• Nenhum resultado encontrado

Capítulo 3 A interação face a face: análise das relações de alteridade e preconceito

3.7 Filme 3: Harry Potter e o prisioneiro de Azkaban

O terceiro filme tem uma história particularmente interessante: gira em torno de uma pessoa que passou anos presa injustamente por um crime que não cometeu e tem que enfrentar o julgamento alheio ao fugir da prisão para tentar provar sua inocência. O personagem em questão se chama Sirius Black e descobre-se, ao longo do filme, que é padrinho de Harry.

A história é, basicamente, a busca por Sirius quando este foge da prisão. Porém, quando Harry, Rony e Hermione o encontram, e descobrem a verdade sobre o que aconteceu com ele e sua inocência, passam a ajudá-lo e o foco do filme está na busca de uma maneira de salvar Sirius de ser novamente preso injustamente.

3.7.1 Cena 3.194

Situação social: Draco ofende Hermione e Rony em um passeio por Hogsmeade. Cenário: um bosque em Hogsmeade.

Imagem 30: bosque em Hogsmeade.

Fonte: Harry Potter e o prisioneiro de Azkaban (2004, 1h01min59seg).

Imagem 31: bosque em Hogsmeade.

Fonte: Harry Potter e o prisioneiro de Azkaban (2004, 1h02min19seg).

A Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts promove um passeio para um local próximo chamado Hogsmeade. Rony e Hermione vão ao passeio e Harry acaba indo escondido com a capa da invisibilidade, pois não possuía a autorização por escrito da família que era exigida pelo colégio para levar os alunos. Enquanto Rony e Hermione ainda estão sozinhos no passeio, Draco os encontra e os ofende.

(Hermione e Rony estão conversando sobre a casa que avistam, a qual tem fama de mal-assombrada)

Hermione: Dizem que é o prédio mais mal-assombrado da Grã-Bretanha. Eu já falei isso?

Rony: Duas vezes.

Hermione: Tá... Você não quer chegar mais perto? Rony: Hã?

Hermione: Da Casa dos Gritos.

Rony: Ah! Ah... Na verdade, é... aqui tá bom.

Draco: Ora, ora. Olhem quem está aqui. (Draco se aproxima com amigos) Vão comprar a casa dos seus sonhos? Meio grande pra você, não é, Weasleyzinho? A sua família não vive num quarto só?

Rony, constrangido: Cala essa boca, Malfoy!

Draco: Uh... Isso não é nada gentil. Pessoal, tá na hora de ensinar o Weasleyzinho a respeitar os seus superiores.

Hermione: Hahaha. Não deve estar falando de você.

Na cena, há o enquadre de conversa entre inimigos, como em outras cenas entre Rony, Hermione e Draco. Novamente, Draco apresenta o alinhamento de superioridade, tanto em relação a Rony, quanto em relação à Hermione, especialmente marcado no uso dos registros “Weasleyzinho” e “seus superiores” com o primeiro, e “fedelha de sangue ruim” com a segunda.

Ressalta-se que, assim como na cena na livraria Floreios e Borrões95, em que Draco ignora a intervenção de Gina em sua conversa com Harry, na presente cena, Draco também considera Herrmione indigna de lhe dirigir a palavra quando pergunta “como ousa falar comigo?”. Esta fala do personagem ressalta não somente o esquema de conhecimento atribuído a ele, de que, por ser de uma família de bruxos de sangue “puro” de bruxos e rico, pode se sentir superior aos demais que não se encaixam neste padrão, como também revela traço de machismo no perfil traçado para o personagem, pois, em mais de uma cena, considera menor a intervenção feminina no diálogo.

3.7.2 Cena 3.296

Situação social: Harry e Hermione voltam no tempo e veem uma discussão entre eles e Draco.

Cenário:.jardins do Castelo de Hogwarts (imagens 33 a 35).

Em primeiro lugar, ressalta-se que nesta cena, não há um diálogo direto entre Harry e Hermione com Draco. Mas, a mesma foi considerada na análise, uma vez que Draco é visto por Harry e Hermione quando ofende esta última. Harry e Hermione voltam no tempo e veem uma discussão entre eles e Draco. A volta no tempo dos personagens ocorre porque Hermione ganha da professora Minerva McGonagall um objeto chamado “vira-tempo”, que tem o poder de levar aquele que o utiliza a algum momento que viveu em um passado recente. Assim, voltam no tempo para salvar Sirius de ser preso injustamente.

(Após usarem o vira-tempo, Harry e Hermione voltam no tempo para o horário em que encontram com Draco quando estavam indo visitar Hagrid. Os dois, então, vão correndo para o local onde naquele horário estavam discutindo com Draco)

Harry: Hermione! Hermione, espera! (Harry e Hermione continuam correndo)

95 Filme 2: Harry Potter e a câmara secreta; cena 2.4. 96 Ver anexo I.

Harry: Hermione, pode me dizer o que estamos fazendo?

(Harry e Hermione avistam a eles mesmos discutindo com Draco ao longe) Harry: Mas, somos nós. Isto não é normal.

(Hermione encosta Harry contra a parede, para explicar o que está acontecendo)

Hermione: Isto é um vira-tempo, Harry. A Minerva me deu no início das aulas. É assim que eu tenho assistido a todas as aulas esse ano.

Harry: Então, a gente voltou no tempo?

Hermione: É. O Dumbledore devia querer que a gente voltasse pra esse momento. (Hermione e Harry voltam a olhar para a discussão deles com Draco) Aconteceu alguma coisa que ele quer que a gente mude.

(Nesse momento da discussão, Hermione dá um soco em Draco) Harry: Lindo soco.

Hermione, sorrindo: Obrigada... O Malfoy está vindo! (Harry e Hermione se escondem)

Amigo de Draco: Esperem por mim!

Draco: Não contem pra ninguém, entenderam? Amigo de Draco: Tá bem!

Draco: Vou pegar aquela sangue ruim. Lembrem das minhas palavras!

Ressalta-se que nesta cena há dois enquadres: o da discussão entre Harry Rony, Hermione e Draco, que seria o enquadre de discussão entre inimigos; e o enquadre de observação da discussão alheia, em que se encontram Harry e Hermione ao se esconderem para ver o que está acontecendo. Na discussão entre Harry, Hermione, Rony e Draco, percebe-se que, apesar da segurança com a qual Draco se dirige aos outros três, logo após receber o soco de Hermione, sai correndo, não mantendo neste momento o alinhamento de superioridade que demonstra nas demais cenas, mas um alinhamento de medo e surpresa. Por outro lado, após se afastar, retoma o alinhamento de superioridade ao se referir a ela em tom ameaçador para os amigos, como observado no seguinte registro: “Vou pegar aquela sangue ruim. Lembrem das minhas palavras!”.

Imagem 32: Harry e Hermione voltam ao local em que estavam discutindo com Draco.

Fonte: Harry Potter e o prisioneiro de Azkaban (2004, 1h48min25seg – 1h49min27seg).

Imagem 33: Harry e Hermione veem o momento da discussão deles com Draco.

Fonte: Harry Potter e o prisioneiro de Azkaban (2004, 1h48min25seg – 1h49min27seg).

Imagem 34: Hermione dá um soco em Draco.

Imagem 35: Draco sai correndo após o soco de Hermione, enquanto esta e Harry estão escondidos e ouvem o aluno se referindo a ela como “sangue ruim”.

Fonte: Harry Potter e o prisioneiro de Azkaban (2004, 1h48min25seg – 1h49min27seg).

Nota-se que, embora o personagem mantenha o esquema de conhecimento de que bruxos de ascendência totalmente bruxa, como ele, sejam superiores, não sabe reagir quando tem sua ideia de superioridade confrontada. Volta-se, portanto, a lembrar o conceito de personalidade autoritária (Ibid.), visto que Draco se torna agressivo quando confrontado diretamente. Ainda que, no caso, não demonstre a agressividade para a pessoa que o confrontou, uma vez que age com espanto diante de Hermione, demonstrando a agressividade na fala posterior, com seus amigos. O personagem, portanto, reflete reiteradamente o tipo de indivíduo preconceituoso que está presente na sociedade contemporânea.