• Nenhum resultado encontrado

Capítulo 3 A interação face a face: análise das relações de alteridade e preconceito

3.6 Filme 2: Harry Potter e a câmara secreta

3.6.5 Cena 2.13

Situação social: Harry e Rony observam escondidos sob a capa da invisibilidade a conversa na casa de Hagrid entre este, Professor Dumbledore, Cornélio Fudge e Lúcio Malfoy.

Cenário: casa de Hagrid.

88 As autoras se referem ao artigo Some theoretical and methodological aspects of the use of film in the study of

social interaction, publicado por Adam Kendon em 1979 no livro Emerging strategies in social psychological research.

Imagem 18: casa de Hagrid.

Fonte:Harry Potter e a câmara secreta (2002, 1h39min43seg)

A cena a seguir tem a participação de Lúcio Malfoy que, no enredo do filme, tenta tirar o bruxo Alvo Dumbledore da direção da Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts. Harry e Rony, neste momento, observam escondidos sob a capa da invisibilidade90 a conversa na casa de Hagrid entre este, Professor Dumbledore, Cornélio Fudge - Ministro da Magia - e Lúcio Malfoy.

(Enquanto estão conversando, Hagrid, Harry e Rony ouvem uma batida na porta)

Hagrid: Rápido. Pra baixo da capa. Não falem nada. Vocês dois fiquem quietos.

(Harry e Rony saem correndo e se escondem com a capa na frente da lareira) Hagrid abre a porta: Ah, professor Dumbledore.

Dumbledore aparece acompanhado de Cornélio Fudge: Boa noite, Hagrid. Será que podemos?

(Dumbledore faz menção de entrar na casa de Hagrid) Hagrid: Claro. Entrem, entrem.

Rony sussurra para Harry: É o chefe do papai. Cornélio Fudge. Ministro da Magia.

Fudge: É um assunto sério, Hagrid. Um assunto muito sério. Eu tinha que vir, mais três ataques em alunos nascidos trouxas. As coisas foram longe demais, o Ministério precisava agir.

Hagrid: Mas eu nunca... O senhor sabe, professor. Eu nunca...

90 Na história de Harry Potter, a capa da invisibilidade é uma capa que pertencera ao pai de Harry e lhe é

Dumbledore: Quero que você saiba, Cornélio, que Hagrid goza de minha inteira confiança.

Fudge: Olha Alvo, a ficha do Hagrid depõe contra ele. Eu vou ter que levá- lo.

Hagrid: Me levar? Me levar pra onde? Pra prisão de Azkaban? Fudge: Lamento, mas não tenho outra escolha.

(Lúcio Malfoy abre a porta) Lúcio: Já está aqui, Fudge. Ótimo. (Lúcio Malfoy entra na casa)

Hagrid: O que está fazendo aqui? Saia da minha casa!

Lúcio: Acredite em mim. Eu não sinto o mínimo prazer de estar dentro da sua... Chama isto de casa? Não. Só que liguei para a escola e me disseram que o diretor estava aqui.

Professor Dumbledore: E o que exatamente o senhor Lúcio quer comigo? Lúcio: Eu e os conselheiros achamos que está na hora de o senhor sair de cena. Esta é uma ordem de suspensão. (Lúcio Malfoy mostra o pergaminho que tem em mãos. Fudge se precipita a tirá-lo de Lúcio, mas Dumbledore faz sinal para que não se manifeste) Vai encontrar as doze assinaturas aqui. Nós chegamos à conclusão de que não é mais o mesmo. E com todos estes

ataques, não sobrarão nascidos trouxas em Hogwarts. (Lúcio se vira e anda pela sala, em direção à lareira) Nem quero pensar na imensa perda que isso seria para a escola. (De costas para Hagrid, Cornélio Fudge e Professor Dumbledore, Lúcio Malfoy esboça um sorriso)

Hagrid: Não pode afastar o professor Dumbledore. Se afastá-lo, os nascidos trouxas não terão a mínima chance. Guarde minhas palavras! Vai haver muitas mortes.

Lúcio: Você acha mesmo?

Professor Dumbledore: Acalme-se, Hagrid. Se o conselho deseja que eu me afaste, é claro que... Que vou me afastar. (Dumbledore começa a andar na direção de Lúcio) Mas vai descobrir que Hogwarts estará sempre aqui para ajudar a todos que nos pedirem. (Sutilmente, Dumbledore se vira para encarar Harry e Rony sob a capa, que se surpreendem)

Lúcio, que não compreende a breve mudança de olhar de Dumbledore: Admiráveis sentimentos. Vamos?

(Antes de se retirar, Dumbledore novamente fixa o olhar na direção de Harry e Rony)

Lúcio, em um sinal de cumprimento: Fudge. Fudge: Venha Hagrid. Bom...

Hagrid: Ram! Se... Hã... Se alguém está procurando alguma coisa, só tenho um conselho para dar, é o seguinte: sigam as aranhas. É. Elas vão mostrar o caminho. É tudo que tenho a dizer. Ah, alguém precisa dar comida pro Canino enquanto eu estiver fora.

Fudge: Muito bem.

O alinhamento de superioridade do personagem Lúcio Malfoy, em certos momentos alternado com um alinhamento de ironia, reforça o alinhamento apresentado pelo personagem na cena em que trata mal a família Weasley na livraria, reiterando o motivo de seus preconceitos: o nível social mais baixo, quando fala mal da casa de Hagrid e a relação de bruxos com “trouxas”, quando esboça um sorriso irônico ao se referir a possíveis mortes dos mesmos. Nota-se que a ironia presente nos registros “imensa perda” e “admiráveis sentimentos” é algo atribuído ao personagem e se repete, de modo que ali se estabelece um padrão de comportamento, um perfil que, junto com as referências ao pai na fala de Draco, mostra para o espectador que Lúcio, apesar da calma em sua fala, é um vilão, e é quem influencia Draco a agir de forma preconceituosa. Além dos registros verbais, a ironia também é bem demarcada na mudança de expressões de Lúcio. O perfil atribuído ao personagem reflete, portanto, um esquema de conhecimento de que aqueles que são como ele são superiores aos bruxos de famílias de “trouxas”, os quais deveriam ser eliminados.

Imagem 19: Lúcio esnoba a casa de Hagrid.

Imagem 20: Lúcio entrega a ordem de suspensão para Dumbledore, observado por Fudge.

Fonte: Harry Potter e a câmara secreta (2002, 1h38min37seg – 1h42min18seg)

Imagem 21: Lúcio esboça um sorriso de costas para Dumbledore, ao dizer que a morte de “trouxas” seria uma “imensa perda”.

Fonte: Harry Potter e a câmara secreta (2002, 1h38min37seg – 1h42min18seg)

Imagem 22: Lúcio reage com ironia à fala de Dumbledore após ser anunciada sua suspensão.

Fonte: Harry Potter e a câmara secreta (2002, 1h38min37seg – 1h42min18seg)

Nota-se, também, que há uma mudança de enquadre com a chegada de Lúcio. Apesar de, a princípio, haver um enquadre de conversa conciliadora, mesmo que mantidos os participantes, cenário e contextos originais, com a chegada de Lúcio e seu alinhamento de superioridade, se estabelece um enquadre de conversa entre rivais.