• Nenhum resultado encontrado

Considerações Finais

No documento Relatório de Estágio: (páginas 79-82)

2. I NTERVENÇÃO EM CONTEXTO EDUCATIVO

2.1. D IMENSÃO INVESTIGATIVA

2.1.5. Considerações Finais

Ao longo das últimas páginas foi apresentado e analisado o projeto de investigação. No subcapítulo que se segue irá refletir-se acerca das potencialidades e limitações do mesmo, dando resposta à questão de investigação e avaliando o cumprimento dos objetivos delineados.

Após realizar a presente investigação compreende-se que ainda existem desafios a que será necessário dar resposta numa futura implementação. O primeiro desafio centra-se na necessidade de melhorar as ferramentas de recolha de dados. Apesar de se terem realizado testes-piloto dos quais resultaram alterações ao inquérito por questionário, no futuro entende-se como essencial reformular o mesmo, para que a análise das respostas seja o mais fiel possível aos pensamentos e opiniões dos alunos. Muitas vezes, não foi de fácil interpretar as respostas, dadas as dificuldades apresentadas pelos alunos na redação de pequenos textos. O ajuste do inquérito por questionário será, também, necessário pela existência da possibilidade dos alunos compreenderam o conceito de espécies invasoras mas não o referirem para justificar a sua opinião na situação-problema apresentada, o que limitou a análise dos resultados obtidos não ficando este tópico clarificado.

Outra das limitações, embora também se devam a questões temporais e logísticas, dizem respeito à realização das gravações de vídeo para posterior

64

realização de narrações multimodais. Embora esta ferramenta tenha sido essencial para tomar consciência de aspetos que deverão ser melhorados na minha intervenção, numa próxima implementação tentará contornar-se a inexistência de gravações em todos os momentos. A gravação dos diálogos entre elementos dos grupos de trabalho ao realizar o jogo “A Invasora” é uma das metas que se pretende atingir, uma vez que fornecerá informações essenciais sobre a compreensão desta temática.

Para além de melhorar alguns pormenores das ferramentas de recolha de dados já utilizadas, a mestranda pretende recorrer e experimentar outras que poderão enriquecer a investigação. A realização de entrevistas aos alunos poderá ser uma forma de explorar mais detalhadamente as justificações das respostas e consequentemente dificuldades existentes na compreensão da temática. A elaboração de uma investigação que inclua um caráter mais quantitativo também é perspetivada como benéfica para possíveis reformulações da metodologia de intervenção e como um fator potenciador da investigação a realizar.

No que diz respeito às potencialidades, que também pautaram a presente investigação, a temática escolhida é pouco explorada em contexto de idades precoces, não se tendo encontrado trabalho realizado sobre relações entre o estudo de espécies exóticas invasoras e o desenvolvimento de outras competências nos alunos. Acredita-se que se marcou pela inovação no que concerne ao desenvolvimento de competências nas crianças que as ajudem a compreender o mundo que as rodeia de forma informada e, consequentemente a agir da melhor forma em situações-problema tão atuais.

Sendo os últimos anos marcados por problemas de foro ambiental, nomeadamente por questões de ordenamento florestal, torna-se pertinente educar para a consciencialização e valorização da preservação do património natural. Com esse objetivo, as atividades realizadas tiveram em vista o desenvolvimento da Literacia Científica, tendo como ponto de partida contextos CTS relevantes e o recurso a metodologias didático-pedagógicas que ensinem sobre Ciências, ensinando a “fazer” Ciências.

65

Este projeto de investigação nasceu da questão-problema De que forma o estudo das características de uma espécie invasora, pode contribuir para a valorização da preservação do património natural pelos alunos?, à que é essencial dar resposta e refletir sobre o cumprimento dos objetivos traçados.

Quanto ao primeiro objetivo, Averiguar se esta temática das Ciências Naturais pode ser explorada e compreendida desde idades precoces, ao analisar os resultados obtidos a resposta não é clara em toda a extensão.

Analisando a possibilidade de exploração desta temática é possível afirmar que os alunos reagiram bem e se mantiveram motivados e ativos no desenrolar das sessões. Contudo, quanto à capacidade de compreensão, alguns alunos recorreram à utilização do conceito de espécies invasoras para justificarem a suas escolhas, o que poderá indicar que o entenderam e que também poderá ter sido entendido pelos colegas, mesmo que não o tenham referido ao responder à questão. Assim, embora não se possa afirmar com todas as certezas, é promissora a ideia de que será possível abordar esta temática em idades precoces, uma vez que os alunos estiveram bastante recetivos à exploração das atividades, demonstrando curiosidade e interesse pelo conhecimento das espécies exóticas invasoras e pelas suas características.

O segundo objetivo, Avaliar se o estudo de uma espécie invasora permite desenvolver o reconhecimento da necessidade de preservação do património natural, pode afirmar-se que o mesmo foi alcançado. Ao analisar os resultados do inquérito por questionário nos dois momentos (pré e pós-teste), foi possível compreender que alguns alunos já possuíam conhecimentos prévios em relação a temáticas relacionadas com a abordada e que com a intervenção melhoraram as suas justificações das opções tomadas, referindo argumentos com preocupações ambientais mais específicas.

No entanto, os dados recolhidos foram suficientes para avaliar a pertinência da abordagem desta temática e das intervenções no

66

desenvolvimento da consciência ambiental nos alunos, considerando por isso que o objetivo foi alcançado.

Por fim, respondendo à questão-problema deste projeto de investigação, De que forma o estudo das características de uma espécie invasora, pode contribuir para a valorização da preservação do património natural pelos alunos?, tendo em conta todas as particularidades aqui explanadas, conclui-se que a abordagem desta temática e a realização de atividades que exploram conteúdos de caráter ambiental ajudam os alunos a desenvolver um espírito crítico e informado acerca de situações com que se poderão deparar no dia-a-dia, desenvolvendo ainda uma consciência ecológica e ambiental, que levará a uma valorização da preservação do património natural.

Porém, para que fosse possível apresentar conclusões mais fundamentadas seria necessário alargar a um maior número de participantes, ajustando e melhorando as estratégias implementadas.

No documento Relatório de Estágio: (páginas 79-82)