• Nenhum resultado encontrado

CAPÍTULO 3 O MUNICÍPIO DE SANTA GERTRUDES E A ADOÇÃO DO ‘SISTEMA

3.6 Conselho Municipal de Educação 163 

A Lei Municipal n.º 1.598, de 16 de junho de 1997, instituiu o Conselho Municipal de Educação (CME), de acordo com esta, o CME é órgão normativo, consultivo e deliberativo do Sistema Municipal de Ensino de Santa Gertrudes, sendo que, suas deliberações dependem obrigatoriamente de homologação do Prefeito Municipal (SANTA GERTRUDES, 1997).

O Conselho Municipal de Educação do município de Santa Gertrudes é constituído por nove membros e respectivos suplentes, escolhidos entre seus pares; a lei determina que estes devem ter notório saber e experiência em matéria de educação, e será composto pela seguinte representação:

1. Um representante do poder executivo; 2. Um representante do poder legislativo;

3. Um representante da Secretaria Municipal de Educação; 4. Um representante dos professores da rede municipal de ensino; 5. Um representante dos professores da rede estadual de ensino;

6. Um representante de pais de alunos da rede pública do ensino fundamental, integrante do Conselho de Escola;

7. Um representante das Associações locais juridicamente representadas; 8. Um representante dos especialistas em educação das escolas públicas; 9. Um representante dos funcionários das escolas públicas.

Ainda, estabelece como membro nato do Conselho Municipal de Educação (CME) o Secretário Municipal da Educação, com direito a voto.

Esta Lei Municipal define como atribuições básicas do Conselho Municipal de Educação o que dispõe o artigo 4.º da Lei Estadual n.º 9.143, de 9 de março de 1995:

1. Fixar diretrizes para a organização do sistema municipal de ensino ou para o conjunto de escolas municipais;

2. Colaborar com o Poder Público Municipal na formulação da política e na elaboração do Plano Municipal de Educação;

3. Zelar pelo cumprimento das disposições constitucionais, legais e normativas em matéria de educação;

4. Exercer atribuições próprias do Poder Público local, conferidas em Lei, em matéria educacional;

5. Exercer, por delegação, competências próprias do Poder Público Estadual, em matéria educacional, nos termos do artigo 71, da Lei Federal n.º 5.692/1971, do artigo 1º, parágrafo 1º, da Lei referida no caput e na Deliberação CEE n.º 9/1995, homologada pela Resolução SE de 10 de julho de 1995;

6. Assistir e orientar os Poderes Públicos na condução dos assuntos educacionais do município; 7. Aprovar convênios de ação interadministrativa que envolvam o Poder Público Municipal e as demais esferas do Poder Público ou do setor privado;

8. Propor normas para aplicação de recursos públicos, em educação, no município;

9. Propor medidas, ao Poder Público Municipal, no que tange a efetiva assunção de suas responsabilidades em relação à educação infantil e ao ensino fundamental;

10. Propor critérios para o funcionamento dos serviços de apoio ao educando;

11. Pronunciar-se no tocante à instalação e funcionamento de estabelecimentos de ensino de todos os níveis situados no município;

12. Opinar sobre assuntos educacionais, quando solicitado pelo Poder Público; 13. Elaborar e alterar o seu regimento.

Além das atribuições mencionadas, o Conselho Municipal de Educação poderá exercer outras atribuições de peculiar interesse do município e que sejam pertinentes à Educação (SANTA GERTRUDES, 1997). A referida Lei permanece em vigência.

No município de Santa Gertrudes, a criação do Conselho Municipal de Educação (CME – junho de 1997) antecedeu a municipalização da oferta do ensino fundamental (agosto de 1997). Nesse sentido, consideramos que a instalação do mesmo foi uma medida de adequação à legislação federal que previa sua criação - Lei n.º 9.394/1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB). Ainda, a Lei de criação do CME é anterior a parceria público-privada estabelecida entre a Prefeitura Municipal e o Sistema Objetivo Municipal de Ensino (Some).

3.7 Conselho Municipal de Acompanhamento e Controle Social do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério de Santa

Gertrudes

A Lei Municipal n.º 1630, de 18 de fevereiro de 1998, instituiu o Conselho Municipal de Acompanhamento e Controle Social do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério - Conselho do Fundef, do município de Santa Gertrudes.

O Conselho do Fundef foi constituído por cinco membros, sendo: 1. Um representante da Secretaria Municipal de Educação;

2. Um representante dos professores e diretores das escolas públicas do ensino fundamental; 3. Um representante de pais e alunos;

4. Um representante dos servidores das escolas públicas do ensino fundamental; 5. Um representante do Conselho Municipal de Educação.

A referida lei estabelecia eleição dos membros do Conselho, indicados por seus pares, cabendo ao prefeito a designação para as suas funções não remuneradas. O mandato dos membros do Conselho tinha duração de dois anos e era vedada a recondução para o mandato subsequente (SANTA GERTRUDES, 1998a).

Ao Conselho competia:

1. Acompanhar e controlar a repartição, transferência e aplicações dos recursos do Fundo; 2. Supervisionar a realização do Censo Educacional;

3. Examinar os registros contábeis e demonstrativos gerenciais mensais e atualizados, relativos aos recursos repassados ou retidos à conta do Fundo.

A lei, ainda, estabelecia que as reuniões ordinárias do Conselho fossem realizadas mensalmente, podendo haver convocação extraordinária, por qualquer um de seus membros ou pelo prefeito. E, que o Conselho tinha autonomia em suas decisões (SANTA GERTRUDES, 1998a).

Pós-municipalização das séries iniciais do ensino fundamental no município de Santa Gertrudes, houve a criação do Conselho Municipal de Acompanhamento e Controle Social do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do

Magistério - Conselho do Fundef, em atendimento às legislações nacionais: Emenda Constitucional n.º 14/1996 e Lei n.º 9.424/1996.

Assim como na Lei de criação do Conselho Municipal de Educação, a Lei que instituiu o Conselho do Fundef no município de Santa Gertrudes é anterior à parceria entre a administração local e a iniciativa privada Sistema Objetivo Municipal de Ensino (Some).

Esta referida Lei Municipal foi extinta ao final de 2006 quando passou a vigorar nova legislação instituindo o Conselho Municipal de Acompanhamento e Controle Social do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação - Conselho do Fundeb45.

3.8 Plano de Carreira e Remuneração do Magistério Público do município de Santa

Documentos relacionados