• Nenhum resultado encontrado

7.1 CONCLUSÕES SOBRE OS OBJETIVOS DA PESQUISA

No decorrer desta pesquisa procurou-se apresentar e discutir questões referentes à visibilidade das pesquisas científicas, mediante a utilização dos recursos de marketing eletrônico.

Considerando a proposta inicial, de desenvolver um modelo para gestão de periódicos científicos eletrônicos considera-se que os objetivos foram cumpridos, tendo-se como base o referencial teórico que fundamentou a pesquisa, bem como os resultados obtidos a partir dos indicadores de visibilidade.

Os dados estatísticos relatados neste trabalho, a respeito do crescimento no número de novos pesquisadores e, conseqüentemente, a maior demanda de publicações geradas no ambiente web, aliados aos movimentos que discutem o acesso livre, comprovam a necessidade de dar maior visibilidade às pesquisas científicas.

A partir da necessidade observada, durante a fase de revisão de literatura, propôs-se refletir sobre o periódico eletrônico como um veículo mercadológico, destinado a atribuir valor ao produto (pesquisa científica), bem como aos produtores (pesquisadores e suas instituições), conferindo-lhes visibilidade perante seus pares e a sociedade em geral.

Em síntese, na investigação em Portugal, a respeito visibilidade, observou-se que os pesquisadores da comunidade portuguesa sugerem que os órgãos de fomento estejam atentos para:

- estruturar portais, repositórios e diretórios de grupos de investigação; - criar revistas e um destaque para o artigo com maior fator de impacto; - ampliar o numero de revistas eletrônicas;

- investir em qualidade (relacionado com fator impacto) e indexação das pesquisas;

- estimular as publicações em idioma em inglês; - publicar resultados das conferências;

- estimular a publicação das pesquisas financiadas em revistas open-acess; - patrocinar as traduções de publicações em outros idiomas (inglês);

- financiar a participação em conferências internacionais; e

- promover as pesquisas entre a comunidade por meio do rádio, tv e revistas de grande circulação.

A indagação sobre como promover a visibilidade dos periódicos científicos eletrônicos foi respondida a medida que os usuários da Revista PO sugeriram melhorias e recursos, os quais foram utilizados e aplicados no modelo de gestão de periódicos eletrônicos.

As ferramentas de marketing eletrônico, sugeridas neste trabalho e utilizadas no modelo, possibilitaram ampliar a divulgação da Revista PO, bem como a visibilidade desejada pelos pesquisadores.

Deste modo, quanto aos objetivos específicos: pesquisar as particularidades dos periódicos científicos eletrônicos; investigar ferramentas e recursos do Marketing Eletrônico; elaborar um conjunto de procedimentos para integrar as ferramentas em um modelo de gestão e aplicar o modelo de gestão proposto numa Revista Eletrônica encontram-se contemplados.

Por meio do objetivo geral proposto, a pesquisa confirmou a hipótese de que é possível promover a visibilidade aos autores, avaliadores e instituições, mediante a publicação em periódicos eletrônicos. Esta confirmação dá-se pelos resultados positivos obtidos a partir da aplicação do modelo, conforme demonstram os indicadores de visibilidade.

Constataram-se, ainda, as evidentes alterações no processo de gestão, disseminação e utilização da produção científica. No entanto, cabe destacar que o modelo eletrônico mantém as características referentes à credibilidade e divulgação das pesquisas, inserindo-se aqui o marketing como fator essencial para a visibilidade das mesmas.

7.2 RESULTADOS DO MODELO APLICADO À REVISTA PRODUÇÃO ONLINE

O presente estudo apresentou alternativas para promover a visibilidade dos PCEs. A iniciativa partiu da motivação e indagação da autora em investigar de modo mais aprofundado a questão da visibilidade.

A fase de revisão bibliográfica possibilitou perceber a busca constante dos pesquisadores pela visibilidade científica. Para tanto, buscou-se fundamentação teórica na literatura nacional e internacional, com o intuito de averiguar recursos de marketing eletrônico para a concepção do Modelo de Gestão de Periódicos Científicos Eletrônicos. A proposta do modelo fundamentou-se no uso do marketing eletrônico, visando à promoção visibilidade das pesquisas, dos pesquisadores e das instituições.

A existência da Revista Produção Online (PO) e seu reconhecimento perante a comunidade científica da área motivaram a busca entre outras áreas, que possibilitassem utilizar no modelo de marketing a resposta aos anseios dos investigadores.

Antes da aplicação do modelo a Revista PO apresentava, dentre outras necessidades:

− ampliar a visibilidade do periódico a nível nacional e internacional;

− ampliar a visibilidade dos artigos, pesquisadores e, consequentemente, suas instituições;

− ampliar o número de leitores/acessos;

− divulgar o periódico nas instituições de ensino superior e empresas da área de Engenharia de Produção;

− implementar um software de gestão editorial;

− registrar a licença dos direitos autorais dos artigos;

− indexar o periódico em sites, repositórios, bases de dados, bibliotecas dentre outros;

− melhorar o posicionamento do periódico em sites de busca.

A partir destas constatações definiu-se um Modelo de Gestão de Periódicos Científicos Eletrônicos (GesPEC). As fases do modelo direcionaram-se a atender às necessidades dos usuários da revista PO. A aplicação dos questionários possibilitou identificar as reais necessidades, e o que poderia ser melhorado. Foram então

definidas e aplicadas diversas ações, visando à ampliação da visibilidade. A seguir, discute-se a aplicação e os resultados das mesmas, com o propósito de apresentar as conclusões desta pesquisa.

Dentre as quais ressalta-se a ação de comunicação dirigida, a qual possibilitou averiguar as necessidades de cada utilizador, pelo fato da adequação das publicações conforme o interesse dos usuários finais leitores. Elaborou-se uma base de dados com os usuários da Revista PO. O mapeamento das necessidades em relação ao tipo de artigos de interesse foi feito mediante um questionário via e- mail. Considera-se que grande parte dos usuários participou e deu sua opinião em relação à preferência dos artigos publicados. Em posse destas informações pode-se realizar uma mobilização para a captação de novos artigos, entre junho de 2008 e janeiro de 2009, especificamente direcionados às áreas de interesse dos usuários.

A ação de captação de novos usuários, aplicada entre julho de 2008 e janeiro de 2009, teve como objetivo ampliar o número de novos leitores a nível nacional e internacional. Para tanto, a Revista PO foi divulgada em diversas instituições de ensino superior, mediante contato com o responsável pelo site da instituição, bem como nos sites das Bibliotecas universitárias, comunidades da área e instituições setoriais. Dentre as instituições obteve-se a aceitação de 13 nacionais e 10 internacionais, e 3 comunidades do grupo Orkut, que optaram por divulgar o periódico entre os participantes cadastrados. A nível nacional o periódico apresentava uma média de 3801 acessos, sendo maior concentração de usuários da região sul do país. Após a aplicação desta ação os acessos foram ampliados em chegaram a 9938 em janeiro de 2009, correspondendo a 215 cidades/estados do território nacional, dentre os quais: Rio de Janeiro, Amazonas, Maranhão, Rondônia, Minas Gerais, Mato Grosso, Pará, Amapá, dentre outros. Outro aspecto positivo diz respeito ao número de novos usuários de outros países, que começaram a acessar o periódico. Inicialmente, a Revista PO contava com a participação de usuários provenientes basicamente de Portugal, uma média de 14 acessos ao mês. Os indicadores de visibilidade internacional, após a ação de indexação do periódico em sites, bibliotecas e repositórios internacionais, demonstram que a revista passou a receber acessos provenientes de vários países/territórios, sendo que o número de acessos no mês de janeiro de 2009 apresentou 654 visitas, provenientes de 40 países e territórios. Dentre os países pode-se mencionar: Alemanha, Suíça, França,