• Nenhum resultado encontrado

CAPÍTULO III – APRESENTAÇÃO E ANÁLISE DOS RESULTADOS

2. Descrição das TA existentes na UAM

Para identificar as TA existentes na UAM recorremos à observação do contexto descrito, a conversas informais e a entrevistas aos professores da UAM. Os dados recolhidos permitiram-nos identificar as diversas tecnologias presentes na UAM. Em termos tecnológicos identificaram-se produtos de alta e de baixa tecnologia.

Os professores nas entrevistas realizadas referenciam a existência de várias TA, as quais estão descritas na tabela 9.

Tabela 9

TA existentes na UAM

Tema Categoria Subcategoria Freq. Total

T A ex is tent es n a U A M

Alta tecnologia: TIC - hardware

Plataforma para controlo do acesso à internet 2

8

Internet 1

Tablet 1

Plataforma para guiar o uso da Internet 1 Plataformas de acesso a informação nos computadores 1 Plataforma para acesso a atividades diversas 1

Retroprojetor 1

Alta tecnologia: Apoio à Comunicação

Comunicar com Símbolos 3

8

Boardmaker 2

GRID 1

Vox4all

Caderno de comunicação digital

1 1 Alta tecnologia: Estimulação sensorial e Acesso à informação Ecrã touch 2 5 Tecnologia de estimulação sensorial 1

Sistemas de apoio à informação 1

Switch 1

Outros recursos Jogos lúdicos da sala Snoezelen 3

4 Recursos recomendados pelo CRTIC 1

Alta tecnologia: TIC - software educativos Software diversos 1 3 Jogo da mimocas 1 Aventuras 2 1 Baixa tecnologia: Apoio à Comunicação

Símbolos Pictográficos para a Comunicação 1

3

Régua de comunicação 1

Tabelas de comunicação 1

Nota. Dados obtidos através da análise de conteúdo às entrevistas realizadas aos profissionais

da UAM

Os dados apresentados permitem-nos perceber que existem na UAM mais produtos considerados de alta tecnologia, do que de baixa tecnologia. Os produtos correspondentes à alta tecnologia distribuíam-se por diversas áreas: a da comunicação e acesso à informação, a da estimulação sensorial e acesso à

52

informação, as TIC - software educativo e as TIC - hardware. Quanto aos produtos integrados na baixa tecnologia estes inseriram-se apenas na área da comunicação.

Na área das TIC os professores mencionam a existência de uma plataforma criada por eles, com o intuito de “fazer um controlo do uso da internet e um guia de uso da internet” (entrevistado P1). Através dessa plataforma os alunos podem aceder a várias atividades, não podendo é ir além do que “está programado [n]essa plataforma” (entrevistado P1). Os professores referiram ainda que a sala Snoezelen da UAM está equipada com “jogos lúdicos de identificação de cores, de memória, de associação” (entrevistado P2).

Segundo o docente P1 a UAM encontra-se bem equipada em termos de TA, as quais permitem fazer face às necessidades presentes e futuras, dado que todos os alunos foram avaliados por profissionais do Centro de Avaliação de TA de Setúbal os quais “propuseram aquelas tecnologias que, no modo de ver deles, era aconselhável eles terem e o nosso espaço ter” (entrevistado P1). Contudo, este profissional também menciona que alguns “não se adequam ao perfil” (P1) dos alunos. As opiniões expressas pelos docentes estão presentes na tabela 10.

Tabela 10

Opinião sobre as tecnologias existentes na UAM

Tema Categoria Subcategoria Freq. Total TA existentes na UAM Opinião sobre as tecnologias existentes Desadequação de tecnologias 2 3 Suficiente para as necessidades 1

Nota. Dados obtidos através da análise de conteúdo às entrevistas realizadas aos profissionais

da UAM

Para além dos dados das entrevistas recolhemos ainda dados de observação, os quais vão, de certa forma, ao encontro das informações dadas pelos docentes. Verificámos que as TA consideradas de alta tecnologia se relacionam com a comunicação e as TIC. Os produtos relacionados com a comunicação correspondem, basicamente, a software e os assinalados como TIC são constituídos por software educativo e por hardware. Observámos ainda que os produtos de alta tecnologia eram mais diversificados e em maior quantidade do que os descritos como baixa tecnologia. Os produtos de apoio observados no espaço da UAM estão descritos na tabela 11.

53 Tabela 11

Descrição das TA existentes na UAM

TA existentes

Alta tecnologia Baixa tecnologia

TAC Software e outras:

• 1 GRID • 1 Boardmaker

• 1 Comunicar com símbolos • 1 Vox4all

• 1 BIA4

• 1 Gestuário

• 1 Caderno de comunicação digital

• SPC

• 2 Réguas de comunicação Tabelas de comunicação

TIC Software educativo:

• 1 Jogo da mimocas • 1 Aventuras 2 • 1 Gcompris • 1 Sebran Hardware: • 1 Ecrã touch • 6 Monitores de computador • 7 Computadores • 2 Retroprojetores • 1 Tablet • Internet

Nota. Dados resultantes da observação e de conversas informais tidas com os professores Dos produtos de alta tecnologia indicados na tabela anterior salientamos o facto de o software Vox4all se encontrar disponível para os dois equipamentos: o computador e o tablet. Observando os software para a comunicação descritos percebemos a existência de softwares que são utilizados basicamente pelo profissional (é o caso do Boardmaker que permite construir recursos de comunicação) e outros que são usados pelos próprios alunos, como é o caso do GRID, do Comunicar com Símbolos e do Vox4all. Naturalmente que estes últimos também exigem que os docentes preparem previamente os recursos para os alunos utilizarem.

A utilização por parte dos docentes de alguns destes softwares não é muito intuitiva, pelo que os docentes necessitam, frequentemente, de frequentar formação específica. Por exemplo, a entrevistada P3 informou ter terminado uma formação sobre o software Vox4all, a qual lhe permitiu aprender a utilizar o programa, e a ficar com ideias para organizar atividades que promovem a comunicação e a aprendizagem. Salientamos ainda a presença do programa GRID o qual visa facilitar o

4

54

processo comunicativo, mas também o acesso à informação através do uso do computador. Estes software exigem que os utilizadores compreendam o significado de símbolos de duas dimensões: imagens ou símbolos pictográficos para a comunicação. A nível da comunicação existe ainda um caderno de comunicação digital, a ser usado no computador, o qual foi construído pelos professores da UAM. Este caderno é constituído por um ficheiro em PowerPoint adaptado à realidade das necessidades dos alunos que frequentam a UAM. Neste PowerPoint os alunos podem construir frases que depois transportam para a régua de comunicação e assim usá-las em situações concretas, como a realização de recados.

Quanto às TIC, particularmente o software educativo, verificamos que os recursos existentes permitem trabalhar várias áreas curriculares, como seja a matemática e as ciências. O software Aventuras 2 facilita a exploração de conteúdos relacionados com a língua portuguesa. Alguns software como é o caso do Gcompri, incluem jogos como o xadrez, sudoku ou quatro em linha, os quais permitem aos alunos momentos de lazer, mas também o seu desenvolvimento cognitivo. Relativamente ao hardware, observou-se a existência de vários equipamentos que nos parecem comuns a vários contextos escolares: monitores (n=6), computadores (n=7), internet e retroprojetores (n=2). Observou-se ainda a existência de um ecrã touch, o qual poder decorrer do facto de um dos aluno ter paralisia cerebral, e um tablet.

Analisando as TA integradas na categoria baixa tecnologia salientamos que estas foram criadas pelos professores da UAM, à exceção dos SPC que resultam do uso do programa Boardmaker. A régua de comunicação/tabela de comunicação referida consiste num retângulo de cartão grosso, dividido sintaticamente através de divisórias coloridas, que incorporam as cores que representam as categorias gramaticais da chave de Fitzgerald (pessoas-amarelo, verbos-verde, adjetivos-azul, substantivos-laranja, diversos-branco, sociais-rosa). Este recurso permite aos alunos construir frases recorrendo aos SPC, como se pode observar na figura 5.

55

Resumindo, perante os dados descritos verificou-se que a UAM se encontra equipada com diversas tecnologias relacionadas com a acessibilidade digital, as quais, em termos tecnológicos se integram em duas categorias: alta tecnologia e baixa tecnologia. Estas tecnologias basicamente visam: i) facilitar o processo de comunicação e o acesso à informação (computador), ii) promover oportunidades de aprendizagem e iii) estimular os alunos sensorialmente. Os docentes consideram ter produtos em quantidade suficiente, ainda que alguns produtos sejam pouco adequados aos atuais alunos que frequentam o espaço.

3. Caracterização das práticas dos professores face ao uso de