• Nenhum resultado encontrado

Campus sede da Unochapecó – Universidade Comunitária Regional de Chapecó

No documento 2008JefersonSaccol parte1 (páginas 114-118)

Fonte: Google Earth, 2007.

A Universidade Comunitária Regional de Chapecó atua na área do ensino, da pesquisa e da extensão. Na área do ensino de graduação a universidade oferece os seguintes cursos: Administração; Agronomia; Arquitetura e Urbanismo; Artes Visuais; Artes Visuais; Ciências Agrícolas; Ciências Biológicas; Ciências Contábeis; Ciências Econômicas; Ciência da Computação; Comunicação Social – Jornalismo; Comunicação Social - Publicidade e Propaganda; Curso Superior de Tecnologia em Design de Moda; Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial; Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo; Curso Superior de Tecnologia em Negócios Imobiliários; Curso Superior de Tecnologia em Transporte Terrestre; Direito; Educação Artística – Artes Plásticas; Educação Física; Enfermagem; Engenharia Civil; Engenharia de Alimentos; Engenharia Química; Farmácia – Análises Clínicas; Filosofia; Física; Fisioterapia; Geografia; História; Letras – Habilitações:

Inglês e Literaturas de Língua Inglesa; Língua Espanhola e Literaturas de Língua Espanhola; Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa e Brasileira; Português/Alemão e Respectivas Literaturas; Português/Espanhol e Respectivas Literaturas; Português/Inglês e Respectivas Literaturas; Matemática; Medicina; Nutrição; Pedagogia – Habilitações: Anos Iniciais do Ensino Fundamental; Complementação de Estudos Educação Infantil; Educação Especial; Educação Infantil; Séries Iniciais do Ensino Fundamental; Psicologia; Serviço Social; Sistemas de Informação; Curso Superior Seqüencial em Formação para Agentes em Desenvolvimento Regional.

Na área da pós-graduação, oferece à comunidade vários cursos de especialização e um mestrado, na área de Ciências Ambientais – o primeiro mestrado da região Oeste Catarinense avaliado positivamente pela Capes – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.

O Campus sede da Universidade Comunitária Regional de Chapecó localiza-se na Rua Senador Atílio Fontana, bairro Efapi.

3.3.3 A Universidade do Estado de Santa Catarina – Udesc (Centro de Educação Superior do Oeste – CEO – Chapecó e Pinhalzinho).

A trajetória de criação do Pólo da Udesc – Universidade do Estado de Santa Catarina na Região Oeste (Chapecó, Palmitos e Pinhalzinho) foi marcada por várias manifestações advindas da comunidade oestina.

Para compor a trajetória da Udesc empregou-se a pesquisa documental em portarias e resoluções e outros documentos disponíveis.

Inicialmente, em 06 de abril de 2001, a Reitoria da Udesc, em Florianópolis, recebeu ofício da Prefeitura Municipal de Pinhalzinho (SC), a qual solicitava a instalação de cursos de graduação presenciais no município. No mesmo sentido, em 19 de junho de 2001, houve manifestação da Prefeitura Municipal de São José do Cedro (SC).

No mesmo ano (2001), membros da Udesc visitaram ambos os municípios, a fim de conhecer as propostas formuladas pelos municípios.

Mais tarde, em novembro de 2001, a Pró-Reitoria de Ensino da Instituição apresentou a proposta de instalação de um curso superior seqüencial nos dois municípios. Assim, em 13 de dezembro do mesmo ano, o Conselho Universitário da Udesc (Consuni),

aprovou o oferecimento do Curso Seqüencial de Formação Específica em Tecnologia de Produtos Alimentares Regionais para oferecimento nos municípios citados.

As aulas do referido curso iniciaram no dia 11 de março de 2002. Mais tarde, em 07 de maio do mesmo ano, o Magnífico Reitor da Udesc, professor Raimundo Zumblick, expediu a Portaria Nº 336, constituindo a Comissão Executiva que efetuou os estudos sobre a viabilidade de implantação de um Campus na Região Oeste. Em 13 de maio de 2002, a Portaria foi publicada no Diário Oficial do Estado de Santa Catarina e, em 03 de julho do mesmo ano, a Comissão designada realizou, no município de Seara, uma Audiência Pública sobre a instalação de um Campus da Udesc na Região Oeste. No período compreendido entre 04 a 12 de julho de 2002, várias audiências foram realizadas nos seguintes municípios: Ponte Serrada, Treze Tílias, Palmitos, Pinhalzinho, São José do Cedro e São Lourenço do Oeste. (UDESC, s/p).

Em 02 de agosto de 2002, a Comissão Executiva apresentou suas conclusões parciais em reunião com a comunidade acadêmica do Centro de Ciências Agroveterinárias, em Lages. Em 05 de agosto do mesmo ano, a referida comissão apresentou suas conclusões parciais para a comunidade acadêmica do Centro de Ciências Tecnológicas, em Joinville. Em 06 de agosto de 2002, foram realizadas várias reuniões com as comunidades acadêmicas do Centro de Educação Física, Fisioterapia e Desportos; do Centro de Ciências da Educação; e dos Centros de Ciências da Administração e de Artes, apresentando as conclusões parciais da Comissão Executiva. (UDESC, s/p).

Mais tarde, em 30 de setembro de 2002,

[...] a Comissão Executiva entrega o Relatório Final de Atividades ao Magnífico Reitor, Prof. José Carlos Cechinel, juntamente com o documento intitulado “Projeto Pedagógico de Criação do Campus Oeste da Universidade do Estado de Santa Catarina – Udesc”. O “Projeto Pedagógico de Criação do Campus” é apresentado, na íntegra, na Home-Page da Universidade. Ingressam, na Pró-Reitoria de Ensino, os projetos pedagógicos de criação dos Cursos de Graduação em Enfermagem, ênfase em Saúde Pública; Engenharia de Alimentos; e Zootecnia, ênfase em sistemas orgânicos de produção animal, escolhidos pela Comissão Executiva para se constituírem nos primeiros a serem ofertados, no caso de aprovação do novo Campus. (UDESC, s/p).

Assim, em 24 de outubro de 2002, o Pleno do Conselho Universitário aprovou, por unanimidade, a criação do Campus, com voto de louvor ao trabalho da Comissão Executiva. Posteriormente, no mês de outubro de 2002, o Pró-Reitor de Ensino da Udesc enviou correspondência aos Prefeitos dos vinte e dois municípios que manifestaram interesse em sediar o Campus, onde foram apresentadas as condições e o trâmite de escolha dos

Municípios que poderiam abrigar o Campus Oeste. Encerrado o prazo para apresentação, pelos Municípios interessados, das propostas de parceria, observou-se que quinze Municípios entregaram suas propostas.

Assim, posteriormente, os membros da Comissão Executiva visitaram quatro Municípios que apresentaram propostas de parceria (Catanduvas, Chapecó, Maravilha e Coronel Freitas), a fim de verificar in loco as condições ofertadas de infra-estrutura.

Em 29 de novembro de 2002 a Comissão Executiva informou ao Magnífico Reitor o resultado do processo de definição dos Municípios que sediariam o Campus Oeste. Assim, os Projetos Pedagógicos de criação dos Cursos de Enfermagem, ênfase em Saúde Pública, Engenharia de Alimentos e Zootecnia, ênfase em sistemas orgânicos de produção animal, foram aprovados pelo Pleno do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão – Consepe.

Em 11 de dezembro de 2002, o Excelentíssimo Senhor Governador do Estado, Espiridião Amin Helou Filho, assina o Decreto Nº 6.032, que cria o Campus IV da Universidade, o qual abrigará o Centro Educacional do Oeste (CEO), nos Municípios de Chapecó, Coronel Freitas, Luzerna, Maravilha, Palmitos, Pinhalzinho, Ponte Serrada, São José do Cedro e Seara, e o Decreto Nº 6.033, que altera o Estatuto da Udesc, incluindo o novo Centro e o novo Campus entre as unidades universitárias. Os dois Decretos são publicados no Diário Oficial do Estado Nº 17.053, de 12 de dezembro de 2002. (UDESC, s/p).

Em 12 de dezembro de 2002, em reunião da Câmara de Administração e Planejamento do Conselho Universitário – Consuni, foi solicitado “vistas” dos Processos de criação dos três Cursos de Graduação.

É realizada reunião entre a Reitoria (Reitor e Pró-Reitores), Direções-Gerais dos Centros da Udesc, Prefeitos Municipais e autoridades executivas e legislativas da Região Oeste, visando discutir as condições e o prazo de implantação do Campus Oeste. A Assembléia Legislativa do Estado aprova o Projeto de Lei Complementar Nº 001/2003, que estabelece a nova Estrutura Administrativa do Poder Executivo, acolhendo emenda parlamentar que obriga a Udesc a implantar, ainda neste ano de 2003, os três Cursos de Graduação já escolhidos para o Oeste. (UDESC, s/p).

Posteriormente, em 21 de janeiro de 2003, a Assembléia Legislativa do Estado aprovou o Projeto de Lei Complementar Nº 001/2003, que estabelece a nova Estrutura Administrativa do Poder Executivo, acolhendo emenda parlamentar que obrigou a Udesc a implantar, ainda no ano de 2003, os três Cursos de Graduação já escolhidos para o Oeste. Em 30 de janeiro do mesmo ano, o Excelentíssimo Senhor Governador do Estado, Luiz Henrique da Silveira, sancionou a Lei Complementar Nº 243, que em seu Artigo 144

contempla o disposto item supra, conforme aprovado pela Assembléia Legislativa. O ato legal foi publicado no Diário Oficial do Estado Nº 17.086, de 31 de janeiro de 2003.

Finalmente, em 25 de janeiro de 2004, a Udesc ofereceu o vestibular para os cursos de Enfermagem, em Palmitos, Engenharia de Alimentos, em Pinhalzinho e Zootecnia, em Chapecó.

Foi, em resumo, a partir desse contexto de audiências, reuniões e movimentos da comunidade que a Universidade do Estado de Santa Catarina iniciou suas atividades no Oeste, mesmo que somente com três cursos, sendo apenas dois situados na área de abrangência desta pesquisa – Chapecó e Pinhalzinho.

Foto 4 – Universidade do Estado de Santa Catarina – Udesc - Centro de Educação

No documento 2008JefersonSaccol parte1 (páginas 114-118)