• Nenhum resultado encontrado

Capítulo 3 A interação face a face: análise das relações de alteridade e preconceito

3.1 Resumo da obra Harry Potter

A história de Harry Potter está dividida em sete livros e oito adaptações cinematográficas, começando com “Harry Potter e a pedra filosofal” até o último livro, “Harry Potter e as relíquias da morte”, que foi dividido em dois filmes. No primeiro livro, Harry Potter, ainda bebê, é deixado pelos professores da Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts à porta da casa de seus tios, após sobreviver a um ataque do vilão da história, Lord Voldemort. Neste mesmo ataque, os pais de Harry são assassinados, mas ele desconhece a forma como morreram até chegar aos 11 anos, quando recebe sua carta para ingressar na escola de bruxaria, e descobre que seus pais, e ele mesmo, são bruxos. Na escola, conhece Hermione Granger, que é uma bruxa mestiça, e Rony Weasley, bruxo de família pobre. Harry também começa a conhecer mais sobre seu passado e o que ocorre no mundo bruxo, descobrindo que é famoso por ser o único bruxo a ter sobrevivido a um ataque de Lord Voldemort, que lhe deixou apenas uma cicatriz na testa. Ao longo das histórias que se desenvolvem, a partir de então, Harry enfrenta reiteradas vezes Lord Voldemort e seus seguidores, que possuem um projeto de poder dos chamados bruxos de “sangue-puro”, eliminando os bruxos com ascendência “trouxa”.

Em torno desta narrativa se estendem os outros seis livros, “Harry Potter e a câmara secreta”, “Harry Potter e o Cálice de Fogo”, “Harry Potter e a Ordem da Fênix”, “Harry Potter e o enigma do príncipe”, e, enfim, o já citado “Harry Potter e as relíquias da morte”. É interessante notar o amadurecimento das histórias ao longo dos livros, que vão ficando mais sérias conforme os anos vão passando, acompanhando o amadurecimento dos personagens principais e de seu público-alvo. Os filmes, consequentemente, refletem esse amadurecimento, se apresentando mais sombrios, de acordo com as histórias que vão sendo desenvolvidas.

Os livros, assim como, depois, os filmes, foram (e são) de grande sucesso até hoje, mesmo com o encerramento da série. Como já referenciado no presente trabalho, a série de filmes alcançou grande sucesso de bilheteria. Além do sucesso de público, a versão

cinematográfica da história também recebeu ao todo 12 indicações ao Oscar, em categorias predominantemente técnicas, não ganhando, no entanto, nenhuma estatueta54.

Muito ainda se fala e faz sobre Harry Potter e ainda ocorrem diversos eventos de modo a promover as histórias de J. K. Rowling, como exposições e reuniões de fãs55. Há páginas na Internet, como a Pottermore56, e comunidades criadas por fãs como, por exemplo, a Potterish57. Esta última, aliás, é um portal de fãs com mais de 23 mil textos cadastrados na seção de fanfics58, resultando em mais de 128 mil capítulos59.

Não somente os fãs mantêm Harry Potter em novas narrativas através das fanfics, como, também, a própria autora ainda cria novas histórias em extensão à história principal. É o caso da peça “Harry Potter e a criança amaldiçoada”, feita em parceria com John Tiffany e Jack Thorne, que estreou em Londres em julho de 2016 com lotes de ingressos esgotados em poucas horas60. A produção teatral, aliás, gerou rumores, depois desmentidos, de que a Warner Bros teria vontade de transformá-la em filme, tão logo o ator Daniel Radcliffe, que interpretou Harry Potter nos cinemas, tivesse a idade para ser novamente o protagonista, já que a peça se passa com Harry aos quarenta anos e Daniel tem, atualmente, vinte e sete61. Além disso, há o filme “Animais fantásticos e onde habitam”, uma espécie de prólogo da história de Harry Potter, que estreou no Brasil em 17 de novembro de 2016, já com o anúncio de J. K. Rowling de mais quatro filmes posteriores para completar a saga62.

54 Ver “Harry Potter e o ‘estranho’ caso de desprezo do Oscar”. Disponível em:

<http://cultura.estadao.com.br/noticias/cinema,harry-potter-e-o-estranho-caso-de-desprezo-do-oscar,855633>. Acesso em: 27 abr. 2016.

55 Há uma exposição oficial por países da Europa chamada Harry Potter the exhibition, com informações no

site: <http://www.harrypotterexhibition.com/>, bem como está programada uma exposição para os 20 anos do

lançamento do primeiro livro, em outubro de 2017, conforme informações em:

<https://omelete.uol.com.br/quadrinhos/noticia/harry-potter-jk-rowling-cedera-colecao-particular-para- exposicao-comemorativa-de-20-anos-de-lancamento-do-primeiro-livro/>. Acesso em: 08/11/2016.

56

Página oficial de Harry Potter, disponível em <https://www.pottermore.com/>.

57 Página disponível em <http://potterish.com/>.

58 Fanfic (fanfiction, ou mesmo fic) é uma narrativa de ficção criada e divulgada por fãs na Internet, em que

esses fãs se apropriam de personagens e enredo de um livro, filme ou qualquer outro produto midiático, sem que isso fira direitos autorais do autor ou que se obtenha lucro. A intenção principal de tais criações é estabelecer narrativas paralelas às da história original.

59 Ver <http://www.floreioseborroes.net/>.

60 Ver “Peça de Harry Potter vende 175 mil ingressos em oito horas”. Disponível em:

<http://oglobo.globo.com/cultura/teatro/peca-de-harry-potter-vende-175-mil-ingressos-em-oito-horas- 17911957>. Acesso em: 08/11/2016.

61 Ver “Warner desmente rumores de filme sobre Harry Potter e a criança amaldiçoada”. Disponível em:

<http://www.adorocinema.com/noticias/filmes/noticia-124156/>. Acesso em: 08/11/2016.

62

Ver “’Animais fantásticos e onde habitam’ terá cinco filmes, diz J.K. Rowling”. Disponível em: <http://g1.globo.com/pop-arte/cinema/noticia/2016/10/animais-fantasticos-e-onde-habitam-tera-5-filmes-diz- jk-rowling.html>. Acesso em: 08/11/2016.