ressaca. Por que arriscar? No Oriente as bebidas alcóolicas são muito apreciadas, mas trata-se geralmente de bebidas fermentadas. O famoso Saquê, vinho de ar- roz consumido em todo o Oriente é uma bebida fermentada. Na literatura taoísta é comum nos depararmos com personagens que tenham bebido. Isto não é um motivo de condenação. A Medicina Oriental não possui restrições ao consumo de álcool, desde que seja feito de maneira moderada.

Refrigerantes

São a grande fonte de ingestão de líquido para muitas pessoas atual- mente, principalmente pelos mais jovens. Bebida muitas vezes con- denada injustamente, podem ser consumidas desde que com parcimônia. A noção de que refrigerantes causam celulite é incorre- ta, mas existem outros problemas e o pior deles é o gás carbônico contido nestas bebidas. Se tomado nas refeições ele estufa a barriga, dilatando o estômago e promovendo um espaço maior a ser preen- chido com comida. O resultado todos nós sabemos. Além disto pos- suem muitos tipos de aditivos, já que a maioria dos refrigerantes é artificial.

Sucos

São uma boa fonte de líquidos, principalmente sendo o Brasil um país tropical. Também são ricos em minerais, vitaminas e anti- oxidantes. Temos grande quantidade de frutas de todos os tipos, formas, cores e sabores. Mas tomar muito suco régiamente adoçado pode levar a um excesso no consumo de açúcar. Cuidado também com os sucos supergelados durante as refeições, já que em muitos estados do Brasil é comum se fazer sucos com polpas de frutas con- geladas. Também deve-se pensar na quantidade, pois um copo de suco possui mais frutas do que você consumiria normalmente de uma só vez. Um copo de suco de laranja puro contêm cerca de 4 ou 5 laranjas, por exemplo. Não é saudável consumir mais de uma dúzia de laranjas por dia (cerca de três copos), não é mesmo? Moderação, sempre.

Café e Chá

Injustiçados por muito tempo, o chá e o café não produzem tantos malefícios assim. A própria cafeína pode ser saudável em pequenas doses. Uma xícara de café fresco tomado após as re-

feições contribui para uma boa digestão por sua com- posição e por ser tomado quente. O chá mate é uma alimento poderoso, tendo sustentado nossas tropas na Guerra do Paraguai por vários dias quando falta- ram provisões. Pode ser tomado de diversas formas,

tanto quente quanto gelado, acrescido de limão ou com suco de vári- os tipos de frutas. O chá verde tradicional do Oriente é extremamen- te benéfico ao organismo e tem um capítulo todo dedicado a ele neste livro.

Isotônicos

São bebidas ricas em sais minerais e carbohidratos que repõe as per- das do organismo principalmente em atividades esportivas intensas. Foi desenvolvido por pesquisadores da Universidade da Flórida para o seu time de futebol americano, os “Gators” (daí o nome “Gatorade”). Seu uso pode ser importante na reposição de minerais e líqüido perdidos pelo organismo nas atividades físicas intensas mas deve ser restrito às práticas esportivas. Isotônicos são complemen- tos nutricionais e não refrigerantes! Seu uso deve ser moderado e dentro das necessidades reais de cada atleta. Os isotônicos podem ser substituídos sem problemas pela água de coco, muito rica em minerais como potássio, sódio, fósforo e cloro, com rápida absorção pelo organismo. Também o caldo de cana é um complemento inte- ressante para as práticas esportivas por ter alto teor de sais minerais e carbohidratos. O açúcar (sacarose) presente na “garapa”, como dizemos em São Paulo, é facilmente metabolizado pelo alto teor mi- neral do líqüido, diferente do açúcar branco que precisa retirar mi- nerais do corpo para ser utilizado. Quando era adolescente, há algu- mas décadas, eu era adepto da musculação e sempre tomava um copo de caldo de cana (sem gelo) depois dos treinos. Diziam que eu era doido por causa das calorias que a bebida tinha. Bobagem. Hoje até times de futebol “descobriram” que um copo de caldo de cana de- pois dos treinos coloca os atletas em ordem!

RESUMO

Somos 70% de água, logo precisamos de líqüidos para perma- necermos saudáveis.

A água é a melhor opção, mas sem exageros. Não precisa ne- cessariamente tomar 2 ou 3 litros por dia, basta ter uma ali- mentação balanceada com verduras e frutas. O resto vem dos demais alimentos, do cafezinho, do leite, do refrigerante... Beba a água que quiser quando tiver sede. Mas atente tam- bém para o clima da região e a época do ano. Lugares muito quentes e secos podem causar desidratação mais rápido do que o corpo percebe.

Bebidas alcóolicas podem ser consumidas e são até saudáveis, desde que seja com moderação. Dê preferência às bebidas fer- mentadas, especialmente os vinhos.

Evite refrigerantes em excesso. Prefira sucos naturais.

Café e chá podem ser consumidos normalmente de acordo com sua pré-disposição. O café deve ser fresco e em quantida- des módicas. Consulte o capítulo sobre o chá verde e veja seus benefícios.

Isotônicos podem ser consumidos em caso de atividade física intensa. Eles não são refrigerantes, mas complementos nutricionais.

No documento 26 Dicas de Saude Da Medicina Oriental (páginas 109-115)