• Nenhum resultado encontrado

CAPITULO II METODOLOGIA EMPIRICA

7. IMPLEMENTAÇÃO DO PLANO DE INTERVENÇÃO

7.2 Consciência Fonémica

Este mundo é considerado o mundo dos sons, na descoberta do som na palavra. É constituído por onze sessões onde o treino se insere mais ao nível do fonema. (anexo 5)



Perceção auditiva

Na décima primeira sessão, tanto no exercício de reconhecimento de som e como na sequência de batimentos, as crianças não tiveram dificuldades na retenção de informação, como na associação do som á imagem exceto a criança B que no segundo exercício de batimentos ,apenas discriminou os sons (00 0 0) e (0 00 000). Mais uma vez se evidencia a dificuldade de associar a quantidade ao número. A criança A, não conseguiu discriminar na totalidade o batimento (000 00 00) realizando desta forma (00 000 00 ) e também ; (000 0 00) em (000 00 00). A criança C, demonstrou capacidade auditiva, apenas errou no batimento (000 00 000).

No reconhecimento de sons de objetos realizados de uma forma sequencial, as três crianças identificaram a sequência com sucesso.



Segmentação silábica do fonema /t/

Na décima segunda sessão, praticamente as crianças conseguiram realizar a divisão silábica. A criança A, apenas não identificou quantas silabas tinha a palavra: tigre –tiguee e teia-teiea. Notamos uma melhoria considerável na articulação do fonema /t/ como nas palavras telhado; tesouro; tesoura, terra, tacho; televisão; tigre; teia e quatro em CV iniciale CCV final. A palavra tartaruga disse cataruga, substituindo o fonema /t/ pelo /k/ em posição CVC inicial e televisão disse talvisão, omissão da vogal e. Praticamente o fonema /t/ está adquirido. Continua-se a observar a omissão do fonema /r/, em tesouro- tesouo; tesoura-tesoua e Tigre-tigue. Observamos uma tentativa em tartaruga-cataruga em posição CVC no meio e quatro-quarto em CCV final. Quando o adulto pedia para repetir a palavra pronunciava corretamente os sons.

A criança B, também mostrou alguma evolução, apenas não identificou a palavra televisão e tartaruga.Tem algumas dificuldades em articular o fonema /t/ nas palavras tesouro-guesouro e tesoura-cuisoura em CV inicial.Nas palavras telhado, terra,tacho, televisão, tigre, tartaruga,teia e quatro pronunciou corretamente. Também constatamos omissão do fonema /r/ tesoura-tesoua;tigre-tigue; tartaruga-tacauga;quatro-quato.

No caso da criança C,evoluiu, não identificou o número de silabas na palavra televisão e quatro. Articulou corretamente o fonema /t/ em CV inicial como o caso de telhado,tesoura,tesouro,terra,tacho,televisão, tigre, tartaruga e teia e caso de quatro- quatoro.Podemos considerar qe o som t está praticamente adquirido. A omissão do fonema /r/ foi percetível nas palavras, tesouro-tesouo; tesoura-tesoua; tigre-tigue. Por repetição induzida, conseguiu pronunciar bem os fonemas /t/ e o /r/.



Identificar o fonema /t/ no início da palavra

Na décima terceira sessão com ajuda de imagens as crianças tinham que discriminar o som t nas palavras. Foi uma prova que foi superada. A criança A, auditivamente e visualmente identificou as palavras que continham o som/letra T como telefone, ténis, tambor, tomate, apenas a palavra mosquito teve dificuldades em discriminar em CV, tal como aconteceu com a criança B. A criança B, tem algumas

57

dificuldades em articular o fonema /t/ na palavra tomate-comate substituindo o fonema /t/ em /k/ e telefone-ofone, predominando uma distorção. No entanto reconheceu o som t nas palavras telefone, ténis, tambor e tomate.

A criança C, descriminou a letra t nas palavras tambor, tomate, mosquito, telefone, ténis. A sua articulação melhorou bastante na pronunciação do fonema /t/.Praticamente o som t está adquirido.



Soletrar os sons da palavra

Na décima quarta sessão, observamos dificuldades sentidas pelas crianças em soletrar os sons da palavra (anexo4), imitando o modelo adulto. Remete ainda nas dificuldades sentidas em acompanhar o adulto através da imitação. Deduzimos que a criança tem a noção da palavra na sua globalidade e não a perceção auditiva do som isolado.



Descoberta e Identificação do fonema /k/

Na décima quinta sessão no exercício utilizou-se a palavra e imagem e a realização da segmentação silábica como suporte da identificação do som. No geral as crianças tiveram êxito. A criança A, apenas não discriminou no grupo de palavras: casaco-copo- cama, a palavra casaco, os restantes grupos identificou o som C.

Em relação à criança B, no grupo de palavras mola-foca-janela identificou mola contendo o som C o que está incorreto. Nas palavras, vaca-galinha-dedo, identificou como tendo o som C.O ultimo grupo discriminou o bolo como tendo o som C.

Quanto a divisão silábica, notamos uma evolução em associar a quantidade de palmas às silabas.

A criança C, realizou o exercício com sucesso identificando o som C nas palavras. A segmentação silábica também denota-se como um exercício praticamente percebido e adquirido.



Inventar uma história

Na décima sexta sessão deu-se a oportunidade de as crianças inventaramatravés de uma história “O Sonho do Coelhinho…”, uma pequena história. Participaram e estiveram empenhados em conseguir realizar a sua história.

Ao nível do discurso, a criança A, evidenciou um discurso pobre, com construção de frases curtas. Notamos que ao nível morfológico já vai conseguindo encadear duas ações sequenciadas, utilizando formas gramaticais. Verificamos também que os fonemas /k/ e /t/, já os articula bem. Continuamos a observar a omissão do fonema /r/ nas palavras dormir-domir em CVC inicial; cenouras-cenouas em posição intervocálica e aparece-apaece na posição intervocálica em VCV no meio. Constatamos ainda que nas palavras comer, pensar, escavar articula corretamente o fonema /R/ em CVC final.

A criança B, tem dificuldades ao nível do discurso, apresentando simples e com vocabulário reduzido. Verificamos que o seu discurso não está adequado á faixa etária em que se encontra. Observamos uma diminuição de erros articulatórios, na pronúnciacorreta do fonema /K/ quase encontra praticamente adquirido.A omissão do fonema /r/ na palavra cenouras- cenouas; na posição intervocálica em VCV final e na palavra cresceram-cesceam,

Relativamente à criança C, apresenta um discurso simples. Notamosa predominância de infantilismos como a palavra coelhinho. Averiguamos também a substituição do fonema /k/ por /x/ como é o caso da palavra cenoura-xenouras



Descoberta e Identificação do som L

Na décima sétima sessão, na identificação do som L as crianças tiveram êxito, na identificação do som e letra L. A criança A descriminou a palavra joaninha, contendo o som L.A criança B também discriminou a palavra joaninha e batom como tendo o som L. A criança C identificou as palavras como tendo o som L.

 Segmentação silábica do fonema /V/

Na décima oitava sessão, pedimos à criança para dizer a palavra correspondente a cada imagem, para de seguida realizar a divisão silábica da mesma. As crianças apresentaram êxito na realização do exercício. A criança A, não foi capaz de realizar a divisão silábica na palavra voar, acrescentando uma vogal à palavra voare (inserção).Nas restantes obteve sucesso. Notou-se que a palavra vassoura pronunciou bassoa, predominando uma distorção da palavra, a substituição do fonema /v/ por /b/ em CV inicial e omissão do fonema /r/ na posição intervocálica em VCV.Quanto à criança B, obteve sucesso na divisão silábica, no entanto na palavra vassoura-bassoa teve dificuldades em pronunciar, subsistituindo o fonema /v/ por /b/, omissão do fonema /r/ na posição intervocálica em VCV. A criança C, verbalizou corretamente as palavras exceto a palavra vassoura-fassoa, substituindo o fonema /v/ pelo fonema /f/.



Identificação do fonema /V/ e /k/ nas palavras

Na décima nona sessão,verbalizamos um grupo de palavras em que as crianças tinham que identificar o /V/ num grupo e o /k/ noutro grupo de palavras. Nos dois grupos notamos que a discriminação do fonema /v/ suscitava mais dificuldades que o fonema /k/. Assim a criança A, no grupo de palavras no qual tinha que identificar o som v, identificou a vaca, vassoura. Mas as palavras foca, arvore e flor teve dificuldades em discriminar o som.No grupo de palavras do fonema /k/ obteve sucesso na discriminação.

A criança B,no grupo de palavras do fonema /v/, teve dificuldades na discriminação dos sons.Apenas identificou a palavra vaca e vassoura. A palavra porco realizou por distração, mas na segunda tentativa, também não identificou o som V.Nas

59

palavras foca percecionou o som V, sendo incorreto.Na palavra árvore não discriminou o som V.Quanto ao grupo de palavras com o fonema /k/, identificou todas, exceto a casa.

A criança C, conseguiu discriminar no grupo de palavras correspondentes ao som V:vaca, vassoura e arvore. A palavra flor confundiu o som substituindo o fonema/ v /pelo /f/.O grupo de palavras do som C, obteve sucesso discriminando as palavras correspondentes. Reconhecemos ainda a existência de alguma confusão ao nível da perceção auditiva, entre os fonemas /v/ e /f/.



Segmentação silábica do fonema /r/

Na vigésima sessão, notamos nas três crianças uma evolução na segmentação silábica. A criança A realizou com sucesso o exercício. Apenas a palavra vassoura, não conseguiu realizar. Disse bassoua em vez de vassoura. O fonema /r/ ainda contínua com dificuldades como é visível nas palavras está adquirido, morango-moango;cadeira- cadeia;erva-eva e cenoura-cenoua.

A criança B, realizou com certa autonomia o exercício da segmentação silábica,salvo a palavra regar. Houve palavras com erros articulatórios, tais como morango-gorango;regar-egar;vassoura-bassoura; caracol-caracolo; erva-eva e barco- baco.

A criança C, realizou com sucesso a segmentação silábica. Apenas a palavra regar disse regare (inserção da vogal e), levando-a a um erro percetivo.



Descobrir o som intruso nas palavras

Na vigésima primeira sessão, com o suporte de imagens as crianças superaram a prova. È visível alguns erros discriminatórios auditivos. Em relação á criança A, no grupo das palavras que compõem o som C: cama-maça-vaca-camisa não discriminou o som C.Os restantes grupos de imagens identificaram com êxito os sons R,P,T.

A criança B, teve algumas dificuldades, nomeadamente no grupo de palavras do som C:cama-maça-vaca-camisa que não identificou o som C na imagem maçã e camisa. Os restantes grupos (anexo) realizou positivamente. A criança C discriminou com êxito todos os grupos de sons, R,C,P e T.