• Nenhum resultado encontrado

Capítulo 3 Ferramentas multimedia aplicadas ao Ensino a Distância

3.8. FERRAMENTAS MULTIMEDIA DE GESTÃO PARA ENSINO A DISTÂNCIA

Verifica-se, por um lado, um grande conjunto disperso de prescrições sobre Ensino a Distância e, por outro lado, observa-se a acelerada disponibilização de sistemas para criar e aplicar cursos a distância.

Os Sistemas de Gestão para Ensino a Distância (SGED), ou (IMS) Instructional

Management System ou ainda Mediadores de Informação Multimedia (MIM) são

uma colecção de ferramentas para criação de material educacional que não inclui somente aplicativos para criação de material (texto, imagem, etc.) mas também ferramentas para a gestão do desenvolvimento das actividades do aluno, testes e avaliações, trabalhos extra curriculares, enfim tudo que é necessário em um ambiente de ensino/aprendizagem. Na figura 9 vemos a arquitectura de um desses sistemas.

Material de estudo por computador utilizando tecnologia hipermedia64 tem e está a abrir

“novas perspectivas no que respeita ao ensino a distância” (Martins e Sousa Pinto, 1995). A criação e produção de material de ensino e a sua colocação na Web é realizada dum modo fácil e rápido utilizando ferramentas de transferência de ficheiros (FTP) do próprio MIM ou utilizando outras, tipo WS_FTP95. A figura 9 mostra, por exemplo, que o acesso ao MIM para qualquer ferramenta hipermedia se dá através do Gestor de Dados, utilizando a Rede TCP/IP

Figura 9 - Aplicação do Interface entre as aplicações hipermedia e o Mediador de Informação Multimedia (MARTINS e SOUSA-PINTO, 1995)

A disponibilização de material multimedia dá-se no chamado Centro de Recursos

64Hipermédia: é o software que permite ao utilizador usar e interactivamente a informação numa

variedade de formatos - texto, imagens, animações, gráficos, sons, voz digitalizada e vídeo. (http://www.dlrn.org/library/dl/guide3.html)

(Figura 10) que contém uma biblioteca de material que é disponibilizado sempre que necessário.

Figura 10 – Composição do Centro de Recursos

O Centro de Recursos é composto por vários centros se o serviço estiver ao dispor de várias instituições.

A generalidade dos SGED incluem sistemas de autenticação básica (nome do utilizador e password) e alguns deles podem incluir o standard SSL (Secure Sockets Layer) para aumentar a segurança.

No que se refere ao desempenho, apesar do software de servidor propriamente dito ser determinante, outros aspectos, como a velocidade do processador, a memória RAM ou as características da ligação à Rede, irão influenciá-lo.

Características dum SGED

Um bom sistema de gestão integrado deve:

 Oferecer material hipermedia para os alunos utilizarem em casa, sala de aula ou laboratório;

 Avaliar o progresso e desenvolvimento dos alunos;

 Administrar avaliações, testes e exercícios mantendo os resultados armazenados;  Ajudar os professores a leccionarem aulas e a darem notas;

 Permitir facilidades de relatório das actividades realizadas;

 Controlar a organização do conteúdo, agregando informações em unidades coerentes;

 Fornecer links para sites correlacionados na Web;  Facilitar a edição/criação das páginas na Web.

Além dos serviços apresentados anteriormente, os SGED podem e devem fornecer ferramentas que melhorem a comunicação. Exemplo:

Salas de conversa (chats) e fora de discussão. A exposição do aluno a diferentes pontos de vista é um aspecto muito importante na etapa de construção do conhecimento;

• Quadros de avisos permitem a comunicação de tarefas, e também o trabalho cooperativos entre professores e alunos;

• Edição colaborativa de documentos;

• Conferência por áudio e vídeo;

• Acesso a páginas pessoais de alunos e professores;

Correio electrónico através de “páginas-formulário” da Web rápidas e fáceis de utilizar.

A utilização em conjunto de SGED e SGBD (Sistemas Gestores de Bancos de Dados) permite: manutenção e criação automática das turmas virtuais, autenticação de acesso aos alunos e actualização automática das notas dos alunos para emissão de boletins. Este serviço ainda é relativamente novo e vários produtos estão tentando posicionar-se para liderar um mercado potencialmente atractivo e novo. Entre eles, destacamos aquele que está a ser utilizado na Universidade de Aveiro (WebCT - University of British

Columbia) com as seguintes características:

WebCT - É um sistema para a criação de ambientes educacionais baseados na Web,

fornecendo uma variedade de ferramentas, como chat, percurso do progresso do aluno, organização de projecto em grupo, auto-avaliação, controle de acesso, ferramentas de navegação, investigações auto-assinaladas, correio electrónico, geração de índice automático, calendário de curso, páginas pessoais dos alunos e pesquisas do conteúdo do curso.

Um curso em WebCT está organizado em torno de uma homepage principal, com ligações para componentes de conteúdo do curso, como páginas de conteúdo, ou para outras páginas, além de ferramentas do curso, como correio electrónico, auto-avaliação e glossário. O sistema proporciona diferentes visões do curso dependendo da classe do utilizador.

Administrador: há um único administrador, que não pode configurar ou adicionar conteúdo ao curso, mas apenas iniciar um curso e abrir um curso vazio para um projectista. O administrador pode cancelar cursos e mudar a senha dos projectistas.

Gestor: para cada curso somente um único gestor é considerado pelo sistema e, normalmente, esse gestor é o professor do curso. O gestor pode manipular o curso de diversos modos: criando perguntas, analisando o progresso dos alunos, definindo grupos de trabalho dos alunos, etc. O gestor do curso cria as contas dos alunos e formadores.

Formador: cada curso pode ter um número qualquer de formadores. O formador tem os mesmos privilégios de um estudante mas também pode corrigir provas.

Alunos: cada curso pode ter qualquer número de alunos. Os estudantes não podem manipular o conteúdo do curso.

Exemplos na Web e referências

Informações de outros SGED e demonstrações simples de cursos encontram-se disponíveis no sites das empresa proprietárias. A maioria destes locais também contém documentos e relatórios de pesquisa associados com ambientes.

• FORUM: http://www.foruminc.com

• Virtual-U: http://virtual-u.cs.sfu.ca

• Learning Space http://198.114.68.60

• Lotus: http://www2.lotus.com

• Learning Server: http://www.databeam.com

• Symposium: http://www.centra.com

• Web-CT: http://homebrew1.cs.ubc.ca/webct/

• FirstClass: http://www.softarc.com

• TopClass: http://www.wbtsystems.com/

3.9. CONCLUSÃO

Como sabemos, é difícil conseguir apresentar um conjunto de ferramentas multimedia e software, aplicáveis no ensino a distância, pretensiosamente actualizadas. O processo de actualização é permanente e quase sempre que abrimos uma publicação da especialidade nos aparecem novidades que teríamos tido interesse em incluir num trabalho deste tipo.

Na medida do possível, vimos uma informação histórica das várias “ferramentas de comunicação” e mais especificamente daquelas que são utilizadas na formação a distância e aflorámos os cuidados a com a produção de material multimedia, sua visualização e processos de avaliação do interface e dos conteúdos de modo a serem facilmente receptíveis e compreensíveis, tendo em atenção o processo de comunicação humano-computador. Apresentámos um exemplo concreto de um processo de avaliação de um site.

Analisamos também componentes multimedia e software de concepção de sites e ferramentas de gestão multimedia que englobam muitas facilidades de gestão e produção de ambientes de ensino/aprendizagem a distância.

Por último, conhecemos algumas das particularidades da rede mundial de computadores que está a ter ampla difusão e aproveitamento por grande parte das instituições de ensino, em toda ilimitado número de possibilidades permitida pela rede que está a transformar o planeta numa aldeia global.

A partir daqui deduzimos que já temos informação suficiente para procurar e apresentar alguns dos modelos de ensino que consideramos terem interesse em serem analisados e se possível avaliados.

.