• Nenhum resultado encontrado

O presente trabalho, baseando-se na formação de seu projeto e na construção de seu desenvolvimento, teve como objetivos discorrer acerca dos principais portos marítimos em operação em Santa Catarina, com ênfase nas principais vantagens e carências da infraestrutura portuária, procurando estabelecer mínimos paralelos de identificação com as atuais atividades da economia estadual, e a avaliação das necessidades e alternativas para que os portos atinjam posições de maior destaque no Brasil e no mundo.

Para melhor compreensão dos fatos, o mesmo dividiu-se em três capítulos essenciais: Portos em Santa Catarina: Apanhado Histórico; O Comércio Exterior e a Infraestrutura Portuária; e Vantagens e Desvantagens dos Portos Catarinenses para o Comércio Exterior.

O capítulo introdutório do tema centrou-se, mesmo que sucintamente, na exposição de um apanhado histórico sobre a navegação e os portos buscando apresentar o processo de formação da matriz do modal marítimo, para o transporte de pessoas e mercadorias, no Estado de Santa Catarina, relacionando-o com o povoamento e com o início das atividades econômicas da região. Ficando claro que a influência do transporte marítimo teve papel fundamental na construção dos alicerces do Estado, tendo como exemplo sua utilização na vinda dos imigrantes europeus, assim como por servir de início para a construção das primeiras cidades, bem como para a exportação de seus primeiros elementos naturais.

Já no segundo capítulo buscou-se, primeiramente, caracterizar as atividades de comércio exterior do Brasil e sua história até os dias atuais, onde mostra-se como o país caminhou para atingir o patamar em que se encontra. É também nesta etapa do desenvolvimento que a infraestrutura portuária catarinense é descrita de acordo com suas instalações e atividades recentes. Por fim, há a análise dos principais mercados produtivos do Estado e sua vinculação com as operações portuárias de importação e exportação, cujo quadro bem demonstra a existência de um virtuoso mosaico de atividades predominantes em cada região (tópico 2.3) e que possuem íntima ligação com portos localizados ao longo do litoral “barriga verde”. De modo geral, é neste capítulo que é visto qual a importância de cada porto para as atividades do comércio internacional via Santa Catarina.

A última etapa do desenvolvimento deste estudo consistiu na reunião de informações chaves expostas nos capítulos anteriores que diziam respeito, e sobre as condições portuárias atuais dos principais portos do Brasil, propiciando uma análise

comparativa a respeito das vantagens e carências dos portos catarinenses e seus competidores nacionais e internacionais, assim como sobre aspectos que tratam sobre seus investimentos e desenvolvimentos.

Dentre os diversos aspectos abordados durante o trabalho, destaca-se aqueles que melhor respondem ao “problema/indagação” proposto para este estudo.

Portanto, inicia-se a análise dos pontos mais importantes da pesquisa tratando sobre quais as ações a serem tomadas para concretizar a busca por novos investimentos para o desenvolvimento das regiões portuárias catarinenses. Visto que o modal marítimo é o responsável pela absoluta maioria dos transportes de mercadorias, a captação de investimentos para aplicar em suas estruturas e ambientes, mantendo-os atualizados e condizentes com a tecnologia utilizada mundialmente, é fator indispensável para manter-se a competitividade nacional e internacional. A questão da precariedade da infraestrutura brasileira estar funcionando como um inibidor para o desenvolvimento da economia faz com que as atenções de governos e da iniciativa privada voltem-se para o setor da logística. O empenho no planejamento para investimento de forma sustentável, aliado com o constante fornecimento de operações de qualidade para os que operam via portos catarinenses, aparecem como as melhores estratégias para chamar a atenção de investidores na área.

Outro ponto de destaque é o impacto que as operações de logística portuária causam tanto na economia do Estado catarinense como do Brasil, visto que Santa Catarina possui, atualmente, movimentações sólidas de importações (quinto maior importador do Brasil em 2011) e exportações (décimo maior exportador do Brasil em 2011), o que acaba refletindo no número crescente de atividades de seus portos. Prova disso é o Porto de Itajaí aparecer como o segundo colocado no ranking nacional de movimentação de contêineres, atrás apenas do Porto de Santos. A boa prestação de serviço e desempenho da logística, aliados à política tributária vantajosa para as operações via Santa Catarina, acabam trazendo empresas de todas as partes do Brasil para operarem aqui. Os fortes polos produtivos da região direcionados ao consumo nacional e internacional também requerem uma estrutura portuária adequada à suas operações, fato que em muito contribui para a competitividade de seus produtos.

Por fim, a identificação e caracterização das vantagens e carências da infraestrutura portuária com relação a seus rivais nacionais e internacionais.

Como pontos positivos foi possível verificar a adoção de práticas ambientais, como do porto de Itapoá, e a tentativa de integração entre o porto e a cidade onde está sediado, como no caso de Itajaí que é uma das precursoras neste quesito em termos nacionais.

A infraestrutura existente também merece ser elogiada pois, mesmo apresentando carências a serem sanadas, recebeu consideráveis melhorias nos últimos anos, a ponto de estar tecnologicamente equipada para receber, com boa agilidade, grande parte da frota global de navios, ficando limitada apenas às operações com os “super” cargueiros. A localização de Santa Catarina também torna-se um critério estratégico positivo pois possui fácil ligação com os países do MERCOSUL, além de ter rotas marítimas estabelecidas para todos os outros continentes.

Do lado das desvantagens evidencia-se, dentre outros elementos, os gargalos da infraestrutura na região, que afetam a logística estadual como um todo aumentando os custos e o tempo do transporte das mercadorias, e a estrutura portuária debilitada, com poucos berços e calados de profundidade mediana que limitam o número de operações simultâneas e não permite a vinda dos gigantescos navios de última geração. A falta de investimentos também desponta como ponto negativo, pois afeta na escolha da malha logística pelos atores envolvidos, assim como é a principal diferença para os principais portos internacionais que recebem quantias de recursos muito mais elevadas que no Brasil. Por último, deve ser citada a recente questão da implementação da alíquota única de ICMS para todos os Estados do país que, estima-se, irá criar consequências para os portos catarinenses ao acabar com a política tributária favorável às importações, fato que demonstrou um grande atrativo para empresas de outras regiões do país aqui se instalarem e operarem.

É importante destacar que este trabalho não teve como meta listar todas as vantagens e carências das infraestruturas dos portos catarinenses, tampouco exaurir o tema, por conta da diversidade de fatores que seria necessário para tal, tendo por objetivo precípuo, traçar um panorama descritivo dos portos catarinenses, sua importância para a economia e o desenvolvimento econômico de Santa Catarina, bem como destacar pontos que elevam-se como cruciais para uma visão geral do setor.

Nos últimos anos muito já foi feito, no entanto, muito ainda há por fazer, para que os portos catarinenses correspondam a pujança de nosso Estado.

REFERÊNCIAS

AGENCIA NACIONAL DE TRANSPORTES AQUAVIARIOS. Desempenho portuário. Disponível em: <http://www.antaq.gov.br/Portal/DesempenhoPortuario/Index.asp>. Acesso em: 12 mai. 2012.

AGENCIA NACIONAL DE TRANSPORTES AQUAVIARIOS. Panorama Aquaviário. Vol. 6, Ago. 2011. Disponível em:

<http://www.antaq.gov.br/portal/pdf/PanoramaAquaviario6.pdf>. Acesso em: 05 out. 2012. AGENCIA NACIONAL DE TRANSPORTES AQUAVIARIOS. Porto de São Francisco do

Sul. Disponível em: <http://www.antaq.gov.br/Portal/pdf/Portos/2012/SaoFranciscoSul.pdf>.

Acesso em: 02 out. 2012.

AGENCIA NACIONAL DE TRANSPORTES AQUAVIARIOS. Quadro XXIII. Ranking

de Desempenho Portuário: Contêineres 2008. Disponível em:

<http://www.antaq.gov.br/Portal/DesempenhoPortuario/2009/tabelas/Quadro23.pdf>. Acesso em: 28 set. 2012.

ANDRADE, Maria Margarida de. Introdução à metodologia do trabalho científico. 2ª ed. São Paulo: Atlas, 1997.

APPOLINÁRIO, Fabio. Metodologia da Ciência: Filosofia e Prática da Pesquisa. 1ª ed. São Paulo: Cengage Learning, 2006.

ASSOCIAÇÃO DE COMÉRCIO EXTERIOR DO BRASIL. Radiografia do Comércio

Exterior Brasileiro: Passado, Presente e Futuro. Disponível em:

<http://www.aeb.org.br/userfiles/file/AEB%20-

%20Radiografia%20Com%C3%A9rcio%20Exterior%20Brasil.pdf>. Acesso em: 11 set. 2012.

BANCO CENTRAL DO BRASIL. O desempenho das Exportações Brasileiras de

Commodities: uma perspectiva regional (2006-2011). Boletim Regional do Banco Central

do Brasil. Brasília, jan. 2012. Disponível em:

<http://www.bcb.gov.br/pec/boletimregional/port/2012/01/br201201b1p.pdf>. Acesso em: 10 set. 2012.

BENETTI, Estela. Indústria Competitiva: Sul precisa de R$ 70 bi para gargalos de infraestrutura. Diário Catarinense, Florianópolis, 29 ago. 2012. Economia, p. 16.

BERVIAN, Pedro Alcino; CERVO, Amado Luiz. Metodologia Científica. 4ª ed. São Paulo: Makron Books, 1996.

BRANCHER, Ana. História de Santa Catarina: estudos contemporâneos. Florianópolis: Letras Contemporâneas, 1999.

BRASIL GLOBAL NET. Porto de São Francisco do Sul. Disponível em:

<http://www.brasilglobalnet.gov.br/ARQUIVOS/SetorPortuario/MapaPortuario/saoFrancisco Sul.pdf>. Acesso em: 17 set. 2012.

BRASIL GLOBAL NET. Setor portuário. Disponível em:

<http://www.brasilglobalnet.gov.br/SetorPortuario/frmMissoesP.aspx>. Acesso em: 15 mai.

2012.

BRASIL. Governo Federal. Divisão do Brasil em capitanias hereditárias. Disponível em: <http://www.brasil.gov.br/linhadotempo/epocas/1534/divisao-do-brasil-em-capitanias- hereditarias>. Acesso em: 08 set. 2012.

BRASIL. Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Secretaria de Comércio Exterior. Conhecendo o Brasil em Números: 2011. Brasília, 2011.

BRASIL. Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Exportação

Brasileira: Santa Catarina – Principais Países e Blocos Econômicos de Destino. MDIC, 2012.

Disponível em:

<http://www.desenvolvimento.gov.br/sitio/interna/interna.php?area=5&menu=1076>. Acesso em: 05 ago. 2012.

BRASIL. Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Exportação

Brasileira: Santa Catarina – Principais Produtos Importados. MDIC, 2012. Disponível em:

<http://www.desenvolvimento.gov.br/sitio/interna/interna.php?area=5&menu=1076>. Acesso em: 05 ago. 2012.

BRASIL. Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Exportação

Brasileira: Santa Catarina – Principais Produtos Exportados. MDIC, 2012. Disponível em:

<http://www.desenvolvimento.gov.br/sitio/interna/interna.php?area=5&menu=1076>. Acesso em: 05 ago. 2012.

BRASIL. Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. MDIC divulga

material histórico sobre os 200 anos do comércio exterior brasileiro. Disponível em:

<http://www.desenvolvimento.gov.br/sitio/interna/noticia.php?area=5&noticia=8219>. Acesso em: 01 set. 2012.

BRASIL. Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Panorama do

comércio exterior brasileiro janeiro-dezembro 2011. Disponível em: <

http://www.mdic.gov.br//sitio/interna/interna.php?area=5&menu=571>. Acesso em 26 abr. 2012.

BRASIL. Ministério dos Transportes. O Segundo Reinado e A Navegação Fluvial. Disponível em: <http://www.transportes.gov.br/index/conteudo/id/60907>. Acesso em: 11 set. 2012.

BRASIL. Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República. Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. O Brasil em 4 décadas. Rio de Janeiro, 2010. Disponível em: <http://www.ipea.gov.br/agencia/images/stories/PDFs/TDs/td_1500.pdf>. Acesso em: 10 set. 2012.

BUESCU, Mircea. Brasil: Problemas Econômicos e Experiência Histórica. In: ____. História

Econômica do Brasil: Leitura Básica. Salvador: Centro de Documentação do Pensamento

Brasileiro (CDPB), 2011. Páginas 205 – 222. Disponível em:

CALDAS, Joana. Maior navio cargueiro da história do porto atraca no complexo de Itajaí. G1

Santa Catarina. Out. 2012. Disponível em: <http://g1.globo.com/sc/santa-

catarina/noticia/2012/10/maior-navio-cargueiro-da-historia-do-porto-atraca-em-itajai-santa- catarina.html>. Acesso em: 07 out. 2012.

CARIO, Silvio Antonio F.; FERNANDES, Ricardo L.; JÚNIOR, Cyro C. G. Pinto. Análise

do arranjo produtivo cerâmico de revestimento da região sul de Santa: Dinâmicas

produtiva, inovativa, comercial e institucional. Disponível em:

<http://www.apec.unesc.net/II%20EEC/sessoes_tematicas/Industrial/Artigo1.pdf>. Acesso em: 4 jun. 2012.

CAVALLI, Janaina. Carne Suína de SC: A dois passos do paraíso. Diário Catarinense, Florianópolis, 13 jun. 2012. Economia, p. 15.

CAVALLI, Janaina. Fábricas no Oeste que não conseguem exportar vão parar na segunda- feira. Diário Catarinense. Ago. 2012. Disponível em:

<http://diariocatarinense.clicrbs.com.br/sc/economia/noticia/2012/08/fabricas-no-oeste-que- nao-conseguem-exportar-vao-parar-na-segunda-feira-3849089.html >. Acesso em: 05 set. 2012.

CEARÁ PORTOS. Informações Técnicas. Disponível em:

<http://www2.cearaportos.ce.gov.br/informacoesTecnicas.asp>. Acesso em: 07 out. 2012. CENTRO DE SOCIOECONOMIA E PLANEJAMENTO AGRÍCOLA. Desempenho e

competitividade do setor florestal brasileiro e catarinense: Panorama mundial. Disponível

em: <http://cepa.epagri.sc.gov.br/agroindicadores/opiniao/analise_florestal.htm>. Acesso em: 4 jun. 2012.

CIGANA, Caio; FARINA, Erik. Novo pacote do governo federal prioriza investimentos em infraestrutura. Diário Catarinense. Ago. 2012. Disponível em:

<http://diariocatarinense.clicrbs.com.br/sc/economia/noticia/2012/08/novo-pacote-do-

governo-federal-prioriza-investimentos-em-infraestrutura-3853763.html>. Acesso em: 10 out. 2012.

CONFEDERAÇÃO NACIONAL DO TRANSPORTE. Movimentação Portuária. Economia

em foco. Mai. 2011. Disponível em: <http://www.cnt.org.br/paginas/Economia-em-

foco.aspx>. Acesso em: 25 ago. 2012.

COSTA, Rogério Santos da. Mercados Internacionais II Europa e África. 2ª Ed. Palhoça: Unisul Virtual, 2011.

COTRIM, Gilberto. História Global: Brasil e Geral. Volume Único. 6. Ed. São Paulo: Saraiva, 2002.

DIARIO CATARINENSE. APM Terminals anuncia a recuperação do berço do Porto de Itajaí danificado pela enchente. Diário Catarinense. Ago. 2012. Disponível em:

<http://diariocatarinense.clicrbs.com.br/sc/economia/noticia/2012/08/apm-terminals-anuncia- a-recuperacao-do-berco-do-porto-de-itajai-danificado-pela-enchente-3866410.html>. Acesso em: 30 ago. 2012.

DIÁRIO CATARINENSE. Entrevista: Raimundo Colombo. Diário Catarinense, Florianópolis, 23 out. 2012. Reportagem Especial, p. 06.

ODEBRECHT. Negócios e Participações. Disponível em:

<http://www.odebrecht.com/negocios-e-participacoes>. Acesso em: 06 out. 2012. DIÁRIO CATARINENSE. Fim da Guerra Fiscal: Votação do ICMS unificado é adiada.

Diário Catarinense, Florianópolis, 19 abr. 2012. Economia, p. 14.

DIÁRIO CATARINENSE. Portos de Santa Catarina investem R$ 539 milhões. Disponível em: < http://diariocatarinense.clicrbs.com.br/sc/noticia/2011/04/portos-de-santa-catarina- investem-r-539-milhoes-3272219.html >. Acesso em 2 mai. 2012.

DIÁRIO CATARINENSE. Prejuízo Anunciado: Senado aprova o ICMS único para importados. Diário Catarinense, Florianópolis, 25 abr. 2012. Economia, p. 21. DIÁRIO CATARINENSE. Prejuízo com a greve chega a R$1 bilhão em SC. Diário

Catarinense. Ago. 2012. Disponível em:

<http://diariocatarinense.clicrbs.com.br/sc/economia/noticia/2012/08/prejuizo-com-a-greve- chega-a-r-1-bilhao-em-sc-3854464.html>. Acesso em: 05 set. 2012.

DIÁRIO CATARINENSE. Receita Federal aperta o cerco contra fraudes nas importações no Porto de Itajaí, no Litoral Norte. Diário Catarinense. Mar. 2012. Disponível em:

<http://diariocatarinense.clicrbs.com.br/sc/economia/noticia/2012/03/receita-federal-aperta-o- cerco-contra-fraudes-nas-importacoes-no-porto-de-itajai-no-litoral-norte-3699899.html>. Acesso em: 10 out. 2012.

DIÁRIO DE ITAPOÁ. Em atividade há exato um ano, Porto Itapoá comemora recordes operacionais e planeja expansão. Diário de Itapoá. Jun. 2012. Disponível em:

<http://www.diariodeitapoa.com.br/porto-itapoa/3057-em-atividade-ha-exato-um-ano-porto- itapoa-comemora-recordes-operacionais-e-planeja-expansao.html>. Acesso em: 06 out. 2012. DIRETORIA DE PORTOS E COSTAS. Histórico. Disponível em:

<https://www.dpc.mar.mil.br/info_dpc/historico.htm>. Acesso em: 02 set. 2012. ECONOMIASC. Exportação de SC do primeiro bimestre cresceu acima da média. Disponível em: <http://www.economiasc.com.br/index.php?cmd=industria&id=10313>. Acesso em: 30 abr. 2012.

FARIA, Sérgio Fraga Santos. Fragmentos da História dos Transportes. São Paulo: Aduaneiras, 2000.

FAUSTO, Boris. História do Brasil. 6. Ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1999.

FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DE SANTA CATARINA. Comércio

Internacional Catarinense: Análise do Comércio Exterior de Santa Catarina. Florianópolis:

FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DE SANTA CATARINA. Porto de

Imbituba. Disponível em: <http://www.fiesc.com.br/>. Acesso em: 05 out. 2012.

FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DE SANTA CATARINA. Porto de

Itajaí. Disponível em: <http://www.fiesc.com.br/>. Acesso em: 29 set. 2012.

FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DE SANTA CATARINA. Porto de São

Francisco do Sul. Disponível em: <http://www.fiesc.com.br/>. Acesso em: 02 out. 2012.

FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DE SANTA CATARINA. Santa

Catarina em Dados 2012. V. 22, Florianópolis: FIESC, 2012. Páginas 01-152. Disponível

em: <http://www2.fiescnet.com.br/web/pt/site_topo/pei/produtos/show/id/46> . Acesso em: 27 ago. 2012

FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DE SANTA CATARINA. Santa

Catarina industrial. Disponível em:

<http://www2.fiescnet.com.br/web/pt/site_topo/pei/info/santa-catarina-industrial>. Acesso em: 07 out. 2012.

FERREIRA, Gian C. M.; TOVAR, Antonio C. De A.. A Infra-Estrutura Portuária Brasileira: O Modelo Atual e Perspectivas para seu Desenvolvimento Sustentado. Revista do BNDES. Rio De Janeiro, v. 13, n.25, P. 209-230, Jun. 2006. Disponível em:

<http://www.bndes.gov.br/SiteBNDES/export/sites/default/bndes_pt/Galerias/Arquivos/conhe cimento/revista/rev2508.pdf>. Acesso em: 17 set. 2012.

FERREIRA, Lucas dos Santos; VIDAL, Leandro Moraes. A Infra-estrutura Portuária

Catarinense no Século XX. Disponível em:

<http://egal2009.easyplanners.info/area01/1163_Vidal_Leandro_Moraes.pdf>. Acesso em: 15 set. 2012.

FURTADO, Celso. Formação Econômica do Brasil. 32ª ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2005.

FURTADO, Clarissa. Infraestrutura: O nó dos portos brasileiros. Disponível em:

<http://www.ipea.gov.br/desafios/index.php?option=com_content&view=article&id=872:rep ortagens-materias&Itemid=39)>. Acesso em: 03 out. 2012.

G1 SANTA CATARINA. Porto de Imbituba busca soluções para triagem de caminhões em SC. G1 Santa Catarina. Set. 2012. Disponível em: <http://g1.globo.com/sc/santa-

catarina/noticia/2012/09/porto-de-imbituba-busca-solucao-para-triagem-de-caminhoes-em- sc.html>. Acesso em: 05 out. 2012.

GALVÃO apud FREITAS, José Francisco Bernardino. Portos e o regime de concessões: construção, exploração e aterros. Disponível em:

<http://www.usjt.br/arq.urb/numero_02/artigo_jose.pdf>. Acesso em: 20 ago. 2012.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 3ª ed. São Paulo: Atlas, 1996. GIORDANI, Mário Curtis. História da Antiguidade Oriental. 10ª Ed. Petrópolis: Vozes, 1997.

GOEBEL, Dieter. A competitividade externa e a logística doméstica. Disponível em: <http://www.bndes.gov.br/SiteBNDES/export/sites/default/bndes_pt/Galerias/Arquivos/conhe cimento/livro_desafio/Relatorio-08.pdf>. Acesso em: 20 mai. 2012.

GUDIN apud ALMEIDA, Paulo Roberto de. As relações econômicas internacionais do Brasil dos anos 1950 aos 80. Revista Brasileira de Política Internacional. Brasília, vol. 50, no. 2, jul./dez. 2007. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0034-

73292007000200005&script=sci_arttext>. Acesso em: 10 jul. 2012.

GUIMARÃES, Aerton. Portos brasileiros terão R$ 30 bilhões em investimentos nos próximos quatro anos. Agência CNT de notícias. Abr. 2012. Disponível em:

<http://www.cnt.org.br/Paginas/Agencia_Noticia.aspx?n=8169>. Acesso em: 10 out. 2012. HAMBURG CHAMBER OF COMMERCE. Port of Hamburg at a glance. Disponível em: <http://www.hk24.de/linkableblob/367380/.13./data/Port_of_Hamburg_Facts_and_Figures_a s_of_May_2012-data.pdf>. Acesso em: 10 out. 2012.

KAPPEL, Raimundo F.. Portos Brasileiros: Novo Desafio para a Sociedade. Disponível em: <http://www.sbpcnet.org.br/livro/57ra/programas/CONF_SIMP/textos/raimundokappel.htm>. Acesso em: 13 set. 2012.

KEEDI, Samir. Logística de Transporte Internacional: Veículo prático de competitividade.