• Nenhum resultado encontrado

O estudo de caso caracteriza-se, em geral, pela análise profunda e exaustiva de um objeto, pressupondo-se, a fortiori, que a investigação possibilite a compreensão da generalidade do mesmo ou o estabelecimento de bases para uma investigação posterior, mais sistemática e precisa (Gil, 1991). O propósito desse tipo de pesquisa é o de proporcionar uma visão global do problema ou identificar possíveis fatores que o influenciam ou são por ele influenciados (Gil, 2000).

Segundo Becker (1999), o termo “estudo de caso” originou-se da pesquisa médica e psicológica, conquanto com a exploração intensiva de um caso individual procura-se explicar a dinâmica e a patologia de uma enfermidade. “O ensino da Medicina, especialmente das chamadas cadeiras

sintomatologia o estudante deve procurar diagnosticar e recomendar a terapia que lhe pareça adequada” (Figueiredo & Hamburger, 1970: vii).

De acordo com Laville & Dionne (1999:156): “se o estudo de caso

incide (...) sobre um caso particular, examinando em profundidade, toda forma de generalização não é por isso excluída. Com efeito, um pesquisador seleciona um caso, na medida em que este lhe pareça típico, representativo de outros casos análogos. As conclusões gerais que ele tirará deverão, contudo, ser marcadas pela prudência, devendo o pesquisador fazer prova de rigor e transparência no momento de enunciá-las.”

A despeito dessas objeções, Gil (2000:123) ressalta que o estudo de caso constitui modalidade adequada para pesquisas com diferentes escopos, como: “a) explorar situações da vida real cujos limites não estão

claramente definidos; b) preservar o caráter unitário do objeto estudado; c) descrever a situação do contexto em que está feita determinada investigação; d) formular hipóteses ou desenvolver teorias; e, e) explicar as variáveis causais de determinado fenômeno em situações muito complexas que não possibilitem a utilização de levantamentos e experimentos.”

O estudo de caso referente à presente pesquisa constitirá na aplicação do template para avaliar quatro soluções de BPM (Business

Process Management).

4.2.1⎯Protocolo do estudo de caso

A utilização do estudo de casos como método de pesquisa na área da administração, segundo Donaire (1997) requer o uso de protocolo do estudo:

A utilização de um protocolo para o estudo de casos constitui-se numa peça fundamental que transcende seu papel de instrumento de coleta de dados. O protocolo contém, além do conteúdo comum de um instrumento de coleta, o procedimento e as regras que serão obedecidas durante a sua utilização.

A existência de um protocolo, é uma das melhores maneiras de aumentarmos a confiabilidade do estudo de casos e de gerar uma pesquisa de boa qualidade. Na circunstância de serem utilizados múltiplos casos é essencial a existência de um protocolo.

O protocolo deve incluir as seguintes seções:

a) Visão sobre o projeto do estudo de caso: objetivos, recursos, pessoal envolvido, resultados esperados e leituras relevantes sobre o assunto;

b) Procedimentos de campo: credenciais e acesso aos locais de pesquisa e informações gerais de como proceder;

c) Questões de estudo de casos, identificando quais as questões relevantes que o pesquisador deve efetuar e quais as fontes de informação potenciais para responder a cada uma delas. Neste caso, duas características devem ser enfatizadas: I)⎯as questões em essência devem ser usadas para que o pesquisador lembre das informações de que necessita e o por quê delas; II)⎯cada questão deve ser acompanhada por uma lista das prováveis fontes de evidência, que podem incluir entrevistas pessoais, análise de arquivos e documentos ou observação.

d) Guia para o relatório do estudo de casos: esboço, formato, audiência, especificação da informação bibliográfica e outros documentos. Isto é muito importante, pois contrariamente ao que ocorre com outros tipos de pesquisa, o relatório da cada caso deve ser feito concomitantemente com a coleta de dados.

Na presente pesquisa o estudo de caso se consistiu na aplicação do

template a quatro soluções de BPM. O protocolo, considerará o seguinte

modelo:

Visão do Projeto

Objetivos Demonstrar a aplicabilidade do template proposto para avaliar soluções

de BPM (Business Process Management), sob a ótica da Estratégia de Operações.

Recursos Inobservância de dispêndios ou de recursos financeiros na medida em

que o estudo baseia-se em entrevistas com os fornecedores e seus respectivos clientes

Pessoal

envolvido As pessoas envolvidas neste projeto são: a) pessoal técnico e comercial de fornecedores de soluções BPM (simplesmente designados por fornecedores); b) process owner de clientes de tais fornecedores (aqui designados por usuários)

Resultados

Esperados Verificação de que o template proposto para avaliar soluções de BPM (Business Process Management), sob a ótica da Estratégia de Operações é eficaz.

Leituras

Procedimentos de Campo

Locais de

pesquisa A pesquisa será feita nos escritórios dos fornecedores e usuários

Procedimentos

gerais Deslocamento até aos escritórios e entrevista pessoal e telefônica

Questões do Estudo de Caso

Questão

Relevante O template proposto é aplicável para avaliar soluções de BPM (Business Process Management), que sejam relevantes para a Estratégia de Operações ?

Fontes de

Informação Percepção e opinião dos fornecedores e usuários de soluções BPM

Aspectos do processo de Avaliação

Foram realizadas as seguintes operações:

Operação 1 Entrevista com o fornecedor da solução SBPMa. Resultados a serem

alcançados: a) Questionário de avaliação preenchido; b) grau de compreensão do questionário; c) recomendações e sugestões para o questionário

Operação 2 Entrevista com o fornecedor da solução SBPMb. Resultados a serem

alcançados: a) Questionário de avaliação preenchido; b) grau de compreensão do questionário; c) recomendações e sugestões para o questionário

Capítulo 5

Resultados obtidos

Neste capítulo são discutidos os resultados observados. No item 5.1 descreve-se os resultados inerentes ao refinamento do instrumento; no item seguinte são apresentados os resultados referentes ao Método Delphi que buscou a validação do instrumento e, por fim são apresentados os resultados do estudo de caso com vistas a mostrar a aplicabilidade do instrumento aqui proposto.