• Nenhum resultado encontrado

Capítulo 3 Ferramentas multimedia aplicadas ao Ensino a Distância

3.6. COMUNICAÇÃO HUMANO-COMPUTADOR

3.6.7. Caso prático de uma avaliação de um site

Podemos dar exemplo concreto dum trabalho a que nos propusemos realizar para a produção e realização de um site “Rede Nacional de Ensino das Tecnologias”.

Após uma análise superficial do interface e da informação, debruçámo-nos nas componentes de design, apresentação e consistência, adaptando um questionário em que estavam presentes essas componentes tendo sido pedida a colaboração de alguns elementos, colegas de Mestrado em Gestão de Informação, para perderem alguns minutos numa avaliação heurística.

Tendo em atenção este método de análise não foram incluídos, pelas limitações já indicadas, alguns factores aconselhados para análises de apresentações Multimedia (HACKOS e REDISH, 1998, p. 399), como sejam:

 A familiaridade dos elementos com os dados;

 A familiaridade dos elementos com ferramentas de comunicação e com as tarefas em análise;

 A experiência com trabalhos relativos à informação disponível.

O questionário foi baseado e adaptado de Heller e Martin (1999, p. 15) onde se analisam as componentes visuais, operacionais e de feedback. Tendo em atenção, nesta primeira fase, as limitações de tempo já indicadas, o tipo de avaliação foi uma avaliação heurística, que melhor se adapta e essas componentes. Mostramos no quadro seguinte a grelha utilizada para a avaliação on-line.

Parâmetros Avaliação Negativa 1 2 3 4 5 Avaliação Positiva

Apresentação do ecrã Inapropriado Apropriado

Espaços no ecrã Cheio Bem Espaçados

Arranjo da informação no ecrã Confuso Bem Estruturado

Caracteres no ecrã Difíceis de ler Fáceis de ler

Cores usadas para o texto Desagradáveis Agradáveis

Tamanho de figuras usadas no menu Inadequado Adequado

Qualidade do texto mostrado Pobre Excelente

Equilíbrio entre texto e imagens Pobre Excelente

Figuras usadas para a navegação Inadequadas Adequadas

Tempo de resposta do sistema Lento Rápido

Intuição para a utilização do sistema Difícil Fácil

Procura de informação especifica Difícil Fácil

Feedback providenciado pelo sistema Não tem Apropriado

Foi dada a informação das razões do pedido para esta avaliação e, para evitar qualquer procedimento de possível simpatia pelos conhecidos, os mesmos não serão informados que o site que estarão a avaliar já havia sido concebido e realizado pelo próprio.

O processo de avaliação foi lançado através de solicitação pessoal a uma amostra de 12 utilizadores da Internet, 4 dos quais não o público alvo do site mas susceptíveis, pela sua reacção ao processo de navegação e apresentação do interface, de poderem tirar informações mais gerais sobre o interface e o grafismo. Os restantes, representantes do público alvo, além dos parâmetros gerais de utilizadores indicados anteriormente para os outros avaliadores, têm cumulativamente o interesse sobre o conhecimento da informação disponibilizada ou a disponibilizar (dois deste experimentadores farão a avaliação presencial).

3.6.7.1. Resultados da avaliação

A primeira versão do questionário foi testada e modificada pontualmente por sugestão de dois primeiros avaliadores que fizeram uma avaliação a que podemos chamar heurística.

Após o recebimento de 12 respostas fez-se de imediato a respectiva análise de modo a tirar algumas informações e apresentar um trabalho com algumas conclusões.

Observação comportamental - síntese

 2 utilizadores hesitaram no modo de acesso;

 2 ignoraram a parte da página que não era visível no display do monitor;  2 tiveram curiosidade em aceder as todas as páginas do site, talvez pela

necessidade de avaliação;

 1 registou-se para ver o feedback;

 1 teve de ser chamado à atenção devido ao tempo excessivo que estava a utilizar;  2 tiveram interesse nos textos e no material disponível;

 1 manifestou interesse no site e disponibilizou-se para participar activamente;  1 deu sugestões para melhoria dos conteúdos;

 1 manifestou dúvida no interesse do site.

3.6.7.2. Avaliação on-line

Vemos no gráfico os resultados obtidos a partir do estudo feito a 12 utilizadores. Na legenda do lado esquerdo vemos, a cores diferentes, a avaliação dada pelos utilizadores conforme escala da grelha do quadro 5 (1 – Muito Negativa; 5 – Muito Positiva).

Como se constata através do gráfico de resultados, é de realçar pela positiva, o tempo de resposta do sistema. Pensamos que aqui haverá a influência da velocidade da rede interna da Universidade porque cinco dos respondentes fizeram-no utilizando computadores existentes no Campus Universitário ligando ao servidor, também interno. De qualquer modo esse aspecto já não havia sido descurado na altura da sua primeira realização o aspecto da velocidade de apresentação ou de acesso.

0 2 4 6 8 10 12 Core s usad as pa ra o texto Tama nho d e figu ras u sadas no m enu Quali dade do te xto m ostra do Equil ibrio entre texto e im agen s Temp o de r espost a do s istem a Feed back prov idenc iado p elo si stema 1 2 3 4 5

Gráfico 1 - Gráfico de análise de resultados

A qualidade de texto mereceu também por parte de 10 utilizadores a menção de

Suficiente.

De realçar pela negativa os parâmetros: “Arranjo da informação no ecrã”, “Caracteres no ecrã”, “Cores usadas para o texto”.

Após a análise dos resultados fizeram-se as seguintes modificações:  O número de páginas foi drasticamente reduzido;

 Reformulada a totalidade da estrutura e apresentação;  Dois tipo de letra

 2 tamanhos

 3 cores: normal, com link e já visitada;  Mínimo de figuras (só as necessárias);

N.º de utilizadores

 Ecrã (fundo branco);

 Apresentação da estrutura de navegação;  Opções de listagens de dados;

 Utilização de hotspots para bottom menu;

 Criação de página de ajuda/informação (tipo Perguntas Mais Frequentes);  Todos os links de ligação à páginas internas encontram-se na Home Page;  Focagem dos aspectos informativos;

 Renovação periódica dos conteúdos;

 Secundarização ou mesmo ausência de qualquer “acepipe” tecnológico que provoque o mínimo aumento do tempo de acesso.

Este processo de avaliação é, assim, um método que consideramos fácil, com a vantagem de se poder realizar rapidamente e susceptível de nos dar um conjunto de informações que nos permitem reformular o interface e mesmo os conteúdos apresentados.

Figura 8 – Home Page do site da Rede Nacional de Ensino/Aprendizagem das Tecnologias depois de reformulado