• Nenhum resultado encontrado

4.11 São Benefi ciários o cônjuge, o companheiro de Participante falecido, o fi lho e o enteado solteiros menores de 21 (vinte e um) anos de idade ou inválidos que tenham a condição de dependente reconhecida perante a Previdência Social e informada à Sociedade, observado o disposto nos subitens 4.11.1 e 8.15.3 deste Regulamento.

4.7 São Benefi ciários o cônjuge, o companheiro de Parti- cipante ou companheiro e seus fi lhos, incluindo o enteado e o adotado legalmente, menores de 21 (vinte e um) anos de idade, sendo estendido até 24 (vinte e quatro) anos de idade completos, se estiver cursando estabelecimento de ensino superior reconhecido pelo Ministério da Educação. Não haverá limite de idade para fi lho total e permanente- mente inválido.

Em virtude da nova legislação de Previdência Social sobre as limitações etárias impostas para o recebimento de Pensão por Morte sugerimos eliminar as disposições que versam sobre depen- dência pela Previdência Social.

Ajustes em virtude da nova legislação de Previ- dência Social sobre as limitações etárias impostas para o recebimento de Pensão por Morte.

4.7.1 Para os efeitos do item 4.7, companheiro signifi ca a pessoa que mantenha união estável com o Participante, desde que essa condição seja reconhecida pela Previdên- cia Social.

Inclusão para defi nição de companheiro.

4.11.1 Terá mantida a condição de Benefi ciário, o fi lho e/ ou enteado solteiro dependente, sobrevivente de Partici- pante, que tenha até 24 (vinte e quatro) anos de idade, se estiver cursando estabelecimento de ensino superior reconhecido pelo Ministério da Educação, desde que detenha essa condição na Data do Cálculo ou no dia imediatamente subsequente àquele em que perder a

Excluído por estar tratado no item 4.7 do Texto Proposto.

4.11.2 A perda da condição de dependente perante a Previdência Social implica, automaticamente, a perda da condição de Benefi ciário deste Plano de Benefícios Pepsico, salvo nos casos previstos no subitem 4.11.1 deste Regulamento.

Item excluído.

Na defi nição de Benefi ciários, item 13.2.2 já exclui os Benefi ciários que perdem a condição pela Previdência Social

4.7.2 Confi gura-se a habilitação de Benefi ciário no momento do falecimento do Participante que esteja em atividade ou em gozo de Benefício, pelo cumprimento dos requisitos estabelecidos no item 4.7.

Inclusão do item para maior transparência.

4.11.3 Será de responsabilidade do Benefi ciário ou do respectivo representante legal, comunicar à Sociedade eventual perda da condição de dependente junto à Pre- vidência Social, sob pena de ressarcir à Sociedade os prejuízos causados pela omissão, observadas as dispo- sições do subitem 15.12.3 deste Regulamento.

Excluído. Defi nido no item 4.7.3 do Texto Pro- posto.

4.11.4 Ocorrendo o falecimento do Participante sem que tenha sido feita a inscrição de Benefi ciários, a estes será lícito solicitar à Sociedade a sua inscrição na condição de Benefi ciário, não lhes assistindo direito a pagamentos vencidos em datas anteriores à da inscri- ção nem a Benefícios integralmente pagos àqueles que o requereram.

4.7.3 Ocorrendo o falecimento do Participante sem que tenha sido feita a inscrição de Benefi ciários, será lícito a pessoas que se enquadram na condição do item 4.7 solicitar à Sociedade a sua inscrição na condição de Bene- fi ciário, não lhes assistindo direito a pagamentos relativos a datas anteriores à data da efetiva inscrição extemporâ- nea nem a Benefícios já pagos, parcial ou integralmente, aos Benefi ciários em gozo de Benefício. Na hipótese de o pagamento de Benefício já ter sido pago integralmente a Benefi ciários já habilitados, nos termos do item 4.7, a Sociedade não efetuará qualquer pagamento, a qualquer título, ao Benefi ciário extemporâneo.

Item 4.11.4 do Texto Vigente que foi transfe- rido para o item 4.7.3 do Texto Proposto, com ajustes para adequação às necessidades e melhor entendimento.

Ajuste de numeração.

4.7.4 O Participante que não tiver Benefi ciário poderá, mediante o preenchimento de formulário próprio forne- cido pela Sociedade, indicar Benefi ciários que, em caso de falecimento e na falta de Benefi ciários, receberá os valores previstos neste Regulamento. A indicação de Benefi ciário, neste caso, que será denominado Benefi ciário Indicado, poderá ser alterada, a qualquer tempo, mediante comu- nicação escrita do Participante à Sociedade. Se indicados mais de um Benefi ciário o Participante poderá determi- nar a proporção que caberá a cada indicado livremente. Se não determinada a proporção o valor será rateado em partes iguais.

Inclusão para permitir a indicação de Benefi - ciários.

4.7.5 Não havendo Benefi ciários ou Benefi ciários Indica- dos, os valores serão pagos aos herdeiros designados em inventário judicial.

Inclusão de item para melhor entendimento.

4.7.6 Para efeito dos termos deste Regulamento Bene- fi ciário e Benefi ciário Indicado serão referenciados genericamente como Benefi ciários, salvo exceção onde a aplicação dos termos separadamente for essencial para o entendimento da disposição regulamentar.

Inclusão para maior transparência e simplifi - cação.

Seção III - Da Reintegração Seção III - Da Reintegração

4.12 O restabelecimento da qualidade de Participante do empregado reintegrado à respectiva Patrocinadora, administrativamente ou em decorrência de sentença judicial, se dará nas condições estabelecidas nesta Seção, salvo se a decisão judicial de reintegração esta- belecer de forma distinta.

4.8 O restabelecimento da qualidade de Participante do empregado reintegrado à respectiva Patrocinadora, administrativamente ou em decorrência de sentença judicial, se dará nas condições estabelecidas nesta Seção, salvo se a decisão judicial de reintegração esta- belecer de forma distinta.

Ajuste de numeração.

4.12.1 Efetivado o restabelecimento da qualidade de

4.13 Ocorrendo a hipótese prevista no item 4.12, e sendo a Patrocinadora responsável pelo pagamento total da remu- neração no período decorrido desde a data da demissão até a data da reintegração, e sendo do interesse do Par- ticipante o restabelecimento da sua qualidade perante a Sociedade, deverá ser efetuado o pagamento das Con- tribuições devidas e não pagas durante esse período, conforme o caso, pelo Participante e/ou Patrocinadora apuradas considerando para esse efeito a última opção de Contribuição efetuada pelo Participante, no prazo de até 90 (noventa) dias a contar da data da reintegração, quando esta for administrativa ou judicial.

4.9 Ocorrendo a reintegração, e sendo a Patrocinadora responsável pelo pagamento total da remuneração no período decorrido desde a data da demissão até a data da reintegração, e sendo do interesse do Participante o restabelecimento da sua qualidade perante o Plano de Benefícios Pepsico, deverá ser efetuado o pagamento das Contribuições devidas e não pagas durante esse período, conforme o caso, pelo Participante e/ou Patrocinadora apuradas considerando para esse efeito a última opção de Contribuição efetuada pelo Participante, no prazo de até 90 (noventa) dias a contar da data da reintegração, quando esta for administrativa ou judicial.

Ajuste de numeração e de referência. Ajustes rededacionais para maior clareza.

4.13.1 As Contribuições de que trata o item 4.12 serão atualizadas monetariamente pela variação do INPC e acrescidas de juros de 0,5% (zero vírgula cinco por cento) ao mês, desde a data em que seriam devidas até a data do efetivo pagamento à Sociedade.

4.9.1 As Contribuições de que trata o item 4.9 serão atualizadas monetariamente pela variação do INPC e acrescidas de juros de 0,5% (zero vírgula cinco por cento) ao mês, desde a data em que seriam devidas até a data do efetivo pagamento à Sociedade.

4.14 Na hipótese de ocorrer o restabelecimento da qualidade de Participante, por interesse do mesmo, sem a obrigatoriedade de a Patrocinadora efetuar o paga- mento da remuneração relativa ao período decorrido desde a data da demissão até a data da reintegração, o restabelecimento da sua qualidade de Participante estará condicionado ao pagamento pelo Participante das Contribuições devidas e não pagas, no prazo de até 90 (noventa) dias a contar da data da reintegração, quando esta for administrativa ou judicial.

4.10 Na hipótese de ocorrer o restabelecimento da qua- lidade de Participante, por interesse do mesmo, sem a obrigatoriedade de a Patrocinadora efetuar o paga- mento da remuneração relativa ao período decorrido desde a data da demissão até a data da reintegração, o restabelecimento da sua qualidade de Participante estará condicionado ao pagamento pelo Participante das Contribuições devidas e não pagas, no prazo de até 90 (noventa) dias a contar da data da reintegração, quando esta for administrativa ou judicial.

Ajuste de numeração.

4.14.1 As Contribuições relativas à parcela da Patroci- nadora e do Participante de que trata o item 4.14 serão devidas pelo Participante e ambas corresponderão aos valores apurados da mesma forma estabelecida neste Regulamento para o Participante que optar pelo dis- posto no item 4.7 deste Regulamento.

4.10.1 As Contribuições relativas à parcela da Patroci- nadora e do Participante de que trata o item 4.10 serão devidas pelo Participante e ambas corresponderão aos valores apurados da mesma forma estabelecida neste Regulamento para o Participante que optar pelo dis- posto no item 4.9 deste Regulamento.

Ajuste de numeração e de referência.

4.14.2 As Contribuições de que trata o subitem 4.14.1 serão atualizadas na forma estabelecida no subitem 4.13.1 deste Regulamento.

4.10.2 As Contribuições de que trata o subitem 4.10.1 serão atualizadas na forma estabelecida no subitem 4.9.1 deste Regulamento.

4.15 No caso de o Participante optar por restabelecer sua qualidade deverá devolver à Sociedade, em única parcela, qualquer valor recebido da Sociedade a título de Benefício ou Resgate de Contribuições, ou ainda, decorrente de valores transferidos ou portados, com a atualização e juros previstos no subitem 4.13.1, con- siderando para este efeito o período decorrido desde a data do recebimento até a data da efetiva devolução à Sociedade. No caso de transferência e Portabilidade não haverá o acréscimo de juros.

4.11 No caso de o Participante optar por restabelecer sua qualidade deverá devolver à Sociedade, em única parcela, qualquer valor recebido da Sociedade a título de Benefício ou Resgate de Contribuições, ou ainda, decorrente de valores transferidos ou portados, com a atualização e juros previstos no subitem 4.9.1, consi- derando para este efeito o período decorrido desde a data do recebimento até a data da efetiva devolução à Sociedade. No caso de transferência e Portabilidade não haverá o acréscimo de juros.

Ajuste de numeração e de referência.

4.16 O restabelecimento da qualidade de Participante em decorrência de determinação judicial proferida nos autos de processo movido contra a Sociedade impli- cará automaticamente o pagamento das Contribuições devidas e não pagas pela respectiva Patrocinadora e pelo Participante.

4.12 O restabelecimento da qualidade de Participante em decorrência de determinação judicial proferida nos autos de processo movido contra a Sociedade implicará automaticamente o pagamento das Contribuições devi- das e não pagas pela respectiva Patrocinadora e pelo Participante.

Ajuste de numeração.

4.17 O Participante que manteve a condição de Auto- patrocinado na forma do disposto no item 4.7 deste Regulamento e que for reintegrado à Patrocinadora em decorrência de processo administrativo ou decisão judi- cial será enquadrado, no que couber, no disposto nos itens 4.13 e 4.14 deste Regulamento.

4.13 O Participante que manteve a condição de Auto- patrocinado e que for reintegrado à Patrocinadora em decorrência de processo administrativo ou decisão judi- cial será enquadrado, no que couber, no disposto nos itens 4.9 e 4.10 deste Regulamento.

4.18 Se a reintegração deferida em liminar, prevista neste Capítulo, não se tornar defi nitiva, em decorrência de sentença judicial já transitada em julgado, deverão ser adotadas as seguintes providências:

4.14 Se a reintegração deferida em liminar não se tornar defi nitiva, em decorrência de sentença judicial já tran- sitada em julgado, deverão ser adotadas as seguintes providências:

Ajuste de numeração e de referência.

I. manutenção da qualidade de Participante em gozo de Benefício por este Plano para o reintegrado na forma do item 4.17, na hipótese de já estar recebendo Benefício de aposentadoria ou Benefício Proporcional deste Plano em data anterior ao trânsito em julgado da sentença, bem como a manutenção da Pensão por Morte se já concedida a seus Benefi ciários;

II. manutenção da qualidade de Participante com retorno automático à condição de Autopatrocinado no caso daquele mencionado no item 4.17, que já detinha essa situação antes da reintegração provisória, exceção feita aos casos abrangidos pelo disposto no inciso I deste item;

I. manutenção da qualidade de Participante em gozo de Benefício por este Plano para o reintegrado na forma do item 4.13, na hipótese de já estar recebendo Benefício de aposentadoria ou Benefício Proporcional deste Plano em data anterior ao trânsito em julgado da sentença, bem como a manutenção da Pensão por Morte se já concedida a seus Benefi ciários;

II. manutenção da qualidade de Participante com retorno automático à condição de Autopatrocinado, no caso mencionado no item 4.13, que já detinha essa situa- ção antes da reintegração provisória, exceção feita aos casos abrangidos pelo disposto no inciso I deste item;

III. cancelamento da reintegração processada na forma desta Seção, com a devolução pela Sociedade dos valores mencionados nos referidos itens a quem efetuou o pagamento indevidamente, atualizados monetariamente com base na variação do INPC, acrescidos de juros de 0,5% (zero vírgula cinco por cento) ao mês, no período decorrido desde a data do recebimento até a data do efetivo pagamento.

III. cancelamento da reintegração processada na forma desta Seção, com a devolução pela Sociedade dos valores mencionados nos referidos itens a quem efetuou o pagamento indevidamente, atualizados monetariamente com base na variação do INPC, acrescidos de juros de 0,5% (zero vírgula cinco por cento) ao mês, no período decorrido desde a data do recebimento até a data do efetivo pagamento. 4.18.1 O ex-Participante reintegrado na Patrocinadora,

abrangido pelo disposto no inciso III do item 4.18, fi ca obrigado a devolver à Sociedade, em uma única par- cela, os valores eventualmente recebidos pelo mesmo, no prazo de 30 (trinta) dias a contar da data da ciência do cancelamento da reintegração, devidamente atua- lizados pela variação do INPC, acrescidos de juros de 0,5% (zero vírgula cinco por cento) ao mês, no período decorrido desde a data do recebimento até a data do efetivo pagamento.

4.14.1 O ex-Participante reintegrado na Patrocinadora, abrangido pelo disposto no inciso III do item 4.14, fi ca obrigado a devolver à Sociedade, em uma única par- cela, os valores eventualmente recebidos pelo mesmo, no prazo de 30 (trinta) dias a contar da data da ciência do cancelamento da reintegração, devidamente atua- lizados pela variação do INPC, acrescidos de juros de 0,5% (zero vírgula cinco por cento) ao mês, no período decorrido desde a data do recebimento até a data do efetivo pagamento.

Ajuste de numeração e de referência.

4.19 O Participante em gozo de aposentadoria ou do Benefício Proporcional previstos neste Regulamento e que for reintegrado à Patrocinadora, estará sujeito, no que couber, ao disposto nesta Seção.

4.15 O Participante em gozo de aposentadoria ou do Benefício Proporcional previstos neste Regulamento e que for reintegrado à Patrocinadora, estará sujeito, no que couber, ao disposto nesta Seção.

CAPÍTULO V

DO SALÁRIO DE CONTRIBUIÇÃO CAPÍTULO VDO SALÁRIO DE CONTRIBUIÇÃO

5.1 Para fi ns do disposto neste Regulamento do Plano de Benefícios Pepsico Salário de Contribuição signifi ca o valor que servirá de base para o cálculo das Contribui- ções defi nidas no Capítulo VI, conforme a condição do Participante na Patrocinadora.

5.1 Para fi ns do disposto neste Regulamento do Plano de Benefícios Pepsico Salário de Contribuição signifi ca o valor que servirá de base para o cálculo das Contribui- ções defi nidas no Capítulo VI, conforme a condição do Participante na Patrocinadora.

Sem alteração

5.2 Para o Participante empregado de Patrocinadora, o Salário de Contribuição signifi ca o somatório do salário bruto mensal, do salário variável e refl exos inciden- tes sobre este salário variável, ganho produtividade e prêmio trimestral, que lhe for efetivamente pago pela Patrocinadora, excluindo-se participação nos lucros e resultados, bônus, eventual gratifi cação e indenização.

5.2 Para o Participante empregado de Patrocinadora, o Salário de Contribuição signifi ca o somatório do salário bruto mensal, do salário variável e refl exos incidentes sobre este salário variável, ganho de produtividade e prêmio trimestral, que lhe for efetivamente pago pela Patrocinadora, excluindo-se participação nos lucros e resultados, bônus, eventual gratifi cação e indenização.

Sem alteração

Ajuste redacional para melhor entendimento.

5.3 Para o Participante comissionado empregado de Patrocinadora, signifi ca o valor referente à média arit- mética simples das comissões, apurada na forma do disposto nos subitens 5.3.1 e 5.3.2.

5.3 Para o Participante comissionado empregado de Patrocinadora, Salário de Contribuição signifi ca o valor referente à média aritmética simples das comissões, apu- rada na forma do disposto nos subitens 5.3.1 e 5.3.2.

5.3.1 O valor da média das comissões será apurado, anualmente, no mês de abril, para vigorar a partir do mês de maio imediatamente subsequente e corres- ponderá ao resultado obtido com a apuração da média aritmética simples das comissões mensais recebidas nos últimos 12 (doze) meses, imediatamente anteriores ao mês de abril, incluindo, ainda, os descansos sema- nais remunerados (DSR) e todos os refl exos incidentes sobre essas comissões.

5.3.1 O valor da média das comissões será apurado, anualmente, no mês de abril, para vigorar a partir do mês de maio imediatamente subsequente e corres- ponderá ao resultado obtido com a apuração da média aritmética simples das comissões mensais recebidas nos últimos 12 (doze) meses, imediatamente anteriores ao mês de abril, incluindo, ainda, os descansos sema- nais remunerados (DSR) e todos os refl exos incidentes sobre essas comissões.

Sem alteração

5.3.2 O valor da média das comissões não poderá ser inferior ao “mínimo garantido” por Patrocinadora. Ocorrendo essa hipótese o valor da comissão será substituído pelo “mínimo garantido” para apuração do Salário de Contribuição.

5.3.2 O valor da média das comissões não poderá ser inferior ao “mínimo garantido” por Patrocinadora. Ocor- rendo essa hipótese o valor da comissão será substituído pelo “mínimo garantido” para apuração do Salário de Contribuição.

Sem alteração

5.3.3 Caso não seja aplicada, por força de disposição deste Regulamento, o disposto nos subitens 5.3.1 e 5.3.2 será considerado como Salário de Contribuição do Participante comissionado o mínimo garantido.

5.3.3 Caso não seja aplicada, por força de disposição deste Regulamento, o disposto nos subitens 5.3.1 e 5.3.2 será considerado como Salário de Contribuição do Participante comissionado o mínimo garantido.

Sem alteração

5.4 Para o Participante Administrador de Patrocinadora signifi ca o salário bruto mensal e/ou honorários e/ou pró-labore pago pela Patrocinadora.

5.4 Para o Participante Administrador de Patrocinadora signifi ca o salário bruto mensal e/ou honorários e/ou pró -labore pago pela Patrocinadora.

5.5 Para o Participante que optar por permanecer neste Plano, condição de Autopatrocinado, na forma do disposto no item 4.7, o Salário de Contribuição corres- ponderá àquele fi xado de acordo com o estabelecido nos itens 5.2, 5.3 e 5.4, conforme o caso, calculado no mês do Término do Vínculo, observado o disposto no item disposto no item 5.11 deste Regulamento.

5.5 Para o Participante que optar por permanecer no Plano de Benefícios Pepsico, na condição de Autopatrocinado, o Salário de Contribuição corresponderá àquele fi xado de acordo com o estabelecido nos itens 5.2, 5.3 e 5.4, con- forme o caso, calculado no mês do Término do Vínculo, observado o disposto no item disposto no item 5.11 deste Regulamento, no que diz respeito à respectiva atualização.

Inclusão do nome do Plano e ajuste para melhor entendimento.

5.6 Para o Participante que sofrer perda parcial ou total de remuneração na Patrocinadora e optar pelo instituto do autopatrocínio, conforme disposto no item 4.10, o Salário de Contribuição signifi ca àquele fi xado de acordo com o estabelecido nos itens 5.2, 5.3 e 5.4, conforme o caso, calculado na data da perda total ou parcial da remune- ração, atualizado com o mesmo índice, na mesma data e de acordo com o critério adotado para atualização da URP.

5.6 Para o Participante que sofrer perda parcial ou total de remuneração na Patrocinadora e optar pelo autopa- trocínio, conforme disposto no item 4.10, o Salário de Contribuição signifi ca àquele fi xado de acordo com o estabelecido nos itens 5.2, 5.3 e 5.4, conforme o caso, calculado na data da perda total ou parcial da remune- ração, atualizado conforme o previsto no item 5.11 deste Regulamento.

Ajuste de referência Simplifi cação de texto.