• Nenhum resultado encontrado

5 A APLICAÇÃO DO GesPEC: REVISTA PRODUÇÃO ONLINE

5.4 AÇÕES E ESTRÁTEGIAS IMPLANTADAS NA REVISTA PRODUÇÃO

5.4.3 Indicadores de Visibilidade: Avaliação na Revista Po

O uso da Internet no meio científico expandiu-se, conforme destaca-se o número de pesquisadores e grupos de pesquisas que cresceu, respectivamente, de 21.541 e 4.402 (1993) para 107,907 e 21.024 (2006). Ocorreu ainda, um salto significativo no número de novas instituições que triplicou em 10 anos (CNPq, 2009). Estes dados comprovam que o recurso de Internet é largamente utilizado pelos investigadores. Entende-se, portanto, que a Internet é considerada um espaço legitimado da divulgação das pesquisas científicas.

Da mesma forma que os leitores (50,4%) constataram que a revista é importante para seu crescimento intelectual, o que comprova que utilizam-se deste recurso para pesquisa (59,6%), leitura (25,6%) e para ensino (14,8%). Considera-se, portanto, que o PCE possibilita a inserção da investigação científica em diferentes espaços sociais, o que permite abranger públicos diferenciados.

Os dados apresentados na Figura 39 demonstram que os autores (64,5%) e avaliadores (64,4%) da Revista PO corroboram com a idéia de que o periódico em formato eletrônico atribui maior visibilidade às pesquisas.

Figura 39: visibilidade do periódico eletrônico em relação ao impresso.

A troca de informações e debates científicos é facilitada no meio eletrônico, dado que os pesquisadores podem se apropriar deste recurso com o intuito de divulgarem seu trabalho, se comunicar com pares, mediante a participação em grupos de pesquisas nacionais e internacionais, além de se manterem atualizados e gerarem novas pesquisas. Observe-se, ainda, que 66,3% dos entrevistados concordam que a Internet pode ser um veículo capaz de promover a visibilidade do periódico. Esta constatação comprova que a Internet consolidou-se como um ambiente de tramitação da comunicação científica, estreitando as barreiras entre as comunidades científicas e os espaços socioeconômicos. As estatísticas do instrumento de pesquisa demonstram que 64,5% dos leitores pertencem à classe de profissionais ligados ao setor empresarial.

Cabe lembrar que os recursos oferecidos por meio eletrônico, dentre os quais fóruns, listas de e-mail, comunicação entre pesquisadores, alimentam o processo de

difusão das publicações científicas, o que facilita a visibilidade e a possibilidade de um artigo ser citado (HIDALGO, 2008).

A visibilidade comprova-se na opinião dos entrevistados que reconhecem que a Revista PO lhes concede visibilidade entre seus pares (83,2% e 74,1%), perante sua instituição (87,6% e 63%) e perante outras instituições (84,1% e 66,7%), conforme Figura 40. (autores 83,2%, avaliadores 74,1%). Estes resultados mais uma vez atestam que as publicações divulgadas em meio eletrônico conquistaram legitimidade e credibilidade perante a comunidade científica, igualando-se ao processo de avaliação por pares, realizado pelo modelo tradicional impresso.

Figura 40: Opinião dos usuários quanto à visibilidade da Revista PO

Os indicadores referentes à ação de captação de novos usuários demonstram que a revista passou a ter maior divulgação, dado que o número de acessos evidencia a participação de usuários de diversas regiões do país (Figura 41).

A Figura 42 demonstra o crescimento no total de acessos à revista PO anual e mensal, sendo que durante o período de implementação das ações entre julho de 2008 e abril de 2009 obteve-se um crescimento de 179% no número de novos acessos.

Figura 42: Crescimento no total de acessos à revista PO (anual e mensal)

A Figura 43 apresenta os indicadores de visibilidade internacional, sendo que antes da implementação desta ação os usuários eram provenientes basicamente de Portugal.

Após a ação de indexação do periódico em sites, bibliotecas e repositórios internacionais a revista PO passou a receber acessos provenientes de vários países/territórios, dentre os quais: Suíça, França e Alemanha.

Figura 43: Acessos à revista PO - 10.592 visitas vieram de 40 países/territórios

A representatividade do periódico entre os países de Língua Portuguesa também é percebida após a implementação da ação de visibilidade internacional, conforme demonstra a Figura 44.

Figura 44: Acesso de usuários provenientes dos Países de Língua Portuguesa, após o período de implementação das ações.

O Quadro 24 apresenta uma síntese dos indicadores de visibilidade. São apresentadas as sete ações implementadas na Revista Produção Online. O quadro indica as estatísticas da revista antes e após a implementação das ações, bem como o periodo de monitoramento e os resultados quantitativos e qualitativos obtidos.

AÇÃO PERÍODO DE APLICAÇÃO RESULTADOS OBTIDOS Mês Estatísticas antes da implementação Mês Estatísticas após a implementação 1. Modelo de comunicação dirigida. Jun 2008

Falta de uma base de dados

dos usuários da Revista PO. Jan 2009

Base de dados dos usuários da Revista PO.

Qualitativo: informações a respeito da preferência pelos artigos publicados.

2. Captação de novos usuários. Nacional

Internacional

Jul 2008

3801 acessos (concentração de usuários da região sul do país).

14 acessos (provenientes de Portugal)

Jan 2009

9938 acessos (ampliação para 215 cidades no território nacional).

654 (acesos provenientes de diversos países e territórios).

161,45%

Crescimento contínuo.

3. Promoção do periódico nos cursos de EP dos países de L. Portuguesa.

Jun 2008 14 Abr 2009 392 Crescimento contínuo

4. Sistema de Gestão de Periódicos Eletrônicos

Jan 2008

BD interna Informações via e- mail

Monitoramento da gestão desvinculada do periódico Cadastramento restrito

Jan 2009

BD gerada pelo sistema

Informações disponíveis ao usuário

Monitoramento online, mediante sistema de gestão via web. Compartilhamento de informações.

Qualitativo.

5. Licença padronizada para gestão de conteúdos.

Jul 2008

Não havia licença de direitos

autorais para uso dos artigos. Ago 2008

Creative Commons.

Qualitativo. 6. Ampliação da visibilidade em

sítios de busca. Ago 2008 Page Rank3 Abr 2009 Page Rank 6 Qualitativo e contínuo.

7. Indexação do periódico. Out

2007

Portal de periódicos CAPES Jan 2009 DOAJ

Latindex Journal Info

Bibliothèque de l'Université de Nice Sophia-Antipolis Academic Journals Database

Qualitativo e contínuo.

Quadro 24: Síntese geral das ações aplicadas na Revista Produção Online, com indicativo das estatísticas anteriores e posteriores e resultados obtidos.

6 TENDÊNCIAS PARA AS PUBLICAÇÕES EM MEIO ELETRÔNICO: