• Nenhum resultado encontrado

Conta Corrente de Exploraçao de Adjudicação de Compra de Betão Pronto

vários tipos de betão necessários à execução da obra para as quantidades contratuais inicialmente previstas, incluindo os ensaios respectivos e necessários para a análise posterior dos elementos betonados. Os mesmos ensaios ficarão excluída da presente análise deste subcapítulo por não se enquadrarem no caso de estudo desta adjudicação. No entanto os ensaios realizados serão incorporados no reorçamento uma vez que representam um custo associado à execução de estruturas de betão armado. Por forma a interpretar devidamente o controlo de custos possível de executar na referida adjudicação procede-se numa primeira instância a uma breve descrição do possível controlo de custos a ser executado relativamente à adjudicação de betão pronto.

É importante referir que a quantidade de betão aplicado diferirá sempre da quantidade real medida uma vez que existirão sempre perdas associadas. Estas perdas podem se associadas ao processo de aplicação e equipamento inerente, a incompatibilidades no volume mínimo necessário encomendado de modo a que não ocorra agravamento de custo e por conseguinte esse excedente seja, por exemplo aplicado como betão de limpeza, o que interpretará tambêm um agravamento do custo inerente ao betão de limpeza ou ainda, pela incorreta aplicação técnica por parte dos subempreiteiros envolvidos (erros de terraplangem, topografia, etc. De salientar ainda outras causas de desperdícios passíveis de ocorrer tais como a medição negligente dos elementos a betonar e ainda a consideração do betão utilizado para ensaios laboratoriais, apesar de este ultimo representar um volume consideravelmente residual. Essas mesmas perdas perecem então de ser quantificadas por forma a analisar se correspondem a valores que não sejam considerados anómalos a situações idênticas e, caso o sejam, que possibilitem a respetiva interpretação e / ou correção em situações futuras.

Com base na interpretação de valores de vários casos de estudo similares a relação percentual associada às perdas do processo de betonagem não deverá divergir do valor de 5% da quantidade necessária a ser aplicada, isto é, da quantidade medida.

O controlo de custos numa situação associada ao processo de aplicação de betão é na generalidade considerado como insignificante por muitos profissionais, sendo que no entanto perece de ser analisado por forma a ser considerado como tal. A importância do mesmo é assim justificada pelo possível encontro de desvios e por conseguinte pela análise da situaçao e do procedimento de ações corretivas correspondentes, que na ausência de um controlo não teriam sido interpretadas como necessárias. Numa primeira análise, é necessário compreender a posterior apresentação de dois valores quantitativos, o valor de quantidade total a ser aplicado baseado no valor obtido após a realização das medições a serem efetuadas e posteriormente designado por quantidade prevista e o valor correspondente à quantidade total aplicada ao longo do processo de betonagem posteriormente designado por quantidade aplicada. A relação entre ambos os valores permitirá a determinação da percentagem de desperdícios associados por forma a determinar a regularidade ou irregularidade no processo de betonagem/aplicação de betão. Não obstante, é importante referir que a quantidade inicialmente adjudicada corresponde à quantidade prevista em contrato englobando os vários tipos de betão utilizados. Os mesmos valores encontram-se registados na Tabela 5.3.

Tabela 5.3 – Relação de quantidades de aplicação de betão

Descrição Quantidade (m3)

Quantidade contrato 1855.34

Quantidade prevista 1765.7

Quantidade aplicada 2056.5

Numa análise de primeira instância é possivel observar que o valor correspondente aos desvios associados a desperdícios corresponde a um acréscimo de 16.4 %, pelo que se verifica um valor anómalo em relação a casos de estudos semelhantes. De forma a analisar pormenorizadamente o controlo de custos na aplicação de betão pronto procedeu-se a uma interpretação das quantidades reais requisitadas de cada tipo de betão ao fornecedor comparativamente com as quantidades reais necessárias para cada tipo de betão respetivo. Desta forma será possível interpretar onde se verificaram os maiores desvios e posteriormente analisar a respetiva situação e encontrar justificações para o mesmo fato.

Tabela 5.4 – Relação de quantidades medidas e consumidas na aplicação de betão Tipo Betão Quantidade Medida

(m3) Quantidade Consumida (m3) Desperdícios (m3) C12/15 S2 D22 92.82 91.5 -1.32 C25/30 S3 D22 2.68 13 +10.32 C30/37 S3 D25 XC1 854.72 793.5 -61.22 C30/37 S3 D25 XC2 514.68 616 +101.32 C30/37 S3 D25 XC4 300.8 555.5 +254.7

Após a análise apresentada na Tabela 5.4 é facilmente perceptível que ocorreu um aumento considerável no consumo de betão da classe de exposição ambiental XC2 e XC4. Ao contrário do pressuposto é perceptível também que se verificou um consumo de betão de limpeza (C12/15) inferior ao necessário a ser aplicado. Esta ocorrência é justificada pela utilização de outros tipos de betão para o efeito de aplicação como betão de limpeza, isto porque, os excessos provenientes das betonagens dos restantes tipos de betão foram reaproveitados para aplicação como betão de limpeza sempre que possível. Saliente-se ainda que, dado ás condicionantes existentes com a atividade de terraplanagens e aos sucessivos atrasos da mesma, a quantidade aplicada de betão de limpeza foi consideravelmente superior à estimada. No entanto, o disposto anteriormente, não justifica na totalidade a quantidade excessiva utilizada nos betões de classe de exposição ambiental XC2 e XC4.

Na análise dos desperdícios é importante reter as diferentes condicionantes correlacionando o tipo de descarga. No presente caso em estudo a generalidade do processo de betonagem procedeu-se através da utilização de autobomba, sendo uma quantidade residual das descargas por meio de balde de descarga

0,5 m3. Por sua vez, a descarga através da utilização da autobomba ou do balde de descarga perece também de desperdícios acumulados.

Estudos no âmbito da quantificação destes desperdícios são vagos e apenas baseados na experiência das empresas construtoras e das centrais fabricantes de betão pronto se pode generalizar um intervalo de valores aceitáveis para os desvios dos desperdícios a serem considerados. Contudo, e tal como referido anteriormente, é importante referir que para além dos desperdícios associados aos meios de descarga / transporte existiu no presente caso a substancial aplicação de um volume de betão de limpeza acrescido, uma vez que a subempreitada responsável pela execução de terraplanagens apresentou atrasos significativos obrigando por conseguinte a escavações precipitadas e sem recomendação topográfica executando escavações a cotas inferiores e posições díspares às previstas. O mesmo fato justifica em parte o aumento da percentagem de desvios obtidos.

5.6. CONTA CORRENTE DE EXPLORAÇÃO DE ADJUDICAÇÃO DE COMPRA DE ARMADURAS PRÉ-