• Nenhum resultado encontrado

4 DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA

4.3 COORDENAÇÃO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

O curso de administração da UFRN teve sua autorização para o funcionamento na UFRN, no Campus Central, em 1960 através do Decreto-Lei Nº 1.201, de 19 de junho e teve seu reconhecimento através do Decreto Federal Nº 80.352 de 16 de setembro de 1977. Atualmente no curso de Administração são 784 alunos ativos e aproximadamente 900 alunos matriculados em sua base de alunos. Possui conceito 5 no Índice Geral de Cursos – IGC, obtido na última avaliação do Ministério da Educação – MEC. Segundo Regimento do CCSA, a coordenação de curso é o órgão executivo de seu colegiado, e tem sua composição e atribuições estabelecidas no Regimento Geral e em resoluções dos conselhos superiores. As Coordenações são responsáveis pela estrutura pedagógica dos cursos e lidam diretamente com os discentes do curso tal qual mencionado por Sabadia (1998).

As Coordenações de Cursos surgiram a partir da Reforma Universitária em (1968), substituindo aos Conselhos Técnicos Administrativos e Congregações, consistindo em colegiado com a responsabilidade referente aos assuntos direta e especificamente ligados ao ensino, neste caso, o de graduação. Diferentes Instituições de Ensino Superior (lES) elegeram distintas denominações, dentre elas: Comissão de Integração Curricular, Comissão de Carreira, Congregação de

69

Carreira, Coordenação de Curso, etc., buscando adequar-se às imposições legislativas advindas da Reforma Universitária e, infelizmente, até hoje, o papel desempenhado pelas Coordenações de Curso (ou colegiados equivalentes) não tem sido, com raras e honrosas exceções, o que era de se esperar.

A seguir o organograma, no qual se localiza a Coordenação do Curso de Administração – CORAD, elaborada pelo autor.

Figura 15 - Organograma UFRN/CCSA/DEPAD/CORAD

Fonte: Elaborado pelo autor (2017).

O local desta análise é a coordenação do curso de graduação em Administração da UFRN. Os processos abertos nas coordenações de curso em geral seguem as regras contidas na Resolução do curso de graduação da UFRN, os casos não previstos ou omissos são determinados pelo Centro acadêmico, no caso CCSA ou Departamento através da sua plenária de cursos por meio de resoluções e regimentos. Em seguida algumas determinações presentes no Regulamento de Cursos de graduação da UFRN:

Art. 1º Este Regulamento dos Cursos Regulares de Graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN tem por finalidade consolidar, em um só diploma legal, a normatização acadêmica dos referidos cursos.

70

Art. 2º Na UFRN, a execução, o registro e o controle das atividades acadêmicas competem aos docentes, às Coordenações de Cursos, aos departamentos Acadêmicos, às unidades acadêmicas especializadas, aos Centros Acadêmicos e à Pró-Reitoria de Graduação - PROGRAD, cabendo a esta última a sua coordenação geral. Parágrafo único. As atividades a que se refere o caput deste artigo são desenvolvidas nos prazos determinados pelo Calendário Universitário.

Art. 3º As rotinas administrativas, os formulários e os relatórios relacionados com a operacionalização das atividades acadêmicas que são processados pelo sistema oficial de registro e controle acadêmico não poderão ser processados de outro modo.

Art. 14. O projeto pedagógico é o planejamento estrutural e funcional de um curso, dentro do qual são tratados, além de outros aspectos imprescindíveis à sua realização, os seguintes temas: I – O contexto, a justificativa, os objetivos e os compromissos éticos e sociais do curso; II – O perfil do egresso; III – As competências e as habilidades a serem desenvolvidas; IV – A estrutura curricular, destacando os conteúdos curriculares, os componentes curriculares e a descrição, quando couber, do trabalho de conclusão de curso, do estágio e das atividades complementares.

Em relação ao Layout do foram constatados uma série de problemas na estrutura do setor, que podem leva-lo a um mal funcionamento. A Coordenação do curso de graduação em Administração da UFRN conta atualmente em seu corpo técnico com apenas 1 (um) técnico administrativo e 2 (duas) bolsistas, além do Coordenador e o vice, para atenderem as demandas diárias de aproximadamente 900 (novecentos) alunos do curso, que demandam por processos, informações e registros de estágios entre outros serviços. Foi detectada ainda uma poluição visual muito grande no setor, com excesso de documentos e materiais de informática mal alocados; processos e monografias em desuso; falta de equipamentos básicos entre outros.

4.3.1 Serviços da coordenação do curso de graduação em administração

Nesta seção, serão apresentados e detalhados todos os processos e serviços prestados na Coordenação do Curso de Administração - CORAD, colhidos através da vivencia do pesquisador, que também atua no setor justificando a pesquisa-ação, uma vez que, o pesquisador já vivencia o ambiente pesquisado e está totalmente implicado com as ações correntes no setor, além de análise documental com base em resoluções e regimentos que norteiam as funções das Coordenações de Curso de administração. Esses processos estão listados no Quadro 11.

71

Quadro 11 - Competências das coordenações de curso segundo regulamento de curso de graduação da UFRN

Fonte: Regulamento de cursos de graduação da UFRN (2014)

Para fins dessa pesquisa serão analisados os processos com maior nível de criticidade, são eles: Abono de faltas e Exercícios domiciliares, Aproveitamento de disciplinas, Registro de atividades complementares e Registro de estágios não obrigatórios de acordo com o Quadro 12, a seguir:

Quadro 12 - Processos das coordenações de curso segundo regulamento de curso de graduação da UFRN

Alvo do

Estudo? Crítico? Processos

Sim Sim Abono de faltas e Exercícios domiciliares Sim Sim Aproveitamento de disciplinas

Não Não Deferimento matricula alunos especiais em complementação de estudos Sim Sim Registro de atividades complementares

Sim Sim Registro de estágios não-obrigatórios Não Não Vincular aluno a novo programa

Não Não Prorrogação de prazo máximo de conclusão do curso Não Não Confirmação de vínculo de novos alunos

Não Não Validação de diploma Não Não Mobilidade Acadêmica

Não Não Atendimento em geral / Informações sobre o curso Não Não Orientação ao aluno

Não Não Atendimento presencial na coordenação do curso de administração/UFRN Não Não Avaliação do atendimento na Coordenação do Curso de Administração Fonte: Regulamento de cursos de graduação da UFRN (2014)

Ainda assim, a coordenação do curso de administração executa outros processos, mas com um menor nível de criticidade, como: Vincular aluno a novo programa, Prorrogação de prazo máximo de conclusão do curso, Confirmação de

Competências

Inclusão de componente curricular complementar Deferimento matricula alunos especiais em mobilidade

Deferimento matricula alunos especiais em complementação de estudos Parecer sobre aproveitamento de disciplinas

Criação de turmas

Apreciação de exercício domiciliar Vincular aluno a novo programa

Prorrogar prazo máximo de conclusão do curso Validação matricula de novos alunos

72

vínculo de novos alunos, Validação de diploma, Mobilidade Acadêmica, Atendimento em geral / Informações sobre o curso, Orientação ao aluno, Atendimento presencial na coordenação do curso de administração/UFRN, Avaliação do atendimento na Coordenação do Curso de Administração.

Documentos relacionados