• Nenhum resultado encontrado

Capítulo 5 Metodologia e Análise de resultados

5.2.11. Informação sobre o tipo de questões (ver anexo III)

A escolha do curso e as razões subjacentes a essa escolha são importantes para análise de vários factores que podem levar a compreender as atitudes positivas ou negativas dos alunos relativamente à aprendizagem. Sabemos também que os limites que decorrem muitas vezes na vida estudantil são de difícil explicação e por consequência de difícil solução pelo desconhecimento das razões e das motivações de atitudes negativas motivadoras de desmoralização e desencanto do novo ciclo da vida estudantil e pessoal. Situações de dificuldades ocorrem na integração académica e associativa que podem estar ligadas a um desenraizamento geográfico, familiar, ou social. O conhecimento destas situações está pretendido nas perguntas 1, 2, 3 e 4 quais os motivos de satisfação/insatisfação que encontram, não só no curso, mas também nos aspectos a ele ligados, exemplo das relações interpessoais com colegas e professores. Não podemos esquecer que a satisfação com que se trabalha é muito importante para o êxito ou realização pessoal em qualquer actividade.

A formação anterior e a que estão a obter pode e deve ajudar na criação, desenvolvimento, aperfeiçoamento de conhecimentos, tudo para um constante aditamento na qualidade da aprendizagem.

Por si só a aprendizagem nas aulas não chega se o estudante se limita a utilizar os métodos de aprendizagem tradicionais que muitos estudantes trazem do ensino secundário, que se limita muito frequentemente a um ensino livresco e teórico, sem qualquer objectivo que não seja o sucesso na disciplina sem qualquer perspectiva de aplicação futura ou de interesse na disciplina. Com as perguntas 6, 7, 8 e 9 pretende-se conhecer o grau de frequência das aulas teóricas e práticas da disciplina de PEDA e objectivos e motivações e envolvimento com que a frequentam.

Pretende-se ainda conhecer a incidência da formação anterior na pré-disposição para uma melhor aceitação e para uma melhor formação em PEDA. Estas situações darão origem a cruzamentos de respostas que permitam um estudo objectivo e não generalista e fiável.

Uma das hipóteses consideradas é que “as condicionantes respeitantes à formação anterior são factores importantes na aprendizagem” que o cruzamento com as perguntas 34, 35 e 42 poderão permitir ter uma informação sobre estes aspectos. Um estudo de

Vala (1990, p. 151) foca o empenhamento que os alunos do ensino superior manifestam num estudo sobre a utilização de novas tecnologias apresentando-o como um factor de autorealização.

Problemática também é a dificuldade que às vezes se apresenta relativamente ao apoio por parte dos docentes, às solicitações dos estudantes. Existe também muito frequentemente a ideia que os alunos precisam de apoio que os docentes não podem dar, por falta de tempo, horário ou outro factor imputável a uma ou duas das partes. Pretende-se com as questões 12, 13 e 14, informações sobre o relacionamento pessoal professor/estudante e a importância que os alunos dão a esse aspecto. Não podemos esquecer o que escrevem Boackbank & McGill (1998) num texto em que analisam a importância do professor como facilitador da aprendizagem e da importância do diálogo na remoção de barreiras que dificultam a aprendizagem. Segundo estes autores “a ideia de aprender como um processo colaborativo e social baseia-se estranhamente no nosso sistema educacional ocidental tradicionalmente competitivo, com o seu ênfase na distância e na separação especialmente para académicos no ensino superior. Quando se reconhece o contexto social da aprendizagem e se valoriza a colaboração em vez de penalizá-la, a significância das relações na aprendizagem faz sentido dando prioridade ao envolvimento e relacionamento, encorajando a colaboração e estimulando a criatividade do conhecimento construído, encorajando com isso o movimento em direcção a estádios superiores de aprendizagem.” (p. 147)

Várias das questões são baseadas nas hipóteses em estudo tendo em atenção as perguntas relativas às características gerais dos respondentes e que estão incluídas no grupo das 10 últimas perguntas (sexo, idade, local de origem, formação anterior, curso que frequenta, tipo de estudante, objectivo de frequência, facilidade de acesso). Não podemos esquecer que a disciplina de PEDA é leccionada a um conjunto de alunos de cursos diferentes e com formação secundária também diferenciada. Algumas questões são essenciais para identificação dos alunos, mas não esgotam todos os detalhes possíveis de ser obtidos. As respostas de todas questões dão indicações sobre o repertório básico dos alunos e que permitirão fazer cruzamentos com indicadores vários. As questões 16, 17, 18, 19, 20, 21, 22 e 23 permitem conhecer a atitude dos alunos face à metodologia de ensino que frequentam e o seu grau de satisfação, importantíssimo para a avaliação do modelo. O aluno é o cliente e como tal, a medição do seu grau de satisfação pode fazer-se através das respostas colhidas pela opinião expressa. Alguns

dos factores que influenciam a satisfação são “as vantagens mais relevantes que encontram em estudar a distância” (Palacios, 1998, pp. 55-56). No entanto não podemos esquecer também os factores pedagógico-didácticos “que se lhes apresentam (por exemplo a qualidade dos materiais didácticos, (...), ajuda das tutorias presenciais e a distância, objectividade da avaliação, etc.)” (ibidem) que procuramos conhecer através das perguntas 24, 25, 26, 27 e 28.

As fontes e os tipos de apoio como o caso de tipos de materiais mais adequados para o seu estudo e mesmo as vantagens colhidas da interactividade com os colegas e professor (ver cap. 4 deste estudo) são informações que podem ser obtidas das questões 10, 11, 14 e 29 como também a valência do apoio administrativo (30 e 31).

Por último não podemos esquecer o processo de comunicação humano-computador com que os alunos operacionalizam, um ambiente integrado e o respectivo interface gráfico que também já referimos no cap. 3, sendo importante conhecer a opinião dos utilizadores (satisfação/dificuldades) – questão 15.