• Nenhum resultado encontrado

Utilize a caixa de diálogo Opções de Taxa e Avaliação para acessar as opções Valor Acionário (um método de Fluxo de Caixa Livre), Desconto de Dividendo (um método de Fluxo de Caixa Livre) e Lucro Econômico.

Inserção de Dados para Contas do Método de Valor Acionário

O Método de Valor Acionário mede os fluxos de caixa livre futuros (de operações) menos os investimentos em capital fixo e de giro. Não é uma medida de período, mas sim uma medida de vários fluxos de caixa livre futuros por vários anos, com desconto no custo de capital de média ponderada. Essa abordagem é usada por empresas públicas para comparar as expectativas da gerência com o preço de mercado atual de suas ações e por empresas privadas ou divisões de grandes empresas públicas, para obter uma procuração do valor de mercado de seus negócios.

Para obter uma explicação mais detalhada desses itens, consulte Teoria de Avaliação. Para especificar dados para Contas de Método de Valor Acionário (SVA):

1. Acesse Opções de Imposto e Avaliação.

Consulte Sobre as Opções de Imposto e Avaliação.

2. Em Opções de Imposto e Avaliação, selecione a guia SVA.

3. Na lista drop-down, selecione a opção Custo de Capital ou Custo de Capital de Longo Prazo.

Selecione Custo de Capital na lista drop-down e, em seguida, insira os valores da conta na grade associada. O Custo de Capital é a média ponderada de custos de dívida e patrimônio líquido. A taxa deve ser informada como uma porcentagem, não um valor decimal (5,57% deve ser informado como 5,57, não .0557). A Oracle recomenda que você utilize uma taxa para todos os períodos.

Selecione Custo de Capital de Longo Prazo na lista drop-down e, em

seguida, insira os valores da conta na grade associada. O Custo de Capital de

Longo Prazo é usado para calcular o valor residual. A taxa deve ser especificada como uma porcentagem, não um valor decimal. 4. Em Método a Ser Usado, selecione um método.

Há seis métodos de valor residual diferentes: • Método de Perpetuidade

• Crescimento em Perpetuidade • Duração do Crescimento de Valor • Índice de Preço/Ganhos

• Índice do Valor de Mercado/Valor Contábil • Valor de Liquidação

5. Em Alíquota de Imposto de Valor Residual (%), informe um imposto.

A alíquota de imposto de renda de valor residual é aplicada durante os anos após o período de previsão.

6. Em Taxa de Crescimento de Perpetuidade (%), informe uma taxa.

Informe a taxa de crescimento de perpetuidade ao usar o método Crescimento na Perpetuidade para calcular o valor residual.

7. Em Duração de Crescimento do Valor (anos), especifique o número de anos. Informe a duração de crescimento do valor ao usar o método Duração de Crescimento do Valor para calcular o valor residual.

8. Selecione Ajuste de Lucro Normalizado na lista drop-down e, em seguida, insira os valores da conta na grade associada.

Você pode usar este item a fim de alterar ou normalizar para fins de avaliação dos valores entre os períodos de Lucro Operacional Tributável que você considera anormalmente altos ou baixos devido ao setor dominante ou às condições econômicas que você não espera que continue.

Se você especificar ajustes para períodos, o valor será adicionado ao Lucro Operacional Tributável para cada período informado e usado no cálculo do Valor Residual. Embora afete a avaliação, ele não alterará o Lucro Operacional da forma como aparece no Demonstrativo de Receita.

Nota:

Esse ajuste será apropriado apenas se você estiver usando um dos métodos de valor residual que usam um fluxo de caixa de perpetuidade em seu cálculo: Método de Perpetuidade, Crescimento em Perpetuidade e Duração do Crescimento de Valor.

9. Selecione Relação entre Valor de Mercado e Valor Contábil na lista drop-down e, em seguida, insira os valores da conta na grade associada.

Especifique Relação entre Valor de Mercado e Valor Contábil ao usar o método Relação entre Valor de Mercado e Valor Contábil para calcular o Valor Residual.

Modelagem de Contas de Avaliação

10. Selecione Índice de Preço/Ganhos na lista drop-down e, em seguida, insira os valores da conta na grade associada.

Especifique o Índice de Preço/Ganhos ao usar o método Preço/Ganhos para calcular o Valor Residual.

11. Selecione Desconto de Dívida/(Prêmio) na lista drop-down e, em seguida, insira os valores da conta na grade associada.

O Desconto de Dívida/(Prêmio) é usado no cálculo do Valor Residual entre Valor de Mercado e Valor Contábil e Valor Residual de Preço/Ganhos. O Desconto de Dívida/(Prêmio) é usado para ajustar o valor registrado de Dívida e/ou Ação Preferencial para valores de mercado.

12. Selecione Ajuste de Ganhos Normalizados na lista drop-down e, em seguida, insira os valores da conta na grade associada.

Você pode usar este item para alterar ou normalizar para fins de avaliação dos valores entre os períodos de Receita Disponível aos Acionistas Comuns que você considera anormalmente altos ou baixos devido ao setor dominante ou às condições econômicas que você não espera que continue.

Se você inserir ajustes para períodos, o valor será adicionado a Receita Disponível aos Acionistas Comuns usada no cálculo de Valor Residual de Preço/Ganhos para avaliação. Ele não alterará a Receita Disponível aos Acionistas Comuns da forma como aparece no Demonstrativo de Receita.

13. Selecione Valor Residual de Liquidação na lista drop-down e, em seguida, insira os valores da conta na grade associada.

Este item representa sua estimativa, em moeda de valor futuro, do que a marca de

preço do negócio é em cada ano do período de previsão, com base em suas

expectativas das condições que prevalecem nesse período. É preciso incorporar os custos de liquidação, incluindo itens como custos de transação e imposto de recaptura, nesse valor.

14. Clique em OK.

Inserção de Dados para Contas do Método de Desconto de Dividendo

O Método de Desconto de Dividendo (MDD) mede o valor dos ativos de uma empresa estimando os fluxos de caixa futuros esperados para os investidores (isto é,

dividendos) e descontando esses fluxos futuros por taxa de retorno obrigatória dos investidores para determinar o valor presente do fluxo de caixa futuro.

Consulte Teoria de Avaliação.

Entrada de Dados para Contas do Método de Desconto de Dividendo 1. Acesse Opções de Imposto e Avaliação.

Consulte Sobre as Opções de Imposto e Avaliação.

2. Em Opções de Imposto e Avaliação, selecione a guia DDM.

3. Na lista drop-down, selecione a opção Custo de Capital ou Custo de Capital de Longo Prazo.

Selecione Custo de Capital na lista drop-down e, em seguida, insira os valores da conta na grade associada. O Custo de Capital é a média ponderada de custos de dívida e patrimônio líquido. A taxa deve ser informada como

uma porcentagem, não um valor decimal (5,57% deve ser informado como 5,57, não .0557). A Oracle recomenda que você utilize uma taxa para todos os períodos.

Selecione Custo de Capital de Longo Prazo na lista drop-down e, em

seguida, insira os valores da conta na grade associada. O Custo de Capital de Longo Prazo é usado para calcular o valor residual. A taxa deve ser

especificada como uma porcentagem, não um valor decimal. 4. Em Método a Ser Usado, selecione uma opção na lista suspensa.

Ao realizar uma avaliação usando o método Fluxo de Caixa Livre, você pode selecionar entre seis métodos diferentes de valor residual:

• Método de Perpetuidade • Crescimento em Perpetuidade • Duração do Crescimento de Valor • Índice de Preço/Ganhos

• Índice do Valor de Mercado/Valor Contábil • Valor de Liquidação

5. Em Retorno a Longo Prazo sobre Patrimônio Líquido (%), digite um valor. Especifique o Retorno a Longo Prazo sobre Patrimônio Líquido, que é usado para calcular o Dividendo Acessível de Perpetuidade.

6. Em Índice de Alavancagem Alvo (%), digite um valor.

Especifique o Índice de Alavancagem Alvo (%) ao usar os métodos Perpetuidade, Crescimento em Perpetuidade ou Duração de Crescimento do Valor para

calcular o valor residual.

7. Em Taxa de Crescimento de Perpetuidade (%), informe um valor. Informe a Taxa de Crescimento de Perpetuidade (%) ao usar o método Crescimento na Perpetuidade para calcular o valor residual.

8. Em Duração de Crescimento do Valor (anos), especifique um valor.

Especifique a Duração de Crescimento do Valor (anos) ao usar o método Duração de Crescimento do Valor para calcular o valor residual.

9. Selecione Índice do Patrimônio Líquido entre Valor de Mercado e Valor Contábil na lista drop-down e, em seguida, insira os valores da conta na grade associada.

Especifique a Relação entre Valor de Mercado e Valor Contábil, que é usada no cálculo do Valor Residual do Patrimônio Líquido entre Valor de Mercado e Valor Contábil.

10. Selecione Índice de Preço/Ganhos de Patrimônio Líquido na lista drop-down e, em seguida, insira os valores da conta na grade associada.

Especifique o Índice de Preço/Ganhos do Patrimônio Líquido, que é usado no cálculo do Valor Residual do Patrimônio Líquido de Preço/Ganhos.

Modelagem de Contas de Avaliação

11. Selecione Ajuste de Ganhos Normalizados na lista drop-down e, em seguida, insira os valores da conta na grade associada.

Você pode usar este item para alterar ou normalizar para fins de avaliação dos valores entre os períodos de Receita Disponível aos Acionistas Comuns que você considera anormalmente altos ou baixos devido ao setor dominante ou às condições econômicas naquele ano que você não espera que continuem.

Se você inserir ajustes para períodos, o valor será adicionado a Receita Disponível aos Acionistas Comuns usada no cálculo de Valor Residual de Patrimônio Líquido de Preço/Ganhos para avaliação. Ele não alterará a Receita Disponível aos

Acionistas Comuns da forma como aparece no Demonstrativo de Receita. 12. Selecione Valor de Liquidação de Patrimônio Líquido na lista drop-down e, em

seguida, insira os valores da conta na grade associada.

Este item representa sua estimativa, em moeda de valor futuro, do que a marca de

preço do negócio é em cada ano do período de previsão, com base em suas

expectativas das condições que prevalecem nesse período. É preciso incorporar os custos de liquidação, incluindo itens como custos de transação e imposto de recaptura, nesse valor.

13. Clique em OK.

Inserção de Dados para Contas do Método de Lucro Econômico

O Lucro Econômico (EP) considera que o valor de uma empresa é igual ao valor do capital investido mais um prêmio igual ao valor presente do lucro econômico em cada ano de previsão. O Lucro Econômico é igual à distribuição entre a taxa de retorno sobre o capital investido e a taxa de retorno sobre o capital necessário, multiplicado pelo capital investido.

Consulte Teoria de Avaliação.

Inserção de Dados para Contas do Método de Lucro Econômico: 1. Acesse Opções de Imposto e Avaliação.

Consulte Sobre as Opções de Imposto e Avaliação. 2. Em Opções de Imposto e Avaliação, selecione a guia EP.

3. Na lista drop-down, selecione a opção Lucro Econômico ou Retorno Obrigatório de Longo Prazo.

Selecione o Lucro Econômico na lista drop-down e, em seguida, insira os valores da conta na grade associada. O Lucro Econômico é a taxa de desconto usada para determinar o fator de desconto que é usado para calcular o valor presente do lucro econômico. A taxa deve ser especificada como

porcentagem, não como decimal.

Selecione o Retorno Obrigatório de Longo Prazo na lista drop-down e, em seguida, insira os valores da conta na grade associada. O Retorno

Obrigatório de Longo Prazo é a taxa usada para descontar o valor residual do lucro econômico. A taxa deve ser especificada como porcentagem, não como decimal.

4. Em Alíquota de Imposto de Valor Residual (%), informe um valor.

Especifique a Alíquota de Imposto de Valor Residual, que é aplicada durante os

5. Em Ajuste NOPAT Residual, especifique um valor.

Especifique ajustes para NOPAT referentes ao período residual.

6. Selecione Ajuste de Lucro Econômico para NOPAT na lista drop-down e, em seguida, insira os valores da conta na grade associada.

Especifique ajustes para NOPAT.

7. Selecione Ajuste de Lucro Econômico para Ativos na lista drop-down e, em seguida, insira os valores da conta na grade associada.

Especifique o Ajuste de Ativo, que é usado para ajustar o Valor Registrado. 8. Selecione Ajuste de Lucro Econômico para Passivos na lista drop-down e, em

seguida, insira os valores da conta na grade associada.

Especifique o Ajuste de Passivos, que é usado para ajustar o Valor Registrado. 9. Clique em OK.

Inserção de Dados para Outras Contas de Avaliação

Na guia Outras Avaliações, selecione uma opção para ter os fluxos de caixa descontados no meio ou no final do período. O desconto no meio do período considera que os fluxos de caixa chegam (em média) no ponto intermediário de um período; o desconto de final de período considera que todos os fluxos de caixa chegam ao final de um período. Você pode inserir alguns outros ajustes a cada um dos três métodos de avaliação usados no Strategic Modeling.

Consulte Teoria de Avaliação.

Inserção de Dados para Outras Contas de Avaliação: 1. Acesse Opções de Imposto e Avaliação.

Consulte Sobre as Opções de Imposto e Avaliação.

2. Em Opções de Imposto e Avaliação, selecione a guia Outra Avaliação. 3. Em Valor de Ação Atual, digite um valor.

Informe o preço da ação do último dia do histórico. Esse valor pode ser comparado com o Valor Acionário por Ação, Valor de Patrimônio Líquido por Ação e Valor Acionário do Lucro Econômico por Ação para ver se o mercado parece estar depreciando ou sobrevalorizando a ação.

Nota:

Informe o preço da ação atual para a que a empresa que está modelando possa usar para comparação com o Valor Acionário por ação nos relatórios de avaliação. Essa conta aparece na parte inferior dos relatórios com o Valor Acionário por ação. A conta Prêmio/Desconto Acima/Abaixo do Mercado (%) calcula e exibe a porcentagem em que o Valor Acionário por ação está acima ou abaixo do preço atual da ação.

4. Em Valor de Mercado da Dívida, digite um valor.

Digite o Valor de Mercado da Dívida, que é calculado usando o rendimento até o vencimento de todos os instrumentos de débito existentes na carteira de débito da empresa. O Valor de Mercado da Dívida deve ser deduzido do Valor Corporativo

Modelagem de Contas de Avaliação

ou do Valor Corporativo do Lucro Econômico para obter o Valor Acionário ou o Valor Acionário do Lucro Econômico.

5. Em Passivos de Pensão com Falta de Fundos, especifique um valor.

Especifique os Passivos de Pensão com Falta de Fundos que devem ser deduzidos do Valor Corporativo ou do Valor Corporativo do Lucro Econômico para chegar no Valor Acionário ou no Valor Acionário de Lucro Econômico.

6. Em Valor de Mercado de Outras Obrigações, informe um valor.

Informe o Valor de Mercado de Outras Obrigações, que representa o valor de mercado de outras obrigações não incluídas em Valor de Mercado da Dívida ou Passivos de Pensão com Falta de Fundos. O Valor de Mercado de Outras Obrigações deve ser deduzido de Valor Corporativo ou Valor Corporativo de Lucro Econômico para chegar no Valor Acionário ou no Valor Acionário de Lucro Econômico.

7. Em Investimentos em Ações e Títulos, especifique um valor.

Digite os Investimentos em Ações e Títulos, que representam o valor de mercado da carteira atual de investimentos em ações e títulos de longo prazo da empresa. Os Investimentos em Ações e Títulos são incluídos no Valor Corporativo. 8. Em Ajuste de Custo/Patrimônio Líquido, especifique um valor.

Especifique o ajuste a ser adicionado a Valor Corporativo para um investimento que usa o método de Custo de Patrimônio Líquido de consolidação. Esse ajuste deve ser a % de propriedade * Valor Acionário do investimento.

Esse ajuste calcula se o investimento está consolidado no arquivo atual do Strategic Modeling com o uso do método de Custo de Patrimônio Líquido de consolidação.

9. Em Ajuste de Participação Minoritária, especifique um valor.

Especifique o ajuste a ser subtraído de Valor Acionário para um investimento que usa o método de Participação Minoritária de consolidação. Esse ajuste deve ser a % de propriedade * Valor Acionário do investimento.

Esse ajuste será automaticamente calculado se o investimento for consolidado no arquivo atual do Strategic Modeling com o uso do Método de Participação Minoritária de consolidação.

10. Em Valor de Mercado de Outros Passivos, especifique um valor.

Especifique o Valor de Mercado de Outros Passivos - MDD, que é deduzido do Valor de Patrimônio Líquido Estimado.

11. Em Valor de Mercado de Outros Ativos, especifique um valor.

Especifique o Valor de Mercado de Outros Ativos - MDD, que é adicionado ao Valor de Patrimônio Líquido Estimado.

12. Em Ajuste de Custo/Patrimônio Líquido, especifique um valor.

Especifique o ajuste a ser adicionado a Valor Corporativo de Lucro Econômico para um investimento que usa o método de Custo de Patrimônio Líquido de consolidação. Esse ajuste deve ser a % de propriedade * Valor Acionário de Lucro Econômico do investimento.

Esse ajuste será automaticamente calculado se o investimento estiver consolidado no arquivo atual do Strategic Modeling com o uso do método de Custo de Patrimônio Líquido de consolidação

13. Em Ajuste de Participação Minoritária, especifique um valor.

Especifique o ajuste a ser subtraído de Valor Acionário de Lucro Econômico para um investimento que usa o método de Participação Minoritária de consolidação. Esse ajuste deve ser a % de propriedade * Valor Acionário de Lucro Econômico do investimento.

Esse ajuste será automaticamente calculado se o investimento for consolidado no arquivo atual do Strategic Modeling com o uso do Método de Participação Minoritária de consolidação.

14. Selecione um Fator de Desconto de Cálculo como opção.

Fim do Período Selecione o Fator de Desconto de Fim do Período se o desconto precisar ser feito no fim de um período.

Meio do Período Selecione o Fator de Desconto de Meio do Período se o desconto precisar ser feito no ponto intermediário de um período. 15. Clique em OK.