• Nenhum resultado encontrado

CAPÍTULO III – O contexto do trabalho

3.2. O II Ciclo

O II Ciclo funciona no turno da tarde, de 13 h às 17 h 30 minutos, nas salas de aula do terceiro andar. Cada matéria é de responsabilidade de um professor. As aulas são, em sua maioria, geminadas, pois a Escola acredita que essa dinâmica contribui para um melhor aproveitamento das aulas. Na época da pesquisa, o II Ciclo era formado por 16 professores, sendo 12 professores substitutos e quatro efetivos. Essa é uma situação atípica que vem se arrastando há alguns anos e que continuamos vivendo até o presente momento em virtude de a administração central da UFMG não estar autorizando a reposição do quadro de professores efetivos do CP, enquanto a situação das escolas de ensino básico dentro da Universidade não tiver sido resolvida.

Em reuniões semanais, que acontecem no turno da manhã, todos os professores discutem assuntos relativos à vida escolar do aluno, às propostas pedagógicas e à organização da Escola. É nesse espaço, também, que o projeto de ensino do GTD é discutido, planejado e replanejado.

As decisões são tomadas levando-se em conta, prioritariamente, as demandas dos alunos. Os assuntos de interesse mais amplo, da Escola ou do núcleo de conhecimento de cada professor,

podem ser trazidos ou levados para considerações dos outros setores envolvidos ou do próprio II Ciclo.

3.2.1. O GTD e a formação do grupo de multiplicação

O projeto de ensino do GTD como um espaço particular pretende flexibilizar o tempo escolar e aproximar o aprendizado à realidade de cada turma e de cada aluno. A cada início de semestre se avalia o trabalho que foi desenvolvido anteriormente e reorganizam-se as atividades de acordo com as peculiaridades e necessidades daquele grupo de alunos.

No início do 2º semestre de 2003, em sua primeira reunião, o II Ciclo discutiu os princípios do GTD para a formação dos grupos daquele período. O grupo de professores decidiu que seria necessário: fazer diagnósticos e observações com a finalidade de identificar as necessidades de cada turma; organizar os grupos, por assunto, depois dos diagnósticos e observações, visando atender as demandas surgidas; manter o caráter flexível, permitindo entradas e saídas dos alunos em qualquer época do semestre, se necessário fosse; fazer avaliações internas em cada grupo, durante o percurso, para verificar a necessidade de possíveis mudanças.

Durante as duas primeiras semanas de agosto, os professores ficaram envolvidos com a formação dos grupos. Após a realização dos primeiros diagnósticos, os grupos foram organizados com a participação de todos os 16 professores do ciclo. Eles discutiram a necessidade de cada aluno e de qual grupo ele deveria participar para permitir o seu desenvolvimento. A discussão sempre perseguia garantir ao aluno o direito de ter outras oportunidades de rever conteúdos em que ainda precisava avançar. Os diversos grupos atendiam demandas nas áreas de conhecimento de português, leitura e escrita, matemática, ciências, geografia e história, educação física, artes, e, também, em relação a aspectos afetivos/sociais.

Foram formados 14 grupos. Alguns deles tinham propostas que extrapolavam/ampliavam a área de conhecimento dos professores. Por exemplo, o GTD de história trabalhava no laboratório de informática em um projeto que envolvia história e internet. Um outro grupo de alunos participou da brinquedoteca. Dois outros grupos foram envolvidos em um projeto de

experiências científicas no laboratório de ciências.

Na área da matemática, foram organizados dois grupos a partir das análises dos resultados dos diagnósticos e observações dos professores: um grupo de multiplicação e outro de divisão. O grupo de multiplicação, foco desta pesquisa, foi formado com dez crianças que necessitariam

continuar os estudos nessa área. Ele foi assumido pela professora (substituta) Wânia. Era a segunda vez que ela se responsabilizava por um grupo no projeto do GTD. O número de alunos de cada grupo reflete a necessidade apresentada no momento da constituição dos GTDs, variando de semestre para semestre, como se pode perceber ao compararmos com a composição dos grupos de matemática do 1º semestre de 2002, citada no Capítulo I.

O horário do GTD começava às 13 h, às terças-feiras, e terminava às 14 h 40 minutos, em duas aulas geminadas. Nesse horário, o II Ciclo se reorganizava e todos os alunos se distribuíam por algum GTD, de acordo com a orientação recebida.

Ao final do segundo horário, os alunos voltavam às suas salas regulares, que continuavam conforme o horário escolar. A mudança de sala de aula no dia do GTD não causava nenhum transtorno na Escola, porque já estava incorporada na rotina do ciclo. A Figura 1 mostra um exemplo de horário do 3º ano, na terça-feira.

Figura 1: Grade de horário de aulas do 3º ano Fonte: Elaborada pela autora da dissertação.

Os grupos de trabalho, inclusive o GTD de matemática, começaram no dia 25 de agosto de 2003, pois anteriormente estavam sendo feitos os diagnósticos e as observações para a enturmação do semestre, e terminaram suas atividades no dia 09 de dezembro do mesmo ano. Algumas atividades do ciclo eram realizadas dentro do horário do GTD como uma forma de integrar todos os alunos. Os jogos de integração (voltados para a área da educação física) e a comemoração da semana da criança foram atividades que aconteceram durante o GTD. O grupo de professores planejava outras atividades, como as citadas anteriormente, por acreditarem que elas contribuíam para a formação dos alunos, que consideravam tão importante quanto o desenvolvimento cognitivo.

No dia 25 de agosto, fui conhecer a turma, iniciei as observações no dia 16 de setembro e fiquei até o fim dos trabalhos. Durante o semestre o GTD teve 12 encontros (24 horas/aula), e participei de nove deles (18 horas/aula), incluindo a aplicação de dois pré-testes (nos dias 25/09 e

3A 3B 3C GTD GTD GTD GTD GTD GTD

Ed. Física Português Matemática

Geografia Português Matemática Geografia Artes Matemática

11/11), um pós-teste (no dia 02/12) e as entrevistas. Foram gravadas em áudio e vídeo um total de 12 horas/aula. O calendário abaixo mostra as aulas durante o semestre, o início e o término das observações.

TABELA 2

GTD de multiplicação – 2º semestre

Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro 02 07 04 02 09 15 11 09*** 16** 21 18 25* 22 28 24 15/10- Semana da Criança 28/10- Jogos de Integração 04/11- Jogos de Integração

*Início dos trabalhos do grupo de multiplicação. Nesta data fui conhecer o grupo e justificar a minha presença em sala durante o semestre.

**Início da observação

*** Entrevistas individuais com os alunos e término da observação e dos trabalhos do GTD.

Fonte: Calendário Escolar.

3.3. Os participantes da pesquisa