• Nenhum resultado encontrado

11 Consolidação de Modelos Financeiros

Consulte Também:

Sobre Consolidação

Visão Geral de um Caso de Negócios

Como Executar Várias Consolidações de Casos de Negócios Configuração de Consolidações do Servidor

Como Trabalhar com Casos de Negócios em Consolidações Como Trabalhar com Exibição de Consolidação

Gerenciamento de Dados

Opções de Financiamento Consolidado

Sobre Consolidação

Combine vários modelos do Strategic Modeling (*.alc) para formar um único modelo e analisar melhor a sua empresa. O Consolidador ajuda a determinar como a alteração das condições da unidade de negócios afetará os ganhos e valores da empresa pai. Após a revisão do modelo consolidado, você poderá tomar decisões informadas sobre as unidades de negócios individuais.

Você pode consolidar informações da unidade de negócios, como método, cenário, período, detalhes de subconta e níveis organizacionais.

Os modelos de unidade de negócios não exigem estruturas correspondentes — eles podem ter diferentes cenários, períodos, métodos de previsão, estruturas de subcontas, métodos de valor residual, denominações monetárias e tratamentos de débito/juros e impostos. Você pode incluir modelos com estruturas financeiras incompletas, como arquivos corporativos contendo somente despesas gerais e ativos fixos. A consolidação de dados está sujeita a algumas restrições.

Identifique as informações para análise antes de decidir o que deverá ser consolidado para determinar detalhes de unidades de negócio e a forma de consolidação. Por exemplo, se você estiver considerando abstrair uma parte da unidade de negócios, pode desejar consolidar 100% dos ganhos e dos valores do balanço patrimonial até a data da transação, consolidar a parte não vendida da unidade após a data da transação - você deve informar o modelo filho duas vezes com os períodos adequados

selecionados para consolidação. Para otimizar as consolidações:

• Os modelos pais nunca deverão prever as variáveis aceitando a entrada com base nos resultados das opções de financiamento.

• Para otimizar a velocidade de consolidação em detrimento do armazenamento, ative Armazenar saídas para todas as contas no Gerenciador de Cenários para cada modelo, evitando assim que os valores inalterados sejam recalculados.

Exibição de Consolidação

Você pode criar estruturas de consolidação no Strategic Modeling. As estruturas de consolidação representam estruturas organizacionais, em que cada departamento de uma empresa tem um modelo filho ou um arquivo da unidade de negócios, e os valores de todos são submetidos a roll-up ou adicionados a um modelo pai consolidado.

O modelo pai consolidado (pai consolidado, arquivo de consolidação) torna-se a raiz de todos os modelos filhos na estrutura, e os dados dos modelos filhos serão

submetidos a roll-up no modelo pai quando a consolidação for executada. Isso fornece a visão financeira geral da organização.

Por exemplo, digamos que você tem uma indústria com operações regionais na Costa Oeste. Você poderia ter um modelo ou arquivo pai chamado Costa Oeste como raiz da estrutura, e arquivos ou modelos para departamentos como Contabilidade e Manufatura como filhos, de modo que seus números fossem submetidos a roll-up em Costa Oeste para proporcionar os valores totais de toda a região.

Limitações

Para assegurar a integridade dos dados, as estruturas de consolidação permitem apenas uma representação de dados por modelo, independentemente de quantas estruturas de consolidação cada modelo compartilha.

Por exemplo, uma estrutura de consolidação denominada Oeste contém os modelos filhos Contabilidade e Manufatura. Compras é filha de Contabilidade, mas você deseja criar uma cópia para ver o que acontece quando Compras é transferida para Manufatura. Você não pode fazer isso no serviço porque a transferência de Compras para uma segunda estrutura de consolidação interrompe a primeira estrutura.

Nota:

Use rótulos de consolidação para criar variações de execuções de consolidação no serviço.

Seleção de Arquivos ou Modelos Pais de Consolidação

A primeira etapa na consolidação é selecionar ou criar um pai consolidado, que é o modelo ou arquivo que recebe os dados consolidados. O arquivo consolidado determina o período e a estrutura da conta, portanto, todos os períodos das unidades de negócios devem ser compatíveis, assim como os encerramentos de ano fiscal dos modelos filhos e de consolidação. Se os períodos forem diferentes, crie um pai

consolidado incluindo todas as informações de conta e detalhes de período relevantes.

Roll-Up de Consolidações

O método de consolidação completa adiciona valores de saída das unidades de negócio para gerar valores de saída na entidade-pai consolidada. O consolidador calcula cada arquivo antes de adicionar os valores à entidade-pai consolidada. Os valores de entrada no pai consolidado são calculados com base nos valores de saída dos modelos filho e no método de previsão selecionado no pai consolidado. Por

exemplo, se você consolidar duas unidades de negócio contendo os dados de previsão para Vendas na tabela abaixo, se as vendas do período anterior de cada unidade tiverem sido $100:

Tabela 11-1 Roll-up de Amostra

Unidade de Negócios

Entrada Saída Método de Previsão

Unidade de Negócio nº 1

10% $110 Taxa de Crescimento

Unidade de Negócio nº 2

$125 $125 Como Valor Real

Pai Consolidado 0 $0 Taxa de Crescimento

Após a consolidação, a conta Vendas, na entidade-pai consolidada, reflete a taxa de crescimento necessária para obter o total de vendas das duas unidades de negócios combinadas. Neste exemplo, você precisa de uma taxa de crescimento de 17,5% para obter o valor de vendas aditivo de $235.

Unidade de Negócios

Entrada Saída Método de Previsão

Pai Consolidado 17,5 $235 Taxa de Crescimento

A maioria das contas consolidadas é calculada dessa maneira. Ocasionalmente, o processo aditivo pode não ser aplicável. Por exemplo, Contas Definidas pelo Usuário geralmente são usadas para itens não monetários, como taxas de inflação e relações preço/quantidade, nos quais o processo de consolidação aditivo produziria resultados inválidos. Essas contas são candidatas a bloqueio, então você pode digitar os dados manualmente no pai consolidado; consulte Exclusão de Modelos de Consolidações. Pode haver contas nos modelos filhos que não devem ser incluídas no pai

consolidado. Para eliminar completamente uma conta, coloque-a em um grupo de eliminação

Inserção de Dados em Arquivos ou Modelos Pais de Consolidação

Quando as contas são bloqueadas, elas não são incluídas na consolidação. Você pode inserir os dados manualmente para aquelas contas na entidade-pai consolidada para calcular os valores de saída das contas bloqueadas.

Visualização em Árvore

A Exibição em Árvore exibe as mesmas informações, mas com variação: • Árvore do Modelo

O nome do modelo. • Caso/cenário de negócios

O caso/cenário de negócios ativo no modelo é para a consolidação atual. • Método

Sobre Consolidação

O método para a consolidação do modelo; consulte Método Utilizado em

Especificação das Características do Modelo Filho. • % de Propriedade

Porcentagem do valor com que cada conta contribui; consulte % de Propriedade do Modelo Selecionado em Especificação das Características do Modelo Filho. Por exemplo, a 50%, somente metade do valor da conta listada contribui para a consolidação.

Status

Os modelos têm esses possíveis estados: – Consolidar

A consolidação precisa ser executada. – Em Andamento

A consolidação está em processamento. – Cálculo

O modelo é calculado. – Alterar

O modelo foi alterado. – Pronto

A consolidação está concluída. • Execute uma tarefa:

– Para desmarcar modelos excluídos—Selecione um modelo e clique nele com o botão direito do mouse. Em seguida, selecione Excluir e desmarque as opções A Partir do Cenário Pai e A Partir de Todos os Cenários Pais

– Para modelos excluídos—Selecione um modelo, clique com o botão direito do mouse nele e selecione Excluir. Em seguida, selecione as opções A Partir do Cenário Pai e A Partir de Todos os Cenários Pais, e os modelos serão exibidos conforme o seguinte:

Exibição de Árvore—Modelos excluídos aparecem com [Excluído] no nome.

Como Usar Cenários de Modelo na Exibição de Consolidação

Para cada estrutura de consolidação, selecione com qual cenário um modelo

contribuirá. Para cenários diferentes de modelos em várias estruturas de consolidação, as alterações de modelo requerem somente uma nova execução das estruturas de consolidação que estão usando o cenário alterado.

Execução de Consolidações

Depois de criar as estruturas de consolidação e atribuir características de modelo, você pode executar as consolidações, Configuração de Consolidações do Servidor e Como Trabalhar com Exibição de Consolidação.

Para executar consolidações:

1. No painel Smart View, selecione Strategic Modeling e expanda o nó Exibição de Consolidação.

2. Clique com o botão direito no nome da estrutura e selecione Abrir.

3. Na Árvore de Modelo, selecione um modelo pai e a guia Consolidação. Em seguida, clique em Executar.

Os modelos exibem o status Trabalhando à medida que a consolidação estiver em andamento.

Um prompt Consolidação Concluída e um status Pronto são exibidos.