• Nenhum resultado encontrado

CAPÍTULO III – APRESENTAÇÃO E ANÁLISE DOS RESULTADOS

4. Comportamentos dos alunos face às TA

Para caracterizar os comportamentos dos alunos face às TA que usam no estabelecimento de ensino recolheram-se dados de opinião dos docentes e de observação. Esses dados permitiram-nos compreender como é que os alunos utilizam as TA de uma forma geral e do tablet e software Vox4all em particular.

A análise dos dados de opinião indica-nos que os comportamentos dos alunos alternam entre reações positivas e reações menos positivas, como se observa na tabela 34.

Tabela 34

Reações dos alunos ao uso de TA

Tema Categoria Subcategoria Freq. Total

R eaç ão dos al unos f ac e às T A Reação positiva

Manifestação de interesse e gosto em usar TA 11

21 Compreensão da utilidade das TA 4

Motivação por atividades realizadas no computador 3 Maior envolvimento nas atividades 1 Boa adesão dos alunos no uso de TA 1 Construção de frases com SPC 1

Reação menos positiva

Volatilidade na concretização das tarefas 7

16 Atitude passiva dos alunos 3

Participação depende do aluno e do momento 3 Manifestação de aborrecimento 1 Pouco interesse na utilização das TA 1 Dificuldade em construir frases com SPC 1

Nota. Dados obtidos através da análise de conteúdo às entrevistas realizadas aos profissionais

da UAM

A análise destes dados evidencia que a «manifestação de interesse e gosto em usar as TA» é o comportamento mais assinalado como uma reação positiva dos alunos face à utilização de TA. Segundo os professores os alunos gostam de utilizar as TA e aderem bem à sua utilização, pelo que, segundo a P3, “não são precisas grandes estratégias para eles fazerem qualquer atividade”. Esta professora (P3) salienta que o facto de os alunos utilizarem TA resulta num maior envolvimento nas atividades, levando-os a conseguir conclui-las “sem grande complicação”. A P2 destaca o computador como uma TA que permite aos alunos realizarem atividades de que gostam, o que “motiva-os bastante”, e na sua opinião resulta na continuação do interesse na atividade que estão a realizar.

Outro comportamento assinalado pelos professores P1 e P3 como positivo é a «compreensão da utilidade das TA» por parte dos alunos o que segundo estes, lhes

85

facilita a vida. A «motivação por atividades realizadas no computador» também foi um outro comportamento que mereceu destaque por parte dos professores.

Os professores assinalaram outros comportamentos positivos por parte dos alunos, mas com menor expressão, como seja a construção de frases em SPC. Este comportamento positivo é mais observado com uma aluna que apresenta mais capacidades comunicativas e linguísticas. No entanto, questionamos a necessidade do uso de SPC com esta aluna, dado ter capacidade para verbalizar.

Mas nem todos os comportamentos dos alunos são positivos. Os professores referiram nas entrevistas, reações menos positivas, sendo o comportamento mais referenciado a «volatilidade na concretização de tarefas», particularmente quando usam TIC. Os professores destacaram outros comportamentos: a atitude passiva dos alunos, ficam à espera que lhes digam o que devem fazer, e o facto de a sua participação estar dependente de como está nesse dia.

Portanto, inferimos que alguns alunos revelam dificuldade em usar TA. Por exemplo, o P1 salientou na entrevista que os alunos têm dificuldades em construir frases com os SPC, sendo necessário apresentar “a régua já . . . montada com a estrutura frásica normal, ou então os símbolos saem desorganizados”. A professora P3 também assinalou o facto de a aluna surda apresentar pouco interesse na utilização de TA e de manifestar aborrecimento quando é contrariada, como se ilustra no seguinte excerto: “Nós vamos percebendo que a resposta dela é de contrariedade porque ela queria fazer outra coisa”.

No que diz respeito à utilização do tablet e do programa Vox4all, estes recursos parecem ser usado pelos alunos quando estes vão ao bar da escola. As suas reações ao uso destas TA estão descritas na tabela 35.

Tabela 35

Reações ao uso do tablet e o contexto de utilização

Tema Categoria Subcategoria Freq. Total

U ti liz aç ão de tec nol ogi as m ó ve is – t a bl et e m u lt id e fic iê n c ia Reações ao uso do tablet e contexto de utilização

Reação positiva dos alunos sem NEE 1

4 Curiosidade por parte dos colegas 1

Modernização aos olhos dos outros 1 Utilização na Ida ao bar 1

Nota. Dados obtidos através da análise de conteúdo às entrevistas realizadas aos profissionais

da UAM

Segundo os professores a utilização destas TA suscita por parte dos alunos sem NEE reações positivas e curiosidade, como nos diz o professor P1 “os colegas

86

deles que só queriam olhar para o tablet, ficaram todos contentes em ver aquilo porque nem os outros tinham”. De acordo com este professor a utilização deste recurso consistiu numa “modernização, também aos olhos dos outros”.

Face aos dados expostos regista-se que os docentes foram relativamente pouco precisos na descrição dos comportamentos apresentados pelos alunos que frequentam a UAM face às TA. Estes dados são agora complementados com os que resultam das observações realizadas.

A observação dos alunos a usar as TA permitiu-nos perceber também como os alunos reagem à utilização de TA (cf. anexo S). À semelhança do que afirmaram os docentes registámos comportamentos favoráveis e outros menos favoráveis. Na tabela 36 descrevem-se os comportamentos considerados favoráveis, os quais se encontram estruturados em três categorias: i) manifestação de entusiamo e ou interesse, ii) realização de atividades pedidas e iii) solicitação de ajuda. Estes dados parecem-nos um pouco mais precisos do que os descritos pelos docentes aquando a realização das entrevistas.

Tabela 36

Comportamentos favoráveis dos alunos, face ao uso de TA resultantes da observação

Comportamentos favoráveis observados

a) Manifestação de entusiasmo e/ou

interesse

- Mostram entusiasmo/gosto pela atividade

- Manifestam contentamento quando terminavam de digitar a palavra e surgia o símbolo SPC no monitor e o seu conteúdo era verbalizado - Expressam comportamentos comunicativos

- Querem cooperar na confeção do bolo

- Prestam atenção à informação que apareceu na tela onde estava a ser projetado o vídeo

- Alguns alunos balançam-se ao som da música

- Acompanham a melodia e entoaram algumas palavras do refrão - Estão atentos e interessados na atividade

b) Realização das

atividades

- Conseguem copiar palavras para o programa com alguma facilidade - Leem a receita escrita em SPC

- Respondem prontamente quando solicitados

- Manipulam o tablet e o programa Vox4all sem dificuldades - Cumprem instruções após chamada de atenção

- Apresentam poucas dificuldades na construção frásica - Voluntariam-se para realizar a atividade

- Prontificam-se a realizar a atividade c)

Solicitação de ajuda

- Pedem ajuda para realizar o jogo quando necessita

Nota. Informação resultante da análise de conteúdo aos dados das observações.

Durante as observações verificaram-se também comportamentos menos positivos que categorizámos basicamente como dificuldades sentidas pelos alunos, como se descreve na tabela 37.

87 Tabela 37

Dificuldades manifestadas pelos alunos, face ao uso de TA

Dificuldades manifestadas pelos alunos

a) Digitação de palavras

- Digitalizar as letras: demora um certo tempo porque necessita de conferir várias vezes as letras escritas no papel com as letras que estão no teclado b) Manipulação

de objetos

- Manipular o furador, deduz-se que talvez o aluno necessite de algum tipo de TA que facilite esta tarefa

c) Utilização do rato

- Arrastar imagens que surgiam no ecrã para um determinado local, usando o rato do computador

- Manter a posição correta da mão no rato, tendo tendência para colocar o indicador direito no botão direito do rato

d) Necessidade de apoio

- Necessidade de ter o apoio do adulto mesmo quando não necessita, recusando-se a trabalhar se não o tiver

e) Manifestações de

comportamentos desadequados

- Evidência sinais de descontentamento quando o adulto não responde ao seu pedido de ajuda e não quer jogar mais

- Desinteresse por parte de alguns alunos nesta atividade - tiveram uma atitude um pouco passiva

- Manifesta um comportamento de desinteresse sobre a aprendizagem ou sobre a atividade a ser desenvolvida

f) Atenção, memorização e concentração

- Manter a atenção durante muito tempo na mesma atividade

- Responder às perguntas da professora, necessitando de voltar a verificar a receita (alunos 4, 7 e 8)

g) Identificação de símbolos

- Teve dificuldade em escolher o símbolo correto para o seu sexo na categoria das necessidades fisiológicas

h) Leitura e identificação de rimas

- Leu muito baixinho e de forma soletrada

- Teve dificuldades em identificar palavras que rimam i) Manuseamento

do tablet para fotografar

- Teve dificuldades em enquadrar as receitas para as fotografar, necessitando de ajuda

j) Lentidão na resposta

- Demorou um pouco a dar a resposta solicitada

Nota. Informação resultante da análise de conteúdo aos dados das observações.

As dificuldades manifestadas pelos alunos durante as sessões de observação foram várias, umas relacionadas com a utilização de determinados produtos outras com a execução da atividade. As dificuldades na execução da atividade relacionam-se com a lentidão na sua execução, com a dificuldade de atenção/memorização/concentração, com a correta identificação dos símbolos e com dificuldades na leitura e identificação de rimas. Verificaram-se também comportamentos menos adequados, como atitudes passivas ou respostas não adequadas quando contrariados. Consideramos que este último comportamento não é específico face ao uso de TA.

Ao comparamos a informação recolhida nas entrevistas com a das observações constatamos que existe sobreposição de informação a nível dos comportamentos positivos e dos menos positivos. Nos comportamentos positivos é

88

comum o contentamento demonstrado pelos alunos na realização de atividades com o recurso a TA, nomeadamente o computador. Nos comportamentos menos positivos salienta-se que ambos os dados assinalam existir uma atitude passiva por parte de alguns alunos. Porém, há outros comportamentos que se encontram descritos apenas nas entrevistas ou nas notas resultantes da observação, como seja a volatilidade na concretização de atividades em alguns alunos ou a dificuldade de manuseamento de certos equipamentos por alguns alunos. Neste sentido consideramos que estes dados se complementam.

Em suma, percebemos que os alunos manifestam diversos comportamentos face às TA, sendo uns mais favoráveis e outros menos favoráveis. Os comportamentos mais positivos resultam na manifestação de gosto e interesse pelo uso das TA, especialmente do computador, o que parece motivar os alunos a realizar as atividades e a conclui-las. Todavia, existem dificuldades de concentração e de atenção por parte de alguns alunos, o que os impede de se manterem na mesma atividade o tempo suficiente para a concretizarem. Existem ainda alunos que têm uma atitude passiva em relação às atividades que envolvem o uso de TA, ou seja, ficam à espera de “ordens”, não têm iniciativa própria, revelam pouca autonomia e, por vezes, manifestam comportamentos considerados menos adequados.

Realçamos ainda que os alunos com limitações a nível da motricidade fina revelam naturais dificuldades em manusear certos equipamentos como um rato de computador. Esta circunstância pode dificultar a realização de algumas atividades, e indicar que esses equipamentos podem não ser os mais adequados para esses alunos, ou que estes precisam de alguma TA para auxiliar a sua utilização.

89