• Nenhum resultado encontrado

Caso 1: Utilizador com problemas de Visão

No documento Aplicações de ajuda em smartphones (páginas 115-118)

O Sr. António sofre de problemas de visão, situação que afeta várias tarefas do seu dia- a-dia como por exemplo, ler, escrever, reconhecer objetos e pessoas, em diversas situações e distâncias. Assim, o Sr. António procura uma aplicação que lhe permita auxiliar a leitura de livros.

No que concerne aos problemas de visão, os dispositivos móveis possuem potencialidades que permitem ajudar as pessoas. Segundo os dados, aquando do levantamento de aplicações, existem, da lista em questão, 73 aplicações que podem auxiliar em questões relacionadas com a visão. Destas aplicações, existem algumas que permitem auxiliar na interpretação de contraste, aplicações de proteção relacionadas com os problemas derivados da exposição à luz azul do smartphone, aplicações de exercício para os músculos dos olhos, aplicações de auxílio à redução da fadiga, lanternas, exercícios para melhoria de circulação de sangue, lupas, visão à distância, aplicações de acessibilidade para melhorar a utilização do

smartphone, conversores de texto para discurso, aplicações para testar a visão, informações de

condições visuais e ainda, estímulo visual. Segundo as necessidades do Sr. António, deveria selecionar uma aplicação de lupa para auxiliá-lo na leitura.

Na proposta 1 de classificação, o Sr. António teria que selecionar a categoria principal “Accessibility”, que, de acordo com a sua descrição, envolve todas as aplicações móveis que auxiliem o utilizador a aceder a conteúdos e lugares, de forma adaptada, através de um

smartphone. A subcategoria escolhida seria “Physical”, pois nesta são agrupadas as aplicações

referidas na categoria principal, uma vez que esta só possui uma subcategoria. A Figura 64 apresenta o ramo do modelo n.º1, relevante para este caso de uso.

Figura 64 - Ramo do modelo de classificação n.º1 relevante para o caso de uso referente à condição “Problemas Visuais".

Na proposta 2 de classificação, o Sr. António iria selecionar a categoria principal “Sensory”, referente às aplicações que, de alguma forma, auxiliassem na descompensação, pelo envelhecimento, dos sentidos humanos. No que concerne à subcategoria, teria de escolher a “Vision”, pois esta agrupa as aplicações móveis que auxiliam nas questões relacionadas com problemas ou deterioração da capacidade visual. O ramo relevante, para o presente caso de uso, no modelo n.º2 proposto, consta da Figura 65.

Figura 65 - Ramo do modelo de classificação n.º2 relevante para o caso de uso referente à condição “Problemas Visuais".

Na proposta de classificação 3, o Sr. António selecionaria a categoria principal “Sensory”, que engloba as aplicações que, de alguma forma, auxiliem na descompensação, pelo envelhecimento, dos sentidos humanos. No que concerne à subcategoria, teria que escolher a “Vision”, aqui são agrupadas as aplicações móveis que auxiliam nas questões relacionadas com problemas ou deterioração da capacidade visual. No que se refere ao terceiro nível designado por Gabner et al [1], o Sr. António pode selecionar esta aplicação nas categorias “Health and

Wellness”, “Hobbies” ou ainda em “Working life”. Um ramo do modelo n.º3, relevante para

Figura 66 - Ramo do modelo de classificação n.º3 relevante para o caso de uso referente à condição “Problemas Visuais".

Na proposta 4 de classificação, o Sr. António teria que selecionar a categoria principal “Sensory”, já que esta se refere às aplicações móveis que, de alguma forma, auxiliam em questões relacionadas com os sentidos. Visto que teria que selecionar também uma subcategoria, o Sr. António selecionaria a “Help Vision”, pois engloba as aplicações para questões relacionadas com a perda da capacidade visual. Já no terceiro nível, o Sr. António teria que selecionar o “Amplifier”. No que concerne ao tipo de aplicação, o Sr. António teria que selecionar a “Tool” pois esta refere-se ao tipo de aplicação que auxilia nas capacidades e utilidades. O ramo do modelo n.º4, referente a este caso de uso, pode ser encontrado na Figura 67.

Figura 67 - Ramo do modelo de classificação n.º4 relevante para o caso de uso referente à condição “Problemas Visuais".

No que se refere ao modelo final de classificação de aplicações móveis, o Sr. António iria selecionar a categoria principal “Sensory Impairment”, pois esta refere-se às aplicações que, de alguma forma, auxiliam na descompensação, pelo envelhecimento, dos sentidos humanos. No que diz respeito à subcategoria, o Sr. António deveria selecionar a “Visual”, já que esta

engloba todas as aplicações móveis que auxiliam em situações relacionadas com a perda da capacidade visual. Já no terceiro nível, o Sr. António teria que selecionar o tipo de aplicação “Improve”, pois esta refere-se às aplicações que auxiliam nas capacidades e utilidades. No último nível, o Sr. António teria que selecionar a opção “Magnifier”. Um exemplo de uma dessas aplicações é a “MSCNS Magnifier” e a identificação desta aplicação pode encontrar-se na tabela em anexo no final do documento. O ramo referente, para o presente caso de uso, no modelo de classificação final, é apresentado na Figura 68.

Figura 68 - Ramo do modelo de classificação final relevante para o caso de uso referente à condição “Problemas Visuais".

Neste modelo final de classificação, é possível verificar que, apesar de existirem muitas aplicações de ajuda para a visão, neste caso de uso, foi muito fácil e simples a sua classificação uma vez que o objetivo da aplicação é claro e esta componente do esquema também é clara nos critérios da classificação. Assim, pode afirmar-se que a classificação desta aplicação não levantou dificuldades nem questões no que se trata ao porquê da respetiva classificação.

No documento Aplicações de ajuda em smartphones (páginas 115-118)