• Nenhum resultado encontrado

A condicionante que diferencia o Conteúdo Local na sua utilização perante a indústria do

5 AS BASES CONSTITUCIONAIS DA POLÍTICA DE CONTEÚDO LOCAL E A SUA

5.3 UMA DIFERENTE PERSPECTIVA SOBRE A FORMATAÇÃO DA POLÍTICA DE

5.3.1 A condicionante que diferencia o Conteúdo Local na sua utilização perante a indústria do

O Conteúdo Local enquanto política de Estado que beneficia o aumento das taxas de emprego nos países que a aplicam, bem como meio de ampliação das possibilidades de transferência de tecnologias inovadoras de países e, consequentemente, empresas mais

desenvolvidas, é há muito tempo aplicada mundialmente, sendo reportada como grande política internacional desde meados dos anos 1980487.

Mais importante que o caráter temporal, a diversidade de aplicação é o que mais deixa evidente a aplicação desta política. Como é bem sabido, indústrias como a automobilística, historicamente tem encarado a aplicação desta política em larga escala por parte dos Estados Nacionais em vias de fortalecer a capacidade tecnológica do país, proteger a força de trabalho lá existente e garantir suporte à indústria nacional, algo que também é encontrado na indústria de tabaco, petroquímica, de maquinário industrial, tratores voltados à produção agrícola, como foi feito na Austrália e na Índia, ou ainda na produção televisão e refrigeradores em Taiwan488. No entanto, em todos os ramos em que é aplicada essa política uma verdade é presente, o Estado que aplica a política tem de fazê-lo de forma extremamente bem programada, pois uma vez que ela é imposta de modo contra-produtivo, ou seja quando os percentuais de investimento são altos e os fornecedores locais não acompanham ou não são competitivos, ela se torna responsável pela fuga dos investidores que resolvem aplicar seus investimentos em locais mais lucrativos489.

Ou seja, a possibilidade da política de Conteúdo Local fazer com que os investimentos que seriam revertidos em empregos e tecnologia para o país terminem transformados em uma barreira a quaisquer investimentos na área, devem ser uma preocupação recorrente do Estado.

Contudo, quando aplicada no setor de petróleo e gás natural essa possível reação dos investidores é, em grande escala, minorada por uma condicionante existente especificamente neste ramo de atuação: a localização490.

Condição presente em toda e qualquer ação ou empreendimento do setor mineral, a localização se apresenta como a vinculação da atividade de extração e produção de um recurso mineral à uma determinada localidade. Isso por que o posicionamento geográfico de alguns dos recursos naturais minerais, os mais cobiçados devido a sua raridade, não se encontra ao controle dos seres humanos, como é o caso de outras variáveis como mão-de-obra, condições ambientais mínimas, matérias-primas de fácil fabricação, dentre outros.

487 TAO, Zhigang. QIU, Larry D.. Export, foreign direct investment, and local content requirement. Journal of Development Economics Vol. 66, 2006, pgs 101-125. Disponível em: < http://www.sef.hku.hk/~larryqiu/Papers/LCR.pdf >. Acesso em: 13/05/2014. p. 102

488 ROSENBALTT, Meir J.. MUNSON, Charles L.. The impact of Local Content Rules in Global sourcing Decisions. An International Journal of the Production and operations management. Vol. 6. Nº3. Pgs. 277- 290. USA, 1997. p. 279.

489 Ibdem. p. 288.

490 PIQUET, Rosélia. Petróleo e Região no Brasil – o desafio da abundância. Rio de Janeiro: ed. Garamond, 2007. p.22

Dentre os recursos minerais o petróleo tem uma posição ainda mais estrita por ser um recurso finito, não renovável, e somente encontrado em localidades específicas cuja formação depende tanto de comportamentos geológicos quanto biológicos dentro de um espectro temporal de milhares de anos, não sendo estas características algo cientificamente possível de ser replicado com o atual estágio do desenvolvimento tecnológico, havendo portanto a necessidade de, para aqueles que desejam investir na atividade de extração desse bem, dependerem da sua disposição natural.

Nesses termos, a atividade de extração petrolífera, através da sua condição de localização obriga os atuantes na atividade a irem ao local em que o bem econômico é encontrado, no qual tendem a criar estruturas que possibilitem a sua atuação naquele espaço, o que é regularmente uma indicativa de instalação de um pátio industrial no qual se encontram bases para o processamento de grande parte das atividades de exploração e produção de petróleo e gás natural.

Essas estruturas industriais condensam movimentos socioeconômicos para a localidade491, fazendo com que haja uma severa alteração na organização econômica e social

do território, pois além da mudança do comportamento dos investimentos econômicos, a estrutura populacional da região em que o recurso vai ser explorado também é alterada uma vez que são geradas expectativas de contratação de mão-de-obra, que ocasionam aumento populacional naquele espaço.492

Desta feita, intervenções provenientes do Estado podem tomar lugar para equilibrar as relações econômico-sociais, particularmente, aquelas que conseguem aliar o interesse da indústria em se instalar no país com as necessidades da população que tem a qualidade de vida como bandeira sempre hasteada.

O Conteúdo Local, portanto, vai servir para reunir tanto o interesse da indústria, como os benefícios sociais orientados pelos objetivos da nação, procurando fazer surgir um impulso especial ao desenvolvimento tecnológico, à capacitação de recursos humanos e à geração de emprego e renda, dentre outros elementos.

Notadamente por causa dessa condicionante localizacional, na indústria do petróleo o Conteúdo Local consegue ir além do que pode representar para outros ramos de atividade industrial, por que diferentemente destes, naquela os investidores não conseguem utilizar facilmente a cartada de fuga para territórios de outros países, permitindo que o Estado detentor

491PIQUET, Rosélia. Petróleo e Região no Brasil – o desafio da abundância. Rio de Janeiro: ed. Garamond,

2007.p.19. 492 Ibdem.p.19.

do recurso petrolífero consiga trabalhar mais livremente com os limites da sua política, tanto no que se refere ao aumento dos percentuais quanto no aumento dos benefícios trazidos por ela.

Outline

Documentos relacionados