• Nenhum resultado encontrado

Alterações Propostas Regulamento do Plano de Benefícios Pepsico Quadro Comparativo

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Alterações Propostas Regulamento do Plano de Benefícios Pepsico Quadro Comparativo"

Copied!
200
0
0

Texto

(1)

Prev Pepsico

Sociedade Previdenciária

CNPJ 00.098.693/0001-05

CNPB 2004.0020-18

(2)

CAPÍTULO I

DO OBJETO CAPÍTULO IDO OBJETO

O presente documento tem por objeto estabelecer as con-dições de concessão e de manutenção dos Benefícios e direito aos Institutos nele previstos, bem como os direitos e obrigações das Patrocinadoras, dos Participantes e dos Benefi ciários da PREV PEPSICO – Sociedade Previdenciá-ria em relação ao Plano de Benefícios Pepsico.

O Plano de Benefícios Pepsico regido por este Regula-mento, instituído na modalidade de contribuição defi nida, será divulgado junto aos Participantes sob a denomina-ção de Plano de Benefícios Pepsico.

Este Regulamento substitui, unifi cando, o Regulamento do Plano de Benefícios Pepsico e o Regulamento do Plano de Benefícios vigentes até o dia 19/8/2004.

O presente Regulamento tem por objeto estabelecer as condições de concessão e de manutenção dos Bene-fícios e direito aos Institutos legais obrigatórios nele previstos, bem como os direitos e obrigações das Patro-cinadoras, dos Participantes e dos Benefi ciários, em relação ao Plano de Benefícios Pepsico, administrado pela PREV PEPSICO – Sociedade Previdenciária.

O Plano de Benefícios Pepsico está estruturado na modalidade de contribuição defi nida.

O Regulamento do Plano de Benefícios Pepsico subs-tituiu, unifi cando, os termos do Regulamento do Plano de Benefícios Pepsico e do Regulamento do Plano de Benefícios Quaker, vigentes até o dia 19/8/2004.

Ajustes para simplifi cação, maior transparên-cia e melhor entendimento.

(3)

CAPÍTULO II

DAS DEFINIÇÕES CAPÍTULO IIDAS DEFINIÇÕES

Neste Regulamento, as expressões, palavras, abreviações ou siglas terão o signifi cado abaixo indicado, a menos que o contexto indique claramente outro sentido. Estes termos e os termos defi nidos no Estatuto aparecem no texto com a primeira letra em maiúsculo.

Neste Regulamento, o masculino incluirá o feminino e vice-versa e o singular incluirá o plural e vice-versa, a menos que o contexto indique o contrário.

Neste Regulamento, as expressões, palavras, abrevia-ções ou siglas terão o signifi cado abaixo indicado e aparecem no texto com a primeira letra em maiúsculo. Neste Regulamento, o masculino incluirá o feminino e vice-versa e o singular incluirá o plural e vice-versa, a menos que o contexto indique o contrário.

Ajuste redacional para eliminar a referência ao Estatuto.

2.1 “Administrador”: signifi ca o membro do Conselho de Administração, membro da Diretoria, ou sócio gerente de Patrocinadora.

2.1 “Administrador”: signifi ca o membro do Conselho de Administração, membro da Diretoria, ou sócio gerente de Patrocinadora.

Sem alteração

2.2 “Atuário”: signifi ca a pessoa física ou jurídica con-tratada pela Sociedade com o propósito de conduzir avaliações atuariais e prestar serviços de consultoria atuarial e correlatos, devendo ser, como pessoa física, membro do Instituto Brasileiro de Atuária ou, como pessoa jurídica, contar, em seu quadro de profi ssionais com um membro do mesmo Instituto.

2.2 “Atuário”: signifi ca a pessoa física ou jurídica con-tratada pela Sociedade com o propósito de conduzir avaliações atuariais e prestar serviços de consultoria atuarial e correlatos, devendo ser, como pessoa física, membro do Instituto Brasileiro de Atuária ou, como pessoa jurídica, contar, em seu quadro de profi ssionais com um membro do mesmo Instituto.

(4)

2.3 “Benefi ciários”: signifi ca as pessoas físicas vincula-das ao Participante, em conformidade com o disposto na Seção II do Capítulo IV deste Regulamento.

2.3 “Benefi ciários”: signifi ca as pessoas físicas vinculadas ao Participante ou por este indicadas, em conformidade com o disposto na Seção II do Capítulo IV deste Regulamento.

Inclusão da indicação de Benefi ciário.

2.4 “Benefícios”: signifi ca os benefícios oferecidos aos Participantes e aos Benefi ciários previstos neste Regulamento.

2.4 “Benefícios”: signifi ca os benefícios oferecidos aos Participantes e aos Benefi ciários previstos neste Regula-mento.

Sem alteração

2.5 “Conselho Deliberativo”: signifi ca o órgão máximo de controle, deliberação e superior orientação da Sociedade.

2.5 “Conselho Deliberativo”: signifi ca o órgão máximo de controle, deliberação e superior orientação da Socie-dade.

Sem alteração

2.6 “Conta”: conforme defi nido no Capítulo VII deste

Regulamento. 2.6 “Conta”: conforme defi nido no Capítulo VII deste Regu-lamento. Sem alteração 2.7 “Contribuição”: signifi ca as Contribuições efetuadas

pela Patrocinadora e/ou Participantes, conforme defi -nido no Capítulo VI deste Regulamento.

2.7 “Contribuição”: signifi ca as Contribuições efetuadas pela Patrocinadora e/ou Participantes, conforme defi nido no Capítulo VI deste Regulamento.

(5)

2.8 “Data do Cálculo”: signifi ca a data que serve de referência para as informações utilizadas no cálculo dos Benefícios, conforme defi nido no Capítulo VIII deste Regulamento.

2.8 “Data do Cálculo”: signifi ca a data que serve de referência para as informações utilizadas no cálculo dos Benefícios, bem como do Resgate de Contribuições e da Portabilidade e corresponderá ao primeiro dia útil do mês de competência. Se a data do Término do Vín-culo ou a data da elegibilidade, morte ou Invalidez, conforme o caso, ou a data do requerimento, se pos-terior, ocorrer entre o dia 1º e 15º dia do mês, o mês de competência será o mês da ocorrência do evento, caso contrário, o mês de competência será o mês ime-diatamente subsequente à ocorrência do evento. No que se refere às Contribuições previstas no Capí-tulo VI deste Regulamento, somente serão creditadas na Conta do Participante se o Término do Vínculo ocor-rer após o 15º dia do mês. Se o Término do Vínculo ocorrer entre o dia 1º e 14º dia do mês, o Participante não fará jus ao crédito das Contribuições relativas ao mês do Término do Vínculo.

Ajustes para refl etir as aplicações da “Data do Cálculo”

2.9 “Data Efetiva do Plano”: signifi ca o dia 1º de

(6)

2.10 “Data Efetiva do Plano de Benefícios”: signifi ca o dia 6 de junho de 1994, data em que foi instituído o Plano de Benefícios da extinta Quaker Brasil Ltda.

2.10 “Data Efetiva do Plano de Benefícios Quaker”: signifi ca o dia 6 de junho de 1994, data em que foi insti-tuído o Plano de Benefícios da extinta Quaker Brasil Ltda.

Alteração para especifi car o Plano correspon-dente.

2.11 “Data Efetiva de Alteração do Plano de Benefícios Pepsico”: signifi ca a data de aprovação da presente alteração do Plano de Benefícios Pepsico, pela autori-dade competente.

Inclusão de item para registrar a data da pre-sente alteração proposta

2.11 “Estatuto”: signifi ca o Estatuto da PREV PEPSICO –

Sociedade Previdenciária. 2.12 “Estatuto”: signifi ca o Estatuto da PREV PEPSICO – Sociedade Previdenciária. Renumerado. 2.12 “INPC”: signifi ca a variação do Índice Nacional de

Preços ao Consumidor, publicado pela Fundação Insti-tuto Brasileiro de Geografi a e Estatística (IBGE).

2.12.1 Em caso de extinção do INPC, mudança na sua metodologia de cálculo, reforma econômica ou no caso de impossibilidade legal ou material de sua utilização para os fi ns previstos neste Regulamento, a Sociedade escolherá um índice ou indexador econômico substi-tuto, sujeito à aprovação do órgão público competente.

2.13 “INPC”: signifi ca a variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor, publicado pela Fundação Insti-tuto Brasileiro de Geografi a e Estatística (IBGE).

Em caso de extinção do INPC, mudança na sua meto-dologia de cálculo, reforma econômica ou no caso de impossibilidade legal ou material de sua utilização para os fi ns previstos neste Regulamento, a Sociedade esco-lherá um índice ou indexador econômico substituto, sujeito à aprovação do órgão público competente. A

Sem alteração. Renumerado.

Unifi cação do Texto Vigente do item 2.12 e 2.13, no item 2.13 do Texto Proposto.

(7)

2.13 “Invalidez”: signifi ca a perda total da capacidade de um Participante desempenhar todas as atividades relacionadas à sua função, bem como qualquer tra-balho remunerado, resultando em seu afastamento. À Invalidez aplicam-se, subsidiariamente, as normas pre-vistas para o benefício de aposentadoria por invalidez na legislação da Previdência Social.

2.14 “Invalidez”: signifi ca a perda total da capacidade de um Participante desempenhar todas as atividades relacionadas à sua função, bem como qualquer trabalho remunerado, resultando em seu afastamento. À Invalidez aplicam-se, subsidiariamente, as normas previstas para o benefício de aposentadoria por invalidez na legislação da Previdência Social

Sem alteração. Renumerado

2.14 “Material Explicativo”: conforme defi nido no

Capí-tulo XIII deste Regulamento. Exclusão por não haver necessidade da maté-ria ser tratada no Regulamento. 2.15 “Participante”: conforme defi nido no Capítulo IV

deste Regulamento. 2.15 “Participante”: conforme defi nido no Capítulo IV deste Regulamento. Sem alteração 2.16 “Patrocinadora”: signifi ca a Pepsico do Brasil

Ltda., a Pepsi-Cola Ind. da Amazônia Ltda. e quaisquer outras pessoas jurídicas que tenham celebrado ou que venham a celebrar convênio de adesão com a PREV PEPSICO – Sociedade Previdenciária em relação a este Plano de Benefícios Pepsico.

2.16 “Patrocinadora”: signifi ca a pessoa jurídica que tenha celebrado ou que venha a celebrar convênio de adesão com a PREV PEPSICO – Sociedade Previdenci-ária em relação ao Plano de Benefícios Pepsico.

Ajuste redacional para excluir a referência à denominação social das Patrocinadoras do Plano de Benefícios Pepsico

(8)

2.17 “Plano de Benefícios”: signifi ca o Plano oferecido aos participantes vinculados à extinta Quaker Brasil Ltda. por oportunidade do ingresso na Sociedade, cujas regras constam do Regulamento do Plano de Benefícios vigente até o dia 18/8/2004.

2.17 “Plano de Benefícios Quaker”: signifi ca o Plano oferecido aos participantes vinculados à extinta Quaker Brasil Ltda., cujas regras constam do Regulamento do Plano de Benefícios Quaker vigente em 18/8/2004.

Ajuste redacional com nomenclarura ade-quando ao Plano que se refere.

2.18 “Plano de Benefícios Pepsico” ou “Plano”: signifi ca o conjunto de Benefícios e respectivos requisitos para sua obtenção e manutenção, conforme previsto no pre-sente Regulamento, com as alterações que lhe forem introduzidas.

2.18 “Plano de Benefícios Pepsico”: signifi ca o conjunto de Benefícios e respectivos requisitos para sua obtenção e manutenção, conforme previsto no presente Regula-mento, com as alterações que lhe forem introduzidas.

Exclusão da expressão “ou “Plano”, de forma a fi car sempre claro a que Plano refere-se.

2.19 “Portabilidade”: signifi ca a possibilidade de o Participante transferir recursos para outra Entidade de previdência complementar ou companhia seguradora ou para este Plano de Benefícios, conforme previsto no Capítulo IX deste Regulamento.

2.19 “Portabilidade”: signifi ca a possibilidade de o Participante transferir recursos para outra Entidade de previdência complementar ou companhia seguradora ou para o Plano de Benefícios Pepsico.

Ajuste redacional de forma a simplifi car a defi -nição.

2.20 “Previdência Social”: signifi ca a instituição pública que tem como objetivo reconhecer e conceder direitos previdenciários aos seus segurados ou outro órgão de

2.20 “Previdência Social”: signifi ca a instituição pública que tem como objetivo reconhecer e conceder direitos previdenciários aos seus segurados ou outro órgão de

(9)

2.21 “Recuperação”: signifi ca o restabelecimento do Participante ou do Benefi ciário, que tenha sofrido Inva-lidez, para o desempenho de atividades remuneradas.

2.21 “Recuperação”: signifi ca o restabelecimento do Participante ou do Benefi ciário, que tenha sofrido Inva-lidez, para o desempenho de atividades remuneradas.

Sem alteração

2.22 “Reserva Matemática”: signifi ca o montante de recursos fi nanceiros apurados atuarialmente em con-formidade com as normas pertinentes, necessários para o pagamento de um determinado Benefício, con-forme sua natureza.

2.22 “Reserva Matemática”: signifi ca o montante de recursos fi nanceiros apurados atuarialmente em confor-midade com as normas pertinentes, necessários para o pagamento de um determinado Benefício, conforme sua natureza.

Sem alteração

2.23 “Retorno de Investimentos”: signifi ca o resultado dos investimentos efetuados com os recursos deste Plano de Benefícios Pepsico, incluindo juros, dividen-dos, aluguéis, ganhos e perdas de capital, realizados ou não, e quaisquer outras rendas, deduzidos os tributos e os custos diretos e indiretos com a administração dos investimentos. As despesas necessárias à administra-ção do Plano de Benefícios Pepsico também poderão ser deduzidas, desde que aprovadas pelo Conselho Deliberativo e previstas no Plano de custeio.

2.23 “Retorno de Investimentos”: signifi ca o resultado dos investimentos efetuados com os recursos do Plano de Benefícios Pepsico, incluindo juros, dividendos, alu-guéis, ganhos e perdas de capital, realizados ou não, e quaisquer outras rendas, deduzidos os tributos e os custos diretos e indiretos com a administração dos investimentos. As despesas necessárias à administração do Plano de Benefícios Pepsico também poderão ser deduzidas do Retorno dos Investimentos, desde que autorizado pelo Conselho Deliberativo e estejam previs-tas no Plano de custeio.

(10)

2.24 “Regulamento do Plano de Benefícios”: signifi ca o Regulamento do Plano de Benefícios dos participantes vinculados por oportunidade do ingresso na Socie-dade à extinta Quaker Brasil Ltda., vigente até o dia 18/8/2004.

2.24 “Regulamento do Plano de Benefícios Quaker”: signifi ca o Regulamento do Plano de Benefícios Quaker, oferecido aos participantes vinculados à extinta Quaker Brasil Ltda., vigente até o dia 18/8/2004.

Ajuste redacional de forma a identifi car o Plano específi co.

2.25 “Regulamento do Plano de Benefícios Pepsico” ou “Regulamento”: signifi ca este documento, conforme estabelecido no Capítulo I.

2.25 “Regulamento do Plano de Benefícios Pepsico” ou “Regulamento”: signifi ca este documento, conforme estabelecido no Capítulo I.

Sem alteração

2.26 “Salário de Contribuição”: signifi ca o valor que servirá de base para apuração das Contribuições, con-forme defi nido no Capítulo V deste Regulamento.

2.26 “Salário de Contribuição”: signifi ca o valor que servirá de base para apuração das Contribuições, con-forme defi nido no Capítulo V deste Regulamento.

Sem alteração

2.27 “Saldo de Conta Total”: conforme defi nido nos

Capítulos VII e XV deste Regulamento. 2.27 “Saldo de Conta Total”: signifi ca a soma dos saldos das Contas onde serão creditadas as Contribuições.

Ajuste no texto de forma que a defi nição seja mais adequada.

2.28 “Sociedade”: signifi ca a PREV PEPSICO –

(11)

2.30 “Término do Vínculo”: signifi ca a rescisão do con-trato de trabalho do Participante com a Patrocinadora, ou o afastamento defi nitivo do Administrador em decor-rência de exoneração, renúncia, demissão ou término do mandato sem recondução, desde que não revertido à condição de empregado.

2.30 “Término do Vínculo”: signifi ca a rescisão do con-trato de trabalho do Participante com a Patrocinadora, ou o afastamento defi nitivo do Administrador em decorrência de exoneração, renúncia, demissão ou término do mandato sem recondução, desde que não revertido à condição de empregado.

Para fi ns de Término do Vínculo, será considerada a data da rescisão do contrato de trabalho, não computado even-tual período correspondente a aviso-prévio indenizado.

Ajuste redacional para prever que a data da rescisão do contrato de trabalho, não com-putado eventual período correspondente a aviso-prévio indenizado

2.31 “Transformação do Saldo de Conta Total”: signifi ca o processo de conversão do Saldo de Conta Total, na Data do Cálculo, em Benefício de renda mensal, con-forme disposto neste Regulamento.

2.31 “Transformação do Saldo de Conta Total”: signi-fi ca o processo de conversão do Saldo de Conta Total, na Data do Cálculo, em Benefício de renda mensal.

Exclusão do texto “conforme disposto neste Regulamento”, uma vez que era desnecessário.

2.32 “Unidade de Referência Pepsico - URP”: signifi ca o valor de R$ 179,00

(cento e setenta e nove reais) em 30 de setembro de 2001. A URP será atualizada em março de cada ano, con-siderando-se a média aritmética simples dos diversos índices de reajustes salariais de caráter geral praticados por Patrocinadora no período de abril a março de cada ano. Excepcionalmente, em março de 2003 o índice aplicado

2.32 “Unidade de Referência Pepsico - URP”: signifi ca o valor de R$ 452,48, em 01/04/2015. A URP será atua-lizada em março de cada ano, considerando-se a média aritmética simples dos diversos índices de reajustes salariais de caráter geral praticados pela Patrocinadora no período de abril a março de cada ano.

Ajuste redacional para registrar valor atua-lizado da URP e para excluir a referência de excepcionalidade relativa ao exercício de 2003

(12)

CAPÍTULO III

DO TEMPO DE VINCULAÇÃO AO PLANO - TVP CAPÍTULO IIIDO TEMPO DE VINCULAÇÃO AO PLANO - TVP

3.1 Para fi ns deste Regulamento, Tempo de Vinculação ao Plano – TVP signifi ca o período de vinculação do Par-ticipante a este Plano, contado a partir de seu último ingresso na Sociedade, neste Plano de Benefícios Pepsico, observado o disposto neste Capítulo.

3.1 Tempo de Vinculação ao Plano – TVP signifi ca o período de vinculação do Participante ao Plano de Bene-fícios Pepsico, contado a partir de seu último ingresso, observado o disposto neste Capítulo.

Ajuste redacional de forma a simplifi car sem prejudicar o conteúdo.

Inclusão do nome do Plano.

3.1.1 O tempo de serviço prestado à Patrocinadora pelos seus empregados e Administradores anterior à Data Efetiva do Plano, ressalvado o disposto nos subitens 3.1.2 e 3.1.3, será contado como Tempo de Vinculação ao Plano – TVP, única e exclusivamente para efeito do cálculo disposto no item 6.13 e do Benefício Mínimo, de que trata o item 8.21 e para a elegibilidade aos Benefícios e Institutos previstos neste Regulamento.

3.1.1 O tempo de serviço prestado à Patrocinadora pelos seus empregados e Administradores anterior à Data Efe-tiva do Plano, ressalvado o disposto nos subitens 3.1.2 e 3.1.3, será contado como Tempo de Vinculação ao Plano – TVP, única e exclusivamente para efeito do cálculo da Contribuição Especial de Patrocinadora e do Benefício Mínimo e para a elegibilidade aos Benefícios e Institutos legais obrigatórios previstos neste Regulamento.

Ajuste redacional para facilitar o entendimento.

3.1.2 O disposto no subitem 3.1.1 não se aplica aos Par-ticipantes cujo tempo de serviço anterior à Data Efetiva do Plano tenha sido prestado a empresa não Patrocinadora

3.1.2 O disposto no subitem 3.1.1 não se aplica aos Partici-pantes cujo tempo de serviço anterior à Data Efetiva do Plano tenha sido prestado a empresa não Patrocinadora que tenha

Sem alteração, apenas inclusão do nome específi co do Plano.

(13)

3.1.3 O tempo de serviço prestado pelos emprega-dos e Administradores anterior a Data Efetiva do Plano de Benefícios da extinta Quaker Brasil Ltda. será con-siderado como Tempo de Vinculação ao Plano – TVP exclusivamente para cálculo do Benefício Mínimo e para fi ns de elegibilidade dos Benefícios e Institutos previstos neste Plano.

3.1.3 O tempo de serviço prestado pelos empregados e Administradores anterior a Data Efetiva do Plano de Benefícios Quaker será considerado como Tempo de Vin-culação ao Plano – TVP, exclusivamente para cálculo do Benefício Mínimo e para fi ns de elegibilidade dos Bene-fícios e Institutos legais obrigatórios previstos no Plano de Benefícios Pepsico.

Adequação dos nomes específi cos dos Planos envolvidos e inclusão de “legais obrigatórios” aos “Institutos”.

3.1.4 Em caso de sucessão societária após a Data Efetiva do Plano será incluído no Tempo de Vinculação ao Plano – TVP o último período de tempo de serviço ininterrupto de um Participante prestado a empresa não Patrocinadora que foi sucedida por Patrocinadora, única e exclusivamente para fi ns de elegibilidade aos Benefícios e Institutos previstos neste Regulamento.

3.1.4 Em caso de sucessão societária, após a Data Efetiva do Plano será incluído no Tempo de Vinculação ao Plano – TVP o último período de tempo de serviço ininterrupto de um Participante prestado a empresa não Patrocinadora que foi sucedida por Patrocinadora, única e exclusivamente para fi ns de elegibilidade aos Bene-fícios e Institutos legais obrigatórios previstos neste Regulamento.

Sem alteração.

Apenas inclusão de “legais obrigatórios” aos “Institutos”.

3.1.4.1 Para efeito do disposto no subitem 3.1.4, considera-se sucessão societária quando, por força de reorganização corporativa, através de fusão, cisão, incorporação ou qualquer outra modalidade, a Patroci-nadora assuma, por disposição legal ou contratual, a obrigação por todos os direitos trabalhistas da empresa que venha a suceder.

3.1.4.1 Para efeito do disposto no subitem 3.1.4, con-sidera-se sucessão societária quando, por força de reorganização corporativa, através de fusão, cisão, incor-poração ou qualquer outra modalidade, a Patrocinadora assuma, por disposição legal ou contratual, a obrigação por todos os direitos trabalhistas da empresa que venha a suceder.

(14)

3.1.5 No cálculo do Tempo de Vinculação ao Plano – TVP, os meses serão convertidos em frações de anos de tantos doze avos quanto for o número de meses, sendo que o período igual ou superior a 15 (quinze) dias será considerado 1 (um) mês.

3.1.5 No cálculo do Tempo de Vinculação ao Plano – TVP, os meses serão convertidos em frações de anos de tantos doze avos quanto for o número de meses, sendo que o período igual ou superior a 15 (quinze) dias será considerado 1 (um) mês.

Sem alteração

3.1.6 A Reserva Matemática correspondente ao tempo de serviço anterior, se houver, será considerada um com-promisso especial, nos termos da legislação vigente.

3.1.6 A Reserva Matemática correspondente ao tempo de serviço anterior, se houver, será considerada um com-promisso especial, nos termos da legislação vigente.

Sem alteração

3.2 Ressalvado o disposto no subitem 3.2.1, a conta-gem do Tempo de Vinculação ao Plano – TVP cessará na data do Término do Vínculo, não podendo, contudo, ser superior a 30 (trinta) anos.

3.2 Ressalvado o disposto no subitem 3.2.1, a conta-gem do Tempo de Vinculação ao Plano – TVP cessará na data do Término do Vínculo, não podendo, contudo, ser superior a 30 (trinta) anos.

Sem alteração

3.2.1 Sem prejuízo do limite estabelecido no item 3.2, para aquele que optar pelo instituto do autopatrocínio e permanecer no Plano na forma do disposto no item 4.7, a contagem do Tempo de Vinculação ao Plano – TVP cessará na data em que o Participante preencher os requisitos necessários à percepção do Benefício de

3.2.1 Sem prejuízo do limite estabelecido no item 3.2, para o Participante que optar pelo autopatrocínio, a con-tagem do Tempo de Vinculação ao Plano – TVP cessará na data em que o Participante preencher os requisitos necessários à percepção do Benefício de Aposentadoria Normal, ou quando entrar em gozo de qualquer outro

Ajuste redacional para simplifi car e deixar mais claro.

(15)

3.2.2 Para o Participante que optar ou tiver presumida pela Sociedade a sua opção pelo instituto do Benefí-cio ProporBenefí-cional Diferido, a contagem do Tempo de Vinculação ao Plano – TVP cessará na data em que o Participante preencher os requisitos necessários à percepção do Benefício Proporcional, sem prejuízo do limite previsto no item 3.2 deste Regulamento.

3.2.2 Para o Participante que optar ou tiver presumida a sua opção pelo Benefício Proporcional Diferido, a con-tagem do Tempo de Vinculação ao Plano – TVP cessará na data em que o Participante optar por este instituto legal obrigatório.

Ajuste redacional para simplifi cação

3.2.3 Na hipótese de novo ingresso de Participante que tenha requerido antecipadamente o desligamento do Plano, sem a ocorrência do Término do Vínculo, será ini-ciada nova contagem de Tempo de Vinculação ao Plano – TVP.

3.2.3 Na hipótese de novo ingresso de Participante que tenha requerido antecipadamente o desligamento do Plano de Benefícios Pepsico, sem a ocorrência do Tér-mino do Vínculo, será iniciada nova contagem de Tempo de Vinculação ao Plano – TVP.

Sem alteração.

Inclusão apenas do nome do Plano.

3.2.4 Na hipótese de admissão ou readmissão de Par-ticipante que tenha anteriormente optado pelo instituto do autopatrocínio ou do Benefício Proporcional Diferido e que optar por manter outra vinculação ao Plano de Benefícios Pepsico, será iniciada nova contagem de Tempo de Vinculação ao Plano – TVP para essa nova relação jurídica.

3.2.4 Na hipótese de admissão ou readmissão de Participante que tenha anteriormente optado pelo auto-patrocínio ou Benefício Proporcional Diferido e que optar por manter outra vinculação ao Plano de Benefícios Pepsico, será iniciada nova contagem de Tempo de Vin-culação ao Plano – TVP para esse novo período.

Sem alteração no conteúdo.

(16)

3.2.5 O Participante que detiver a condição de Auto-patrocinado ou que tiver optado ou presumida a sua opção pelo Benefício Proporcional Diferido e que vier a ser admitido ou readmitido em Patrocinadora do Plano de Benefícios Pepsico ou assumir cargo em sua admi-nistração, poderá optar por voltar a receber o mesmo tratamento dispensado aos demais Participantes que mantém vinculação com Patrocinadora para manter somente um vínculo no Plano de Benefícios Pepsico.

Item 4.2.3 do Texto Vigente transferido para o item 3.2.5 do Texto Proposto, com inclusão do nome do Plano.

3.2.6 A opção pelo disposto no subitem 3.2.5 deverá ser efetuada pelo Participante no prazo de 30 (trinta) dias, a contar da data da celebração do contrato individual de tra-balho ou da posse como Administrador da Patrocinadora.

Item 4.2.4 do Texto Vigente transferido para o item 3.2.6 do Texto Proposto, com ajuste de referência.

3.2.7 A opção pelo disposto no subitem 3.2.5 repre-senta a desistência de manter a condição de Participante Autopatrocinado ou da opção ou presunção pelo Benefí-cio ProporBenefí-cional Diferido, conforme o caso.

Item 4.2.5 do Texto Vigente transferido para o item 3.2.7 do Texto Proposto, com ajuste de referência.

(17)

3.2.8 O Participante de que trata o subitem 3.2.5 que não optar pelo disposto naquele subitem e solicitar novo ingresso no Plano de Benefícios Pepsico estabelecerá uma nova rela-ção jurídica com o mesmo, independente da anterior e as Contribuições efetuadas em decorrência dessa nova vincu-lação serão creditadas em novas contas individuais.

Item 4.2.6 do Texto Vigente transferido para o item 3.2.8 do Texto Proposto, com ajuste de referência.

3.2.9 Ressalvadas as disposições relativas à reinte-gração de empregado em Patrocinadora, o Participante que requerer o desligamento do Plano de Benefícios Pepsico antes do Término do Vínculo poderá reingres-sar no Plano de Benefícios Pepsico, iniciando-se nova contagem de Tempo de Vinculação ao Plano – TVP.

Transferido do item 4.2.8 do Texto Vigente para o item 3.2.9 do Texto Proposto, com ajuste redacional para melhor entendimento.

3.3 O Tempo de Vinculação ao Plano – TVP será inter-rompido nos casos de licença sem remuneração, afastamento do trabalho por motivo de doença ou aci-dente e perda total de remuneração, na hipótese de o Participante não optar por contribuir ao Plano, na forma prevista nos itens 4.8, 4.9 e 4.10, respectivamente.

3.3 O Tempo de Vinculação ao Plano – TVP será inter-rompido nos casos de licença sem remuneração, afastamento do trabalho por motivo de doença ou aci-dente e perda total de remuneração, na hipótese de o Participante não optar por contribuir ao Plano de Bene-fícios Pepsico, na condição de Autopatrocinado, na hipótese de se licenciar ou vier a ser licenciado pela Patrocinadora, sem remuneração, de afastamento do trabalho por motivo de doença ou acidente ou, ainda, no caso de perda parcial ou total de remuneração na Patrocinadora sem que haja Término de Vínculo.

Ajuste redacional para incorporar o conteúdo dos itens de referência.

(18)

CAPÍTULO IV

DOS PARTICIPANTES E DOS BENEFICIÁRIOS CAPÍTULO IVDOS PARTICIPANTES E DOS BENEFICIÁRIOS

Seção I - Dos Participantes Seção I - Dos Participantes

4.1 São Participantes, para efeito deste Regulamento: I. os empregados e Administradores da Patrocinadora; II. aqueles que estejam recebendo Benefício de

pres-tação continuada previsto neste Regulamento, inclusive aqueles previstos no Capítulo XV deste Regulamento;

III. os ex-empregados e ex-Administradores de Patroci-nadora que mantenham-se fi liados a este Plano de Benefícios Pepsico, nos termos deste Regulamento. IV. o Participante Vinculado que optou pelo Benefício

Proporcional Diferido previsto no Capítulo XI deste Regulamento.

4.1 São Participantes, para efeito deste Regulamento: I. os empregados e Administradores da Patrocinadora; II. aqueles que estejam recebendo Benefício de

presta-ção continuada previsto neste Regulamento;

III. os ex-empregados e ex-Administradores de Patro-cinadora que se mantenham fi liados ao Plano de Benefícios Pepsico, nos termos deste Regulamento.

Ajuste redacional

Simplifi cação de texto uma vez que o não tem necessidade de repetir o que já está previsto no Regulamento e o Participante vinculado que optou pelo BPD já está dentre aqueles ex-empregados/administradores fi liados ao Plano.

(19)

4.2.1 No ato do ingresso, o Participante preencherá os formulários fornecidos pela Sociedade e autorizará o processamento dos descontos das Contribuições de que trata este Regulamento, em folha de pagamento de Patrocinadora.

4.2.1 No ato do ingresso, o Participante preencherá os formulários fornecidos pela Sociedade e autorizará o processamento dos descontos das Contribuições de que trata este Regulamento, em folha de pagamento da Patrocinadora.

Sem alteração

4.2.2 O Participante fi cará obrigado a apresentar os documentos que lhe forem solicitados, inclusive com relação a seus Benefi ciários.

4.2.2 O Participante fi cará obrigado a apresentar os documentos que lhe forem solicitados, inclusive com relação a seus Benefi ciários.

Sem alteração

4.2.3 É vedado o ingresso de Participante que esteja em gozo de Benefício pelo Plano de Benefícios Pepsico, exceto a Pensão por Morte e o Abono Anual recebido em decorrên-cia de falecimento de Participante do qual seja Benefi ciário.

Transferido do item 4.2.7 do Texto Vigente para o item 4.2.3 do Texto Proposto, com ajuste de forma a facilitar o entendimento.

4.2.3 O Participante que detiver a condição de Autopatro-cinado ou que tiver optado ou presumida pela Sociedade a sua opção pelo instituto do Benefício Proporcional Diferido e que vier a ser admitido ou readmitido em Patro-cinadora deste Plano de Benefícios Pepsico ou assumir cargo em sua administração, poderá optar por voltar a receber o mesmo tratamento dispensado aos demais Participantes que mantém vinculação com Patrocinadora para manter somente um vínculo a este Plano.

Item 4.2.3 do Texto Vigente transferido para o item 3.2.5 do Texto Proposto, com inclusão do nome do Plano.

(20)

4.2.4 Os Participantes do Plano de Benefícios Pepsico poderão optar por portar para o Plano de Benefícios Pepsico os recursos oriundos de outro Plano de bene-fícios de Entidade de previdência complementar ou de companhia seguradora.

Transferido do item 4.2.9 do Texto Vigente para o item 4.2.4 do Texto Proposto.

4.2.4 A opção pelo disposto no subitem 4.2.3 deverá ser efetuada pelo Participante no prazo de 30 (trinta) dias a contar da data da celebração do contrato indi-vidual de trabalho ou da posse de administrador da Patrocinadora.

Item 4.2.4 do Texto Vigente transferido para o item 3.2.6 do Texto Proposto, com ajuste de referência.

4.2.5 A opção pelo disposto no subitem 4.2.3 representa a desistência de manter a condição de Participante Auto-patrocinado ou da opção ou presunção desta pelo instituto do Benefício Proporcional Diferido, conforme o caso.

Item 4.2.5 do Texto Vigente transferido para o item 3.2.7 do Texto Proposto, com ajuste de referência.

4.2.6 O Participante de que trata o subitem 4.2.3 que não optar pelo disposto naquele subitem e solicitar novo ingresso neste Plano de Benefícios Pepsico esta-belecerá uma nova relação jurídica com o mesmo,

Item 4.2.6 do Texto Vigente transferido para o item 3.2.8 do Texto Proposto, com ajuste de referência.

(21)

4.2.7 É vedado o ingresso de Participante que esteja em gozo de prestação continuada por este Plano de Benefícios Pepsico, exceto a Pensão por Morte e o Abono Anual recebido em decorrência de falecimento de Participante do qual seja Benefi ciário.

Transferido do item 4.2.7 do Texto Vigente para o item 4.2.3 do Texto Proposto.

4.2.8 Ressalvado o disposto na Seção III deste Capítulo, o Participante que requerer o desligamento deste Plano de Benefícios Pepsico antes do Término do Vínculo poderá reingressar neste Plano, observado o disposto no subitem 3.2.3 deste Regulamento.

Transferido do item 4.2.8 do Texto Vigente para o item 3.2.9 do Texto Proposto, com ajustes redacionais.

4.2.9 Os Participantes deste Plano de Benefícios Pepsico poderão optar por portar para este Plano de Benefícios os recursos oriundos de outro Plano de benefícios de Entidade de previdência complementar ou de compa-nhia seguradora.

Transferido do item 4.2.9 do Texto Vigente para o item 4.2.4 do Texto Proposto.

4.3 O ingresso como Participante neste Plano de Bene-fícios Pepsico e a manutenção dessa qualidade são pressupostos indispensáveis ao direito de percepção pelo mesmo ou por seus Benefi ciários de qualquer dos Benefícios e Institutos previstos neste Regulamento.

4.3 O ingresso como Participante no Plano de Bene-fícios Pepsico e a manutenção dessa qualidade são pressupostos indispensáveis ao direito à percepção pelo mesmo ou por seus Benefi ciários de qualquer dos Bene-fícios e Institutos legais obrigatórios previstos neste Regulamento.

(22)

4.4 Perderá a qualidade de Participante aquele que: 4.4 Perderá a qualidade de Participante aquele que: Sem alteração I. falecer;

II. deixar de ser empregado ou Administrador de Patro-cinadora, ressalvados os casos em que o Participante tiver preenchido as condições para recebimento de Benefício de Aposentadoria e não tiver optado pelo instituto da Portabilidade nem do Resgate de Contri-buições, ou de opção pelo instituto do autopatrocínio, do Benefício Proporcional Diferido ou ainda da pre-sunção pela Sociedade da opção por este último; III. deixar de recolher a este Plano de Benefícios Pepsico

por 3 (três) meses consecutivos o valor das Contri-buições nas datas devidas, inclusive as destinadas ao custeio das despesas administrativas, se houver, desde que previamente notifi cado;

IV. requerer o desligamento deste Plano de Benefícios Pepsico;

V. receber um pagamento único sem direito a paga-mento de prestação mensal, conforme previsto neste

I. falecer;

II. deixar de ser empregado ou Administrador de Patro-cinadora, ressalvados os casos em que o Participante tiver preenchido as condições para recebimento de Benefício de Aposentadoria e não tiver optado pelo instituto da Portabilidade, do Resgate de Contribui-ções, do autopatrocínio ou Benefício Proporcional Diferido, mesmo que presumido;

III. deixar de recolher por 3 (três) meses consecutivos o valor das Contribuições previstas no Plano de Benefícios Pepsico, nas datas devidas, inclusive as destinadas ao custeio das despesas administrativas, se houver, desde que previamente notifi cado;

IV. requerer o desligamento do Plano de Benefícios Pepsico; V. receber um pagamento único sem direito a paga-mento de prestação mensal, conforme previsto neste Regulamento;

Ajuste redacional para simplifi cação do texto e melhor entendimento.

(23)

VI. optar por receber o Benefício na forma de renda mensal vitalícia prevista no inciso IV do item 8.24 deste Regulamento;

VII. optar pelos Institutos da Portabilidade ou do Res-gate de Contribuições;

VIII. tiver expirado o prazo escolhido pelo Participante para recebimento do Benefício ou tiver ocorrido o pagamento único de que trata o subitem 8.25.6 deste Regulamento.

VI. optar por receber o Benefício na forma de renda mensal vitalícia, com ou sem versão aos Benefi ciários; VII. optar pela Portabilidade ou pelo Resgate de

Contri-buições;

VIII. tiver expirado o prazo escolhido pelo Participante para recebimento do Benefício ou tiver ocorrido o pagamento único de Benefício de valor mensal inferior a 2 Unidades de Referência Pepsico – URP. 4.4.1 Para efeito do disposto no inciso III do item 4.4, o

Participante, após o não pagamento por 2 (dois) meses consecutivos do valor de suas Contribuições, será notifi cado a efetuar o pagamento das mesmas, sob pena de perder a sua qualidade de Participante a partir do terceiro mês con-secutivo de atraso no pagamento de suas Contribuições, observado o disposto no item 4.9 deste Regulamento.

4.4.1 Para efeito do disposto no inciso III do item 4.4, o Participante, após o não pagamento por 2 (dois) meses consecutivos do valor de suas Contribuições, será notifi -cado a efetuar o pagamento das mesmas, sob pena de perder a sua qualidade de Participante a partir do ter-ceiro mês consecutivo de atraso no pagamento de suas Contribuições.

Ajuste redacional

Exclusão de texto, para simplifi cação. O Regu-lamento deve ser observado e cumprido como todo.

4.4.2 Será constituída exceção ao disposto no inciso III do item 4.4 quando o Participante tiver vínculo empre-gatício com a Patrocinadora ou quando não houver o recolhimento das Contribuições na época devida em razão de encontrar-se pendente junto à Sociedade o deferimento do pedido do instituto do autopatrocínio ou

4.4.2 Será constituída exceção ao disposto no inciso III do item 4.4 quando o Participante tiver vínculo empre-gatício com a Patrocinadora ou quando não houver o recolhimento das Contribuições na época devida em razão de encontrar-se pendente junto à Sociedade o deferimento da sua opção pelo autopatrocínio ou

Benefí-Sem alteração de conteúdo. Ajuste para sim-plifi cação.

(24)

4.4.3 O Participante que requerer antecipadamente o desligamento do Plano na forma do inciso IV do item 4.4, poderá optar pelo instituto do Resgate de Contribui-ções ou da Portabilidade previstos neste Regulamento, sendo o pagamento ou a transferência dos recursos devidos após o Término do Vínculo.

4.4.3 O Participante que requerer antecipadamente o desligamento do Plano de Benefícios Pepsico, na forma do inciso IV do item 4.4, poderá optar pelo Resgate de Contribuições ou pela Portabilidade, sendo o pagamento ou a transferência dos recursos concretizados após o Tér-mino do Vínculo.

Inclusão do nome do Plano e ajuste de forma a melhorar o entendimento.

4.4.4 A perda da qualidade de Participante, exceto se decorrente de seu falecimento, importará a perda da condição dos respectivos Benefi ciários, independente-mente de qualquer aviso ou notifi cação por parte da Sociedade.

4.4.4 A perda da qualidade de Participante, exceto se decorrente de seu falecimento, importará a perda da condição dos respectivos Benefi ciários, independente-mente de qualquer aviso ou notifi cação por parte da Sociedade

Sem alteração

4.5 O Participante que prestar serviço a mais de uma Patrocinadora deste Plano, fi cará vinculado apenas a uma delas para efeito do disposto neste Regulamento.

4.5 O Participante que prestar serviço a mais de uma Patrocinadora do Plano de Benefícios Pepsico, fi cará vinculado apenas a uma delas para efeito do disposto neste Regulamento.

Sem alteração.

Inclusão do nome do Plano.

4.5.1 Ocorrendo o disposto no item 4.5 supra, os Bene-fícios e as Contribuições previstos neste Regulamento serão calculados considerando a soma dos Salários de

4.5.1 Ocorrendo o disposto no item 4.5 supra, os Bene-fícios e as Contribuições previstos neste Regulamento serão calculados considerando a soma dos Salários de

(25)

4.6 A Patrocinadora à qual o Participante estiver vinculado, para fi ns deste Regulamento, debitará as res-pectivas Contribuições às outras Patrocinadoras, com as quais o Participante tenha vínculo empregatício ou das quais seja Administrador.

4.6 A Patrocinadora à qual o Participante estiver vinculado, para fi ns deste Regulamento, debitará as res-pectivas Contribuições às outras Patrocinadoras, com as quais o Participante tenha vínculo empregatício ou das quais seja Administrador.

Sem alteração

4.7 O Participante que perder o vínculo com a Patro-cinadora e que, na data do Término do Vínculo não preencher as condições estipuladas neste Regula-mento para ter direito ao Benefício de Aposentadoria Normal ou Aposentadoria por Invalidez e não optar pela Aposentadoria Antecipada ou pelos Institutos do Benefício Proporcional Diferido, da Portabilidade ou do Resgate de Contribuições, poderá optar pelo instituto do autopatrocínio, permanecendo no Plano na condição de Autopatrocinado, desde que concorde em assumir, cumulativamente, as Contribuições de Participante e as Contribuições de Patrocinadora, inclusive a Contri-buição Especial, conforme descrito no Capítulo VI deste Regulamento, bem como a Contribuição destinada ao custeio das despesas administrativas, se houver, fi xada pela Sociedade.

Itens deslocados para a Seção IV do Capítulo IX – Dos Institutos Legais Obrigatórios, com alteração de numeração e referências.

Transferido do item 4.7 do Texto Vigente para 9.45 do Texto Proposto

(26)

4.7.1 A opção pelo instituto do autopatrocínio deverá ser feita pelo Participante, por escrito, e entregue à Sociedade, no prazo máximo de 30 (trinta) dias a contar da data do recebimento do extrato de que trata o item 14.11 deste Regulamento.

Itens deslocados para a Seção IV do Capítulo IX – Dos Institutos Legais Obrigatórios, com alteração de numeração e referências.

Item 4.7.1 do Texto Vigente foi consolidado no item 9.2 do Texto Proposto

4.7.2 As despesas administrativas do Participante que optar pelo instituto do autopatrocínio também poderão ser custeadas nas formas estabelecidas nos incisos I, III, IV e V do item 6.20, conforme previsto no Plano de custeio anual aprovado pelo Conselho Deliberativo da Sociedade.

Itens deslocados para a Seção IV do Capítulo IX – Dos Institutos Legais Obrigatórios, com alteração de numeração e referências.

Transferido do item 4.7.2 do Texto Vigente para 9.46 do Texto Proposto.

4.7.3 A Patrocinadora, por mera liberalidade, que poderá ser revogada a qualquer momento, observando critérios uniformes e não discriminatórios, poderá assumir as despesas administrativas do Plano, isentando o Parti-cipante Autopatrocinado das Contribuições destinadas ao custeio das despesas administrativas referidas no item 4.7 deste Regulamento.

Itens deslocados para a Seção IV do Capítulo IX – Dos Institutos Legais Obrigatórios, com alteração de numeração e referências.

Transferido do item 4.7.3 do Texto Vigente para 9.47 do Texto Proposto.

(27)

4.7.4 Não se aplicando as disposições referidas nos subitens 4.7.2 e 4.7.3, caberá ao Participante recolher as Contribuições correspondentes, conforme o disposto nos subitens 6.20.3 e 6.20.4 deste Regulamento.

Itens deslocados para a Seção IV do Capítulo IX – Dos Institutos Legais Obrigatórios, com alteração de numeração e referências

4.7.5 A opção pelo instituto do autopatrocínio não impede a posterior opção pelos Institutos da Portabi-lidade, do Resgate de Contribuições ou do Benefício Proporcional Diferido, desde que preenchidos os requi-sitos previstos neste Regulamento.

Itens deslocados para a Seção IV do Capítulo IX – Dos Institutos Legais Obrigatórios, com alteração de numeração e referências

4.8 O Participante que se licenciar ou vier a ser licen-ciado da Patrocinadora sem remuneração poderá optar pelo instituto do autopatrocínio para continuar contri-buindo para este Plano de Benefícios Pepsico durante o período de licença, desde que concorde em assumir, cumulativamente, as Contribuições de Participante e as Contribuições de Patrocinadora previstas no Capí-tulo VI deste Regulamento, bem como a Contribuição destinada ao custeio das despesas administrativas, se houver, fi xada pela Sociedade.

Itens deslocados para a Seção IV do Capítulo IX – Dos Institutos Legais Obrigatórios, com alteração de numeração e referências.

Transferido do item 4.8 do Texto Vigente para 9.50 do Texto Proposto.

(28)

4.8.1 A opção pelo instituto do autopatrocínio deverá ser feita pelo Participante, por escrito, e entregue à Socie-dade, no prazo máximo de 30 (trinta) dias a contar da data de início da licença.

Itens deslocados para a Seção IV do Capítulo IX – Dos Institutos Legais Obrigatórios, com alteração de numeração e referências.

Transferido do item 4.8.1 do Texto Vigente para 9.51 do Texto Proposto.

4.8.2 As despesas administrativas do Participante que optar pelo instituto do autopatrocínio também poderão ser custeadas nas formas estabelecidas nos incisos I, III, IV e V do item 6.20, conforme previsto no Plano de custeio anual aprovado pelo Conselho Deliberativo da Sociedade

Itens deslocados para a Seção IV do Capítulo IX – Dos Institutos Legais Obrigatórios, com alteração de numeração e referências.

Item 6.30.5.1 do Texto Proposto consolida a informação.

4.8.3 A Patrocinadora, por mera liberalidade, que poderá ser revogada a qualquer momento, observando critérios uniformes e não discriminatórios, poderá assumir as despesas administrativas do Plano, isentando o Parti-cipante Autopatrocinado das Contribuições destinadas ao custeio das despesas administrativas referidas no item 4.8 deste Regulamento.

Itens deslocados para a Seção IV do Capítulo IX – Dos Institutos Legais Obrigatórios, com alteração de numeração e referências.

O item 9.35 do Texto Proposto unifi ca o con-teúdo dos itens 4.8.3; 4.9.4; 4.10.4 do Texto Vigente.

(29)

4.8.4 Não se aplicando as disposições referidas nos subitens 4.8.2 e 4.8.3, caberá ao Participante recolher as Contribuições correspondentes, conforme o disposto nos subitens 6.20.3 e 6.20.4 deste Regulamento.

Itens deslocados para a Seção IV do Capítulo IX – Dos Institutos Legais Obrigatórios, com alteração de numeração e referências

4.8.5 A ausência de manifestação ou a opção do Parti-cipante no sentido de não contribuir durante o período de licença sem remuneração não modifi ca sua quali-dade de Participante perante este Plano de Benefícios Pepsico, mas interrompe a contagem do Tempo de Vin-culação ao Plano e refl ete diretamente no valor dos Benefícios e dos Institutos.

Itens deslocados para a Seção IV do Capítulo IX – Dos Institutos Legais Obrigatórios, com alteração de numeração e referências.

Transferido do item 4.8.5 do Texto Vigente para 9.52 do Texto Proposto.

4.9 O Participante afastado do trabalho por motivo de doença ou acidente poderá optar pelo instituto do auto-patrocínio para continuar efetuando Contribuições para este Plano de Benefícios Pepsico, a partir do 7º (sétimo) mês de afastamento, assumindo o Participante, a partir de então, cumulativamente, as Contribuições de Partici-pante e as Contribuições de Patrocinadora previstas no Capítulo VI deste Regulamento, bem como a Contribui-ção destinada ao custeio das despesas administrativas, se houver, fi xada pela Sociedade.

Itens deslocados para a Seção IV do Capítulo IX – Dos Institutos Legais Obrigatórios, com alteração de numeração e referências.

Transferido do item 4.9 do Texto Vigente para 9.53 do Texto Proposto.

(30)

4.9.1 A opção pelo instituto do autopatrocínio para con-tinuar contribuindo para o Plano a partir do 7º (sétimo) mês deverá ser feita pelo Participante, por escrito, e entregue à Sociedade, dentro do prazo máximo de 30 (trinta) dias a contar do 6º (sexto) mês de afastamento do trabalho por motivo de doença ou acidente.

Itens deslocados para a Seção IV do Capítulo IX – Dos Institutos Legais Obrigatórios, com alteração de numeração e referências.

Transferido do item 4.9.1 do Texto Vigente para 9.54 do Texto Proposto.

Inclusão do nome do Plano. 4.9.2 A Patrocinadora continuará efetuando as

Contri-buições de sua responsabilidade até o 6º (sexto) mês, inclusive, de afastamento do trabalho do Participante por motivo de doença ou acidente. A Patrocinadora efetuará a Contribuição integral do 6º (sexto) mês, independente-mente do dia em que completar o 6º (sexto) mês.

Itens deslocados para a Seção IV do Capítulo IX – Dos Institutos Legais Obrigatórios, com alteração de numeração e referências

Transferido do item 4.9.2 do Texto Vigente para 9.55 do Texto Proposto.

Inclusão do nome do Plano. 4.9.3 As despesas administrativas do Participante que

optar pelo instituto do autopatrocínio também poderão ser custeadas nas formas estabelecidas nos incisos I, III, IV e V do item 6.20, conforme previsto no Plano de custeio anual aprovado pelo Conselho Deliberativo da Sociedade.

Itens deslocados para a Seção IV do Capítulo IX – Dos Institutos Legais Obrigatórios, com alteração de numeração e referências.

Item 6.30.5.1 do Texto Proposto consolida a informação.

(31)

4.9.4 A Patrocinadora, por mera liberalidade, que poderá ser revogada a qualquer momento, observando critérios uniformes e não discriminatórios, poderá assumir as despesas administrativas do Plano, isentando o Parti-cipante Autopatrocinado das Contribuições destinadas ao custeio das despesas administrativas referidas no item 4.9 deste Regulamento.

Itens deslocados para a Seção IV do Capítulo IX – Dos Institutos Legais Obrigatórios, com alteração de numeração e referências.

O item 9.35 do Texto Proposto unifi ca o con-teúdo dos itens 4.8.3; 4.9.4; 4.10.4 do Texto Vigente.

4.9.5 Não se aplicando as disposições referidas nos subitens 4.9.3 e 4.9.4, caberá ao Participante recolher as Contribuições correspondentes, conforme o disposto nos subitens 6.20.3 e 6.20.4 deste Regulamento.

Itens deslocados para a Seção IV do Capítulo IX – Dos Institutos Legais Obrigatórios, com alteração de numeração e referências

4.9.6 A ausência de manifestação ou a opção do Par-ticipante no sentido de não contribuir para este Plano, durante o período de afastamento do trabalho não modifi ca sua qualidade perante este Plano de Benefí-cios Pepsico, mas interrompe a contagem do Tempo de Vinculação ao Plano e refl ete diretamente no valor dos Benefícios.

Itens deslocados para a Seção IV do Capítulo IX – Dos Institutos Legais Obrigatórios, com alteração de numeração e referências.

Transferido do item 4.9.6 do Texto Vigente para 9.56 do Texto Proposto.

(32)

4.10 O Participante que sofrer perda parcial ou total de remuneração na Patrocinadora, sem que haja o Término do Vínculo e que não se aplique o disposto nos itens 4.8 e 4.9, poderá optar pelo instituto do autopatrocínio, para assegurar a percepção dos Benefícios nos níveis correspondentes à remuneração anterior.

Itens deslocados para a Seção IV do Capítulo IX – Dos Institutos Legais Obrigatórios, com alteração de numeração e referência.

Transferido do item 4.10 do Texto Vigente para 9.57 do Texto Proposto.

4.10.1 A opção pelo instituto do autopatrocínio, deverá ser formulada pelo Participante, por escrito e entregue à Sociedade, no prazo máximo de 30 (trinta) dias a contar da data da ocorrência.

Itens deslocados para a Seção IV do Capítulo IX – Dos Institutos Legais Obrigatórios, com alteração de numeração e referências.

Transferido do item 4.10.1 do Texto Vigente para 9.58 do Texto Proposto

4.10.2 O Participante que optar pelo instituto do auto-patrocínio, de que trata o item 4.10, deverá assumir, cumulativamente, as Contribuições de Participante e de Patrocinadora, correspondentes ao Salário de Contribui-ção, no caso de perda total, ou sobre a parcela reduzida do salário, no caso de perda parcial, conforme previsto no Capítulo VI deste Regulamento.

Itens deslocados para a Seção IV do Capítulo IX – Dos Institutos Legais Obrigatórios, com alteração de numeração e referências.

Transferido do item 4.10.2 do Texto Vigente para 9.59 do Texto Proposto

(33)

4.10.3 As despesas administrativas do Participante que optar pelo instituto do autopatrocínio também poderão ser custeadas nas formas estabelecidas nos incisos I, III, IV e V do item 6.20, conforme previsto no Plano de custeio anual aprovado pelo Conselho Deliberativo da Sociedade.

Item excluído, posto constar em duplicidade. Vide justifi cativas itens 4.7.2 e 9.46.

4.10.4 A Patrocinadora, por mera liberalidade, que poderá ser revogada a qualquer momento, observando critérios uniformes e não discriminatórios, poderá assu-mir as despesas administrativas do Plano, isentando o Participante Autopatrocinado das Contribuições destina-das ao custeio destina-das despesas administrativas referidestina-das no item 4.10.2 deste Regulamento.

Item deslocado para a Seção IV do Capítulo IX – Dos Institutos Legais Obrigatórios, com alte-ração de numealte-ração e referências.

Vide item 9.47 do Texto Proposto.

4.10.5 Não se aplicando as disposições referidas nos subitens 4.10.3 e 4.10.4, caberá ao Participante recolher as Contribuições correspondentes, conforme o disposto nos subitens 6.20.3 e 6.20.4 deste Regulamento.

Itens deslocados para a Seção IV do Capítulo IX – Dos Institutos Legais Obrigatórios, com alteração de numeração e referências.

4.10.6 A ausência de manifestação ou a opção do Parti-cipante no sentido de não manter o valor do seu Salário de Contribuição durante o período em que sofrer perda total ou parcial de remuneração, de que trata o item 4.10, não modifi ca sua qualidade perante este Plano de

Itens deslocados para a Seção IV do Capítulo IX – Dos Institutos Legais Obrigatórios, com alteração de numeração e referências.

(34)

4.10.7 No caso de perda total de remuneração, a ausên-cia de manifestação ou a opção do Participante no sentido de não manter o valor do seu Salário de Contri-buição, não modifi ca sua qualidade perante este Plano de Benefícios Pepsico, mas interrompe a contagem do Tempo de Vinculação ao Plano e refl ete diretamente no valor dos Benefícios e dos Institutos.

Itens deslocados para a Seção IV do Capítulo IX – Dos Institutos Legais Obrigatórios, com alteração de numeração e referências.

Transferido do item 4.10.7 do Texto Vigente para 9.61 do Texto Proposto.

4.10.8 O Participante que optar por manter o Salário de Contribuição e não efetuar o pagamento das Con-tribuições por 3 (três) meses consecutivos, perderá defi nitivamente o direito de se benefi ciar das disposi-ções constantes do item 4.10 deste Regulamento.

Itens deslocados para a Seção IV do Capítulo IX – Dos Institutos Legais Obrigatórios, com alteração de numeração e referências.

Transferido do item 4.10.8 do Texto Vigente para 9.62 do Texto Proposto.

4.10.9 Caso o Participante tenha ajustes salariais após a opção pelo disposto no item 4.10 que venham a compensar a perda parcial da remuneração, as Contribuições deverão ser imediatamente revistas e recalculadas, podendo ser, inclusive, eliminadas.

Itens deslocados para a Seção IV do Capítulo IX – Dos Institutos Legais Obrigatórios, com alteração de numeração e referências.

Transferido do item 4.10.9 do Texto Vigente para 9.63 do Texto Proposto.

(35)

Seção II - Dos Benefi ciários Seção II - Dos Benefi ciários

4.11 São Benefi ciários o cônjuge, o companheiro de Participante falecido, o fi lho e o enteado solteiros menores de 21 (vinte e um) anos de idade ou inválidos que tenham a condição de dependente reconhecida perante a Previdência Social e informada à Sociedade, observado o disposto nos subitens 4.11.1 e 8.15.3 deste Regulamento.

4.7 São Benefi ciários o cônjuge, o companheiro de Parti-cipante ou companheiro e seus fi lhos, incluindo o enteado e o adotado legalmente, menores de 21 (vinte e um) anos de idade, sendo estendido até 24 (vinte e quatro) anos de idade completos, se estiver cursando estabelecimento de ensino superior reconhecido pelo Ministério da Educação. Não haverá limite de idade para fi lho total e permanente-mente inválido.

Em virtude da nova legislação de Previdência Social sobre as limitações etárias impostas para o recebimento de Pensão por Morte sugerimos eliminar as disposições que versam sobre depen-dência pela Previdepen-dência Social.

Ajustes em virtude da nova legislação de Previ-dência Social sobre as limitações etárias impostas para o recebimento de Pensão por Morte.

4.7.1 Para os efeitos do item 4.7, companheiro signifi ca a pessoa que mantenha união estável com o Participante, desde que essa condição seja reconhecida pela Previdên-cia SoPrevidên-cial.

Inclusão para defi nição de companheiro.

4.11.1 Terá mantida a condição de Benefi ciário, o fi lho e/ ou enteado solteiro dependente, sobrevivente de Partici-pante, que tenha até 24 (vinte e quatro) anos de idade, se estiver cursando estabelecimento de ensino superior reconhecido pelo Ministério da Educação, desde que detenha essa condição na Data do Cálculo ou no dia imediatamente subsequente àquele em que perder a

Excluído por estar tratado no item 4.7 do Texto Proposto.

(36)

4.11.2 A perda da condição de dependente perante a Previdência Social implica, automaticamente, a perda da condição de Benefi ciário deste Plano de Benefícios Pepsico, salvo nos casos previstos no subitem 4.11.1 deste Regulamento.

Item excluído.

Na defi nição de Benefi ciários, item 13.2.2 já exclui os Benefi ciários que perdem a condição pela Previdência Social

4.7.2 Confi gura-se a habilitação de Benefi ciário no momento do falecimento do Participante que esteja em atividade ou em gozo de Benefício, pelo cumprimento dos requisitos estabelecidos no item 4.7.

Inclusão do item para maior transparência.

4.11.3 Será de responsabilidade do Benefi ciário ou do respectivo representante legal, comunicar à Sociedade eventual perda da condição de dependente junto à Pre-vidência Social, sob pena de ressarcir à Sociedade os prejuízos causados pela omissão, observadas as dispo-sições do subitem 15.12.3 deste Regulamento.

Excluído. Defi nido no item 4.7.3 do Texto Pro-posto.

(37)

4.11.4 Ocorrendo o falecimento do Participante sem que tenha sido feita a inscrição de Benefi ciários, a estes será lícito solicitar à Sociedade a sua inscrição na condição de Benefi ciário, não lhes assistindo direito a pagamentos vencidos em datas anteriores à da inscri-ção nem a Benefícios integralmente pagos àqueles que o requereram.

4.7.3 Ocorrendo o falecimento do Participante sem que tenha sido feita a inscrição de Benefi ciários, será lícito a pessoas que se enquadram na condição do item 4.7 solicitar à Sociedade a sua inscrição na condição de Bene-fi ciário, não lhes assistindo direito a pagamentos relativos a datas anteriores à data da efetiva inscrição extemporâ-nea nem a Benefícios já pagos, parcial ou integralmente, aos Benefi ciários em gozo de Benefício. Na hipótese de o pagamento de Benefício já ter sido pago integralmente a Benefi ciários já habilitados, nos termos do item 4.7, a Sociedade não efetuará qualquer pagamento, a qualquer título, ao Benefi ciário extemporâneo.

Item 4.11.4 do Texto Vigente que foi transfe-rido para o item 4.7.3 do Texto Proposto, com ajustes para adequação às necessidades e melhor entendimento.

Ajuste de numeração.

4.7.4 O Participante que não tiver Benefi ciário poderá, mediante o preenchimento de formulário próprio forne-cido pela Sociedade, indicar Benefi ciários que, em caso de falecimento e na falta de Benefi ciários, receberá os valores previstos neste Regulamento. A indicação de Benefi ciário, neste caso, que será denominado Benefi ciário Indicado, poderá ser alterada, a qualquer tempo, mediante comu-nicação escrita do Participante à Sociedade. Se indicados mais de um Benefi ciário o Participante poderá determi-nar a proporção que caberá a cada indicado livremente. Se não determinada a proporção o valor será rateado em partes iguais.

Inclusão para permitir a indicação de Benefi -ciários.

(38)

4.7.5 Não havendo Benefi ciários ou Benefi ciários Indica-dos, os valores serão pagos aos herdeiros designados em inventário judicial.

Inclusão de item para melhor entendimento.

4.7.6 Para efeito dos termos deste Regulamento Bene-fi ciário e BeneBene-fi ciário Indicado serão referenciados genericamente como Benefi ciários, salvo exceção onde a aplicação dos termos separadamente for essencial para o entendimento da disposição regulamentar.

Inclusão para maior transparência e simplifi -cação.

Seção III - Da Reintegração Seção III - Da Reintegração

4.12 O restabelecimento da qualidade de Participante do empregado reintegrado à respectiva Patrocinadora, administrativamente ou em decorrência de sentença judicial, se dará nas condições estabelecidas nesta Seção, salvo se a decisão judicial de reintegração esta-belecer de forma distinta.

4.8 O restabelecimento da qualidade de Participante do empregado reintegrado à respectiva Patrocinadora, administrativamente ou em decorrência de sentença judicial, se dará nas condições estabelecidas nesta Seção, salvo se a decisão judicial de reintegração esta-belecer de forma distinta.

Ajuste de numeração.

4.12.1 Efetivado o restabelecimento da qualidade de

(39)

4.13 Ocorrendo a hipótese prevista no item 4.12, e sendo a Patrocinadora responsável pelo pagamento total da remu-neração no período decorrido desde a data da demissão até a data da reintegração, e sendo do interesse do Par-ticipante o restabelecimento da sua qualidade perante a Sociedade, deverá ser efetuado o pagamento das Con-tribuições devidas e não pagas durante esse período, conforme o caso, pelo Participante e/ou Patrocinadora apuradas considerando para esse efeito a última opção de Contribuição efetuada pelo Participante, no prazo de até 90 (noventa) dias a contar da data da reintegração, quando esta for administrativa ou judicial.

4.9 Ocorrendo a reintegração, e sendo a Patrocinadora responsável pelo pagamento total da remuneração no período decorrido desde a data da demissão até a data da reintegração, e sendo do interesse do Participante o restabelecimento da sua qualidade perante o Plano de Benefícios Pepsico, deverá ser efetuado o pagamento das Contribuições devidas e não pagas durante esse período, conforme o caso, pelo Participante e/ou Patrocinadora apuradas considerando para esse efeito a última opção de Contribuição efetuada pelo Participante, no prazo de até 90 (noventa) dias a contar da data da reintegração, quando esta for administrativa ou judicial.

Ajuste de numeração e de referência. Ajustes rededacionais para maior clareza.

4.13.1 As Contribuições de que trata o item 4.12 serão atualizadas monetariamente pela variação do INPC e acrescidas de juros de 0,5% (zero vírgula cinco por cento) ao mês, desde a data em que seriam devidas até a data do efetivo pagamento à Sociedade.

4.9.1 As Contribuições de que trata o item 4.9 serão atualizadas monetariamente pela variação do INPC e acrescidas de juros de 0,5% (zero vírgula cinco por cento) ao mês, desde a data em que seriam devidas até a data do efetivo pagamento à Sociedade.

(40)

4.14 Na hipótese de ocorrer o restabelecimento da qualidade de Participante, por interesse do mesmo, sem a obrigatoriedade de a Patrocinadora efetuar o paga-mento da remuneração relativa ao período decorrido desde a data da demissão até a data da reintegração, o restabelecimento da sua qualidade de Participante estará condicionado ao pagamento pelo Participante das Contribuições devidas e não pagas, no prazo de até 90 (noventa) dias a contar da data da reintegração, quando esta for administrativa ou judicial.

4.10 Na hipótese de ocorrer o restabelecimento da qua-lidade de Participante, por interesse do mesmo, sem a obrigatoriedade de a Patrocinadora efetuar o paga-mento da remuneração relativa ao período decorrido desde a data da demissão até a data da reintegração, o restabelecimento da sua qualidade de Participante estará condicionado ao pagamento pelo Participante das Contribuições devidas e não pagas, no prazo de até 90 (noventa) dias a contar da data da reintegração, quando esta for administrativa ou judicial.

Ajuste de numeração.

4.14.1 As Contribuições relativas à parcela da Patroci-nadora e do Participante de que trata o item 4.14 serão devidas pelo Participante e ambas corresponderão aos valores apurados da mesma forma estabelecida neste Regulamento para o Participante que optar pelo dis-posto no item 4.7 deste Regulamento.

4.10.1 As Contribuições relativas à parcela da Patroci-nadora e do Participante de que trata o item 4.10 serão devidas pelo Participante e ambas corresponderão aos valores apurados da mesma forma estabelecida neste Regulamento para o Participante que optar pelo dis-posto no item 4.9 deste Regulamento.

Ajuste de numeração e de referência.

4.14.2 As Contribuições de que trata o subitem 4.14.1 serão atualizadas na forma estabelecida no subitem 4.13.1 deste Regulamento.

4.10.2 As Contribuições de que trata o subitem 4.10.1 serão atualizadas na forma estabelecida no subitem 4.9.1 deste Regulamento.

(41)

4.15 No caso de o Participante optar por restabelecer sua qualidade deverá devolver à Sociedade, em única parcela, qualquer valor recebido da Sociedade a título de Benefício ou Resgate de Contribuições, ou ainda, decorrente de valores transferidos ou portados, com a atualização e juros previstos no subitem 4.13.1, con-siderando para este efeito o período decorrido desde a data do recebimento até a data da efetiva devolução à Sociedade. No caso de transferência e Portabilidade não haverá o acréscimo de juros.

4.11 No caso de o Participante optar por restabelecer sua qualidade deverá devolver à Sociedade, em única parcela, qualquer valor recebido da Sociedade a título de Benefício ou Resgate de Contribuições, ou ainda, decorrente de valores transferidos ou portados, com a atualização e juros previstos no subitem 4.9.1, consi-derando para este efeito o período decorrido desde a data do recebimento até a data da efetiva devolução à Sociedade. No caso de transferência e Portabilidade não haverá o acréscimo de juros.

Ajuste de numeração e de referência.

4.16 O restabelecimento da qualidade de Participante em decorrência de determinação judicial proferida nos autos de processo movido contra a Sociedade impli-cará automaticamente o pagamento das Contribuições devidas e não pagas pela respectiva Patrocinadora e pelo Participante.

4.12 O restabelecimento da qualidade de Participante em decorrência de determinação judicial proferida nos autos de processo movido contra a Sociedade implicará automaticamente o pagamento das Contribuições devi-das e não pagas pela respectiva Patrocinadora e pelo Participante.

Ajuste de numeração.

4.17 O Participante que manteve a condição de Auto-patrocinado na forma do disposto no item 4.7 deste Regulamento e que for reintegrado à Patrocinadora em decorrência de processo administrativo ou decisão judi-cial será enquadrado, no que couber, no disposto nos itens 4.13 e 4.14 deste Regulamento.

4.13 O Participante que manteve a condição de Auto-patrocinado e que for reintegrado à Patrocinadora em decorrência de processo administrativo ou decisão judi-cial será enquadrado, no que couber, no disposto nos itens 4.9 e 4.10 deste Regulamento.

(42)

4.18 Se a reintegração deferida em liminar, prevista neste Capítulo, não se tornar defi nitiva, em decorrência de sentença judicial já transitada em julgado, deverão ser adotadas as seguintes providências:

4.14 Se a reintegração deferida em liminar não se tornar defi nitiva, em decorrência de sentença judicial já tran-sitada em julgado, deverão ser adotadas as seguintes providências:

Ajuste de numeração e de referência.

I. manutenção da qualidade de Participante em gozo de Benefício por este Plano para o reintegrado na forma do item 4.17, na hipótese de já estar recebendo Benefício de aposentadoria ou Benefício Proporcional deste Plano em data anterior ao trânsito em julgado da sentença, bem como a manutenção da Pensão por Morte se já concedida a seus Benefi ciários;

II. manutenção da qualidade de Participante com retorno automático à condição de Autopatrocinado no caso daquele mencionado no item 4.17, que já detinha essa situação antes da reintegração provisória, exceção feita aos casos abrangidos pelo disposto no inciso I deste item;

I. manutenção da qualidade de Participante em gozo de Benefício por este Plano para o reintegrado na forma do item 4.13, na hipótese de já estar recebendo Benefício de aposentadoria ou Benefício Proporcional deste Plano em data anterior ao trânsito em julgado da sentença, bem como a manutenção da Pensão por Morte se já concedida a seus Benefi ciários;

II. manutenção da qualidade de Participante com retorno automático à condição de Autopatrocinado, no caso mencionado no item 4.13, que já detinha essa situa-ção antes da reintegrasitua-ção provisória, excesitua-ção feita aos casos abrangidos pelo disposto no inciso I deste item;

Referências

Documentos relacionados

A área de Caatinga estudada mantém uma grande diversidade de fontes de recursos para as abelhas ao longo do ano, podendo este estudo contribuir para práticas

Se isso não chegar para manter a concentração abaixo dos valores de concentração máxima no lugar de trabalho (MAK), é necessário utilizar equipamento respiratório de

1.17 Visando garantir a idoneidade da promoção, no caso de apresentação de mais de (i) 03 (três) notas e/ou cupons fiscais e/ou comprovantes de compras emitidos para a mesma

tória pátria, sob capa porosa do capitalismo monopolista tardio, têm dificultado o entendimento do cerne dos pro- blemas materiais e culturais da nação brasileira, o sobre-

Ces codes sont sujet à la GNU General Public License ("GPL" Licence publique générale GNU) ou à la GNU Lesser General Public License ("LGPL" Licence publique

Não serão aceitos, para efeitos de participação nesta promoção, nota(s) fiscal (is) e ou cupom (ns) fiscais ilegíveis, rasurados ou que tenham quaisquer modificações; comprovantes

- não é punível o aborto efectuado por médico, a pedido da mulher nas primeiras 12 semanas de gravidez, sempre que existirem sérios indícios de que a gravidez resultou

Índios/RS, Rio Pardo/RS, Rodeio Bonito/RS, Rolador/RS, Ronda Alta/RS, Rondinha/RS, Roque Gonzales/RS, Rosário do Sul/RS, Sagrada Família/RS, Saldanha Marinho/RS, Salto do Jacuí/RS,