• Nenhum resultado encontrado

3 FATORES CRÍTICOS DE SUCESSO

3.2 CONCEITUAÇÃO DE FATORES CRÍTICOS DE SUCESSO

Vezzoni et al (2011, p.4) destaca o caráter dinâmico e a falta de consenso na literatura sobre o melhor conjunto de definições para FCS. Admite, entretanto, que existe concordância quanto à essência do conceito: focar em algumas poucas características críticas que realmente tenham condições de interferir em prol da busca de êxito.

Fishman (1998, p.10 apud JONKER, 2004, p.58) preconiza que metas bem definidas são críticas para o sucesso de qualquer organização, mas que tão importante quanto defini-las bem é identificar os FCS necessários para o alcance dessas metas.

Segue-se então a apresentação e análise das definições de FCS. Verstraete (2000 apud ROCHA, 2009, p.72) compilou uma série de definições na literatura sobre os FCS, conforme mostrado no Quadro 20.

Quadro 20. Definições de Fatores Críticos de Sucesso compiladas por Verstraete.

Autor Trabalho Definição de FCS

Hofer e

Schendel Strategy Formulation: Analytical Concepts, West Publishing, 1978

São as variáveis graças às quais a gerência pode influenciar, por sua decisão, de forma significativa, a posição de cada organização em uma indústria. Esses fatores variam geralmente de uma indústria para outra mas, no interior de uma indústria em particular, eles derivam da interação de dois tipos de variáveis: as características econômicas e tecnológicas do setor e as armas competitivas sobre as quais diferentes organizações do setor construíram suas estratégias.

Boynton e

Zmud An assessment of critical success factor, Sloan management Review Summer, 25, 4. p.17-27, 1984

É o nome das coisas que devem andar bem para assegurar o sucesso de uma organização ou de um gerente; as competências nas quais há necessidade de atenção especial e constante para obter alta performance.

Leidecker e

Bruno Identifying and Using Critical Success Factors, Long Range Planning, 17 (1) 1984

São as características, condições ou variáveis que, se corretamente seguidas, mantidas e geradas, podem ter um impacto significativo sobre o sucesso de uma organização de um determinado setor.

Bouquin Le Contrôle de Gestion, PUF, 1994

São chamados FCS tudo aquilo que a organização conta para atingir seus objetivos de longo prazo de resistir às forças do setor investigado (as cinco forças da tipologia de Porter), para ser competitiva em seu grupo estratégico e não submeter-se à concorrência de outros grupos. Ou, ao contrário, se viável, preparar a passagem para outro grupo. Os FCS podem aparecer de duas formas:

barreiras que conferem à organização uma vantagem competitiva; e

performances críticas que, sem dar à organização uma vantagem distinta, lhe permitem propor uma oferta genérica de resultados conforme seus objetivos, performance tal que, sua insuficiência ou sua degradação, levará à eliminação da organização ou ao comprometimento de sua posição.

Koenig Management Stratégique, Vision, Manoeneuvre et Tac- tiques, Nathan, 1990

São elementos constituintes do êxito em um setor, durante um período de sua história.

Atamer & Calori Diagnostic et Décisions Stratégiques, Dunod, 1993

É um elemento de oferta que tem valor para os clientes (usuários, distribuidores, especificadores) e um conhecimento e/ou vantagem de custo essencial em uma cadeia de concepção - produção - e distribuição do produto (ou serviço), que permite criar uma vantagem competitiva.

Stratégor Interréditions, 1993 São elementos sobre os quais se fundamenta prioritariamente a concorrência, correspondentes às competências que necessitam ser controladas para ter performance.

Stollenwerk (2001, p.191), por sua vez, identificou as definições mais citadas na literatura especializada até o ano de 2001: Hofer e Schendel (1978, p.77 apud STOLLENWERK, 2001, p.191); Leidecker e Bruno (1984, p.24) e Rockart (1979, p.85). As duas primeiras definições estão destacadas no Quadro 20 e a última no Quadro 21.

Nesta pesquisa, no sentido de ampliar e estimular a análise dos mais diversos conceitos, também destacam-se estas outras definições apresentadas em ordem cronológica no Quadro 21:

Quadro 21. Definições de Fatores Críticos de Sucesso compiladas pelo autor.

Autor Definição de FCS

Rockart, 1979, p.85 São aquelas poucas áreas, para qualquer negócio, nas quais os resultados, se satisfatórios, irão assegurar um desempenho competitivo bem sucedido para a organização.

Bullen e Rockart, 1981, p.7 São números limitados de áreas, nas quais resultados satisfatórios irão garantir o desempenho competitivo bem sucedido para o indivíduo, o departamento ou a organização. São, portanto, aquelas poucas áreas-chave onde ‘as coisas devem dar certo’ para o negócio prosperar e para que as metas dos gestores sejam atendidas.

Ferguson e Dickinson, 1982, p.15 São fatores internos ou externos à organização, que devem ser identificados e reconhecidos, pois dão suporte ou ameaçam o alcance dos seus objetivos ou até mesmo a sua existência. São eventos ou circunstâncias que requerem atenção especial da gestão em função da sua importância para a corporação. Podem ser positivos ou negativos em seu impacto.

Dickinson et al (1984 apud

ABDELGHAFFAR et al, 2005, p.3)

São aqueles eventos, circunstâncias, condições ou atividades (internos ou externos) que requerem atenção especial da gestão em função da sua significância.

Pollalis e Grant (1994, p.12 apud JONKER, 2004, p.60)

Os fatores mais importantes governando o sucesso são aqueles que são consistentes com as metas e objetivos das organizações.

Caralli, 2004, p.2 Definem as áreas de performance que são essenciais para a organização realizar sua missão. Desta forma, qualquer atividade ou iniciativa que a organização toma deve assegurar alta performance consistente nessas áreas; caso contrário, a organização pode não completá-la.

Vieira, 2005, p.47 Definem os desafios mais importantes ou ações de gerenciamento que devem ser adotadas para colocar sobre controle a gestão de TI. São definidas as ações mais importantes do ponto de vista do que fazer em nível estratégico, técnico, operacional e de processo.

Brainstorming, 2010, p. 19 São pré-condições internas, de diferentes naturezas, relacionadas tanto a seus ativos tangíveis quanto aos intangíveis, e essenciais para que a instituição atinja seus objetivos.

Butler e Fitzgerald (1999, p.351) destacam que o estudo de FCS auxilia eruditos e profissionais a extrair dos processos multidimensionais de negócios as atividades núcleo que são essenciais para o sucesso do negócio.

Abstraindo-se de todas essas definições e corroborando com as observações de Vezzoni et al (2011, p.4), os FCS:

são áreas, aspectos ou acontecimentos limitados de êxito ou sucesso que asseguram em boa medida um rendimento competitivo;

estão diretamente relacionados e em concordância com a visão, a missão e os objetivos da organização a longo prazo;

podem ser fatores internos (como recursos, habilidades, competências, atributos, condições), ou fatores relacionados com o mercado e o entorno (externos); e

são áreas de resultados nas quais o rendimento pode ser medido e avaliado. Bullen (1995, p.13), em última análise, destaca que o grande valor que o método dos FCS aporta é a habilidade de focalizar a atenção na direção daquilo que se necessita fazer bem para a obtenção de êxito.

Usar-se-á nesta pesquisa a seguinte definição de FCS, fruto da adaptação e fusão das definições de FERGUSON e DICKINSON (1982, p.14) e VIEIRA (2005, p.47):

Fatores Críticos de Sucesso são fatores internos ou externos à organização que devem ser identificados e reconhecidos, pois dão suporte ou ameaçam o alcance dos seus objetivos ou até mesmo a sua existência. São eventos ou circunstâncias que requerem atenção especial em função da sua importância para a corporação. Definem os desafios mais importantes ou ações de governança que devem ser adotadas para colocar sob monitoração e controle a gestão de TI. Determinam as ações mais importantes do ponto de vista do que fazer em nível estratégico, técnico, operacional e processual.

Também é importante salientar aqui a diferença entre Fator de Sucesso e Fator Crítico de Sucesso. Um Fator de Sucesso é algo que pode ocorrer (ou não) para se conseguir um objetivo. Considera-se que um Fator de Sucesso é Crítico quando o seu cumprimento é necessário para alcançar os objetivos. Nesta pesquisa os resultados serão apresentados classificados como FCS e FS.

Furlan (1997 apud ROLDANet al, 2007, p.3) informa que, no Brasil, o termo Critical Succes Factors foi traduzido como Fatores Críticos de Sucesso ou Fatores- Chave de Sucesso. Entretanto, na literatura é possível encontrar alguns autores que diferenciam esses dois termos. Nesta dissertação, utiliza-se o termo Fatores Críticos de Sucesso com o mesmo significado de Fatores-Chave de Sucesso, sem prejuízo. 3.3 FONTES DE FATORES CRÍTICOS DE SUCESSO

Bullen e Rockart (1981, pp.14-16) destacam as cinco fontes principais de FCS e, dadas suas peculiaridades, alertam os analistas de FCS para que estejam atentos a essas fontes descritas no Quadro 22.

Quadro 22. Principais Fontes de Fatores Críticos de Sucesso.

Fontes Descrição

Da indústria onde a organização

atua

Toda indústria possui um conjunto de FCS determinados por suas características e toda organização de uma determinada indústria deve prestar atenção nestes fatores.

Da estratégia competitiva e a

posição na indústria ocupada pela organização

Cada organização em uma determinada indústria ocupa uma posição individual, determinada por sua estratégia competitiva adotada e por sua história, e esse posicionamento dentro da indústria estabelece alguns FCS.

Dos fatores ambientais ligados à

organização São aqueles sobre os quais a organização tem pouco controle, mas deve monitorá-los. Duas fontes ambientais de FCS são as flutuações na economia e as mudanças na política nacional ou global. Algumas organizações são sensíveis a fatores como tendências populacionais, mudanças regulatórias, variações nas fontes de energia, etc.

Dos fatores temporais afetando a

organização

São os fatores que se tornam críticos para a organização em um período de tempo em particular, devido a algum acontecimento extraordinário, p.ex., o bug do milênio, a perda de executivos seniors num desastre aéreo, etc.

Dos fatores específicos de cada

gestor e seu papel na organização Cada gerência funcional tem um conjunto de FCS genéricos associados, p.ex., quase todos os gestores de produção estão preocupados com a qualidade do produto.

Fonte: a partir das definições de BULLEN e ROCKART (1981, pp.14-16).

Leidecker e Bruno (1984, p. 26) defendem a adição de outras fontes potenciais como fatores relacionados à análise dos principais competidores da organização (em especial dos líderes de mercado) e à evolução comparada do negócio da organização.

Caralli (2004, p.22) exemplifica e contextualiza essas fontes principais de FCS em uma análise na indústria de aviação civil, conforme mostrado na Figura 9:

Figura 9. Diagrama de Fatores Críticos de Sucesso e suas fontes num contexto de Companhia de Aviação Civil.

Fonte: adaptado de CARALLI (2004, p.22).

Portanto pode-se notar que o conjunto de FCS da Organização é formado pela união dos FCS advindos de distintas fontes, i.e., FCS da indústria (que são mais gerais), da estratégia competitiva e posição da organização nessa indústria (mais afetos à organização em particular), dos fatores ambientais relacionados à organização (ambiente econômico, político e geográfico), das questões emergentes temporais e das particularidades afetas a cada gestor de unidades da organização.