• Nenhum resultado encontrado

4. TECNOLOGIAS, EDUCAÇÃO, EDUCAÇÃO FÍSICA

4.5 Blog: recurso didático

Weblog é uma palavra da língua inglesa composta por “web” (página de internet) e “log” (diário de bordo), atualmente mais conhecida como blog. Estas páginas possuem como principais características a publicação de textos datados, o que remete a outra nomenclatura bastante comum, “diários virtuais” (SILVA, 2008).

A maioria destes ambientes possui espaço para comentários sobre cada post (mensagem publicada), que pode ser um texto, vídeo ou imagem. O usuário dessa ferramenta é conhecido como blogueiro ou em inglês, blogger (SILVA, 2008).

Os blogs possuem grande espaço no mundo virtual pelas características que reúnem, interligando pessoas, servindo como ambiente de troca de informações, compartilhamento de conhecimentos, entre outras. Não é fácil realizar uma estimativa precisa de quantos blogs ativos existem na atualidade. Em alguns sites especializados7 é possível encontrar um balanço médio, que varia entre 150 e 200

7 Estes dados são apresentados pela empresa Technorati especializada em monitoramento de blogs

milhões de blogs, no entanto, aproximadamente 5% do total não estão sendo atualizados por seus administradores.

O movimento dos blogs iniciou-se no final da década de 1990, mais especificamente em 1997 quando Jorn Barger, editor do site Robot wisdom weblog8,

nomeou as páginas existentes desse tipo como weblogs (BARGER, 1999); (BLOOD, 2000). A princípio os blogs eram sites que reuniam links diversos sobre determinado assunto, formando uma espécie de rede sobre estes temas, buscando promover o acesso de outros internautas, e que aos poucos foram assumindo as características observadas na atualidade.

Em julho de 1999 foi lançado o primeiro serviço gratuito para elaboração destas plataformas (BARGER, 1999; BLOOD, 2000). Em agosto do mesmo ano a empresa Pyra Labs9 lança o software Blogger, que foi determinante para a popularização e disseminação do serviço de blogs por todo o mundo, visto que facilitou a criação e a manutenção destas páginas na rede (BLOOD, 2000).

Silva (2008) ressalta que ainda em 1999 aparece pela primeira vez o termo blogosfera (blogosphere), criado em uma espécie de brincadeira por Brad L. Graham, e empregado oficialmente em 2002, quando William Quick propõe a tal designação para o espaço virtual ocupado pelos blogueiros.

Nestes primeiros movimentos, o acesso e a manipulação de blogs eram propriedades de programadores de computador e de pessoas que trabalhavam diretamente com as ferramentas da internet, fator que tem se alterado nos últimos anos. Isto aconteceu justamente devido as modificações pelas quais os blogs passaram com o decorrer do tempo, deixando de exigir conhecimentos em linguagem específica de programação, e assumindo recursos mais fáceis de manipular (CRUCIANI, 2011).

Esta disseminação dos blogs foi efetivada justamente pela possibilidade de desenvolvimento e hospedagem gratuita destes ambientes, além da própria diversidade de recursos disponibilizados pelas empresas gerenciadoras, que

8 Disponível em: <http://www.robotwisdom.com>. Acesso em: 24/01/2013.

9 Em Fevereiro de 2003 a empresa Pyra Labs foi comprada pela Google, a dona da maior e mais

utilizada ferramenta de busca da internet na atualidade. Disponível em:

incluem tutoriais em linguagem simples no próprio sítio, auxiliando na produção e manutenção destas plataformas (CRUCIANI, 2011).

A despeito da definição de blog, a literatura apresenta múltiplos significados que sofreram influências incisivas do período histórico vigente, ou seja, apresentando características novas e diferentes de acordo com a evolução destes ambientes no tempo (CRUCIANI, 2011).

Uma boa definição para o contexto da atualidade pode ser encontrada no trabalho de Castro Filho (2008) em que o blog é descrito como uma plataforma eletrônica em que são veiculados assuntos diversos, expressando a opinião, experiências e as pesquisas dos autores sobre determinado tema, de livre acesso e de publicações virtuais cronológicas decrescentes, ou seja, a publicação mais recente é a primeira que aparece.

Além disso, neles são apresentadas informações por meio de textos, fotos, animações gráficas, sons e vídeos, se caracterizando por este cruzamento entre diversas mídias, em que todos os usuários que acessam podem contribuir por meio de comentários, criando um espaço de interatividade (KOMESU, 2005; CASTRO FILHO, 2008).

É justamente por toda esta funcionalidade interativa, simplicidade na operação dos recursos e a baixa formalidade, que os blogs estão cada vez mais presentes na vida dos professores, sendo utilizados para compartilhar conhecimentos com seus pares e com alunos, além de atuar na transformação dos espaços de aprendizagem, mediando à comunicação entre todos os envolvidos no processo de ensino-aprendizagem (MORAN; MASETTO; BEHRENS, 2006). O espaço de debate e de publicação de experiências que pode ser construído no blog se constitui em um aspecto riquíssimo para os professores trocarem e construírem novos conhecimentos.

Seabra (2010) reforça que se esta ferramenta for utilizada no contexto educacional de modo planejado, pode se tornar uma grande aliada dos profissionais da área da educação, podendo ser explorada de múltiplas maneiras.

Todas essas ferramentas, hoje disponíveis aos usuários, fazem com que a quantidade de informações criadas e trocadas entre os usuários aumente consideravelmente, fazendo com que cresçam

também as possibilidades de interação entre os indivíduos que fazem uso delas [...] (SILVA, 2008, p. 12).

O blog de danças folclóricas elaborado nesta pesquisa pode proporcionar grande interatividade entre os professores da rede estadual, criando um ambiente de troca de experiências enriquecedor, preconizando o estabelecimento de formas diferentes de ensinar e aprender sobre dança. Não obstante, é necessário que este ambiente virtual seja amplamente divulgado entre os professores, a fim de que eles possam considera-lo como uma ferramenta didática viável na ampliação de conhecimentos, utilizando-a em suas propostas pedagógicas, para que assim, a interatividade objetivada seja alcançada da melhor maneira possível.

Castro Filho (2008) acentua que um blog interativo e de fácil manipulação, além de auxiliar os professores com relação aos seus objetivos pedagógicos pode contribuir com a diminuição do tempo gasto na busca por informações e conhecimentos necessários para desenvolver determinado conteúdo. No contexto deste estudo, facilitaria, por exemplo, o acesso aos conhecimentos das danças folclóricas que são tão difíceis de encontrar de modo organizado e orientado na rede.

Para maior compreensão dos objetivos que um blog pode assumir, apresenta- se uma classificação proposta por Primo (2008) que está de acordo com as características que cada uma destas plataformas virtuais possui. As categorias propostas são: profissional, pessoal, organizacional, grupal e por fim educacional.

O blog profissional se constitui naquele que é escrito por um único profissional na área que atua, influenciado diretamente pelos índices do mercado; já o pessoal apesar de também se apresentar como uma produção individual, a principal intencionalidade seria o prazer; o organizacional está relacionado com assuntos corporativos de empresas; O grupal é aquele desenvolvido por duas ou mais pessoas; e finalmente o educacional, que busca o aperfeiçoamento dos trabalhos educativos, sobre diversos assuntos (PRIMO, 2008).

Nesta proposta de classificação, o blog educacional foi mais explorado com relação à produção colaborativa entre alunos e professores, usufruindo desta ferramenta como uma possibilidade de registro reflexivo das atividades escolares. No entanto, entende-se que a proposta do presente estudo também se classifica

como um blog educativo, visto que o objetivo é justamente oferecer um aporte pedagógico aos professores para tratar de um dos conteúdos da cultura corporal.

Outro fator que é importante ressaltar refere-se à seleção desta plataforma virtual enquanto suporte didático para o desenvolvimento desta pesquisa. Este processo se efetivou justamente pelas às características que o blog possui, como facilidade de acesso, usabilidade, baixos custos, além da possibilidade de entrelaçamento de múltiplas linguagens e interatividade, esferas que não podem ser totalmente contempladas, por exemplo, em materiais didáticos publicados em forma de livro, manuais, catálogos entre outros.