• Nenhum resultado encontrado

Notoriamente a GTI, segundo Peterson (2004, p.41), é mal compreendida e não tem seus limites claramente definidos. Somando-se a isso, diante da rápida ascensão ocorrida na última década, a utilização do termo com fins comerciais prejudicou sobremaneira a real compreensão do conceito, importância e aplicações. Como se vê no Capítulo 2, confunde-se com grande facilidade os termos governança de TI e gestão de TI. De forma similar os termos Comitê de TI, ou Comitê Estratégico de TI, ou Comitê Diretivo de TI, ou Comitê de Governança de TI, também não escapam do emprego comum.

No intuito de conceituar e entender adequadamente todos esses temas, além de identificar um amplo conjunto de trabalhos, artigos, papers, bem como seus periódicos, sobre o tema Comitês de Governança de Tecnologia da Informação no Setor Público, em particular, bem como sobre seus Fatores de Sucesso, partiu-se para uma pesquisa na Internet em geral e em bases científicas específicas.

Foi realizada pesquisa bibliográfica utilizando a base de artigos científicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), disponível em www.periodicos.capes.gov.br. Para tal utilizou-se a infraestrutura da Biblioteca da Pós-graduação da Universidade Católica de Brasília no Campus da Asa Norte. Também foi utilizado o Google Acadêmico (scholar.google.com.br) e o regular (www.google.com.br), com argumentos em português, inglês e espanhol.

Outros valiosos recursos, como as bases de teses e dissertações de universidades no Brasil (PUC-Rio, UCB, UFF, UFRGS, UFRJ, UFSC, UnB e USP) e no exterior (África do Sul: Nelson Mandela Metropolitan University e University of Pretoria; Austrália: Macquarie University e Queensland University of Technology; Portugal: Universidade do Minho e Universidade Técnica de Lisboa), também foram utilizados.

Nas principais bases com conteúdo nacional procederam-se consultas sistemáticas em língua portuguesa. A Tabela 1 sintetiza os resultados obtidos, em pesquisas realizadas em bases de teses, dissertações e artigos nacionais realizadas no início de abril/2012.

Tabela 1. Publicações em bases de teses, dissertações e artigos nacionais por palavras-chave em português conforme pesquisa realizada em abril de 2012. Banco de Teses e Dissertações do IBICT Banco de Teses e Dissertações da CAPES Scielo GTI 91 192 9 GTI + C 1 1 0 GTI + C + FS 1 0 - GTI + C + FS+ SP 0 - -

Fonte: Elaboração própria.

Legenda:

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciênca e Tecnologia

CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

Scielo - Scientific Electronic Library Online GTI - Governança Tecnologia Informação C - Comitê

FS - Fator Sucesso SP - Setor Público

Com relação às bases científicas internacionais da CAPES, foram realizadas buscas, sem a definição de horizonte histórico, nas seguintes áreas de conhecimento: Multidisciplinares, Ciências Sociais Aplicadas e Engenharias. Utilizaram-se os mecanismos de Busca simplificada (com a indicação e com a seleção de bases) e Busca avançada a fim de se identificar o resultado no maior número possível de bases científicas relevantes. Colheram-se ao todo resultados de buscas em 20 (vinte) bases, cujos dados são apresentados no Apêndice A.

Pesquisou-se inicialmente o termo ‘Information Technology Governance’, isoladamente, e depois promoveu-se buscas de refinamento com a combinação sequencial de termos ligados pelo conector ‘e/and’ e dos termos ‘Committee’, ‘Success Factor’ e ‘Public Sector’. Preferiu-se empregar o termo geral ‘Committee’ a fim de permitir que a busca também retornasse os comitês denominados ‘Strategic’, ‘Steering’ e ‘Oversight’, que para alguns autores são equivalentes. Da mesma forma preferiu-se empregar apenas o termo ‘Success Factor’ a fim de permitir que a busca também retornasse os fatores de sucesso denominados ‘Critical’ e ‘Key’.

A Tabela 2 sintetiza os resultados obtidos, nas bases com trabalhos mais relevantes, em pesquisa efetuada na base da CAPES no dia 19 de março de 2012.

Tabela 2. Publicações em bases internacionais por palavras-chave em inglês conforme pesquisa realizada em março de 2012.

ACM Emerald Elsevier IEEE Springer Willey

ITG 6157 6918 23303 528 22199 26696

ITG + C 1513 1883 8540 4 8603 12264

ITG + C + SF 753 581 4289 4 8603 7371

ITG + C + SF+ PS 423 581 4289 4 8603 7371 Fonte: Elaboração própria.

Legenda:

ACM - ACM Digital Library Emerald - Emerald Fulltext (Emerald) Elsevier - Science Direct (Elsevir)

IEEE - Institute of Electrical and Electronics Engineers

Springer - SpringerLink (MetaPress) Willey - Willey Online Library

ITG - Information Technology Governance C - Committee

SF - Success Factor PS - Public Sector

Esses resultados foram considerados anômalos uma vez que, ao se proceder aos refinamentos e filtragens necessários, a quantidade de trabalhos permanecia a mesma em cinco das seis bases principais. Buscando-se investigar esse comportamento contatou-se a responsável pela biblioteca da pós-graduação. Posteriormente informou-se que, nesse período, o portal da CAPES passava por manutenção para a implementação de nova interface e esse procedimento ainda demandaria mais tempo. Em função disso alguns números da consulta poderiam estar equivocados.

De fato esses resultados não faziam sentido e concluiu-se assim que não seria possível fazer uma análise bibliométrica do tema pesquisado dada a falta de acurácia nas informações obtidas.

Cabe lembrar que em setembro de 2011 foi realizada a primeira consulta sistemática às bases de dados da CAPES. Entretanto, na época, as bases da ACM e JSTOR não retornaram resultados. Além disso, boa parte dos trabalhos identificados da base Elsevier não puderam ser recuperados, uma vez que, segundo explicações dos bibliotecários da pós-graduação, a modalidade de assinatura da UCB e/ou CAPES não permitia o download daquelas ‘classes’ de artigos.

Dos artigos recuperados nessas pesquisas em set/2011 e mar/2012, o total de uma dúzia foram realmente úteis para o presente trabalho. Esses artigos iniciais é que, em verdade, foram responsáveis pela descoberta de outros artigos e livros

através de suas citações e referências. Assim, ao final do período de leitura e seleção de artigos e afins, restaram algo em torno de 40 (quarenta) trabalhos principais entre artigos científicos, livros, dissertações e teses, matérias publicadas, apresentações e congêneres.