• Nenhum resultado encontrado

4. TECNOLOGIAS, EDUCAÇÃO, EDUCAÇÃO FÍSICA

4.7 Blog na Educação Física

Especificamente na área de Educação Física, a produção envolvendo blogs não é tão expressiva, todavia, o “Labomídia” (Laboratório e Observatório de Mídia Esportiva) da Universidade Federal de Santa Catarina, se constitui em um grupo de estudos responsável por uma produção significativa envolvendo mídia e tecnologias, na qual os blogs têm aparecido constantemente.

Bianchi (2009) relata as dificuldades de apropriação crítica que os professores de Educação Física possuem em relação às TIC, destacando em uma das fases deste estudo, justamente algumas possibilidades didáticas envolvendo a produção de blogs. Durante os encontros realizados entre a pesquisadora e os professores participantes, a construção de blogs foi proposta como uma maneira de socializar e aperfeiçoar os conhecimentos produzidos durante as aulas.

Para Bianchi (2009) estas experiências contribuíram com o tratamento que os professores mantinham com as TIC, que passaram de unicamente instrumental para algo mais significativo. Por exemplo, os blogs produzidos pelos professores que inicialmente alocavam apenas pequenos textos, passaram a apresentar imagens do cotidiano dos alunos, reflexões sobre as situações vivenciadas nas aulas, além de servir como um instrumento de avaliação (BIANCHI, 2009).

Miranda (2010) utilizou o blog como recurso na formação inicial de professores de Educação Física, a fim de promover mudanças na maneira como lidavam com as TIC. Desta forma, o objetivo era contribuir para que estes futuros professores pudessem incorporar a cultura digital durante a prática docente, atuando como formadores de alunos críticos e ativos no contexto da sociedade atual.

Este estudo esteve pautado na realização de oficinas pedagógicas (MIRANDA, 2010), onde se demonstrava o funcionamento básico dos blogs,

explorando e manipulando alguns de seus recursos. O programa das oficinas possuía uma introdução às características do blog, pontuando aspectos como sua atuação enquanto ambiente de produção, troca e armazenamento de informação especializada. Outros elementos tratados nestas oficinas estiveram relacionados ao potencial de interatividade, cruzamento de múltiplas linguagens midiáticas e formas de estruturação destas plataformas.

Percebe-se nestes dois estudos com blogs na área de Educação Física que a preocupação primordial se dá em torno do distanciamento que os professores possuem em relação às TIC como um todo, objetivando uma aproximação mais efetiva da área com a cultura digital. No entanto, apesar deste ser um problema corrente, há a necessidade de efetivar propostas em que os blogs possam ser utilizados como um mediador da aprendizagem dos conteúdos da cultura corporal, ou ainda, como um apoio pedagógico específico aos professores.

Nesta perspectiva Silva (2012) desenvolveu um blog10 educacional de capoeira, cujo objetivo foi favorecer o processo de ensino-aprendizagem deste conhecimento da cultura corporal. Esta plataforma foi desenvolvida pela pesquisadora partindo dos temas abordados sobre a capoeira em algumas Propostas Curriculares Estaduais, bem como, a partir do que professores atuantes na escola consideravam importante aprender e ensinar sobre a capoeira.

Neste estudo é possível destacar como os professores que possuem dificuldades em ensinar a capoeira podem usufruir deste blog como uma fonte de pesquisa, visando ampliar os seus conhecimentos, bem como, as estratégias didáticas. No blog em questão, pode-se encontrar textos com o histórico da capoeira, planos de aula, movimentos básicos (imagens), cantigas, instrumentos específicos da capoeira, vídeos, entre outros, o que exemplifica a versatilidade desta plataforma, em termos de reunião de mídias, bem como de cruzamento de conhecimentos.

Assim, Silva (2012) reuniu em um mesmo ambiente virtual um rico corpo de conhecimentos acerca da capoeira, se constituindo em uma fonte de pesquisa confiável com acesso rápido e dinâmico para os professores de Educação Física e demais interessados no assunto.

A mesma autora produziu outro blog11 educacional com o objetivo de

apresentar propostas aos professores para tratar a capoeira por meio dos Temas Transversais - Ética, Pluralidade Cultural, Meio Ambiente, Orientação Sexual, Trabalho e Consumo e Saúde - (BRASIL, 1997) nas aulas de Educação Física.

Este blog foi avaliado por 23 professores de Educação Física que afirmaram que utilizariam a plataforma produzida para o desenvolvimento de suas aulas. Além disso, os participantes deste estudo acentuaram que o blog avaliado seria uma possibilidade viável de material didático virtual para os professores, atuando como um apoio pedagógico no ensino da capoeira na escola (SILVA, 2012).

Na presente pesquisa serão exploradas algumas alternativas didáticas do blog para o ensino significativo das danças folclóricas nas aulas de Educação Física, justamente pela escassez de investigações científicas na área envolvendo esta plataforma, oferecendo um apoio pedagógico aos professores que possuem dificuldades em desenvolver este conteúdo da cultura corporal.

No que se refere diretamente com os cuidados técnicos que a produção de um ambiente virtual exige, a web designing reúne um aglomerado de conhecimentos que podem contribuir com o desenvolvimento e aplicação do blog na rede. Por exemplo, quando se pretende elaborar um sítio, existem alguns aspectos que precisam ser levados em consideração, para que este ambiente virtual seja o mais agradável possível aos seus usuários, e possa desta maneira, atingir os seus principais objetivos.

Para Nielsen (2000) um aspecto que deve ser mantido diz respeito à simplicidade com o qual o sítio deve ser organizado, visando justamente maior usabilidade pelos internautas, viabilizando maior rapidez e fluidez na localização e seleção das informações.

Além disso, as questões mais importantes que o site se propõe a disseminar devem estar alocadas na direção dos olhos, em ordem de importância, e da esquerda para a direita, assim como são lidos os textos na maioria dos países (NIELSEN, 2000). Complementando estas questões, o autor destaca também que não devem ser empregadas muitas cores, bem como letras maiúsculas em todo o texto, o que deixa o ambiente pesado e cansativo.

Desta forma, todos estes cuidados apontados pela web designing serão preconizados no desenvolvimento do blog de danças folclóricas, para que os professores possuam maior qualidade e facilidade no acesso às informações postadas na plataforma.