• Nenhum resultado encontrado

Canadá – Estrutura Ecológica da City of Edmonton

4. Estruturas Ecológicas – Casos de Estudo

4.3. América do Norte

4.3.2. Canadá – Estrutura Ecológica da City of Edmonton

A cidade de Edmonton é a capital da província canadense de Alberta e é o centro da maior área metropolitana do Canadá. Tem uma área total de aproximadamente 700 km2 e devido à sua elevada população (superior a um milhão), cerca de 60% do seu território já sofreu pressões urbanas. A restante área é maioritariamente agrícola (Pearsell, 2008).

Mesmo com a elevada pressão humana, Edmonton apresenta uma vasta área natural constituída por vários tipos de habitat: zonas húmidas, florestas, áreas ripícolas e ribeirinhas, algumas turfeiras, pastagens e ecossistemas dunares. Algumas destas áreas encontram-se sob protecção legal (Pearsell, 2008; City of Edmonton, 2009).

No meio da cidade passa o Rio North Saskatchewan e no seu vale situa-se o maior parque urbano da América do Norte com 7.400 hectares. De acordo com Pearsell (2008), do Office of Natural Areas, este parque constitui um corredor de biodiversidade.

A protecção deste corredor e das restantes áreas naturais é uma prioridade crescente para o governo desta cidade e para a comunidade em geral. A visão geral para a conservação da biodiversidade de Edmonton é a “criação de um sistema de áreas naturais, que ligam o vale do rio às áreas naturais do planalto e o restauro dos espaços verdes e das áreas naturais regionais, com o apoio da comunidade de Edmonton” (City of Edmonton, 2009, p. 3).

Em 2006 foi aprovado o Environmental Strategic Plan, que constitui o primeiro documento de planeamento ambiental de Edmonton. A Natural Areas Systems Strategy é uma das nove estratégias desse documento que incluiu dois tópicos: a protecção e restauro dos ecossistemas e a manutenção de populações viáveis de espécies através da protecção de habitat (City of Edmonton, 2007).

Com base neste documento foi realizado, em 2007, o Natural Connections Strategic Plan, uma ferramenta estratégica para a conservação e restauro dos sistemas naturais e da biodiversidade de Edmonton a longo

Estruturas Ecológicas – Casos de Estudo 43 prazo. Este plano estabelece que a conservação só é possível através da delimitação de uma Estrutura Ecológica (City of Edmonton, 2007).

Os objectivos principais do Natural Connections Strategic Plan são: “assegurar uma Estrutura Ecológica funcional, gerir eficazmente a Estrutura Ecológica de Edmonton, envolver a população nos objectivos de conservação e formar parcerias com líderes conservacionistas da comunidade” (Pearsell, 2008, p. 2). A Estrutura Ecológica de Edmonton, de acordo com o Natural Connections Strategic Plan, é um sistema de conservação e protecção de áreas nucleares naturais, que estão ligadas por ligações naturais e semi- naturais e que se encontra cercada por diferentes usos do solo compatíveis (City of Edmonton, 2007). O Natural Connections Strategic Plan define a constituição da Estrutura Ecológica de Edmonton (City of Edmonton, 2007), que está representada na Fig. 16:

 Corredor Biológico Regional – este corredor é constituído pelo vale do Rio North Saskatchewan e pela sua área circundante porque constitui uma componente importante para o movimento das espécies e para os processos ecológicos de Edmonton; é por isso necessário manter, proteger e restaurar a conectividade ecológica do vale do rio.

 Áreas nucleares de biodiversidade – constituem áreas naturais suficientemente grandes para sustentar populações inteiras de espécies diferentes e também podem representar ligações de áreas nucleares á grande escala. Foram identificadas áreas nucleares de menor qualidade a nível da biodiversidade pelo facto de estas puderem constituir ferramentas para a conservação das áreas naturais de maior dimensão. A figura identifica dois tipos de áreas nucleares de biodiversidade:

o Áreas nucleares de biodiversidade regional – representam grandes áreas naturais que estão para além dos limites municipais;

o Áreas nucleares de biodiversidade - representam grandes áreas naturais que estão dentro dos limites da cidade;

 Ligações – permitem estabelecer as ligações entre as áreas nucleares e o corredor biológico regional e são constituídas por corredores ecológicos e stepping stones. Como se observa na figura existem dois tipos de ligação:

o Ligações naturais – feitas sobretudo por vegetação natural, como áreas naturais ou parques naturais;

o Ligações semi-naturais – feitas sobretudo por espaços verdes, como parques recreativos, parques escolares ou cemitérios;

 Matriz – constitui a base onde assentam os elementos acima referidos e é constituída pelas áreas de desenvolvimento residencial, comercial, industrial e pelas áreas agrícolas. Os usos do solo desta matriz podem influenciar e determinar o êxito ou não da Estrutura Ecológica de Edmonton.

Estruturas Ecológicas – Casos de Estudo 44 Fig. 16 – Estrutura Ecológica da cidade de Edmonton. Adaptado de: City of Edmonton, 2007.

A delimitação e implementação da Estrutura Ecológica em Edmonton são particularmente importantes por quatro razões (City of Edmonton, 2007):

 Foi demonstrado que a protecção de áreas naturais isoladas não é eficaz na conservação das funções ecológicas e da biodiversidade. O contínuo ecológico foi considerado mais importante para obter esses fins;

 A Estrutura Ecológica enquadra-se num contexto urbano porque permite equilibrar a conservação da biodiversidade e o desenvolvimento sustentável. As áreas semi-naturais que são incluídas na Estrutura Ecológica de Edmonton são importantes para a conservação da biodiversidade e dos processos ecológicos num meio predominantemente urbano;

Estruturas Ecológicas – Casos de Estudo 45  De acordo com o State of Natural Areas Report de 2006, Edmonton possui os elementos que são

necessários para uma Estrutura Ecológica funcional. Assim, se houver um planeamento do uso do solo correcto, será possível manter as áreas naturais e a Estrutura Ecológica.

 Antes da Estrutura Ecológica, as diversas áreas naturais estavam cobertas por planos e políticas distintas. Com esta figura de planeamento é possível integrar todas as áreas naturais num único sistema de conservação.

Uma das estratégias para o desenvolvimento da Estrutura Ecológica que a cidade de Edmonton desenvolveu foi a criação de uma rede de pessoas, que incluiu grupos de conservação e da comunidade, proprietários de terras, comunidades académicas, municípios adjacentes e o governo, de forma a fomentar a partilha de informação e o envolvimento de toda a população na conservação da biodiversidade (City of Edmonton, 2007).

Em 2009, foi estabelecido o Biodiversity Action Plan que tem como objectivo a definição de acções para implementar a visão, metas e orientações estratégicas definidas no Natural Connections Strategic Plan que será revisto anualmente.

Documentos relacionados