• Nenhum resultado encontrado

Os debates sobre preconceito que permeiam a série Harry Potter

Capítulo 3 A interação face a face: análise das relações de alteridade e preconceito

3.2 Os debates sobre preconceito que permeiam a série Harry Potter

Os filmes da série Harry Potter foram escolhidos como estudo de caso para uma análise da questão do preconceito em narrativas infantojuvenis, a partir das relações de alteridade apresentadas ao longo da história. Os fatores para a escolha, além dos já citados na Introdução deste trabalho, também giram em torno de a obra ser bastante abordada para estudos sobre preconceito63 e já ter se envolvido em casos que a ligam diretamente ao tema. No final de 2015, houve a reação preconceituosa de fãs da série à escolha de uma atriz negra para o papel de Hermione na peça “Harry Potter e a criança amaldiçoada”. Este caso traz um aspecto interessante à discussão: uma parcela de fãs, embora não se possa dizer que seja a maioria, que demonstrou preconceito de raça, exatamente a questão em torno da qual gira toda a história de Harry Potter.

Quando foi anunciado o trio de atores que protagonizam a peça de teatro na Inglaterra, muitos disseram “estranhar” a escolha da atriz Noma Dumezweni para o papel da personagem Hermione, a qual nos filmes é interpretada pela atriz Emma Watson, de pele branca64. Quem questionou a escolha alegou que o estranhamento se deu pelo fato de o público já estar acostumado com uma atriz branca para o papel. No entanto, os fatores que envolvem a discussão são mais complexos e preocupantes.

Originalmente, não há definição para a cor da pele da personagem nos livros da série Harry Potter. A informação foi confirmada pela autora J. K. Rowlling ao declarar que Hermione era de “olhos castanhos, cabelo crespo e muito inteligente”65

, lembrando aos fãs da série que não se mencionava nada sobre a cor da pele da personagem. A autora, aliás, também demonstrou estar satisfeita com a escolha da atriz que, inclusive, já foi premiada no teatro inglês66. Além disso, ressalta-se que uma Hermione negra tende a representar com maior veemência o fato de a personagem sofrer preconceito na história por ser mestiça67.

63 Um exemplo é a pesquisa feita pela Universidade da Pensilvânia feita antes de Donald Trump ser eleito presidente dos Estados Unidos, demonstrando que, quanto mais se lia os livros ou se via os filmes da série, maior reprovação havia em relação ao republicano e sua postura preconceituosa durante a campanha nas eleições presidenciais. Disponível em: <http://veja.abril.com.br/mundo/leitores-de-harry-potter-podem-parar- donald-trump-diz-pesquisa/> e <http://www.cartacapital.com.br/internacional/harry-potter-contra-donald- trump>. Acesso em 21/10/2016.

64

“J.K. Rowling aprova Hermione negra em peça de teatro de Harry Potter”. Disponível em <http://g1.globo.com/pop-arte/noticia/2015/12/jk-rowling-aprova-hermione-negra-em-peca-de-teatro-de- harry-potter.html>. Acesso em 04/01/2016.

65 Idem.

66

A atriz Noma Dumezweni já venceu o prêmio Oliver, que reconhece anualmente a excelência do teatro inglês. Ver informação em “Apresentados atores que viverão Harry Potter, Hermione e Ron na peça 'Harry Potter and the Cursed Child'. Disponível em: <http://revistamonet.globo.com/Filmes/noticia/2015/12/apresentados-

Logo, o fato de que o mais próximo de um debate sobre questões raciais na obra Harry Potter não se baseie na questão da cor, mas da ascendência bruxa ou trouxa, pode ter tornado o debate quanto a esta questão menos proveitoso. Contudo, de alguma maneira, levantou a discussão junto ao público em redes sociais e páginas de cultura para o público jovem68.

Em meio a essa discussão, sobre a cor da pele das atrizes, foi lembrado que, nos filmes “Harry Potter e a câmara secreta” e “Harry Potter e o prisioneiro de Azkaban”, em que a personagem chamada Lilá Brown era menos expressiva na história, a interpretação era de uma atriz negra. Porém, no filme “Harry Potter e o enigma do príncipe”, em que a personagem ganha destaque, coincidentemente ou não, passa a ser interpretada por uma atriz branca, loira e de olhos claros69.

Por outro lado, ocorreram debates sobre a influência da obra em uma perspectiva religiosa, sendo Harry Potter, inclusive, não recomendado para leitura pela igreja católica. Joseph Ratzinger, quando ainda era cardeal, declarou em 2003 que Harry Potter “[...] corrompe a alma dos jovens cristãos em uma idade delicada, já que ainda não se formou”70

. Posteriormente, a igreja se posicionou favorável à história de J. K. Rowling71 quando foi lançado o filme “Harry Potter e o enigma do príncipe”, em 2009.

Diversos grupos religiosos também criticaram o conteúdo dos livros e filmes, levando a discussões sobre as possibilidades de letramento que a obra acarreta e nas quais influencia. Ocorreram reações contrárias, no que diz respeito ao uso de Harry Potter como recurso pedagógico, visto que muitos conservadores criticam o que acreditam ser a presença de elementos antirreligiosos na história do bruxo. Segundo Jenkins (2009) os reformadores morais, embora em alguns casos admitam que Harry Potter desperte o interesse pela leitura e o aprendizado, têm apreensão quanto ao conteúdo das obras, por considerarem-nas um

atores-que-viverao-harry-potter-hermione-e-ron-na-peca-harry-potter-and-cursed-child.html>. Acesso em: 06/01/2016.

67 Em Harry Potter, a personagem Hermione é constante alvo de preconceito, ao ser chamada de “sangue ruim”

por determinados personagens, com o sentido de ofendê-la.

68

Ver, por exemplo, a página Legião dos Heróis, com mais de 5 milhões de seguidores no Facebook, em que há publicações sobre a escolha de Noma Dumezweni para o papel de Hermione, com comentários e discussões entre os fãs. Disponível em: <http://legiaodosherois.uol.com.br/2016/harry-potter-crianca-amaldicoada-atriz- que-interpretara-hermione-rebate-criticas.html>. Acesso em: 27/10/2016.

69

Ver “12 personagens de Harry Potter interpretados por mais de um ator”. Disponível em: <http://www.adorocinema.com/slideshows/filmes/slideshow-118703/7>. Acesso em: 27/10/2016.

70 Ver “Jornal do Vaticano absolve Harry Potter e diz que este é o melhor filme da série”. Disponível em:

<http://g1.globo.com/Noticias/PopArte/0,,MUL1233155-7084,00-

JORNAL+DO+VATICANO+ABSOLVE+HARRY+POTTER+E+DIZ+QUE+ESTE+E+O+MELHOR+FIL ME+DA+.html>. Acesso em: 27/10/2016.

enfraquecimento da religião cristã, em favor de outros valores. Alguns críticos mais fundamentalistas chegaram a associar Harry Potter a uma forma de ocultismo ou influência diabólica.

O evangelista Phil Arms, por exemplo, descreve Harry Potter e Pokémon (1998) como “atrações fatais”, atraindo as crianças para o mundo das ciências ocultas: “Mais cedo ou mais tarde, todos os que entram no mundo de Harry Potter devem enfrentar a verdadeira face por trás do véu. E quando o fazem, descobrem o que todos aqueles que brincam com o mal descobrem, ou seja, embora talvez só estivessem brincando, o Diabo sempre joga para valer” (Ibid., p. 267)

Assim, a obra também leva a discussões sobre preconceito religioso, embora não o aborde na história contada. Porém, se apontam referências ao critianismo na história. A própria autora, que é cristã, já disse que houve inspiração na religião para a construção da narrativa72. É importante notar também que, embora não haja menção na cena equivalente do último filme, no livro “Harry Potter e as relíquias da morte” (2007, p. 242 e 244) há duas referências a passagens da bíblia, quando Harry visita o túmulo da família de Dumbledore e de seus pais, respectivamente: “Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração” (versículo 21, capítulo 6, Evangelho de Mateus) e “Ora, o último inimigo que há de ser aniquilado é a morte” (versículo 26, capítulo 15, Primeira Carta de Paulo aos Coríntios).

3.3 A interação face a face: análise das relações de alteridade retratadas na série