• Nenhum resultado encontrado

4 DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA

4.2 CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

O Centro de Ciências Sociais aplicadas – CCSA foi Criado em 13 de novembro de 1973, mediante o Decreto Federal nº 73144 e reformulado pelo Decreto Federal nº 74211, de 24 de junho de 1974. É uma unidade de ensino, pesquisa e extensão que difunde áreas específicas do conhecimento humano no âmbito da UFRN. Para viabilizar suas atividades o CCSA tem a seguinte estrutura: Conselho de Centro, Direção, Departamentos Acadêmicos, Cursos de Graduação e Programas de Pós-Graduação e Unidades Suplementares. O CCSA realiza suas atividades acadêmicas no campo do ensino em nível de graduação e pós-graduação stricto sensu e lato sensu e em diferentes projetos formativos. Formando um tripé indissociável com o ensino desenvolve também as atividades de pesquisa e extensão.

O Conselho do Centro (CONSEC) é o órgão representativo de todas as subunidades que compõem o CCSA, com funções deliberativas, normativas e

66

consultivas, sobre as matérias acadêmicas e administrativas (Regimento do CCSA. art. 8º).

Vinculam-se à Direção as seguintes unidades: Setor de Execução Orçamentária, Almoxarifado, Setor de Compras, Núcleo de Apoio ao Docente, Núcleo de Apoio ao Discente, Biblioteca Setorial, Programa de Qualidade de Vida, Secretaria Geral, Supervisão dos Setores de Aula, NEPSA I, NEPSA II, Assessoria de Comunicação e Assessoria Técnica.

Atualmente possui os seguintes 9 (nove) Departamentos: Ciência da Informação; Ciências Administrativas; Ciências Contábeis; Direito Privado; Direito Público; Direito Processual e Propedêutica; Economia; Turismo; e Serviço Social. Os Departamentos são responsáveis pela administração dos recursos materiais, didáticos e humanos necessários aos objetivos de ensino, da pesquisa e da extensão, em uma determinada área do conhecimento, que lhe confere a denominação e identificação (Regimento do CCSA, Art. 23). O órgão de decisão do Departamento é o Plenário Departamental, com atribuições de instância deliberativa e consultiva sobre políticas, estratégias e rotinas administrativas, acadêmicas, didático-pedagógicas e científicas (Regimento do CCSA, Art. 25).

As Coordenações de Graduação e Pós-Graduação são os órgãos executivos dos respectivos Colegiados, subordinado a este, que tratam da administração dos cursos e programas com as funções de planejamento, organização e supervisão, orientação, acompanhamento e avaliação do processo acadêmico (Regimento do CCSA, Art. 41).

Complementam essas atividades as Unidades Suplementares que são os setores institucionalmente criados, agregando recursos humanos provenientes de múltiplas lotações (Regimento do CCSA, Art. 47). Constituem Unidades Suplementares: o Núcleo de Estudos Temáticos da Seca e o Núcleo de Prática Jurídica –, que em suas áreas de excelência igualmente contribuem enormemente para a disseminação do conhecimento e prestação de serviços jurídicos à comunidade carente.

Constituem finalidades do CCSA: Coordenar e avaliar as atividades de ensino, pesquisa e extensão; Decidir sobre a organização interna respeitada os Estatutos e o Regimento Geral; Planejar e administrar os recursos humanos, financeiros e materiais.

67

No nível de graduação conta com os 9 (nove) Cursos de graduação: Administração; Biblioteconomia; Ciências Contábeis; Ciências Econômicas; Direito; Serviço Social; Turismo; Gestão de Cooperativas (parceria com o INCRA); e Administração Pública à Distância. A formação de profissionais para o mercado de trabalho de organizações públicas, privadas e do terceiro setor representa uma enorme contribuição do CCSA anualmente. São mais de 900 vagas abertas por ano.

Conta também com 9 (nove) Programas de pós-graduação: Administração- Mestrado e Doutorado; Ciências Contábeis em nível de doutorado (parceria com a UNB e UFPB); Direito; Economia; Serviço Social- Mestrado e Doutorado; Gestão Pública- Mestrado Profissional; Ciências Contábeis em nível de mestrado; Gestão do Conhecimento e Informação- Mestrado Profissional e, Turismo. Aqui, além da contribuição na formação de mestres e doutores, evidencia-se a produção e disseminação do conhecimento que se dá através dos projetos de pesquisa e da publicação do conhecimento gerado através de artigos, livros, capítulos de livros, relatórios, consultorias, pareceres e participação em eventos e representações em diversas instâncias e comitês.

No que se refere ao ensino de pós-graduação lato sensu, em 2016, estavam em funcionamento 19 Cursos de Especialização voltados para uma formação dirigida a temáticas específicas e que quase sempre objetivam fornecer um instrumental para a melhoria do desempenho de diferentes tipos de organização. O CCSA tem um total de 4214 alunos, sendo na graduação 3823, na pós- graduação pós stricto sensu 391 alunos. Este número de alunos revela a sua importância para o projeto formativo da UFRN, colocando-o em uma posição de destaque no âmbito da universidade. Deve-se ressaltar que essa posição contribui de forma decisiva para o montante de recursos alocados à UFRN pelo Ministério da Educação uma vez que a matriz de alocação de recursos orçamentários considera o número de alunos uma variável importante. No ano de 2016, a relação aluno/professor foi de 20,86 (vinte inteiros e oitenta e seis centésimos), extrapolando em aproximadamente 16% (dezesseis por cento) a relação estabelecida como pelo MEC, de 18 alunos por professor.

No Quadro 10, abaixo, três cursos são responsáveis por 65,7 % do total de matrículas em 2016 - Administração, Ciências Contábeis e Direito. Os demais Cursos representam 34,3% dos alunos matriculados. Este dado revela que ainda há espaço para expansão das vagas, em especial dos Cursos de Serviço Social,

68

Economia, Biblioteconomia e Turismo. Os dois últimos são cursos com um número pequeno de professores o que mostra de que a decisão de expansão precisa levar em consideração o quadro docente.

Quadro 10 - Número de alunos matriculados nos Cursos de Graduação

Cursos de Graduação Número de Alunos em 2016

Administração 809

Administração Pública (EaD) 159

Biblioteconomia 230 Ciências Contábeis 728 Ciências Econômicas 292 Direito 977 Serviço Social 316 Turismo 252

Tecnólogo em Gestão de Cooperativas 60 TOTAL 3.823 Fonte: SIGAA – UFRN, 2016.

Segundo relatório anual de gestão do CCSA, desde 2011 novas propostas de cursos vêm sendo discutidas. No momento, a conjuntura de crise econômica e política e de cortes orçamentários dificulta a implementação de novos cursos e as discussões estão se dando de forma lenta.

Documentos relacionados