• Nenhum resultado encontrado

5.2 METODOLOGIA

5.2.3 Características da amostra

Os entrevistados são decisores dentro das empresas, seja o decisor ou membro da coalizão dominante.

A amostra compõem-se de incorporadoras certificadas pelo PBQP-H e atinge a totalidade das empresas que possuem tradição e atuação relevante no mercado imobiliário do Centro de Florianópolis no período da pesquisa.

5.2.3.1 Função na empresa

Junto às empresas os entrevistados são os que participam das decisões a nível estratégico, com papéis dentro das empresas sejam de proprietários, sócios proprietários ou diretores comerciais. Observa-se que 82% dos entrevistados são proprietários, com a porcentagem de participação na pesquisa conforme FIGURA 27.

Função na empresa do entrevistado

36% 45% 18% Proprietário Sócio Proprietário Diretor Comercial

5.2.3.2 Certificação de qualidade

A totalidade das empresas participantes da pesquisada possuem qualificação através do PBQP-H, sendo 83% nível A e 17% nível B. Este fato revela a existência da preocupação quanto à sua imagem junto ao mercado em que atua quanto à melhoria da qualidade de materiais, formação e requalificação de mão de obra, normalização técnica, aprovação técnica de tecnologias inovadoras e comunicação e troca de informações.

A certificação pela NBR ISO 9001 está presente em 45% das empresas participantes e revela que essas empresas possuem atividades voltadas à inovação, seja de projeto ou desenvolvimento de produtos. Embora não confira qualidade extra à um produto ou serviço, esta certificação garante apenas que estes apresentarão sempre as mesmas características. Esta certificação em uma empresa releva tendências de globalização, pois esta certificação pressupõem o uso do o mesmo vocabulário adotado internacionalmente no que diz respeito aos sistemas da qualidade.

A distribuição das certificações se apresenta conforme a FIGURA 28:

Distribuição das certificações de qualidade

55%

45% PBQP-H

PBQP-H e ISO-9001

5.2.3.3 Tradição no mercado

Um dos pressupostos básicos de inclusão das empresas nesta pesquisa é a tradição no mercado. Acredita-se que desta forma a percepção do líder, ou da coalizão dominante, acerca do mercado imobiliário seja formada de forma consistente e embasada na experiência revelada pelo tempo de atuação. Desta forma acredita-se que, nas empresas de formação recente, a percepção seja insuficiente para embasar esta percepção, portanto fica fora do interesse desta pesquisa, ou tem pouco a contribuir.

Das incorporadoras participantes da pesquisa 82% possuem mais de 10 anos., a partir da data de fundação, pelo critério de data de fundação da empresa como pode ser observado na FIGURA 29, através da freqüência das idades agrupadas em três categorias:

Idade das empresas

18% 55% 27% Até 10 anos De 11 a 20 anos Acima de 21

FIGURA 29 – Idade das empresas

Observa-se que nas duas empresas que possuem menos de dez anos, são empresas resultantes da divisão de outras incorporadoras, desta forma contando o tempo de experiência do tempo de atuação do decisor ou membro da coalizão dominante, estes possuem mais de 15 anos de atuação junto ao mercado. Este fato também é observado em 3 empresas que possuem entre 11 e 20 anos. Assim

considerando-se o tempo de atuação desses decisores junto ao mercado, a tradição junto a este se apresenta conforme a FIGURA 30:

Tempo de atuação dos decisores

0% 45% 55% Até 10 anos De 11 a 20 anos Acima de 21

FIGURA 30 – Tempo de atuação no mercado dos decisores

Pelo critério do tempo de atuação no mercado dos decisores das empresas participantes da pesquisa 45% possuem acima de 21 anos de atuação e 100% acima de 11 anos.

Assim através dos dois critérios acima descritos considera-se que a tradição no mercado das empresas selecionadas é relevante e a percepção do mercado imobiliário de seus decisores suficientemente embasada na experiência junto a este.

5.2.3.4 Relevância histórica de atuação no Mercado

Para atender o critério da relevância de atuação no mercado, um dos indicadores é área total já construída pelas empresas. Através de informações obtidas junto aos entrevistados e sites na internet das empresas obteve-se os seguintes números, conforme FIGURA 31.

Área total construída

18% 55% 27% Menos de 100.000 m2 Entre 100.001 e 300.000 m2 Acima de 300.001 m2

FIGURA 31 – Área total construída pelas incorporadoras

Observa-se que 82% das empresas possuem mais de 100.000 m2 construídos. As duas empresas que representam os 18% com menos de 100.000 m2, são empresas que vieram da divisão de outras incorporadoras.

Assim considera-se expressiva a atuação histórica e numérica no mercado dessas empresas, sendo assim, um fator relevante na percepção e comportamento no mercado por parte de seus decisores.

5.2.3.5

Atuação relevante no mercado do Centro

Os critérios de tradição no mercado e de área total construída analisados isoladamente não indicam que a atuação das empresas é relevante no período da pesquisa, pois pode ocorrer que grandes empresas do passado, líderes no mercado durante certo período, embora estejam em operação sua atuação não seja mais expressiva.

Através dos dados obtidos junto às empresas, sites na internet, jornal local e observação direta no local, foram identificadas 14 obras em andamento em diversos

estágios de construção no Centro. Do total das obras 64% pertencem às empresas participantes da pesquisa.

Sendo que, excluindo-se as obras de empresas que tem participação eventual, ou seja, que tem apenas um empreendimento no Centro, ou seja, nunca construíram antes no local, menos de 5 anos de atuação e a empresa cuja obra no Centro é apenas a sua segunda obra, tanto no centro quanto da empresa, pode-se considerar que a amostra abrange a totalidade das empresas que possuem tradição no mercado e no período da pesquisa possuem obras em andamento no Centro de Florianópolis.