• Nenhum resultado encontrado

Comparação da actividade formativa desenvolvida pela ADPM e outros operadores

Capitulo 5. ANÁLISE DOS RESULTADOS

5.3. Comparação da actividade formativa desenvolvida pela ADPM e outros operadores

Efectuando uma análise comparativa entre a ADPM e outras entidades formadoras, podemos constatar, desde logo, que a “(…) ADPM tem objectivos diferentes das outras entidades (…)”(E5), procurando não somente a qualificação técnica, mas também “(…) a formação integral das pessoas (…)”(E2), o que justifica a forte componente cívica e cidadã que integra todas as acções.

“(…) A oferta é concebida com objectivos muito bem equacionados, sendo elaborada em função das necessidades do território e das pessoas, ponderando os recursos (…)”(E2) e procurando envolver todos os participantes directos e entidades empregadoras, numa tentativa de concertação com as propostas estratégicas de desenvolvimento do contexto geográfico.

Esta forma de conceber a actividade formativa torna cada acção única e singular, não existindo “(…) acções padrão, que tanto se poderiam realizar (…)”(E6) em Mértola “(…) como noutro local qualquer (…)”(E6), não se realizando uma acção “(…) só porque se candidata a um financiamento (…)”(E5), mas porque se “(…) considera necessária (…)”(E5) para o processo de desenvolvimento.

Dimensão de Análise

156 O facto de ser uma ADL, com objectivos muito concretos ao nível do contributo para o desenvolvimento do concelho de Mértola, é talvez a maior justificação para as diferenças de que falam os entrevistados, sendo a actividade formativa encarada “(…) como mais um dos instrumentos necessários para o desenvolvimento local (…)”(E8).

Esta forma de estar traduz-se também na existência de características muito próprias na fase da implementação das acções, onde o indivíduo é encarado tendo em consideração as suas vivências, sendo os participantes abordados “(…) como seres humanos iguais e adultos e (…)”(E7) , predominando a utilização de metodologias andragógicas.

De entre as características da oferta formativa da ADPM, poderemos destacar:

- Formação e qualificação da equipa técnico-pedagógica. Na última década, a

ADPM tem vindo a considerar a formação dos seus mediadores/coordenadores, animadores, formadores e orientadores um elemento fundamental, não só pelo papel e funções que estes profissionais assumem num processo formativo, mas também porque é limitada a oferta local (inicial de continua) de capacitação nesta área, promovendo diversas acções de Formação Pedagógica Inicial de Formadores e Formação Contínua de Formadores. A promoção destas acções, que posteriormente, e em número considerável124, conduzem ao recrutamento de novos elementos “(…) garante à partida um conhecimento prévio dos novos elementos, que são formados dentro de uma filosofia, um espírito de ver e sentir a formação que não é muito normal (…)”(E7), ou seja, a forma de estar e de pensar a formação e a capacitação são elementos chave e transmitidos para e pelos formadores.

- Envolvimento com a entidade. Uma das características da oferta formativa da ADPM

é o esforço efectuado com o objectivo de envolver os participantes com a entidade, o que se traduz não só no cuidado que existe em “(…) dar exemplos da matéria que foquem a ADPM (…)”(E3), como também num esforço de trabalho “(…) em conjunto e articulação(…)”(E7) entre todas as áreas de trabalho da organização. Esta característica que a diferencia de outras entidades justifica-se pela sua missão e objectivos, que têm como fim último o “(…) desenvolvimento dos locais (…)”(E8)

124

Durante o período 2004/2006, a ADPM promoveu 8 acções de Formação Pedagógica Inicial de Formadores, tendo certificado 82 participantes. Dos mesmos, 16 desempenham actualmente funções na entidade (dados cedidos pela entidade).

157 onde trabalha, mas também pelo facto da actividade formativa ser encarada “(…) como um meio para qualquer coisa, reflectindo e sendo reflexo do trabalho das outras áreas (…)”(E8).

- Relação pedagógica. Também a relação pedagógica estabelecida entre os diferentes

elementos que intervêm nas actividades de carácter formativo apresenta algumas características singulares, verificando-se “(…) uma atitude pedagógica e formativa com as pessoas, no sentido de a apoiar(…)”(E2), havendo uma preocupação relativamente à formação da “(…) pessoa como um todo (…)”(E2). Verifica-se ainda “(…) uma aproximação notória entre os formadores e os formandos (…)”(E4) e um cuidado muito grande em (…) transportar para a sala as (…) experiências, objectivos e valores (…)”(E4) dos adultos.

-Recursos físicos. Ao nível das estruturas físicas e recursos pedagógicos, a ADPM

apresenta meios de elevada qualidade e diversidade, que se traduzem não apenas na existência de um edifício-sede, em Mértola, mas também em espaços de formação e qualificação alternativos, como o Centro de Estudos e Sensibilização Ambiental do Monte do Vento e o Centro de Acolhimento da Amendoeira da Serra (já mencionados anteriormente), possuindo “(…) salas de apoio para reuniões, serviço de reprografia (…)”(E7) e salas de formação, devidamente equipadas com meios audiovisuais avançados, nomeadamente o “(…)videoprojector e o computador, a televisão (…)”(E8), sustentando a sua actividade formativa “(…) numa plataforma de aprendizagem moodle, o que permite encarar os recursos didácticos de uma forma totalmente inovadora (…)”(E8).

-Acompanhamento “on-going”, que passa por uma preocupação constante

relativamente a todos os intervenientes no processo, “(…) personalizado, caso a caso (…)”(E6), verificando-se “(…) uma preocupação pela pessoa que ultrapassa o papel que cada um desempenha (…)”(E8).

- Acompanhamento pós-formação. Feito essencialmente através da disponibilização

de um conjunto de meios e infra-estruturas, o acompanhamento após a conclusão das actividades formativas procura satisfazer um conjunto de “(…) necessidades (…)”(E8), inerentes ao fim de um período de qualificação/capacitação, traduzindo-se num apoio

158 directo e contínuo à procura activa de emprego (apoio e divulgação de apoios à inserção profissional, apoio logístico na elaboração de propostas de candidaturas) e à capacitação contínua (realização de diagnósticos de necessidades formativas que irão sustentar a elaboração de novas propostas).

- Impacto na comunidade. A actividade formativa da ADPM acaba por gerar efeitos

junto da comunidade local, “(…) bastante distintos dos provocados por outras entidades (…)”(E2), o que se pode atribuir a alguns factores, nomeadamente: o facto de a ADPM ter “(…) uma actividade continuada neste território (…)”(E8), a sua missão ser sobretudo “(…) o desenvolvimento da comunidade (…)”(E8), sendo “(…) a actividade formativa mais um elemento do processo de desenvolvimento local que observamos em Mértola e do qual a ADPM é participante activo (…)”(E7).

Tabela 5.9. Análise Comparativa Relativa às Actividades de Carácter Formativo Desenvolvidas pela ADPM e as Actividades Formativas Desenvolvidas por Outros Operadores e seu Contributo para as

Questões Orientadoras

Dimensão

de análise Indicadores Categorias Subcategorias Efeitos Observados

Questões Orientadoras C o m p ar aç ão e n tr e a A ct iv id ad e F o rm at iv a D ese n v o lv id a p el a A D P M e o s o u tr o s O p er ad o re s Fases do Ciclo Formativo Concepção das Actividades Objectivos

“(…) O trabalho é feito das pessoas para as pessoas e tem-se em consideração que se trabalha com pessoas. Penso que as acções diferem de outras logo pelos seus objectivos, uma vez que não se procura apenas a aquisição de competências técnicas, mas também a capacitação do indivíduo para uma vivência saudável em cidadania (…)”(E3)

- A oferta formativa/educativa oferecida pela ADPM tem como função a promoção de comunidades aprendentes; - A oferta formativa/educativa oferecida pela ADPM tem como função a promoção do desenvolvimento do território; - A oferta formativa/educativa oferecida pela ADPM tem como função complementar a oferta formativa/educativa oferecida pelas escolas e IEFP.

159 C o m p ar aç ão e n tr e a A ct iv id ad e F o rm at iv a D ese n v o lv id a p el a A D P M e o s o u tr o s O p er ad o re s Fases do Ciclo Formativo Implementa ção das Actividades Acompanhamen to on-going

“(…) todo o ciclo formativo reflecte o facto de sermos

uma Associação de

Desenvolvimento Local, e

isso tem implicações

diversas (…) ao nível do acompanhamento durante a

acção, somos muito

cuidadosos com todos os intervenientes, existindo

uma preocupação pela

pessoa que ultrapassa o

papel que cada um

desempenha (…)”(E8)

- A oferta formativa/educativa oferecida pela ADPM tem como função a promoção de comunidades aprendentes; - A oferta formativa/educativa oferecida pela ADPM tem como função a promoção do desenvolvimento do território; - A oferta formativa/educativa oferecida pela ADPM tem como função complementar a oferta formativa/educativa oferecida pelas escolas e IEFP. Pós- Formação Acompanhamen to “(…) quando as acções terminam há uma continuidade no trabalho iniciado, não só da parte da entidade como também da parte da equipa técnica. No

caso dos cursos para

desempregados, há uma

tentativa de encontrar alternativas, nomeadamente apoio à elaboração de processos de estágios ou

outros que apoiam a

integração profissional (…)”(E4)

- A oferta formativa/educativa oferecida pela ADPM tem como função a promoção de comunidades aprendentes; - A oferta formativa/educativa oferecida pela ADPM tem como função a promoção do desenvolvimento do território; - A oferta formativa/educativa oferecida pela ADPM tem como função complementar a oferta formativa/educativa oferecida pelas escolas e IEFP.

Impacto na Comunidade

“(…) Naturalmente que tudo o que temos estado a falar são impactos na comunidade (sociais, económicos, etc.) e se tivermos em consideração que a ADPM tem uma actividade continuada neste território, se tivermos em

atenção que o grande

objectivo é o desenvolvimento da comunidade, e se considerarmos que a actividade formativa é apenas um instrumento

dentro de tantos outros, verificamos que os impactos

locais, individuais e

colectivos, são bastante diferentes dos provocados

por outras entidades

formadoras que operam

nesta área territorial (…)”(E8)

- A oferta formativa/educativa oferecida pela ADPM tem como função a promoção de comunidades aprendentes; - A oferta formativa/educativa oferecida pela ADPM tem como função a promoção do desenvolvimento do território; - A oferta formativa/educativa oferecida pela ADPM tem como função complementar a oferta formativa/educativa oferecida pelas escolas e IEFP.