• Nenhum resultado encontrado

CESAN CESAN e seus Processos de Gestão

4.3 DELIMITAÇÃO DA PESQUISA

4.3.4 Coleta de Dados

Sobre o processo de coleta de dados, Yin (2005) orienta que o pesquisador precisa utilizar várias fontes de evidências. Tendo isso em conta, utilizou-se neste estudo de pesquisa bibliográfica, pesquisa documental, consultas ao setor de Recursos Humanos, observações e entrevistas focalizadas.

No que diz respeito à pesquisa bibliográfica, buscou-se contextualizar a CESAN nos cenários por que passou o saneamento ambiental no Brasil e no Espírito Santo, bem como trazer informações acerca da própria CESAN. Nesse sentido, contribuíram de maneira significante à dissertação de mestrado de Maria Juracy de Oliveira Castor (1995), cujo título é: Estilos de liderança e a questão dos programas de qualidade e produtividade; o livro de Dalva Broedel (1994), intitulado “A CESAN e sua história”; e a dissertação de mestrado de Márcia Prezotti Palassi (1998), denominada “Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come!” O impacto da notícia de municipalização privatizada sobre trabalhadores do setor de saneamento.

Em relação à pesquisa documental, foram utilizados documentos institucionais da Companhia, como jornais internos, textos disponíveis no portal eletrônico da empresa e os relatórios anuais da Companhia de 1999 a 2002 e de 2003 a 2006. Objetivou-se com isso coletar dados acerca dos processos de gestão por que passou a Companhia de sua criação até os dias de hoje, bem como coletar informações acerca do ofício gerencial na CESAN nos dias de hoje.

Em relação às consultas ao setor de Recursos Humanos da empresa, estas foram realizadas para se saber mais a respeito de critérios para o ingresso em cargos de gestão na Companhia e de programas voltados para o desenvolvimento gerencial. E, em relação às observações, estas foram realizadas a todo momento, dado que a pesquisadora trabalha na organização investigada. Assim, as vivências da autora e conversas informais na empresa foram muito úteis para o acesso aos sujeitos entrevistados e como fonte de informações e reflexões sobre o objeto de estudo.

Por fim, no que diz respeito às entrevistas, estas tiveram caráter focalizado, o que significa dizer que assumiram mais um aspecto de conversas guiadas do que de investigações estruturadas. Conforme Yin (2005), o interesse deste tipo de entrevista está na promoção do diálogo espontâneo e não defensivo com o entrevistado, e opta-se por perguntas do tipo como, no lugar de perguntas do tipo por quê.

A coleta de dados foi realizada de maneira simultânea à análise de dados. De uma maneira geral, buscou-se ter primeiro um panorama geral acerca dos processos de gestão pelos quais passou a CESAN, para depois centrar a atenção sobre as práticas de gestão propriamente ditas. Assim, deu-se mais atenção, em um primeiro momento, à pesquisa bibliográfica e documental do que às entrevistas.

À medida que as entrevistas eram realizadas, seus dados passaram a ser analisados. As recorrências começaram a aparecer com freqüência e percebeu-se que as entrevistas já eram suficientes no décimo terceiro sujeito entrevistado. Nesse momento, centrou-se atenção na análise de dados, que resultou na descoberta de quatro momentos específicos na história da CESAN e de sete conjuntos de práticas que caracterizam a ação gerencial na empresa.

Sentiu-se, então, necessidade de validar essas informações. Dessa forma, foram então realizadas entrevistas com mais cinco sujeitos acerca das descobertas já realizadas ao longo da pesquisa, de forma a validá-las, tirar dúvidas e colher novas informações.

Tais entrevistas foram realizadas sem roteiro, lançando mão, em duas das entrevistas, de um resumo das práticas gerenciais dos gestores da CESAN. Quatro delas não foram gravadas, dado que havia sido percebido ao longo das demais entrevistas o constrangimento causado por esta prática. Dada a ausência do recurso da gravação, nessas entrevistas falas que chamavam a atenção eram transcritas ao longo da conversa com o entrevistado.

dos entrevistados e foram realizadas seguindo indicação de Marconi e Lakatos (2007), roteiros de tópicos em função dos sujeitos a quem se iria entrevistar e da informação que se desejava coletar (QUADRO 08).

Quadro 08: Roteiro de tópicos por sujeitos pesquisados Sujeitos pesquisados e

objetivo da entrevista

Roteiro de Tópicos Gestores com mais de trinta

anos na CESAN e presidente do sindicato

Objetivo: Entender o processo de gestão da CESAN até os dias de hoje, coletando dados sobre as diversas mudanças que se deram ao longo dos anos na CESAN.

 Transformações pelas quais passou a CESAN desde sua criação até os dias de hoje (em geral e modelos de gestão e de gestor esperados e construídos pela Companhia - fatos, percepções e sentimentos);

 Impactos dos diferentes “momentos de gestão“ pelos quais passou a CESAN na ação gerencial.

Diretor presidente e ex-diretor presidente

Objetivo: Entender o que norteia/norteava a gestão da CESAN na época de seu exercício na presidência.

 Modelo de gestão que se buscava imprimir na CESAN;

 Principais pontos (positivos - conquistas, negativos – dificuldades) que marcaram essa gestão;

 Relação CESAN/Governo;

 Ação Gerencial nesse contexto; Perfil Gerencial desejado.

Gestores

Objetivo: Apreender formas de atuação do gestor e relações de suas ações com os “momentos de gestão” pelos quais passou a CESAN.

 Trajetória do gestor na organização e sua relação com a empresa e com este ofício;

 Formas de atuação (Práticas de Gestão);

 Entraves e facilitadores a sua atuação, além de estratégias de ação para lidar (ou se conformar) com entraves;

 Impactos dos diferentes “momentos de gestão“ pelos quais passou a CESAN na ação gerencial. Fonte: Elaborado pela autora, 2009.