• Nenhum resultado encontrado

4 MODELO DE GESTÃO DE PERIÓDICOS CIENTÍFICOS ELETRÔNICOS

4.3 ETAPA 2 GESTÃO COM FOCO NA VISIBILIDADE

A gestão informacional pode ser descrita pela identificação das necessidades, coleta, tratamento, apresentação classificação e armazenamento, desenvolvimento do produto ou serviço, disseminação da informação e disponibilização para análise e uso da informação (MCGEE e PRUSAK, 1994). No caso da Internet, a gestão está ligada diretamente aos benefícios oferecidos pelas novas tecnologias de informação que, segundo Giovannini (2001) são: redução dos custos; ampliação do mercado (encurtamento e até eliminação de distâncias) e da demanda; melhoria da comunicação com os clientes (divulgação dos produtos, solução de problemas, identificação de necessidades, criação da fidelidade do consumidor); e, principalmente, aumento do valor agregado ao cliente. Andrade

(2002) ainda salienta que, com as tecnologias da informação incorporadas os fluxos da informação na empresa tendem a se tornarem mais efetivos em virtude da elevação da capacidade de coletar, estocar, processar e transferir informações.

A segunda etapa do modelo apresenta as metas, traçadas mediante um planejamento estratégico para a revista, direcionado aos clientes e ao periódico.

A etapa de “pesquisa de marketing, aplicada aos periódicos” dá subsídios para traçar as ações de marketing aplicadas aos usuários e ao periódico. Portanto, os dados coletados a partir dos questionários permitem definir as ações, as formas de implementação e os resultados esperados.

Dentre as ferramentas do marketing eletrônico, aplicadas ao periódico, sugere-se, dentre outras:

− o CRM, que permite desenvolver um processo contínuo de identificação e criação de novos valores com os clientes do periódico. Desta forma, estar-se-á visando à satisfação e relação com o cliente, mediante a descoberta das suas expectativas e necessidades individuais;

− o meio eletrônico, que possibilita implementar recursos que visem captar e fidelizar novos clientes. Dentre os quais mencionam-se cadastros interativos com perguntas específicas a respeito do nível de satisfação dos leitores em relação às publicações; fórum de debates direcionados aos artigos publicados. Esta ferramenta prevê diferenciar os leitores (conforme o valor que representam para o periódico); interagir com leitores; e personalizar as publicações dos artigos, visando melhor atender os usuários;

− as ferramentas de interatividade, as quais propiciam a interação do leitor com periódico, mediante a disponibilização de e-mail dos integrantes do corpo editorial (editores, avaliadores), bem como links dispostos no corpo do artigo correspondentes a outras pesquisas desenvolvidas pelos autores, ou mesmo à instituição de vínculo. Neste caso, o autor pode ter a liberdade de criar links dos quais lhe convier, criando relacionamentos entre as informações contidas dentro do artigo e os links externos (outros sites, bases de dados);

− o uso de recursos de marketing como o marketing eletrônico, permite a comunicação entre os leitores e o periódico. O marketing eletrônico auxilia na divulgação dos novos números do periódico, estabelecendo

comunicação com os leitores, autores e avaliadores. Possibilita, ainda, que se obtenham informações relevantes sobre os clientes, para a composição de uma base de dados.

Utilizam-se, embutidas no sistema de gerenciamento de informações da revista, outras ferramentas de identificação dos clientes, que visam dentre outras questões: a identificação dos leitores - artigos e áreas de preferência, número de acessos e downloads; a identificação dos autores- tipo e número de artigos encaminhados, também são recursos que visam à fidelização dos usuários. O Quadro 10 apresenta sugestões de recursos de marketing eletrônico, os quais podem ser utilizados na fase da Inteligência de Marketing.

Recurso "idique o artigo para um amigo". este link permite que o usuário, ao ler um artigo,

indique o nome e e-mail da pessoa que irá receber o texto por indicação.

Recurso "enviar este artigo por e-mail". o usuário poderá, em caso de interesse pelo texto, encaminhar o mesmo para seu e-mail.

Newsletter O usuário se cadastra pelo site (nome, e-mail,

assunto de interesse) e recebe mensalmente noticias sobre as categorias estágio, consursos,

eventos, edital de publicação de artigos, lançamento de livros, defesas de teses e dissertações.

Folder eletrônico da revista a ser enviado aos departamentos e avaliadores.

 RSS ou Feeds Criar com as mesmas noticias divulgadas na

Nwsletter, porém registradas no site do periódico. Categorizar por título da notícia, data e hora da publicação, resumo da noticia e texto na íntegra.

Imagem associada ao curriculo dos autores Divulgar na página do corpo editorial a foto dos avaliadores, bem como link para seu currículo.

Recurso comunicar erros Colocar na página do artigo este recurso, para que o usuário possa

informar ao periódico eventuais falhas que precisem ser corrigidas. Recurso fale com o autor Disponibilizar o e-mail do autor para que o leitor possa interagir a

respeito de assuntos de seu interesse.

Recurso "os mais lidos" Permite apresentar aos usuários os artigos mais acessados. Sessão "comente o artigo" O autor pode tecer comentários sobre o assunto, ou acrescentar

informações. O comentário pode ser publicado posteriormente.

Envio de PRESS RELEASE Um press release é um texto enviado para contar novidades como

lançamento de novos produtos, a conquista de novos clientes, estatísticas, recebimento de certificações, participações em eventos, parcerias, etc.

Recursos de marketing que serão utilizados na fase da Inteligência de Marketing

Quadro 10: Recursos de marketing eletrônico Fonte: Reedy et al (2001), Sterne (2000)

A seguir, o detalhamento das etapas da proposta do Modelo de Gestão de Periódicos Científicos Eletrônicos (GesPEC). Algumas das ações da inteligência de marketing importantes para a gestão de periódicos, com foco na visibilidade, são apresentadas no Quadro 11:

01

Modelo de comunicação dirigida.

de clientes, mediante ação de comunicação dirigida com os usuários da revista PO.

Atender às necessidades dos usuários.

Mapeamento das

necessidades dos usuários, em relação aos tipos de trabalhos que desejam ler.

Enviar via e-mail um levantamento com perguntas relacionadas ao tipo de artigos de interesse. Alinhar os editais de submissão, conforme as exigências dos usuários.

Jun 2008 a Jan 2009. 02 Captação de novos usuários. Divulgar o periódico em instituições de ensino e setoriais, visando os públicos da área de Engenharia de Produção. Ampliação do número de novos cadastros de leitores. Triagem. Contato com o responsável. Divulgação e monitoramento.

Triagem dos cursos de Engenharia de Produção. Entrar em contato com o responsável pelo sítio, via e-mail.

Divulgação do periódico em instituições setoriais. Monitorar os acessos Jul 2008 a Jan 2009. 03 Promoção do periódico nos cursos de EP dos países de L. Portuguesa.

Cadastrar o periódico nos sítio dos cursos e nas bibliotecas de Engenharia de Produção dos países de Língua Portuguesa.

Expansão das

ações de

promoção do periódico.

Triagem dos países de Língua Portuguesa. Entrar em contato o responsável, via e-mail.

Pesquisa na web dos sitos de departamentos dos cursos de Engenharia de Produção e nas bibliotecas das instituições (países de Língua Portuguesa). Solicitar a inserção do periódico no sítio e na biblioteca. Jun 2008 a Jan. 2009. 04 Sistema de Gestão de Periódicos Eletrônicos

Traçar um perfil completo dos usuários da revista, melhorar o gerenciamento editorial da revista.

Implantação do SEER até julho de 2008

Migração das informações do periódico atual para o novo sistema.

Transferência de plataforma de gestão. Jan 2008 a Jan 2009. 05 Licença padronizada para gestão de conteúdos.

Facilitar ao usuário ampla utilização de materiais, sem infringir as leis de proteção à propriedade intelectual do autor.

Garantia dos direitos autorais.

Realizar revisão de literatura sobre o tema. Definir o tipo de licença adotada pelo periódico.

Utilizar a Licença Creative Commons.

Jul a ago 2008. 06 Ampliação da visibilidade em sítios de busca.

Melhorar o Page Rank do periódico.

Page Rank de 5 para 8.

Definir os metadados: título, conteúdo, principais palavras-chave.

Cadastraros metadados do periódico no Sitemap

– Google Ago a set

2008. 07 Indexação do periódico. Inserção do periódico em buscadores e indexadores nacionais e internacionais. Indexar o periódico no maior número possível de bases.

Redigir um projeto para o cadastramento do periódico em bases de indexação.

Identificar as bases de indexação. Verificar o processo de admissão do periódico. Alinhar o periódico às exigências. Submeter o periódico.

Out 2007 a jan 2009.

Quadro 11: Ações para gestão de periódicos, referentes à fase de inteligência de marketing Fonte: autora

Para evitar a repetição de termos, os detalhes da aplicação e monitoramento de cada ação são discutidos quanto sua forma de aplicação e eficácia de avaliação no decorrer deste capítulo.