• Nenhum resultado encontrado

5.5–Síntese dos resultados

Capítulo 6 Conclusões e recomendações

Neste capítulo são tecidas as conclusões da presente pesquisa tendo em vista que o objetivo principal da mesma é a proposta de um modelo ou template, para avaliar soluções de BPM (Business Process

Management), sob a ótica da Estratégia de Operações incluindo: a) a

validação qualitativa do Modelo com consultores especialistas e acadêmicos da área por meio do método Delphi Eletrônico; e b) realização de um Estudo de Caso para verificar a aplicabilidade de tal modelo.

6.1–Conclusões

O template proposto para avaliar soluções BPM que privilegie específicos objetivos de desempenho foi validado qualitativamente por especialistas da área por meio do método Delphi Eletrônico e o Estudo de Caso verificou a aplicabilidade do modelo.

Inicialmente o modelo proposto se ocupou de estruturar as soluções BPM hierarquicamente considerando diversas funcionalidades como mostra a tabela 05. Chama-se a atenção para o fato de que as funcionalidades constituem descrições das soluções, num nível adequado de abstração, sem considerar características específicas de cada solução. Tais funcionalidades foram consensadas por 34 especialistas via método Delphi Eletrônico.

Após a definição de cada funcionalidade foi feita a validação dos agrupamentos das funcionalidades, numa segunda fase do Delphi Eletrônico, que consumiu três rodadas para obtenção do consenso de 21 especialistas. O resultado deste trabalho pode ser visto no Apêndice 6. Cabe ressaltar:

‰ no agrupamento Gerenciamento de Acesso a definição do

Perfil de Acesso obteve o maior nível de importância relativa;

‰ no agrupamento Desenho de Processos a funcionalidade de

Desenho e a sua respectiva Visualização foram os itens mais relevantes;

‰ no agrupamento de Regras do Negócio a funcionalidade para a

Definição das Regras foi a mais votada, embora a Definição de Formulários também tenha sido discutida como sendo também importante;

‰ no agrupamento de Integração não houve dúvida quanto à

importância de uma Camada de Gestão da Integração (middleware); a Interface com banco de Dados foi considerada uma funcionalidade básica;

‰ no agrupamento Mecanismo de Execução a funcionalidade de

Execução do Desenho do processo foi considerada a mais importante. Embora não tenha sido comentado pelos especialistas a funcionalidade Portabilidade e Escalabilidade foi identificada como essencial para determinados negócios na prática; e

‰ no agrupamento Monitoramento tanto a Visualização da

Execução quanto a Definição e Uso de Indicadores de Desempenho tiveram o mesmo grau de importância dado pelos especialistas.

Alguns especialistas nesta fase comentaram que alguns dos agrupamentos podem ter prioridade diferenciada daquela sugerida no modelo. Por exemplo, a) Regras do Negócio; b) Integração; e c) Execução são agrupamentos de funcionalidades onde o peso relativo de cada funcionalidade, dependendo da necessidade do negócio, pode ser conveniente que seja alterado.

A fase seguinte do Delphi Eletrônico buscou a validação do relacionamento entre o agrupamento das funcionalidades e os objetivos de desempenho. Participaram desta fase 14 especialistas. Nesta fase buscou- se, basicamente, identificar os pesos de contribuição de cada macro- funcionalidade para um dado objetivo de desempenho. O Apêndice 8 mostra o resultado obtido. Os especialistas votaram numa seqüência inicialmente fornecida e o resultado foi considerado indiferente, isto é,. para os especialistas a lista apresentada era aceitável. Entretanto 12 dos 14 especialistas sugeriram mudanças de ordem. Com base em tais sugestões foi elaborado uma nova ordem de prioridades considerando a pontuação obtida por meio da Técnica de grupo nominal (TGN).

Neste momento o modelo dispunha de um conjunto de macro- funcionalidades ordenadas pela sua contribuição para uma dado objetivo de desempenho. Obedecendo a cada uma destas seqüências foram montadas Matrizes AHP correspondentes com vistas a obter os pesos relativos (ver apêndice 7). Tais pesos relativos proporcionaram o surgimento da matriz de coeficientes (tabela 05) que é a base do modelo de avaliação proposto.

A partir das matrizes acima obteve-se um conjunto de seqüências com pesos relativos. Estes pesos foram validados em mais duas rodadas que contou apenas com a participação de nove especialistas. De forma geral observou-se consenso com poucas sugestões de mudanças. O resultado final encontra-se no Apêndice 8.

No decorrer do processo Delphi Eletrônico verificou-se uma substancial queda de participação dos especialistas. Alguns fatores podem ser apontados como explicativos de tal comportamento: o primeiro e, certamente, o principal foi a falta de tempo (justificativa dada por 40% dos desistentes); o segundo fator deveu-se ao longo tempo da pesquisa (mais de três meses) e, por fim, alguns desistentes tiverem motivos de força maior. Ressalte-se que apenas 15% não apresentaram justificativa para o abandono a despeito de terem sido instados a se pronunciar.

O estudo de caso envolvendo tanto fornecedores quanto usuários das soluções BPM mostrou que o modelo é aplicável. Obviamente a aplicação do modelo exige um entendimento prévio e razoável sobre o que é uma solução BPM: entendimento das funcionalidade básicas e, principalmente o propósito da adoção deste tipo de solução.

Constatou-se, no estudo de caso, que os usuários das soluções BPM não possuíam um objetivo amplo para tal adoção: as soluções BPM foram escolhidas para atender a um dado objetivo específico dentro de parâmetros econômicos. Dois dos respondentes se surpreenderam com contribuições não esperadas da solução para outros problemas inicialmente não considerados. Por exemplo, um usuário obteve ganho de velocidade no lançamento de novos produtos algo que não tinha sido inicialmente cogitado como objetivo a ser alcançado; um outro se surpreendeu com o conhecimento explícito dos processos existentes.

O modelo proposto não substitui nem esgota outras formas para avaliar e selecionar solução BPM, mas contribui para que o gestor do negócio tenha uma percepção mais clara da adequabilidade da solução BPM para os objetivos de desempenho do negócio.

Este trabalho além da própria aplicação para proporcionar ao gestor uma visão da solução mais adequada, fornece também ao mesmo uma percepção maior das capacidades e vocações de cada uma das soluções, dentro da perspectiva do gestor do negócio, que deve diminuir a percepção de risco do investimento a ser feito.

6.2–Recomendações

Considerando o tema abordado é forçoso reconhecer que há um grande campo de trabalho a ser desenvolvido. Algumas sugestões para pesquisas futuras podem ser apresentadas:

a) podem ser identificadas outras dimensões que não sejam apenas os objetivos de desempenho listados neste trabalho;

b) podem ser feitas pesquisas envolvendo a aplicação do presente modelo com vistas a estabelecer um rating de soluções BPM sobre diferentes óticas;

c) o embasamento do presente trabalho parte do pressuposto de um específico grau tecnológico existente que sofre uma obsolescência rápida, pelo que outras pesquisas considerando os avanços observados nas soluções BPM podem ser realizadas;

d) investigar os impactos sociais na implantação de soluções BPM; e e) propor modelos semelhantes para avaliar outros softwares.

Bibliografia

AALST, W. V. D., OBERWEIS, A., DESEL, J.. Business Process Management :

Models, Techniques, Springer-Verlag, NY, 2000.

ACUR, N.; BITITCI, U.. Managing Strategy Through Business Process. Production Planning & Control, v.14, n.4, pp.309-326, June, 2003.

ADESOLA, S., BAINES, T.. Developing and Evaluating a Methodology for

Business Process Improvement. Business Process Management Journal, Vol.II,

N.1, pg. 37-46, 2000.

ALBRECHT, K.. A única coisa que importa: trazendo o poder do cliente para o centro de sua empresa. São Paulo: Pioneira. 1992.

AMARAL, D. C., ROZENFELD, H. Gerenciamento de Conhecimentos Explícitos

Sobre o Processo de Desenvolvimento de Produto. In: 3º Congresso Brasileiro

de Gestão de Desenvolvimento de Produto, Florianópolis, 2001. ANSOFF, H. I.- Estratégia empresarial. São Paulo, Atlas, 1977.

APPLEGATE, L. M., McFARLAN, W.F., McKENNEY, J.L.. Corporate Information Systems Management. R.D. Irwin, Homewood, IL 60430, 1996.

ARIF, M., KULONDA, J., JONES, J., PROCTOR, M.. Enterprise information systems: technology first or process first?. Business Process Management

Journal, vol.11, n.01, pps 05-21, 2005.

BARBALHO, S. C. M., ROZENFELD H., AMARAL, C. D.. Análise da Abrangência de Metodologias de Modelagem de Empresas. In: Anais do XXVI Congresso

Enanpad. Rio de Janeiro: Anpad; 2002.

BECKER, H. S. Métodos de pesquisa em Ciências Sociais. 4. ed. São Paulo :

HUCITEC, 1999.

BENNIGSON, L.A.. Our Balkanized Organizations. Strategy and Leadership, Mar-

Apr 1996, pp: 38-41.

BI, H.H.. Graphical and Logical Formalism for Business Process Modeling and Verification. Thesis submitted to the University of Arizona, 2004.

BIAZZO, S.. Approaches to Business Process Analysis: A Review. Busienss Process Management Journal, vol.6, n.2, pp. 99-112, 2000.

BURLTON, R.T.. Business Process Management. Sams Publishing, USA, 2001. CALDWELL, B.. Missteps, Miscues. Information Week, June 20, 1994, pp: 50-60. CAMP, R.C.. Business Process Benchmarking. ASQC Quality Press, USA, 1995. CAMPOS, R.; SANTOS, L. R. -Modelagem de Processos e Definição de

Requisitos para Sistemas de Informações para a Previsão de Demanda. In:

CASSEL, R.A.; KLIPEL, M.; ANTUNES JR., A.A.V.. Considerações críticas acerca da relação do Mecanismo da Função Produção e a simulação computacional – um estudo de caso. In: Anais dos Trabalhos XXIV Encontro

Nacional de Engenharia de Produção: Enegep, Florianópolis, 2004.

CONTADOR, J. C. Modelo para Aumentar a Competitividade Industrial: a transição para a gestão participativa. São Paulo: Edgard Blucher, 1996.

COOPER, D.R.; SCHINDLER, P.S.. Métodos de PEsquisa em Administração.

Bookman, Porto Alegre/RS, 2004

CORREA, H. L.; GIANESI, I. G. N.. Administração Estratégica de Serviços. São

Paulo: ATLAS, 1994.

CORREIA, K. S.A., LEAL, F., ALMEIDA, D. A.. Mapeamento de Processo: Uma

Abordagem para Análise de Processo de Negócio. Enegep 2002.

COUGHLAN, A.T., ANDERSON, E., STERN, L.W., EL-ANSARY, A.I.. Canais de

Marketing e Distribuição. Porto Alegre, Bookman, 2002.

CRAIG, J., GRANT, R.. Gerenciamento Estratégico. São Paulo, Littera Mundi, 1999.

CURTIS, B. et al.. Process Modeling. Communication of the ACM, v.35, n.9, September, 1992.

D’AVENI, R. A. Hipercompetição: estratégias para dominar a dinâmica do

mercado. Rio de Janeiro: Campus, 1995.

DAVENPORT, T. H. Reengenharia de Processos: como inovar a empresa

através da Tecnologia de Informação. Rio de Janeiro, Editora Campus, 1994.

DAVENPORT, T. H., PRUSAK, L.. Conhecimento Empresarial: como as

organizações gerenciam o seu capital intelectual. Rio de Janeiro: Campus,

1998.

DAVENPORT, T.H.. Process Innovation: Reengineering Work through

Information Technology, Harvard Business School Press, Boston, 1993.

DAY, G.S.. A Empresa Orientada Para o Mercado. Porto Alegre, Bookman, 2001. De SORDI, J.O. Conectividade entre Organizações: Análise do Potencial dos

Ambientes Especializados na Integração entre Sistemas de Informação em Colaborar com a Gestão de Operações. SIMPOI 2005, FGV – EAESP, 2005.

De SORDI, J.O., TORRES, N.A.. Business Process Management (BPM): uma nova solução de software para integração de cadeias colaborativas. In: Anais

do XXVI Congresso Enanpad. Rio de Janeiro: Anpad; 2002.

De SORDI, J.O.. Funcionalidades requeridas às soluções de business process management system (BPMS) sob a óptica da gestão do conhecimento. XI

DELPHI Group. BPM2002: Market Milestone Report. Boston, MA, USA, 2002.

DELPHI Group. BPM2003: Market Milestone Report. Boston, MA, USA, 2003.

DELPHI Group. Third Generation BPM: The Last Mile for E-Business, the First Step for Web Services. Boston, MA, USA, 2001.

DEMING, W. E. Qualidade: A revolução da Administração. Rio de Janeiro:

Editora Marques Saraiva, 1990

DONAIRE, D.-A utilização do estudo de casos como método de pesquisa na área da administração. São Paulo: FEA/USP- IMES/SCS, 1998 (paper).

ENOKI, C.H., YAMAMOTO, E. Y, MEIRELES, M., MAIRETTO, M. Convergência e Concordância. In: Anais do II Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia.

Resende, 2005.

FARIA, A.R.; COSTA, S.E.G.; LIMA, E.P.. Metodologia para Operacionalizar a

Estratégia de Operações em Empresas Prestadoras de Serviços aplicando a Abordagem por Processos de Cambridge. In Anais do XXIV Encontro Nacional

de Engenharia de Produção, Florianópolis: ENEGEP, 2004.

FIGUEIREDO, O.; HAMBURGER, P. L. Casos de administração mercadológica:

uma coletânea. Rio de Janeiro : FGV, 1970.

FPNQ - FUNDAÇÃO PARA O PRÊMIO NACIONAL DA QUALIDADE. Critérios de

excelência, São Paulo: FPNQ, 2003.

GEROLAMO M.C., ESPOSTO K.F., CARPINETTI L.C.R.. Modelo para

identificação de ações de melhorias de desempenho alinhadas à estratégia,

Anais do XXII ENEGEP, Curitiba, 2002.

GHEMAWAT, P., PISANO, G. P. Construindo e Sustentando o Sucesso. In: GHEMAWAT, P. A Estratégia e o Cenário dos Negócios: textos e casos. Porto Alegre: Bookman, 2000.

GHOSHAL, S.. Changing the Role of Top Management: Beyond Structure to

Processes. Harvard Business Review, Jan-Feb 1995, pp: 86-96.

GIL, A. C. Técnicas de pesquisa em economia. São Paulo : Atlas, 1991.

GIL, A. C.-Técnicas de pesquisa em economia e elaboração de monografias. São Paulo: Atlas, 2000.

GOLD, B.. Technology, Productivity and Economic Analysis. OMEGA v.1, n.1, 1973.

GONÇALVES FILHO C, GUERRA R.S, MOURA A.. Mensuração de Satisfação, Qualidade, Lealdade, Valor e Expectativa em Instituições de Ensino Superior: um estudo do modelo ACSI através de Equações Estruturais. In: Anais do

GREEN, P., ROSEMANN, M. Integrated process modeling: an ontological evaluation. In: Information Systems. Great Britain, U.K. :v.25, n. 2, 2000, pp. 73-

87.

GROVER, V., KETTINGER, W.R.. Process Think: Winning Perspectives for Business Change in the Information Age, Idea Group Inc. Hershey, 2000.

GUHA S., KETTINGER W.J., TENG, J.T.C.. Business Process Reengineering – Building a Comprehensive Methodology. Information Systems Management,

Summer 1993, pp: 82-91.

HAMEL, G.; PRAHALAD, C. K. Competindo pelo futuro: estratégias inovadoras para obter o controle do seu setor e criar os mercados de amanhã. Rio de

Janeiro: Campus, 1995.

HAMMER, M., CHAMPY, J. Reengenharia: revolucionando a empresa. Campus. Rio de Janeiro, 1994.

HAMMER, M.. Agenda - o que as empresas devem fazer para dominar esta

década. Rio de Janeiro: Campus, 2001.

HARRINGTON, H. J.. Performance improvement: was W. Edwards Deming

wrong? The TQM Magazine. Vol. 10. Nº 4, 1998

HARRINGTON, H.J.. Aperfeiçoando Processos Empresariais. Makron Books, S.Paulo, 1996.

HAYES, R. H.; WHEELWRIGHT, S. C. Restoring our competitive edge:

competing through manufacturing. New York: John Wiley & Sons, 1984. 427p.

HAYES, R.H.; UPTON, D.M.. Operations Based Strategy. California Management Review, v.40, n.4, summer, 1998.

HILL, C. W. L.,JONES, G. R.. Strategic Management Theory: An Integration

Approach. Boston, MA: Houghton Mifflin Company, 1998.

HRONEC, S. M. Sinais Vitais: usando medidas de desempenho da qualidade,

tempo e custo para traçar a rota para o futuro da empresa. São Paulo: Makron

Books, 1994.

HUNT, D.. Process Mapping., Wiley, New York, 1996.

HUPLIC, V.. Knowledge And Business Process Management, Idea Group Pub., 2002.

JURAN, J. M. A qualidade desde o projeto: os novos passos para o planejamento da qualidade em produtos e serviços. São Paulo: Pioneira, 1992.

KANTER, R.M., STEIN, B.A., JICK, T.D.. The Challenge of Organizational Change: How Companies Experience It and Leaders Guide It. The Free Press,

KAPLAN, R. S.; NORTON, D. P. A estratégia em ação: balanced scorecard. São

Paulo: Campus, 1997.

KAYDOS, W.. Measuring, Managing and Maximizing Performance. Portland

Productivity Press, 1991.

KAYO, E.K., SECURATO, J.R.. Método Delphi: Fundamentos, Críticas e Vieses.

Caderno de Pesquisa em Administração, São Paulo, v.1, n.4, pp. 51-61, 1997. KIYAN, F.M.. Proposta para Desenvolvimento de Indicadores de Desempenho como Suporte Estratégico. Tese apresentada à UFSCAR, 2001.

KONDAREDDY, S. From Business Process Reengineering to Integrated Process Management: An Exploratory of Issues. Thesis submitted to the Faculty

of Purdue University, 1998.

KOSANKE, K. CIMOSA Overview and Status. Computer in industry, v.27, 1995, pp. 101-109.

KRAFZIG, D., BANKE, K., SLAMA, D.. Enterprise SOA. Prentice Hall – PTR, NJ, USA, 2005.

KWAN, M.L.M.. Process Oriented Knowledge Management. Thesis submitted to the Boston University, 1999.

LAURINDO, F. J. B. Estudo sobre o Impacto da Estruturação da Tecnologia da

Informação na Organização e Administração de Empresas. São Paulo: POLI-

USP, 1995 (Dissertação de Mestrado em Engenharia de Produção).

LAURINDO, F. J. B., CARVALHO, M.M., PESSÔA, M.S.P., SHIMIZU, T..

Selecionando uma Aplicação de Tecnologia da Informação com Enfoque na Eficácia: Um Estudo de Caso de um Sistema para PCP. Gestão & Produção,

v.9,n.3, pp.377-396, Dez.2002.

LAVILLE, C.; DIONNE, J.-A construção do saber: manual de metodologia da pesquisa em ciências humanas. Porto Alegre : Artes Médicas, 1999.

LEE, R., DALE, B. Policy deployment: an examination of the theory. International journal of Quality. Vol. 15. No. 5., 1998.

LEPINKSON, H.A.. SOMA – Sistema Orgânico de Manufatura Autônoma: Uma

Nova Abordagem Distribuída para o Gerenciamento do Chão de Fábrica.

UFSC, Tese de Doutorado em Engenharia Mecânica, Florianópolis, 1998.

LIMA FILHO, D. O.. Valor Percebido e o Comportamento do Consumidor de Supermercado: um estudo exploratório em uma média cidade brasileira. FGV, São

Paulo, (Tese de Doutorado em Administração), 1999..

LINSTONE, H.A., TUROFF, M.. The Delphi Method. Addison-Wesley, 1975.

MALHOTRA, N.K.. Pesquisa de Marketing: Uma Orientação Aplicada. Ed.

McDANIEL, T.. Ten Pillars of Business Process Management. eAI Journal,

November, 2001.

McFARLAN, W.E... Information Technology Changes the Way You Compete. In

Strategy: Harvard Business Review Book, 1984.

McFARLAN, W.E.. Portfolio Approach to Information Systems. Harvard

Business Review, Set/Out. 1981.

McNURLIN, B.C., SPRAGUE, R.H.. Information Systems Management In Practice. Prentice Hall, NJ, 1998.

MEGARD, Patrick. Business Process Management: Don´t Neglect the User !.

eAI Journal, March, 2002.

MEIRELES, M.M.. Ferramentas Administrativas para Identificar, Observar e

Analisar Problemas. Vilipress, São Paulo, 2001.

MILLS, J.; PLATTS, K.; GREGORY, M. - A framework for the design of

manufacturing strategy processes – a contingency approach. International

Journal of Operations & Production Management, v. 15, n. 4,p. 17-49, 1995.

MINTZBERG, H.. Safári de estratégia: um roteiro pela selva do planejamento

estratégico. Porto Alegre: Bookman, 2000

MOAD, J.. After Reengineering: Taking Care of Business. Datamation, Oct 15 1994, pp: 40-44.

MORITA, H.. Revisão do Método de Análise Hierárquica – AHP. Dissertação de Mestrado, Engenharia de Produção, USP, 1998.

MOTULSKY, H. InStat. San Diego (CA): GraphPad Software, 2003.

MUSCAT, A. R. N.; FLEURY, A. C. C. Indicadores de qualidade e produtividade

na indústria brasileira. Revista Indicadores da Qualidade e da Produtividade. P.

83-107, 1993.

NONAKA, I. e TAKEUCHI, H. Criação de Conhecimento na Empresa: como as

empresas japonesas geram a dinâmica da inovação. São Paulo: Campus, 1997.

OLIVEIRA JR., M. M. Administração do Conhecimento em Redes Corporativas

Globais: Um Estudo de Caso na Indústria de Propaganda. São Paulo: USP,

2000. (Tese de Doutorado).

PÁDUA, S.I.D. Investigação do processo de desenvolvimento de Software a

partir da Modelagem Organizacional, enfatizando regras do negócio.

Dissertação (Mestrado) São Carlos. Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo. 2000.

PAIM, R.. Engenharia de Processos: Conceitos e Práticas, Eng.Produção;

PANDYA, K. et. al.. Towards the Manufacturing Enterprise of the Future International. Journal of Operations & Production Management, v.17, n.5, pp. 502-

521, 1997.

PARASURAMAN, A. and GREWAL, Dhruv. Serving Customers and Consumers Effectively in the Twenty-First Century: A Conceptual Framework and Overview, Journal of the Academy of Marketing Science, vol.28, n.1, pages 9-16,

2000.

PEREIRA, C.A.A. O diferencial semântico. São Paulo: Ática, 1986

PETERS, T. ; WATERMAN, R. Em busca da excelência. São Paulo: Harper &

Row, 1983

PORTER, M. E. What is Strategy. Harvard Business Review, Nov-Dec, pp. 61-78, 1996.

PORTER, M. E.. Competitive Strategy. New York, NY: Free Press, 1980.

PRENOVOST LK. Books reviews: statistical models for ordinal variables. Structural Equation Modeling, (6) 2, p.212-215, 1999.

RACCA, Felix. Why BPM will succeed where BPR didn´t. www.bpmg.org.

http://www.bpmg.org/downloads/Articles/BPRvsBPM%20_1_.pdf acessado em 26/Março/2005.

RUTNER, S. M., LANGLEY Jr., C. J.. Logistics Value: Definition, Process and Measurement. International Journal of Logistics Management, vol. 11, n.2, pp. 73-

81, 2000.

SAATY, T.L.. The Analytic Hierarchy Process and Health Care Problems In:

International Conference on Systems Science in Health Care. Montreal, 1980.

SACKMAN, H.. Delphi critique: Expert Opínion, Forecasting, and Group Process. Lexington, Massachusets: Lexington Book, 1975.

SALERNO, M. S.. Projeto de Organizações Integradas e Flexíveis: Processos, Grupos e Gestão Democrática via Espaços de Comunicação-Negociação,

Atlas, S.Paulo, 1999.

SANTOS L.C., VARVAKIS G., GHOR C.F.. Por que a estratégia de operações de

serviços deveria ser diferente? Em busca de um modelo conceitual, Anais do

XXIV ENEGEP, Florianópolis, 2004.

SANTOS, R.P.C.. Engenharia de Processos: Análise do Referencial Teórico-

Conceitual, Instrumentos, Aplicações e Casos. Tese submetida à UFRJ, Rio de

Janeiro, 2002.

SCHAELLER, R.V.. Software Engineering Methods, Models, and Tools to

Support Business Process Reengineering. Thesis submitted to the University of

SCHEER A.G.. Aris Methods v6. IDS SCHEER AG, Set. Saarbrücken, Alemanha,

2001.

SCHIAR, L.B.H.P; DOMINGUES, J.. Organizações Voltadas para Processos: Um Paralelo com as Organizações Funcionais. In: Anais do XXII Encontro Nacional

de Engenharia de Produção. Curitiba: Enegep; 2002.

SELLTIZ; JAHODA; DEUTSCH; COOK. Métodos de pesquisa nas relações sociais. São Paulo: EDUSP, 1975.

SHIBA, S; GRAHAM, A., WALDEN, D. TQM: quatro revoluções na gestão da qualidade. Artes Médicas. Porto Alegre: 1997.

SHIMIZU, T.. Decisão nas Organizações. São Paulo: Atlas, 2001.

SHINGO, S.. Sistema Toyota de Produção - do ponto de Vista da Engenharia

de Produção. Ed. Bookman, Porto Alegre, 1996.

SIEGEL, S. Estatística não-paramétrica. São Paulo: McGraw-Hill, 1979.

SINK, S.D.; TUTTLE, T.C.. Planejamento e Medição para a Performance. Ed. Qualitymark, RJ, 1993.

SINUR, J.. Magic Quadrant for Pure-Play BPM, Gartner, June/2004, http://mediaproducts.gartner.com/reprints/filenet/121570.html acessado em Março/2005.

SKINNER, W.. Manufacturing – missing link in corporate strategy. Harvard Business Review, mai-jun, p.135-145, 1969.

SLACK, N., CHAMBERS, S., JOHNSTON, R.; Administração da Produção, Editora Atlas, 2 ed., SP, 2002.

SLACK, N.. Vantagem Competitiva em Manufatura, São Paulo: Editora Atlas, 1993.

SLACK, N.; CHAMBERS, S.; HARLAND, C.; HARRISON, A.; JOHNSTON, R.

Administração da produção. Edição Compacta. Revisão técnica de Henrique

Corrêa e Irineu Gianesi . Atlas : São Paulo, 1999.

SMITH, H., FINGAR, P... Business Process Management: Third Wave, Meghan Kiffer, 2003.

SMITH, H.; NEAL, D.; FERRARA, L. ;HAYDEN, F..The Emergence of Business

Process Management. Report by CSC´s Research Services, 2002.

SOMMERVILLE, Ian. Software Engineering. Addison-Wesley, 1989.

SPINOLA, M.M.; PESSÔA, M.S.P.. Tecnologia da Informação. In Gestão de

Operações, Ed. Edgard Blucher, São Paulo, 1997.

SUMANTH, D.J.. The Need for Productivity Measurements in Companies / Organizations. Cap. 7, 1984.

THOMPSON, M.. Requirements for Effective BPM. UK, Butler Group, 2003.

TINNILA, M.. Strategic Perspectives to Business Process Redesign. Business

Process Reengineering & Management Journal, Vol.1, N.1, pg. 44-50, 1995.

TORRES, J.B. Um Modelo Dinâmico de Apoio à Gestão Organizacional Baseado na Modelagem de Processos Utilizando Componentes de Software.

Tese Doutorado, UFSC, 2002.

TREZ, G.; LUCE, F. B.. Os serviços ao cliente como estratégia de marketing.

Enampad. 2000.

TRIOLA, M. Introdução á estatística. Rio de janeiro: LTC, 1999.

TSENG, Y.J.. A Model for Supplier Selection and Tasks Assignment. Journal of

American Academy of Business, Cambridge, March, 2005.

USIRONO, C.H.. Tecnologia Workflow: O Impacto de sua Utilização nos