• Nenhum resultado encontrado

CESMA Santa Maria – Cooperativa dos estudantes de Santa Maria

1. PRÁTICAS DA LEITURA E ADOLESCÊNCIA

3.1 O ESTUDO EXPLORATÓRIO

3.1.4 CESMA Santa Maria – Cooperativa dos estudantes de Santa Maria

Na terceira visita entramos em contato com Télcio Brezolin, gerente do terceiro espaço de leitura que visitamos. Fundada em 1978, por um grupo de estudantes, atualmente a CESMA – Cooperativa dos Estudantes de Santa Maria Ltda participa ativamente da vida cultural da cidade, apoiando e realizando ações de fomento à arte. Promove e apoia vários projetos culturais, dentre os quais o Cineclube Lanterninha Aurélio44, que nasceu junto com a

44 Atividade realizada na cooperativa que consiste na apresentação de filmes, algumas vezes com a presença de

debatedores, para que seja feita uma discussão sobre a obra. Aberta ao público e que estimula as pessoas a ir em busca de outras referências, ou e ir atrás do livro, tanto em questão de elenco, de referências apresentadas no filme, como de produtores, etc. Não são apresentados só filmes norte-americanos, eles tentam dar espaço para filmes de diferentes lugares, Oriente Médio, Japão, Ásia. Um espaço democrático que visa apresentar novas referências e novos olhares, estimulando novos campos e novos horizontes.

Cooperativa; o Santa Maria Vídeo e Cinema45; Cesma in Blues46; Feira do Livro de Santa

Maria, entre outros.

Os objetivos da CESMA e de seus associados são de diminuir os custos na aquisição de livros, material escolar, papelaria, filmes e outros produtos culturais, possibilitando uma formação mais qualificada para o melhoramento das condições sociais. Possui um quadro social formado por mais de 40 mil associados, que atuam nas mais diferentes áreas profissionais, e qualquer pessoa que tenha interesse nos seus serviços pode se associar. Atualmente contam com site47, Facebook48 e Twitter49.

Por estarem envolvidos com a organização da Feira do Livro de Santa Maria desde os anos 70, Télcio ressalta alguns pontos que ele observou no decorrer do tempo, especialmente referente ao público que frequenta a feira e a CESMA. Percebe que 70% do público da feira espera este evento acontecer para realizar a compra de livros, não tendo o hábito de ir até a livraria. Por isso e por todas as atividades desenvolvidas durante o evento é que o gerente vê a feira como responsável por motivar e envolver produtores, autores, professores, escolas e crianças, referindo-se ao evento como uma “grande vitrine”. A CESMA tem a preocupação em manter viva a feira, participando e contribuindo em todos os aspectos, pois ela é a segunda mais antiga do país em ambiente aberto.

Com um acervo de 10 a 12 mil títulos, a CESMA tem um cuidado grande com as escolhas das obras, estão sempre atentos ao que está em alta no meio editorial, pesquisando de maneira intensa, especialmente obras premiadas. O papel decisivo da CESMA é este, colocar à disposição do seu público o que há de melhor, sempre com cuidado e muita atenção, analisando vários pontos e trazendo para o conhecimento das pessoas que consultam a livraria o que muitas pessoas não conhecem e podem ter contato. Isso também acontece quando vão até as bienais, tanto do Rio de Janeiro, como em São Paulo, para buscar outros livros, para saber o que está acontecendo no mercado editorial e trazer para Santa Maria. A cooperativa já passou por diversas feiras, como a de Madri, Buenos Aires, Chile, Barcelona, Portugal e México, que conta ter sido a mais importante, já que selecionaram 700 títulos nessa feira. Todo esse processo faz parte da CESMA e foi incorporado colocando à disposição dos associados obras importantes, o que também faz com que a cooperativa seja vista como esse espaço importante na cidade.

45 A Santa Maria Vídeo e Cinema é a entidade civil sem fins lucrativos realizadora do Festival de Santa Maria, o

Santa Maria Vídeo e Cinema. Disponível em:http://www.smvc.org.br/index.php Acesso em: 22 mai. 2016.

46

47 Disponível em: < https://www.cesma.com.br/index.php> Acesso em: 22 mai. 2016. 48 Disponível em: <https://www.facebook.com/cesmasantamaria> Acesso em: 22 mai. 2016 49 Disponível em: <https://twitter.com/cesma_coop> Acesso em: 22 mai. 2016.

Sempre preocupados com o apoio à cultura, a cooperativa se envolve também em parcerias com escolas e feiras de outras cidades fornecendo o acervo, enviando material ou participando de alguma forma. Escolheram atuar dessa forma em função de muitas cidades não possuírem relações com editoras ou secretarias de cultura e educação, o que, no meio editorial, é importante para facilitar o acesso aos materiais. Também disponibilizam seus espaços para atividades de fomento à cultura, a autores e leitores locais. A cooperativa dispõe do espaço do café para que os santa-marienses tenham acesso à internet de graça, e a uma pequena biblioteca, para sentar no café e ler, sendo uma outra forma de fazer com que as pessoas tenham acesso aos livros.

Ele nos conta que o público jovem associado busca mais material didático pelos preços. Quando indagamos se as leituras obrigatórias também são procuradas, ele respondeu que sim, pois são as mais relacionadas ao ensino médio, e ainda disse que os estudantes se associam por esses motivos, mas depois seguem sendo sócios. Comenta que hoje em dia os jovens estão focados “nessas coisas de mídia maior”, nessa fase do Minecraft50, mas salienta

que não podemos dizer que essas leituras não têm sentido, pois essas linguagens, conforme ele, acabam influenciando de uma forma ou de outra, estimulando o cérebro. Os jovens acabam, a partir dessas leituras, lendo outras coisas, indo atrás de referências indicadas no texto. Ele diz que acha “fantástico”, pois, se não houvesse a série Harry Potter, muita gente não estaria lendo hoje. Esse foi um passo importante para muitas pessoas se interessarem pelo livro e leituras que foram incentivadas por essa primeira aproximação, tanto por despertar para o cinema, como outras artes. Ele considera um processo significativo para desenvolver o gosto e hábito pela leitura, já que não interessa o suporte, mas sim se a pessoa está lendo ou não. Ele indica essas leituras como um caminho.

Posterior às entrevistas informais, que foram importantes para entendermos como esses espaços propõem atividades voltadas para a faixa etária pesquisada, foram realizados os formulários na feira do livro de Santa Maria, apresentados a seguir.