• Nenhum resultado encontrado

Saúde, situadas na Região de Lisboa, pertencentes à clínicacuf Torres Vedras, clínicacuf Cascais e clínicacuf Belém. Este trabalho de pesquisa tem como população-alvo os utentes em regime de ambulatório que recorreram aos serviços no período de Maio a Julho 2009, nomeadamente para realização dos exames complementares de diagnóstico em Tomografia Computorizada, Ressonância Magnética e Mamografia. A caracterização que se transcreve em seguida foi extraída da carta de missão do grupo, bem como dos documentos cedidos pela instituição para os propósitos do presente estudo.

A José de Mello Saúde é uma empresa que está na prestação privada na área da saúde desde 1945 com o Hospital CUF, sendo uma referência de qualidade humana e tecnológica nos cuidados hospitalares em Portugal. Tem tido um processo de crescimento continuado e de actualização tecnológica, através de investimentos significativos na sua modernização. No desenvolvimento dos seus negócios, a José de Mello Saúde conta com uma parceria estratégica com a Associação Nacional de Farmácias, uma das suas accionistas, e recentemente celebrou uma parceria no mercado ibérico com o Grupo Hospitalar Quirón. Na área de prestação de cuidados de saúde a nível nacional, a José de Mello Saúde gere uma rede de hospitais e clínicas Cuf. Integra também, desde o final de 2008, o negócio das soluções residenciais e domiciliárias para a terceira idade, desenvolvido pela José de Mello Residências e Serviços, que opera no mercado com as marcas Domus (residências assistidas, domiciliaria e de cuidados paliativos).

O grupo tem como missão promover a prestação de serviços de saúde com os mais elevados níveis de conhecimento, respeitando o primado da vida e o ambiente, através do desenvolvimento do capital intelectual das organizações, numa busca permanente do

melhor. Pretende ser líder na península Ibérica na prestação de cuidados de saúde de qualidade distintiva, suportada numa rede integrada de unidades de elevada performance, tanto no sector privado como no sector público, e apresentando opções de crescimento em mercados internacionais seleccionados.

A Qualidade e a Excelência são na actualidade palavras-chave que colocam as organizações num patamar superior, assumindo como objectivo fundamental a prestação de cuidados de saúde de excelência com elevados parâmetros de Qualidade. Para tal utiliza uma política transversal a todas as unidades prestadoras de cuidados.

A Qualidade é entendida como a prestação de cuidados de uma forma efectiva e eficiente, indo ao encontro das necessidades e expectativas dos clientes, de acordo com o estado da arte a nível técnico-científico, e procurando a melhoria contínua de forma sistemática.

Como forma de consubstanciar a Política de Qualidade no dia-a-dia das Unidades do Grupo, foi implementado um Sistema de Gestão da Qualidade, que permite que cada Unidade, Serviço Assistencial ou de Suporte:

• Estabeleça, avalie, monitorize e redefina os níveis de serviço das respectivas actividades, à luz das melhores práticas em cada domínio;

• Sistematize os processos e respectiva documentação de suporte;

• Identifique e minimize os factores de risco associados, em particular em matéria de segurança do doente e dos colaboradores;

• Submeta os referidos processos e outputs a auditorias internas e a auditorias externas realizadas por entidades certificadoras independentes;

• Implemente medidas de melhoria contínua, que têm tradução directa nos Planos de Acção e Orçamento das Unidades.

A José de Mello Saúde possui ainda uma ferramenta específica de suporte ao Sistema de Gestão da Qualidade – o Portal da Qualidade – a que têm acesso os principais responsáveis deste mesmo Sistema. Pela sua natureza, esta ferramenta funciona como repositório das melhores práticas das unidades, facilitando a partilha efectiva das mesmas entre os profissionais do Grupo. Tendo iniciado em 2010 o reporte de eventos adversos através de aplicação informática, sendo acessível a todos os colaboradores de forma a manterem o anonimato.

De acordo com os princípios estabelecidos na Política da Qualidade da José de Mello Saúde, as Unidades do Grupo têm promovido a Certificação dos respectivos serviços de acordo com Programas de Gestão da Qualidade (José de Mello Saúde, 2010)

3.1.1 Os Três Serviços de Imagiologia

A clínicacuf Torres Vedras iniciou a actividade em Fevereiro 2008, sendo uma unidade vocacionada para servir a população dos concelhos da zona Oeste. Dispõe de 16 camas para internamento, atendimento permanente para adultos e pediátrico, 19 gabinetes para consultas de especialidade, uma unidade de bloco operatório geral com 2 salas. Obteve a certificação de todos os seus serviços no final de 2009 pela SGS ICS – International

Certification Services de acordo com a norma ISO 9001:2008 A nível do serviço de

Imagiologia dispõe de técnicas como Ressonância Magnética, Tomografia Computorizada, Mamografia, Radiologia Geral, Ultasonografia e Densitometria Óssea.

A clínicacuf Cascais, existe desde Setembro de 2008, dispõe de 20 camas para internamento, atendimento permanente para adultos e pediátrico, com 36 gabinetes para consultas de especialidade e diversos exames complementares de diagnóstico. Tem uma unidade de bloco operatório com 2 salas. Também obteve a certificação de todos os seus serviços no final de 2009, estando certificada pela SGS ICS – International Certification Services de acordo com a norma ISO 9001:2008. No serviço de Imagiologia dispõe das mesmas técnicas Imagiologicas que a clínicacuf Torres Vedras.

A clínicacuf Belém é uma unidade de ambulatório (antiga Clinica Santa Maria de Belém, adquirida pelo grupo José de Mello Saúde). Dispõe de 40 gabinetes para consultas de especialidade, com diversos exames complementares diagnóstico, uma unidade de medicina dentária, check-up’s, medicina física e de reabilitação e a possibilidade de realização de pequenas cirurgias. Ainda não se encontra certificada. No serviço de Imagiologia encontram-se técnicas como Tomografia Computorizada, Mamografia, Radiologia Geral, Ultasonografia e Densitometria Óssea. É uma unidade dirigida essencialmente para clientes em ambulatório.

As três unidades apresentam uma casuística (Quadro 13) diferente quanto aos resultados dos exames efectuados ao nível da TC, RM e mamografia. De notar que a Unidade de Cascais abriu em Setembro 2008, pelo que a estatística não é relevante (a) por estar em fase de instalação. Como a Unidade de Torres Vedras abriu em Fevereiro 2008 sem Ressonância Magnética, o ano de 2008 foi para instalação de protocolos e formação de profissionais, pelo que a estatística da casuística não é considerada relevante (b).

Quadro 13 - Estatística dos MDCT´S nos Três Serviços de Imagiologia

Estatísticas do Numero de Exame Complementares de Diagnostico Realizados na

área do TC, RM e Mamografia

Serviço de Imagiologia

MDCT´S

Total 2008

Total 2009

Clinicacuf Belém Mamografia 4140 4105 Tomografia Computorizada 3896 3200 Clinicacuf Cascais Mamografia a) 2424 Tomografia Computorizada a) 3710 Clinicacuf Torres Vedras Mamografia 1564 1550 Tomografia Computorizada 3582 3940 Ressonância Magnética b) 854

Fonte: Estatística José de Mello Saúde