• Nenhum resultado encontrado

Do Pagamento dos Benefícios Do Pagamento dos Benefícios Renumerado

8.25 Os Benefícios de prestação mensal serão pagos aos Participantes ou Benefi ciários até o 5º (quinto) dia útil de cada mês subsequente ao mês de competência.

8.24 Os Benefícios de prestação mensal serão pagos aos Participantes ou Benefi ciários até o 5º (quinto) dia útil de cada mês subsequente ao mês de competência.

8.25.1 A data de início do Benefício de Aposentado- ria Normal ou Aposentadoria Antecipada será o mês seguinte ao do Término do Vínculo ou da data em que o Participante preencher as condições estipuladas neste Regulamento para ter direito ao Benefício, na hipótese de ter optado pelas disposições contidas no item 4.7 deste Regulamento. A última prestação será paga no mês da morte do Participante ou do término do prazo de recebimento do Benefício ou do pagamento único de que trata o subitem 8.25.6, o que primeiro ocorrer.

8.24.1 A data de início do Benefício de Aposentado- ria Normal ou Aposentadoria Antecipada será o mês seguinte ao da data na qual o Participante requerer o Benefício ou da data em que o Participante preen- cher as condições estipuladas neste Regulamento para ter direito ao Benefício, na hipótese de ter optado pelo autopatrocínio. A última prestação será paga no mês da morte do Participante ou do término do prazo de rece- bimento do Benefício ou do pagamento do Benefício sob a forma de prestação única, o que primeiro ocorrer.

Ajustes redacionais, exclusão de referência, com objetivo de simplifi car o texto, dar melhor entendimento e transparência, alinhado com a parte operacional.

8.25.2 A data de início do Benefício de Aposentadoria por Invalidez será o mês seguinte ao que ocorrer a ele- gibilidade ao Benefício. A última prestação será paga no mês da morte do Participante ou da Recuperação antecipada do Participante ou do término do prazo de recebimento do Benefício ou do pagamento único de que trata o subitem 8.25.6, o que primeiro ocorrer.

8.24.2 A data de início do Benefício de Aposentadoria por Invalidez será o mês seguinte ao que ocorrer a ele- gibilidade ao Benefício. A última prestação será paga no mês da morte do Participante ou da Recuperação antecipada do Participante ou do término do prazo de recebimento do Benefício ou do pagamento único de que trata o subitem 8.24.6, o que primeiro ocorrer.

Renumerado Ajuste de referência

8.25.3 A data de início do Benefício de Pensão por Morte será o mês seguinte ao da morte do Participante. A última prestação será paga quando do término do prazo remanescente escolhido pelo Participante para recebimento do Benefício ou do pagamento único de que trata o subitem 8.25.6 ou da ocorrência de qualquer evento que determine o cancelamento da condição de Benefi ciário, o que primeiro ocorrer.

8.24.3 A data de início do Benefício de Pensão por Morte será o mês seguinte ao da morte do Participante. A última prestação será paga quando do término do prazo remanescente escolhido pelo Participante para recebi- mento do Benefício ou do pagamento único de que trata o subitem 8.24.6 ou da ocorrência de qualquer evento que determine o cancelamento da condição de Benefi - ciário, o que primeiro ocorrer.

Renumerado Ajuste de referência

8.25.4 A data de início do Benefício Proporcional será o mês seguinte ao da data na qual o Participante requerer o Benefício. A última prestação será paga no mês da morte do Participante ou do fi nal do prazo para rece- bimento do Benefício ou do pagamento único de que trata o subitem 8.25.6, o que primeiro ocorrer.

8.24.4 A data de início do Benefício Proporcional será o mês seguinte ao da data na qual o Participante reque- rer o Benefício. A última prestação será paga no mês da morte do Participante ou do fi nal do prazo para recebi- mento do Benefício ou do pagamento único de que trata o subitem 8.24.6, o que primeiro ocorrer.

Renumerado

8.25.5 Os Benefícios de renda mensal serão revistos: I. quando concedidos por prazo determinado, mensal-

mente, de acordo com o Retorno de Investimentos obtido no mês imediatamente anterior ao mês de competência aplicado sobre o valor do Benefício; II. quando concedidos em valor correspondente a um

percentual sobre o Saldo de Conta Total, mensalmente, de acordo com o Retorno de Investimentos obtido no mês imediatamente anterior ao mês de competência sobre o Saldo de Conta Total remanescente;

III. quando concedidos em renda mensal correspon- dente a um valor em moeda corrente, anualmente, no mês de dezembro, considerando para esse efeito o Saldo de Conta Total remanescente atualizado pelo Retorno de Investimentos e a opção do Participante prevista no subitem 8.25.2 deste Regulamento.

8.24.5 Os Benefícios de renda mensal serão revistos: I. quando concedidos por prazo determinado, mensal-

mente, de acordo com o Retorno de Investimentos obtido no mês imediatamente anterior ao mês de competência aplicado sobre o valor do Benefício; II. quando concedidos em valor correspondente a um

percentual sobre o Saldo de Conta Total, mensalmente, de acordo com o Retorno de Investimentos obtido no mês imediatamente anterior ao mês de competência sobre o Saldo de Conta Total remanescente;

III. quando concedidos em renda mensal correspondente a um valor em moeda corrente, anualmente, no mês de dezembro, considerando para esse efeito o Saldo de Conta Total remanescente atualizado pelo Retorno de Investimentos e a opção do Participante prevista no subitem 8.24.2 deste Regulamento.

Renumerado

8.25.6 Qualquer Benefício de valor mensal inferior a 2 (duas) Unidade de Referência Pepsico – URP será transformado em pagamento único, correspondente ao Saldo de Conta Total remanescente ou ao montante cor- respondente as parcelas vincendas, conforme o caso, extinguindo-se defi nitivamente, com o seu pagamento, todas as obrigações da Sociedade perante o Partici- pante, seus Benefi ciários e herdeiros legais.

8.24.6 Qualquer Benefício de valor mensal inferior a 2 (duas) Unidade de Referência Pepsico – URP será transformado em pagamento único, correspondente ao Saldo de Conta Total remanescente ou ao montante cor- respondente as parcelas vincendas, conforme o caso, extinguindo-se defi nitivamente, com o seu pagamento, todas as obrigações da Sociedade perante o Partici- pante, seus Benefi ciários e herdeiros legais.

Renumerado

Ajuste de referência

8.25.6.1 O Conselho Deliberativo poderá a qualquer momento alterar a quantidade de Unidade de Refe- rência Pepsico – URP para delimitar o pagamento continuado.

8.24.6.1 O Conselho Deliberativo poderá a qualquer momento alterar a quantidade de Unidade de Referência Pepsico – URP para delimitar o pagamento continuado.

Sem alteração Renumerado

8.25.6.2 Ao Participante que tenha cumprido os requi- sitos para obtenção dos benefícios previstos no Plano é assegurada a aplicação das disposições regulamen- tares vigentes na data em que se tornou elegível a um benefício de aposentadoria. A aplicação dos itens 8.25.6 e 8.25.6.1 é válida aos participantes que ainda não tenham preenchido os requisitos para obtenção dos benefícios, a partir da aprovação das alterações deste Regulamento pelo órgão competente.

CAPÍTULO IX

DA PORTABILIDADE CAPÍTULO IXDOS INSTITUTOS LEGAIS OBRIGATÓRIOS Ajuste redacional para melhor tratamento dos Institutos Legais Obrigatórios

9.1 No caso de Término de Vínculo a Sociedade forne- cerá ao Participante um extrato de desligamento, na forma prevista na legislação vigente, no prazo máximo de 30 (trinta) dias a contar da data da informação da Patrocinadora referente ao Término do Vínculo.

O conteúdo do item 15.11 do Texto Vigente foi transferido para o item 9.1 do Texto Proposto, com a redação reformulada.

9.2 O Participante deverá, dentro do prazo de 30 (trinta) dias, a contar do recebimento do extrato de desligamento, contendo as informações exigidas pela legislação vigente, optar por um dos seguintes Insti- tutos legais obrigatórios da Portabilidade, Resgate de Contribuições, Benefício Proporcional Diferido ou Autopatrocínio, nos termos previstos neste Capítulo.

Consolidação dos Institutos para a opção, quando do desligamento do Participante. No Texto Vigente estava em cada instituto (Por exemplo itens: 4.7.1; 10.1.2).

9.2.1 Caso o Participante venha a questionar qualquer informação constante do extrato de desligamento, o prazo para opção de qualquer dos Institutos legais obrigatórios fi cará suspenso até que a Sociedade

O conteúdo do item 15.11.1 do Texto Vigente foi transferido para o item 9.2.1 do Texto Pro- posto, com a redação reformulada.

Seção I - Da Portabilidade

9.1 O Participante que se desligar ou for desligado da Patrocinadora poderá optar pelo instituto da Por- tabilidade, desde que, na data do Término do Vínculo, preencha, cumulativamente, os seguintes requisitos: I. tenha, no mínimo, 3 (três) anos de Tempo de Vincu-

lação ao Plano – TVP;

II. não receba Benefício por este Plano de Benefícios Pepsico.

9.3 O Participante que tiver cessado seu vínculo empregatício com Patrocinadora, após completar 3 (três) anos de Tempo de Vinculação ao Plano – TVP e desde que não esteja em gozo de benefício de Apo- sentadoria previsto no Plano de Benefícios Pepsico, poderá optar por portar, para outra Entidade de pre- vidência complementar ou companhia seguradora autorizada a operar planos de previdência comple- mentar, o montante correspondente ao seu direito acumulado.

Reformulação redacional para maior transpa- rência e melhor entendimento.

9.1.1 Fica dispensado do cumprimento do disposto no inciso I de que trata o item 9.1, a opção pelo instituto da Portabilidade para os recursos oriundos de outro Plano de benefícios de Entidade de previdência com- plementar ou de companhia seguradora, registrados e alocados na Conta Portabilidade prevista no inciso IV do item 7.1 deste Regulamento.

9.4 Para fi ns de Portabilidade o direito acumulado do Participante corresponderá a 100% (cem por cento) do saldo da Conta de Participante, acrescido de 10% (dez por cento) do saldo da Conta de Patrocinadora, para cada ano de vínculo empregatício com a Patroci- nadora, limitado a 100% (cem por cento) do saldo existente em cada Conta, sendo o valor total resul- tante devidamente atualizado pela cota vigente no mês que antecede a Portabilidade dos recursos.

O conteúdo do item 9.3 do Texto Vigente foi transferido para o item 9.4 do Texto Proposto, com ajustes redacionais.

9.5 Nos termos da legislação vigente aplicável, o Plano de Benefícios Pepsico recepcionará recursos portados por Participante, oriundos de outros planos de previdência complementar. Neste caso, os recur- sos recepcionados por meio de Portabilidade serão alocados na Conta Portabilidade, sub-dividida em “Recursos Portados - Entidade Fechada” e “Recursos Portados - Entidade Aberta/Seguradora”, conforme sua origem, Os “Recursos Portados” não estarão sujeitos, para nova Portabilidade, ao prazo de carência fi xado no item 9.3 deste Regulamento.

Inclusão do item para maior esclarecimento, transparência e entendimento.

9.6 Em caso de Resgate de Contribuições, em face do cancelamento da inscrição do Participante, eventual saldo da Conta de Portabilidade, alocado sob a rubrica própria de “Recursos Portados – Entidade Fechada”, deverá ser necessariamente objeto de Portabilidade.

Conteúdo consolidado e transferido do item 10.3.1 do Texto Vigente para o item 9.6 do Texto Proposto.

9.7 Os recursos a serem portados serão aqueles registra- dos na Sociedade no 1º (primeiro) dia do mês de entrega do Termo de Opção, considerados os valores referentes à integralização quando for o caso, sendo devidamente atualizados de acordo com a cota vigente no mês imedia- tamente anterior ao mês da transferência dos recursos.

Transferência e consolidação do Texto Vigente, itens 9.3.4 e 9.3.5 para o Texto Proposto com ajustes, no item 9.7

9.8 O direito acumulado do Participante que não efetuou Contribuição Suplementar para o Plano de Benefícios Pepsico, para efeito de Portabilidade, cor- responderá ao valor previsto para o Benefício Mínimo.

Conteúdo do item 8.21.1.1 do Texto Vigente transferido para o item 9.8 do Texto Proposto, de forma mais simples.

9.9 O Participante que não preencher o tempo de vincu- lação requerido no item 9.3, mas tiver recursos portados alocados na Conta Portabilidade, poderá optar pela Portabi- lidade do referido valor para uma Entidade de previdência complementar ou companhia seguradora autorizada a operar planos de previdência complementar.

Inclusão de texto para maior transparência e melhor entendimento.

9.10 Os Participantes que estiverem vinculados ao Plano de Benefícios Pepsico em 04.09.2013 será garantido, em caso de Término do Vínculo, optar pela Portabilidade, tendo os mesmos direitos a Portabilidade dos valores conforme descrito no item 9.11.

9.1.2 A opção de que trata o item 9.1 deverá ser efe- tuada pelo Participante por meio do Termo de Opção fornecido pela Sociedade, no prazo máximo de 30 (trinta) dias a contar da data da entrega do extrato de que trata o item 15.11 deste Regulamento.

Item 9.1.2 do texto vigente excluído, com a transferência do conteúdo para o item 9.13 do texto proposto.

9.1.3 No prazo máximo de 10 (dez) dias úteis conta- dos da data da entrega pelo Participante do Termo de Opção, a Sociedade deverá encaminhar à Entidade de previdência complementar ou companhia seguradora escolhida pelo Participante, receptora dos recursos, o termo da Portabilidade devidamente preenchido.

Excluído uma vez que a matéria não precisa ser tratada no Regulamento. A legislação vigente já determina as regras, e o item 9.13 diz que: “os trâmites e prazos para concreti- zação da opção do Participante obedecerão a legislação específi ca vigente.”

9.1.4 A transferência dos recursos fi nanceiros para outro Plano de benefícios de Entidade de previdência complementar ou de companhia seguradora, conforme escolha do Participante, ocorrerá até o 5º (quinto) dia útil do mês subsequente ao da entrega do Termo de Portabilidade devidamente preenchido e assinado na Entidade de previdência complementar ou da compa- nhia seguradora receptora.

Excluído uma vez que a matéria não precisa ser tratada no Regulamento. A legislação vigente já determina as regras, e o item 9.13 diz que: “os trâmites e prazos para concreti- zação da opção do Participante obedecerão a legislação específi ca vigente.”

9.2 O Participante que por ocasião do Término do Vín- culo tenha optado ou tenha presumida pela Sociedade a opção pelo instituto do Benefício Proporcional Diferido ou pelo instituto do autopatrocínio poderá, se desejar, optar pelo instituto da Portabilidade, desde que na oca- sião de sua opção preencha os requisitos previstos nos incisos I e II do item 9.1 deste Regulamento.

Item excluído

O item 9.3 do Texto Vigente já considera a pre- visão deste item 9.2 do Texto Vigente.

9.3 O Participante que optar pelo instituto da Portabili- dade terá direito a portar para outro Plano de benefícios de Entidade de previdência complementar ou de com- panhia seguradora a 100% (cem por cento) do saldo da Conta de Participante prevista no inciso I do item 7.1, acrescido de 10% (dez por cento) da Conta de Patro- cinadora prevista nos incisos II e III do item 7.1, para cada ano de vinculo empregatício com a Patrocinadora, atualizado com a cota vigente no mês que antecede a Portabilidade dos recursos.

O acréscimo incidente sobre as contas de Patrocinadora previstas nos incisos II e III do item 7.1 estará limitado a 100% do saldo existente em cada conta.

O conteúdo do item 9.3 do Texto Vigente foi transferido para o item 9.4 do Texto Proposto, com ajustes redacionais.

9.3.1 O Participante que, por força do disposto neste Regulamento, não contribuir a este Plano, terá como Reserva Matemática aquela prevista na legislação apli- cável, considerando, para efeito de sua apuração, as regras do Benefício Mínimo contidas na Seção VII do Capítulo VIII deste Regulamento.

9.3.3 O Participante que não tiver direito a portar os recursos acumulados neste Plano de Benefícios Pepsico e que estiver enquadrado no disposto no subi- tem 9.1.1 terá direito a portar somente os recursos inclusos na Conta Portabilidade prevista no inciso IV do item 7.1 deste Regulamento.

9.3.4 Os recursos a serem portados serão aqueles registrados na Sociedade no 1º (primeiro) dia do mês de entrega do Termo de Opção, considerados os valores referentes à integralização quando for o caso.

Transferência e consolidação do Texto Vigente, itens 9.3.4 e 9.3.5 para o Texto Proposto com ajustes, no item 9.7

9.3.5 Os valores de que trata o subitem 9.3.4 serão atualizados de acordo com a cota vigente no mês ime- diatamente anterior ao mês da transferência.

Transferência e consolidação do Texto Vigente, itens 9.3.4 e 9.3.5 para o Texto Proposto com ajustes, no item 9.7

9.11 O Participante que optar pela Portabilidade terá direito a portar para outro Plano de benefícios de Enti- dade de previdência complementar ou de companhia seguradora os valores de que tratam os incisos I ou II, conforme o caso, acrescido das Contribuições efetuadas posteriormente à data do Término do Vínculo:

I. o Saldo de Conta Total previsto no item 7.1 para o Participante não elegível a um Benefício de Aposen- tadoria pelo Plano;

II. o Saldo de Conta Total previsto no item 7.1, acrescido da integralização da Contribuição Especial, para o Participante elegível a um Benefício de Aposentado- ria Antecipada.

Conteúdo transferido de 14.7.1 do texto vigente para para 9.11 do texto proposto

9.3.6 Na hipótese de o Participante optar por uma Entidade Aberta de Previdência Complementar ou companhia seguradora, a integralidade dos recursos a serem portados deverá ser utilizada para a contratação de um benefício pago na forma de renda mensal vitalí- cia ou por um prazo determinado de, no mínimo, igual ao período em que a reserva foi constituída neste Plano,

9.12 Na hipótese de o Participante optar por uma Entidade Aberta de Previdência Complementar ou companhia seguradora, a integralidade dos recursos a serem portados deverá ser utilizada para a contratação de um benefício pago na forma de renda mensal vitalí- cia ou por um prazo determinado de, no mínimo, igual ao período em que a reserva foi constituída no Plano

Renumerado

9.13 A opção do Participante pela Portabilidade deverá ser efetuada por meio de Termo de Opção fornecido pela Sociedade e os trâmites e prazos para concretização da opção do Participante obedecerão a legislação específi ca vigente.

Item 9.1.2 do texto vigente excluído, com a transferência do conteúdo para o item 9.13 do texto proposto.

9.4 A opção do Participante pelo instituto da Por- tabilidade tem caráter irrevogável e irretratável, extinguindo-se com a transferência dos recursos, toda e qualquer obrigação da Sociedade para com o Partici- pante, seus Benefi ciários e herdeiros legais.

9.14 A opção do Participante pelo instituto da Portabili- dade tem caráter irrevogável e irretratável, extinguindo-se com a transferência dos recursos, toda e qualquer obri- gação da Sociedade para com o Participante, seus Benefi ciários e herdeiros legais.

Renumerado

9.5 O instituto da Portabilidade não implicará, em nenhuma hipótese, em qualquer pagamento pela Sociedade diretamente ao Participante.

9.15 A Portabilidade não implicará, em nenhuma hipótese, em qualquer pagamento pela Sociedade dire- tamente ao Participante.

CAPÍTULO X

DO RESGATE DE CONTRIBUIÇÕES

Seção II - Do Resgate de Contribuições Alteração da referência