• Nenhum resultado encontrado

O método Delphi busca formar um consenso de especialistas a respeito de uma determinada questão. Surgiu em 1948 na Rand Corporation dos Estados Unidos e de acordo com Wright & Giovinazzo (2000) o método passou a ser disseminado no começo dos anos 60 e tinha como objetivo original desenvolver uma técnica para aprimorar o uso da opinião de especialistas na previsão tecnológica.

Sackman (1975) define Delphi como uma tentativa de elucidar a opinião de especialistas de maneira sistemática para resultados úteis. Uma outra definição dada por Turoff & Linstone (1975) diz que Delphi é um método para estruturar um processo de comunicação grupal de maneira que o processo seja efetivo em permitir a um grupo de indivíduos como um todo lidar com um problema complexo.

Segundo Vichas (1982), três elementos se destacam no processo Delphi: (1) O anonimato; (2) feedback controlado; e (3) tratamento estatístico das respostas do grupo.

O anonimato significa que o grupo de especialistas não sabe quem está participando do projeto ou se sabe de maneira nenhuma eles se comunicam diretamente. O propósito do anonimato é evitar que algumas pessoas, devido a características pessoais, dominem as opiniões. Além disto, quando há especialistas renomados e outros desconhecidos, pode ocorrer de um especialista desconhecido mudar suas opiniões meramente em função da reputação dos especialistas renomados, o que alteraria a representatividade estatística das respostas.

O feedback controlado significa que a cada rodada de questionários os participantes devem conhecer um pouco como os outros responderam. Este processo permite que cada um reflita antes de responder uma próxima rodada de questionários, mudando suas opiniões caso concorde com as opiniões de outros participantes.

O tratamento estatístico das respostas do grupo significa que a opinião de cada participante é avaliada, considerada e inserida em registros computacionais. As questões quantitativas são tabuladas, recebendo um tratamento estatístico simples.

Um dos aspectos importantes do método Delphi é a escolha dos especialistas da área em que se está desenvolvendo a pesquisa. Vichas (1982) argumenta que uma condição essencial do método Delphi é que depende de pessoas que sejam conhecedoras do assunto em pauta. Kayo & Securato (1997) apontam dois motivos para o uso de especialistas: (1) especialistas constituem um grupo de potenciais inventores ou um grupo de pessoas formadoras de opinião cujas declarações podem refletir previsões confiáveis; e (2) as informações fornecidas por especialistas em um dado assunto tendem a ser de maior qualidade do que as informações de não especialistas. Um dos problemas do método Delphi, é definir critérios que possam indicar e identificar os especialistas a serem consultados.

O Delphi Eletrônico é uma aplicação do método Delphi aliado a ferramentas da internet que surgiu em 1999 no Programa de Estudo do Futuro da Fundação Instituto de Administração13 .O método incorpora todas as premissas características de um Delphi tradicional, sendo que os resultados das rodadas são comunicados pela Internet, para que possam ser considerados pelo grupo no preenchimento da rodada seguinte. Para estes autores existe uma seqüência básica de atividades envolvidas na execução de um Delphi Eletrônico:

• O objetivo de pesquisa deve ser claramente definido, especificando o horizonte de tempo e o tipo de resultado desejado. A equipe coordenadora do Delphi deve estruturar um primeiro modelo do questionário;

• As questões devem ser cuidadosamente elaboradas. Em função das necessidades específicas do estudo, diferentes tipos de questões podem ser utilizadas. Nesta fase é importante a interação entre os coordenadores do estudo e especialistas do setor, para assegurar a correção técnica das questões formuladas;

• Enquanto o questionário da primeira rodada é desenvolvido e testado via internet, a equipe coordenadora faz a seleção dos especialistas. A qualidade do resultado depende essencialmente dos participantes do estudo.

• O questionário é disponibilizado via Internet, utilizando um formulário cujos dados das respostas são encaminhados para uma planilha eletrônica como Excel, ou outra planilha adequada para a tabulação das informações.

• Após um prazo determinado pela coordenação, a equipe procede à sua tabulação e análise, e procurando associar os principais argumentos às diferentes tendências das respostas. Após a análise da 1a rodada a coordenação deve decidir sobre a necessidade de incorporação de novas questões à 2a rodada, o que é bastante comum;

• A segunda rodada do questionário Delphi apresenta obrigatoriamente os resultados do primeiro questionário, possibilitando que cada respondente reveja sua posição face à previsão e argumentação do grupo, em cada pergunta. Por incluir os resultados da rodada anterior e, ocasionalmente, novas questões, o segundo questionário geralmente é mais extenso que o primeiro. As questões em geral objetivam a convergência de resultados da primeira rodada, e são rediscutidas à luz da argumentação dos especialistas.

• No mínimo, duas rodadas são necessárias para caracterizar o processo Delphi, sendo raros os exemplos de estudos com mais de três rodadas de questionários; • Os resultados finais são processados a partir do consenso gerado pelo grupo.

O Delphi Eletrônico, assemelha-se ao Delphi tradicional: ambas as abordagens têm um desenho semelhante ao mostrado na figura 10. Pode-se

13 O Programa de Estudo do Futuro (PROFUTURO) é um dos programas desenvolvidos

pela Fundação Instituto de Administração (FIA), entidade ligada à Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP). Este programa faz uso regular do método Delphi em suas pesquisas e foi pioneiro no desenvolvimento do Delphi Eletrônico.

dizer que o Delphi Eletrônico representa uma evolução no que diz respeito à velocidade de aplicação do método Delphi ao substituir o correio tradicional pelo uso da Internet no envio e devolução dos questionários de pesquisa.

Figura 10 - Esquema conceitual de Delphi Eletrônico.

Fonte: Loures (2002)